Óleo para suspensão. Discussão sobre Marca

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Richard
Membro
Mensagens: 62
Registrado em: 26 Setembro 2007 à49 10:10

Óleo para suspensão. Discussão sobre Marca

Mensagem por Richard »

Todo mundo quer colocar motul, motorex, e o óleo ATF é uma "M"...

Então...vamos pras fichas técnicas do Motul

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
LIGHT MEDIUM MEDIUM/ HEAVY
HEAVY
GRAU SAE 5W 10W 15W 20W
Densidade a 15°C ASTM D1298 0.852 0.862 0.869 0.872
Viscosidade a 40°C ASTM D445 17.9 mm²/s 35.9 mm²/s 57.1 mm²/s 77.9 mm²/s
Viscosidade a 100°C ASTM D445 3.9 mm²/s 6.0 mm²/s 8.3 mm²/s 10.1 mm²/s
Índice de Viscosidade ASTM D2270 112 112 116 111
Ponto de Fulgor ASTM D92 182°C 230°C 232°C 244°C
Ponto de Congelamento ASTM D97 -36°C -30°C -27°C -24°C

Agora do ATF Lubrax ;

Densidade @ 20/4oC 0,8815
Ponto de Fulgor (VA) (oC) 198
Ponto de Fluidez (oC) -48
Viscosidade @ 40oC (cSt) 35,7
Viscosidade @ 100oC (cSt) 7,08
Índice de Viscosidade 165

Podemos dizer que o ATF é bem parecido com o 10W da Motul...... Muito mesmo......Justifica a diferença de preço? Acho que não...
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: Óleo para suspensão. Discussão sobre Marca

Mensagem por Leo Racing »

Ja viu como fica uma suspensão que trabalhou um mês com atf?
Sem duvida os preços são justificados, mais tarde escrevo mais teoricamente sobre isso.
Richard
Membro
Mensagens: 62
Registrado em: 26 Setembro 2007 à49 10:10

Re: Óleo para suspensão. Discussão sobre Marca

Mensagem por Richard »

Não vi....bom saber que tem justificativa....depois posta aí...
Brutão
Membro
Mensagens: 250
Registrado em: 22 Outubro 2012 à06 18:41

Re: Óleo para suspensão. Discussão sobre Marca

Mensagem por Brutão »

Alguém já usou o putoline? É bom? Qual o nível dos produtos putokine no mercado mundial?
cascao
Super Membro
Mensagens: 1912
Registrado em: 07 Julho 2005 à14 22:34

Re: Óleo para suspensão. Discussão sobre Marca

Mensagem por cascao »

O ATF é meio grosso, talvez o Dexron III seja melhor... mas tem os industriais próprios para sistemas hidráulicos...

As motos saem de fabrica com óleo para sistema hidráulico industrial ISO 15 ou ISO 22.
Viscosidade ISO 15 equivale à viscosidade SAE 5W
Essa viscosidade SAE à princípio deveria ser usada somente para óleo de motor. ACHO que os fabricantes de óleo de suspensão de moto usam ela para confundir o consumidor já que nesse caso trata-se de um óleo para cilindro hidráulico.
BR Hydro 15; Texaco Rando 15, Tutela 15, Shell tellus 15 etc

Aqui no Brasil mais fácil de achar em embalagem de 1 litro se procurar por óleo S10 (óleo para lubrificação de ferramentas pneumáticas)

Os óleos de suspensão mais bala formam menos bolhas ou espuma que os outros (Teste fácil de ver se balançarmos os dois dentro de uma garrafinha) e duram mais tempo dentro da suspensão sem oxidar.

Tirando um óleo top velho e colocando um ISO 15 no lugar (R$20,00), garanto, a suspensão melhora. Para quem vai abrir a suspensão direto para testar coisas diferentes, vale muito a pena. Depois se quiser colocar um óleo top, só virar uns clics...talvez.

Agora, se o seu mecânico coloca Motorrex mesmo lá dentro, só vendo para saber....kkkkk
IgorVinicius
Membro
Mensagens: 54
Registrado em: 10 Setembro 2012 à04 12:25

Re: Óleo para suspensão. Discussão sobre Marca

Mensagem por IgorVinicius »

Fiquei meio confuso, o correto é usar óleo ISO 15, mas trocar com menor horas de uso?
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: Óleo para suspensão. Discussão sobre Marca

Mensagem por Selvagem »

Não sou especialista, mas vou dar meu ¨palpite¨....

Mais importante que a denominação SAE do óleo é sua viscosidade real cSt. Isto explica porque a tanta diferença entre 2 óleos com mesma denominação SAE 5W por exemplo. O óleo da marca A tem a viscosidade real cSt a 40ªC e 100ªC muito menor que o óleo da marca B nas mesmas temperaturas, mesmo sendo ambos da mesma denominação SAE. É por isto que sentimos a suspensão ser mais rápida (macia) com o óleo da marca A do que da marca B.
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