DRZ400E - Carburação

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Raptor
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 30 Agosto 2014 à17 18:42

DRZ400E - Carburação

Mensagem por Raptor »

Alguém pode me dizer "as reais causas " quando se acelera rápido a moto e ela ameaça afogar ???
DRZ400E - Com esse probleminha desde que a comprei, já limpei o "bura" (havia sujeira) verifiquei altura de boia ,vela nova , agulha e consegui acertar o parafuso de mistura ...ela tinha uma lenta meio irregular agora não agora está perfeita, filtro limpo ....
Sintomas> Lenta ok , redonda mas quando acelera rápido ela ameaça a morrer , afoga, mas ao acelerar progressivamente ela responde normal aumentando o giro , com o giro alto , ela não falha, não embrulha mas se girar rápido o acelerador ela chega até a morrer as vezes ....já me deixou em sufoco em subida de trilha pois precisei dar um totó no acelerador e ela apagou ......(chão) . Me recuso a acreditar que seja assim , não pode , ela é muito braba para ficar de frescura ao chamar no acelerador com rapidez...... Gostaria de opiniões de quem já teve esse problema pois sei que é algum detalhe de carburação mas quais as possíveis causas ....Grato !!!
Leandrofc
Membro
Mensagens: 167
Registrado em: 30 Dezembro 2014 à53 23:25

Re: DRZ400E - Carburação

Mensagem por Leandrofc »

Problema parecido com o relatado aqui: http://www.lidermotos.com.br/forum/view ... or#p439768" onclick="window.open(this.href);return false;

Seu carburador tem o kit jet? Se tiver, remova-o.

Esse defeito é típico de defeito no jet do carburador.

Se não for o jet, sobrou o gicle de alta, ou ajustar a altura da agulha.

Finalmente, a mistura pode estar muito rica. Nesse tópico você mesmo pode fazer um hallmeter para acertar a riqueza da mistura : http://www.lidermotos.com.br/forum/view ... 14&t=16407

Nesse link, temos o passo a passo do ajuste na carburação : https://docs.google.com/file/d/0B8yi1V7 ... cslist_api
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: DRZ400E - Carburação

Mensagem por Leo Racing »

ele da um buraco quando acelera rápido?
se for é isso é falta de giclagem na baixa..
Ronaldo p.a
Membro
Mensagens: 352
Registrado em: 17 Outubro 2014 à35 16:20

Re: DRZ400E - Carburação

Mensagem por Ronaldo p.a »

Com cuantas voltas ficou o parafuso da mistura? Voce ja deve manjar, mais vai aí uma fotinho que me clareou o caminho quando eu precisei.
Anexos
carb_jet_usage1.jpg
carb_jet_usage1.jpg (29.26 KiB) Exibido 4520 vezes
Raptor
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 30 Agosto 2014 à17 18:42

Re: DRZ400E - Carburação

Mensagem por Raptor »

Então pessoal , agradeço os comentários...
O parafuso de mistura está com aproximadamente 3 voltas atualmente, já abri mais que isso para ver se melhorava e fechei.... o melhor ponto onde o motor fica redondo com uma batida TOC TOC e não duas (to toc ,to toc ) é como está...
Estive pensando no diafragma embaixo da cuba que joga gasolina (esguicho) quando aciona o acelerador...... vou abrir tudo novamente e analisar tudo...a princípio as mangueiras estão perfeitas e os diafragmas também pois a moto é 2011 modelo 2012 deve ser um detalhe ridículo mas que só quem já lidou com esse problema sabe...Estive pensando também nas passagens de ar pois quando abri p/ limpar não retirei os jets p/ meter ar nos condutores .....será que pode ser algum obstrução ????
Vou dar uma bela observada nos links do Leandro , obrigado pelo esquema Ronaldo
Estou sem tempo de mexer nela essa semana mas agradeço novamente a todos
Raptor
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 30 Agosto 2014 à17 18:42

Re: DRZ400E - Carburação

Mensagem por Raptor »

Resolvi abrir o Carburador e focar naquele diafragma que injeta gasolina direto no corpo do carburador para a câmara de combustão (um caninho com um micro furo após a agulha) e descobri que ele não injeta..... pode estar entupido...
Pergunto: Essa falta do esguicho de gasolina pode ser a causa para a falha na aceleração rápida ?
Raptor
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 30 Agosto 2014 à17 18:42

Re: DRZ400E - Carburação

Mensagem por Raptor »

Retornando
Abri o sistema abaixo da cuba onde vai o diafragma que impulsiona o "jato" de gasolina pelo tubo do bura e joga combustível (esguicho) direto no coletor de admissão.....(tipo o sistema ECO) das CGs....
Bem , descobri que o sistema não está trabalhando há meses e até com o antigo dono pois não entra gasolina no diafragma por ter um tipo de agulha que está travada lá dentro e não tem como tirar...
Comprei a moto ela já demonstrava essa falta na aceleração rápida , limpei o carburador mas nunca imaginei que o sistema de esquicho não estivesse funcionando......
É um tipo de agulha , parecido com a agulha da bóia pelo que percebi mas está lá dentro e não trabalha....emperrou ...não deixa a gasolina entrar
Vai ver é esse o problema....
Não sei nem se vende isso separado e quero ver tirar de lá de dentro esse treco ...kkk
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Re: DRZ400E - Carburação

Mensagem por jjacob »

Tenta destravar com wd40, as vezes por ficar para a gasolina vira uma goma e cola as peças.
Raptor
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 30 Agosto 2014 à17 18:42

Re: DRZ400E - Carburação

Mensagem por Raptor »

Para se ter uma ideia de quanto tempo o sistema não funciona , a válvula do esguicho estava com o furo entupido , resolvi com uma agulha para desobstruir mas lá embaixo já joguei wD , ar , Car 80 e não adianta....
Vou levar em algum "Mestre Jedi" para ver se consegue retirar .....enquanto isso ,vou levantar a agulha para ver se melhora a aceleração rápida p/ quebrar um galho até resolver esse problema.....
Raptor
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 30 Agosto 2014 à17 18:42

Re: DRZ400E - Carburação

Mensagem por Raptor »

Voltei para dizer o que estava acontecendo e quem sabe ajudar futuros colegas que possam passar por algo semelhante:
O problema do buraco na aceleração rápida era o sistema que fica abaixo da cuba onde tem um diafragma que injeta um esguicho de combustível direto no coletor de admissão ( Lembra o sistema ECO ds CGs).Bem não estava funcionando pois não enchia o pequeno reservatório onde fica o diafragma e não jogava combustível (esguicho)..
Causa: Uma pequena "agulha com mola" que era responsável em deixar entrar combustível para a câmara do diafragma estava emperrada , não entrava gasolina....
Retirei a peça na base de broca fininha e com muito cuidado liberando a entrada de combustível .....O problema é que essa pequena agulha (digo agulha pois lembra uma agulha de boia) deixava entrar combustível e quando o diafragma era acionado ela era responsável em não deixar a gasolina voltar para a cuba....
Resultado: O sistema está funcionando mas sem a restrição dessa agulha fazendo com que se perca pressão e suba muito pouca gasolina para o coletor de admissão........sobe algo em torno de 30% apenas...
A moto melhorou bastante mas ainda não é o ideal , vou precisar consultar se vende essa peça ou achar uma agulha de moto que entre lá dentro com certa folga e vede o retorno de combustível.......Andei olhando o carburador da DRZ400E "explodido" e nem aparece essa peça ......ao menos eu não encontrei no esquema
Ronaldo p.a
Membro
Mensagens: 352
Registrado em: 17 Outubro 2014 à35 16:20

Re: DRZ400E - Carburação

Mensagem por Ronaldo p.a »

Intaum raptor, voce comentou sobre a giclagem original 142>45 e a sua esta 165>45 certo? Eu acho que não dá pra seguir muito a giclagem original não, porque a nossa "coisalina" tem 27% de alcool, e voce disse que ela firmô a lenta com 3 voltas no parafuso da mistura, quantas voltas é o padrão original? O parafuso da mistura é um (ajuste fino), voce abrindo muito (enriquecendo) é sinal de gicle de baixa pequeno.
Raptor
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 30 Agosto 2014 à17 18:42

Re: DRZ400E - Carburação

Mensagem por Raptor »

Então , eu achava que ela estava original pois o antigo dono afirmou que nunca mexeu nessa parte , agora pense em alguém que já subiu agulha, baixou , consertou o esguicho , limpou giglês várias vezes (nem precisava) , trocou combustível , bóia mangueiras , filtro .......
A lenta dela hoje após mexer no esguicho que estava emperrado e limpar tudo , checar possíveis entradas de ar está em 1,7 voltas ( indicado)......lenta muito redonda ....no giro alto não falha nada , não dá pipocos na reduzida ......mas em aceleração baixa e constante fica embrulhando .......será os giglês ????
Com os originais e a gasolina pódium ela não ficaria mais redondona?
Esses giglês que comentei 165 -45-65 seria para qual resultado????

Original é 142- 45- 60
Ronaldo p.a
Membro
Mensagens: 352
Registrado em: 17 Outubro 2014 à35 16:20

Re: DRZ400E - Carburação

Mensagem por Ronaldo p.a »

Voce fez marcações no punho? A falha é antes de 1/4 ou depois? Limpe a vela se for o caso, pegue uma reta/subida bem longa e firme a aceleração na posição que falha, numa marcha alta, depois analise a vela: http://www.nrteam.org/tech/63/velas" onclick="window.open(this.href);return false;
Editado pela última vez por Ronaldo p.a em 19 Maio 2015 à11 13:33, em um total de 1 vez.
Raptor
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 30 Agosto 2014 à17 18:42

Re: DRZ400E - Carburação

Mensagem por Raptor »

O eu fiz hoje..
Parafuso de mistura fiz o inverso do procedimento.
Em vez de abrir 2 voltas por ex fechar e ir abrindo para ver onde ela acelera mais , fiz o contrário e parece que achei um ponto específico.
Parafuso aberto , fui fechando até chegar ao ponto onde ela cai a rotação .....Paro exatamente nesse ponto, nem mais nem menos
fui andar e ela aparentemente não embolou na média constante mas fica um pouquinho manhosa para pegar na parida.....
Farei mais testes rodando com ela para ter certeza que melhorou....(Ronaldo a vela é novinha mas farei o que disse p/ ver também ))))))))
Volto a perguntar a título de curiosidade
Ela não está com os giglês originais 142 - 45 - 60
Ela está com essa configuração 165 - 45 - 65
O que podem me dizer a respeito
CAVAZZA
Membro
Mensagens: 315
Registrado em: 26 Outubro 2012 à07 16:36

Re: DRZ400E - Carburação

Mensagem por CAVAZZA »

Raptor...

Esta configuração ( da giclagem...) é usada para a gasolina "comun"...com a Podium, a moto costuma dar "excesso",
(segundo minha experiência, Ok ? ).

Se Vc consegue andar somente usando a Podium, mude a configuração para a giclagem original da moto ( citada por Vc...)
Uso a minha desta forma e funciona feito um relógio. No caso de trilhas, sem a possibilidade de se encontrar a Pódium para encher o tanque, o ideal é abastecer (completar) ANTES de passar o meio do tanque com a comun que não lhe trará problemas no resto do percurso... praia::

Se o seu carburador está montado corretamente ( acontece, ás vezes algum erro involuntário, né ? ) tente acertar a regulagem usando gasolina comum OU troque a giclagem, deve melhorar bastante a sua moto.

P.S : Com a Pódium, a moto melhora muito...... legal::

Abrçs !
Raptor
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 30 Agosto 2014 à17 18:42

Re: DRZ400E - Carburação

Mensagem por Raptor »

Obrigado pelo conselho CAVAZZA
Como não faço trilhas longas e sim para me divertir dos capotes e ficar rindo depois , um tanque sempre deu , mas vou gastar essa podium que está no tanque e depois colocar uma gasolina comum de posto com "bandeira" e voltar a fazer o mesmo procedimento do parafuso de mistura com a comum agora...
Mesmo assim , já que você comentou , vou comprar os giglês originais ....agora a moto não está ruim ...mas sou meio perfeccionista além de gostar de aprender a mexer nas motos.....O maior problema da moto era a aceleração rápida que ela fazia ""Bóóóóóóó" e as vezes apagava .....consertei o injetor nem te falo como ou o que coloquei no lugar da agulha do diafragma rssss mas está esguichando bem ..... ontem estava embolando de baixa para uma média constante ...pareceia que ia mas não ia , depois ia .......na alta um canhão ...lenta redonda ...fiz o procedimento no parafuso de mistura e parece que deu uma acertada mas preciso testar valendo ......
Vou postando aqui as "cirurgias carburais" ......rsssssss
Raptor
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 30 Agosto 2014 à17 18:42

Re: DRZ400E - Carburação

Mensagem por Raptor »

Só retornando para confirmar um possível acerto agora.
O parafuso de mistura é mais manhoso e de extrema importância do que pensava ,o movimento milimétrico dele pode acertar a carburação sem necessariamente você identificar pelo som da lenta..... ....
Meio sem querer , parece que cheguei muito próximo do acerto final ....A transição de baixa para média acho que era a chave da questão.....
Fechando o danado até o ponto exato em que ela quer diminuir a lenta......( o procedimento usual é ao contrário , quando gira até acelerar)
Andei dando umas esticadas com o motor quente e a moto está muito boa agora , não embrulha na passagem de baixa para média e na alta responde a altura sem reclamar ...(Obs: Está com a podium e não comum)
Com a giglagem "Não" original acho que é o acerto máximo que consigo , não posso reclamar agora mas sei que não está 100% "ainda , pois quero ver com a giglagem ORIGINAL como irá responder com a pódium.....
Próxima experiência com esse acerto será com a comum p/ ver, ( os giglês foram trocados em função dela) aí sim terei uma ideia na prática sobre a diferença de combustível se é muita ou não .
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem