YZF 450 2012 - Mapeamento injeção / ignição

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Paulo H.C.P
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 20 Fevereiro 2015 à12 14:05

YZF 450 2012 - Mapeamento injeção / ignição

Mensagem por Paulo H.C.P »

Bom dia pessoal!!!
Tenho uma YZF 450 2012 com scanner/mapeador da injeção/ignição, mas não tenho analisador de mistura para poder alterar o mapeamento, sem que deixe com excesso ou falta de combustível.
Existem alguns mapas que encontramos prontos, mas são desenvolvidos para combustíveis especiais, como a AVGAS (gasolina azul).
Coloquei um desses com a ignição bem avançada e a moto ficou mais "brava", mas dava falta de combustível, já que uso a gasolina PODIUM da nossa tão "famosa" Petrobrás... rsrsrsrs
Aumentei a injeção de alguns pontos deste mapa e a moto parou de "estourar" e falhar, portanto como já disse, sem analisador de mistura posso estar ainda com mistura pobre ou rica em determinadas faixas, o que pode gerar danos ao motor.
Até comecei a fazer um analisador de mistura caseiro, com sonda lambda de carro e multímetro, ou halmeeter, mas como posso ajustar pontos da injeção com baixa, média e altas rotações, em diferentes torques / aceleração, surgiu uma dúvida:

- Terei que "acertar" a moto em dinamômetro, ou andando com o halmeeter para ajustar a injeção de combustível dos pontos de maior torque do mapa??? oloko:: oloko:: oloko::

- Ou tem como acertar com ela parada, usando o halmeeter???

- Alguém tem mapas prontos para usar com gasolina PODIUM?

Ops, esqueci de dizer... quero a moto o mais "forte" possível!!!
Uso somente em trilhas pesadas da minha região.

Abraço a todos!!!

Espero que alguém me ajude.... joia::: tchau:: danca::
Paulo H.C.P
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 20 Fevereiro 2015 à12 14:05

Re: YZF 450 2012 - Mapeamento injeção / ignição

Mensagem por Paulo H.C.P »

Espero também não ter dito muita besteiras, já que sou apenas curioso.....
kkkkkkkkk
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: YZF 450 2012 - Mapeamento injeção / ignição

Mensagem por Juliano »

Não tem como você utilizar sonda lambda de carro, ela tem que chegar numa temperatura específica para funcionar corretamente.

Não tem como ajustar com a moto parada, pois parada o motor não está gerando potência, apenas vencendo as forças de atrito, o ideal é um dinamômetro.

Creio que a única besteira que você postou é na parte que diz querer deixar uma 450 de MX mais forte ainda para fazer trilha travada, uma vez que exatamente o contrário seria o ideal.
Paulo H.C.P
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 20 Fevereiro 2015 à12 14:05

Re: YZF 450 2012 - Mapeamento injeção / ignição

Mensagem por Paulo H.C.P »

Bom dia Juliano!

Obrigado pela resposta!

é justamente o que pensava, porém a sonda lambda estava ligando em bateria 12 volts, já que para funcionar deve estar em temperatura superior a 300ºC. Portanto as sondas de um fio só, funcionam com o aquecimento do motor, mas demoram mais para responder, e devem ser instaladas no escape, mais próximo do motor...

Eu prefiro moto mais brava para andar nas nossas trilhas devido aos morros. Em condições mais específicas consigo tocar melhor. Mas realmente nas trilhas travadas o desgaste é bem maior. Exige muito mais preparo.
É mais difícil de andar, mas a adrenalina é muito maior... rsrsrsrs
Quando a idade avançar, aí parto para ktm ou husaberg de trilha... se Deus quiser...


Abração à todos e mais uma vez, valeu!!!
Paulo H.C.P
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 20 Fevereiro 2015 à12 14:05

Re: YZF 450 2012 - Mapeamento injeção / ignição

Mensagem por Paulo H.C.P »

E aí galera!!! Tudo certinho???

Surgiu mais uma dúvida, que talvez seja a base de tudo...

se eu tiver um mapa montado e quiser avançar um pouco a ignição em alta rotação, é necessário que eu remapeie a injeção, ou posso mantê-la como está?

Uma coisa que não estou entendendo muito bem, é esta relação entre injeção/ignição...

oloko:: oloko:: oloko:: doeu:: doeu:: doeu::

E aí... alguém tem um mapa montado para usar com gasolina Podium?

Abração a todos!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem