[AJUDA] Acerto Carburador DT200

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
christiandt200
Membro
Mensagens: 21
Registrado em: 04 Fevereiro 2015 à55 20:36

[AJUDA] Acerto Carburador DT200

Mensagem por christiandt200 »

Pessoal to com um problema chato, vou tentar resumir, comprei a moto a uns 5 meses, moto afinada, andando de mais, top mesmo, ( sempre faço manutencao dela e vi que a tampa do filtro de ar tinhas uns furos mas estavam tampados ai blz )
dai semana passada fui dar um trato nela e pela primeira vez resolvi mecher na caixa do filtro de ar, e pra minha surpresa aquela borracha condutora de ar que vai pro carburador tinha um rasgo enorme bem la atras que nao dava pra ve, desmontei o carburador e levei pra uma oficina pro rapaz limpar pra mim, comprei outra borracha, montei a moto e a moto só falha, nao passa de uma determinada rotacao, ai depois de muito quebrar a cabeça com isso eu coloquei a agulha toda pra baixo porque no caso tava indo mais gasolina do que ar, abri um poco mais o parafudo de ar, liguei a moto e acelerei e ela falho, eu tirei o filtro e ela funcionou perfeitamente, coloquei o filtro e falhou, ai resolvi tirar os tampoes que tava fechando os furos da tampa do filtro e até fiz mais alguns, melhorou muito, muito mesmo, mas ainda percebo que nao esta 100% como estava antes com a borracha furada...

agora pra resolver isso eu tenho que mecher com gicle ? ja que a agulha ja esta toda pra baixo e ainda esta vindo mais gasolina do que ar...
ah o meu filtro de ar é um paralelo bem fino ja entao nao é culpa dele...
a moto esta com escape original desmiolado,ponteira wacs, uso ypvs mecanico, oleo yamalub a 2%, vela iridium.

vlw pessoal desculpem o texto ai
christiandt200
Membro
Mensagens: 21
Registrado em: 04 Fevereiro 2015 à55 20:36

Re: [AJUDA] Acerto Carburador DT200

Mensagem por christiandt200 »

a lembrando que moro em campos do jordao, sao 1,500 metros em media com picos de 1,700
aviaum
Membro
Mensagens: 18
Registrado em: 27 Agosto 2013 à35 19:01

Re: [AJUDA] Acerto Carburador DT200

Mensagem por aviaum »

Mas e a vela como esta?

Curso do acelerador/ o que interfere

|-parafuso de ar, glice de baixa-|-altura da agulha------|Glice de alta------------|

Resumindo muito, basicamente divida o curso do acelerador em tres partes(eu divido em quatro), uso uma fita no punho e marco mesmo:

- O guice de baixa e o parafuso de ar só funcionam até 1/3 da aceleração, se falhas nessa fase o problema é deles.
- A altura da agulha interfere depois de 1/3 até 2/3
- E por fim vem o glice de alta que vai de 2/3 até o final

Faz assim , em uma reta numa 3ª marcha segure o acelerador até 1/4 por uns 30 segundos e mate o motor com a moto andando, retire a vela ve verifique como esta a mistura, se estiver branca, é mistura pobre, aumente o nº do glice, de tiver muito escura diminua.

Depois repita o procedimento com o acelerador na metade, retire a vela e se a mistura estiver pobre, suba um degrau da agula

Por ultimo, faça o procedimento com o acelerador no talo em uma marcha mais alta e ai poderá acertar o glice de alta.

O parafuso de ar costumo fechar ele por completo e abrir tres voltas, a partir dai ligo a moto e tento ir abrindo (sempre em 1/8 de volta) se a moto elevar e manter a rotação e até 1 volta e meia, ta com o glice de baixa correto, se precisar abrir mais pra ela elevar a rotação, então diminuo o glice de baixa em um ponto.

Tem mais o esquema da altura da bóia do carburador, que nas dois tempos tbem faz diferença, mas com o basico acima ja vai conseguir andar.

A cada 100 metros muda tbem a glicagem, mais é melhor encontrar um meio termo pois ficar trocando a toda hora é um saco.
christiandt200
Membro
Mensagens: 21
Registrado em: 04 Fevereiro 2015 à55 20:36

Re: [AJUDA] Acerto Carburador DT200

Mensagem por christiandt200 »

Aviaum vlw mesmo pelas dicas....
vou fazer isso de acelerar e dps olhar a vela como vc disse, assim que para de chover hehe

Sobre a vela amanha vou olhar e tiro uma foto, um amigo meu mecheu na bóia ai montamos e o parafuso do ar ta com 4 voltas, nao andei muito mas na rua de casa estiquei até 3 e ta muito boa, o barulho parece que aumento em relaçao a antes de acontecer tudo isso, tem algum perigo eu deicha do jeito que ta ? tenho medo de deicha assim só porque ta boa e depois ter dor de cabeça, tmb vou tentar fechar mais o parafuso de ar e ve como ela fica
se a cada 100 metros tiver que mudar eu to ferrado kkkk, desço na cidade aqui perto de 700 metros e dps subo para 1500 de novo imagina o quanto que muda né, mas nunca senti diferença nao
aviaum
Membro
Mensagens: 18
Registrado em: 27 Agosto 2013 à35 19:01

Re: [AJUDA] Acerto Carburador DT200

Mensagem por aviaum »

Creio que sua moto deve estar com mistura muito gorda, pois antes entrava mais ar e agora esta um pouco mais restringida, no máximo vai carbonizar o motor e jogar gasolina fora, o problema é a mistura muito pobre que ai pode furar pistão.

Mas se andou muito com o rasgo naquela borracha do carburador, pode ser que entrou alguma sujeira e ja deu algum risco no cilindro, e a "pressão" que ela tinha quando nova ja não vai ser a mesma.

Como madou limpar o carburador, não sei se ja fez, mas seria muito interessante dar uma limpadinha nas palhetas.

E o "Y" da dt200 ta abrindo?

Uma dica para regular o carburador é ter paciência e mexer uma coisa de cada vez, nunca tentar acertar tudo numa
paulada só, ou seja primeiro começe na lenta, glice de baixa, depois de tudo certo vai na agulha, boia e depois no glice de alta.

No fórum mesmo tinha lido um ótimo tópico para regular a altura da bóia da dt200, é só dar uma procurada, pois se tiver muito baixa a boia esvazia e da falha no motor.
christiandt200
Membro
Mensagens: 21
Registrado em: 04 Fevereiro 2015 à55 20:36

Re: [AJUDA] Acerto Carburador DT200

Mensagem por christiandt200 »

isso mesmo ela ta gorda porque antes entrava mais ar que agora, dai eu coloquei a regulagem da agulha no primeiro de cima, ou seja a agulha entrou toda pra baixo impedindo que mais gasolina passe, ja ajudou tmb, na bóia nao sei o que ele fez pq eu nao tava perto.

as palhetas nao mechi mas amanha se possivel ja vou verificar...

o y mecanico esta abrindo perfeito, eu acelero tudo e antes do giro do motor atingir uns 60, 70% ele ja esta abrindo...

Puts eu fuço tanto nela e nao vi essa borracha rasgada, tmb só dava pra ver tirando mesmo negativo::
se arranhou o cilindro, isso causaria o que ? perde de potencia ? pela voltinha que dei hoje a moto ta mto forte..
Igor_Ruiz
Membro
Mensagens: 465
Registrado em: 04 Novembro 2007 à50 15:42

Re: [AJUDA] Acerto Carburador DT200

Mensagem por Igor_Ruiz »

Minino, carburador da tanta dor de cabeça que tu nao imagine, ja sofri muito com isso.
christiandt200
Membro
Mensagens: 21
Registrado em: 04 Fevereiro 2015 à55 20:36

Re: [AJUDA] Acerto Carburador DT200

Mensagem por christiandt200 »

olha dei uma volta e a moto esta bem, afinada, nao falha, so falta fazer o teste da vela, a unica coisa que hoje deu trabalho foi na hora de ligar, foi umas 20 pedalada, sendo que antes pegava de 1... vou torrar a gasolina velha q ta la e por tudo novo pra ver
christiandt200
Membro
Mensagens: 21
Registrado em: 04 Fevereiro 2015 à55 20:36

Re: [AJUDA] Acerto Carburador DT200

Mensagem por christiandt200 »

uma duvida que eu to, eu uso motocool puro no radiador, tenho expansor tmb, a moto nao ferve, nunca ferveu, mas o que percebo é que quando ela ta fria e eu abro a tampa do radiador ele ate joga o liquido pra fora, fica com pressao dentro, é normal ? eu fui pega ela hj cedo, ta parada desde ontem, quando eu abro a tampa do radiador sai aquela pressao forte, sera ar no sistema ? ja sangrei no parafuso do expansor
aviaum
Membro
Mensagens: 18
Registrado em: 27 Agosto 2013 à35 19:01

Re: [AJUDA] Acerto Carburador DT200

Mensagem por aviaum »

Kkk se não ferve ta ótimo então, mas o liquido esta indo para o expansor?

Cada tampa tem uma certa resistencia pra trabalhar em uma pressão no sistema e o expansor serve para reter o liquido quando aquece demais.

O liquido pressurizado demora mais pra ferver.

O que é normal quando aquece é aumentar a pressão, a agua ir para o expansor, depois qdo o motor esfria a pressão abaixa e suga a agua novamente para o radiador, por isso nunca devemos ficar abrindo o radiador toda hora.

O que pode estar ocorrendo na sua moto é que colocaram uma tampa com resistencia muito forte ai ele nem chega a jogar a agua pro expansor, se for isso um dia pode estourar mangueira, radiador, retentor da bomba de agua, etc.

Mas se a moto não ta fervendo, nem mexa com o que esta quieto.

Lembrando que se um dia por ventura for por agua, jamais deve ser a tratada da torneira, pois tem cloro, minerais, etc. Ai seu sistema vira praticamente uma pilha e causa corrosão. A agua deve ser a demineralizada, que pode comprar em qualquer posto de combustivel ou casa de autopeças.
christiandt200
Membro
Mensagens: 21
Registrado em: 04 Fevereiro 2015 à55 20:36

Re: [AJUDA] Acerto Carburador DT200

Mensagem por christiandt200 »

a tampa que esta la acho que é a original de 1.1 bar...
o expansor que eu digo é aquele da rmp de aluminio que fica em baixo do banco, e mais aquele que fica la atras na rabeta aquele que vc se refere eu acho, que quando ela esquenta ele joga pra la
Ronaldo p.a
Membro
Mensagens: 352
Registrado em: 17 Outubro 2014 à35 16:20

Re: [AJUDA] Acerto Carburador DT200

Mensagem por Ronaldo p.a »

antes de acertar o bura, palhetas bem vedadas. aneis em boas condições. retentores do vira sem vazamento e ignição no ponto, na 2t a regulagem é tudo.
christiandt200
Membro
Mensagens: 21
Registrado em: 04 Fevereiro 2015 à55 20:36

Re: [AJUDA] Acerto Carburador DT200

Mensagem por christiandt200 »

palhetas ok, acho que carburacao ficou boa, domingo vou testar, mas aparentemente a moto ta bem afinada, comprei um litro de motul 710 hoje, vou usar na proporcao de 2% o que acham ?
proximo passo é ver porque a helice da bomba de agua ta pegando na tampa dela, ta raspando e fazendo barulho, semana que vem vou abrir e vamos ver
tercilio
Membro
Mensagens: 102
Registrado em: 22 Março 2014 à14 01:47

Re: [AJUDA] Acerto Carburador DT200

Mensagem por tercilio »

christiandt200 escreveu:palhetas ok, acho que carburacao ficou boa, domingo vou testar, mas aparentemente a moto ta bem afinada, comprei um litro de motul 710 hoje, vou usar na proporcao de 2% o que acham ?
proximo passo é ver porque a helice da bomba de agua ta pegando na tampa dela, ta raspando e fazendo barulho, semana que vem vou abrir e vamos ver
da pra usar 1,5% na boa, mas 2% tá ótimo
christiandt200
Membro
Mensagens: 21
Registrado em: 04 Fevereiro 2015 à55 20:36

Re: [AJUDA] Acerto Carburador DT200

Mensagem por christiandt200 »

tercilio vlw pela dica, sua yz é linda, quem sabe esse ano nao vem uma pra mim tbm rsrs

nao consegui testar a moto pq nao parou de chover mas vou da uma geral nela que sao:
desmontar e mandar pintar a tampa de embreagem assim como a tampa do magneto, troca de juntas, troca de oleo, a bomba de agua ta pegando na tampa dela preciso ver o que é, to pensando em por 2 juntas pra afastar um poco a tampa caso nao tenha outro jeito, comprar mais 1 litro de motocool pois concerteza vou perder um poco na desmontagem, e trocar a junta do cabeçote porque acho que ta ruim por 2 motivos
1 é mancha de oleo na agua do radiador
2 é a pressao que ta gerando apos ligar a moto no radiador, parece refrigerante quando cai no chao e tenta abrir.
E troca alguns parafusos que estiverem ruins, por enquanto acho que é so, vou tirar foto e postar aqui pra vcs verem o processo, vlw

algumas fotinhas dela e sua prima mais nova kkk
Imagem
Imagem
Imagem
christiandt200
Membro
Mensagens: 21
Registrado em: 04 Fevereiro 2015 à55 20:36

Re: [AJUDA] Acerto Carburador DT200

Mensagem por christiandt200 »

pessoal hoje coloquei a mao na massa, desmontei um monte de coisa, mais tarde posto fotos
mas ja adiantando.... o problema da bomba de agua raspar na tampa era que o eixo tava com folga por causa de 1 arruela faltando na parte de tras, onde vai aquele pino que trava o eixo tava sem arruela e fica com jogo dai ele ia pra frente e raspava... só montando pra ver mas acredito que ja esta resolvido....
ja desmontei a tampa da embreagem e a do magneto e mandei pintar de cinza original mesmo..
comprei a junta da tampa do magneto que tava um lixo, a junta do cabeçote, retentor da bomba de agua, retentor do virabrequim pq tava vazando, 1 litro de motocool pra completar, 1 litro de óleo 20w50 ( 650 ml )
comprei um descarbonizante pra limpar o pistao e a tampa ali onde vai a véla, 1 véla... e diversos parafusos espanados
a outra coisa tirei a piramede das palhetas e de um lado a palheta esta muita aberta, até tirei foto. ja vou encomendar aquela de duplo estagio de 50 reais que vende no ML.
por enquanto é só, vou retirar o cilindro pra descarbonizar o pistao, e esperar as tampas voltar do funileiro e a palheta chegar...
christiandt200
Membro
Mensagens: 21
Registrado em: 04 Fevereiro 2015 à55 20:36

Re: [AJUDA] Acerto Carburador DT200

Mensagem por christiandt200 »

até desanimei de postar as fotos, desmontei cilindro etc, fui ver o pistao ta trincado em baixo na janela, agora tenho que ir atras de pistao na outra cidade pq aqui nao tem, to com a moto toda desmontada, com as tampas no funileiro, algumas peças no mecanico pra limpar.... enfim vai ser só correria, mas tirei foto do pistao carbonizado e depois de limpo etc. amanha eu upo e posto aqui
a o pistao meu ja ta na ultima medida... 2,00
tercilio
Membro
Mensagens: 102
Registrado em: 22 Março 2014 à14 01:47

Re: [AJUDA] Acerto Carburador DT200

Mensagem por tercilio »

valeu! sua Dt tá ficando do tipo.
não tem nenhuma retífica ai próximo?, as vezes dar uma brunida no cilindro, se não gastou nem precisa alterar a medida do pistão.
christiandt200
Membro
Mensagens: 21
Registrado em: 04 Fevereiro 2015 à55 20:36

Re: [AJUDA] Acerto Carburador DT200

Mensagem por christiandt200 »

aqui nao tem, mas nao chegou a arranhar o cilindro, ja comprei pistao da kmp e coloquei, falta montar o resto, as laterais do motor que foram pintar so amanha atarde...
christiandt200
Membro
Mensagens: 21
Registrado em: 04 Fevereiro 2015 à55 20:36

Re: [AJUDA] Acerto Carburador DT200

Mensagem por christiandt200 »

olha o estado que tava:
Imagem
depois
Imagem
Imagem
Imagem

Imagem
ai que vi o trincado :
Imagem
olha como a palheta tava aberta
Imagem
Imagem
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem