como lavar radiador?

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Ronaldo p.a
Membro
Mensagens: 352
Registrado em: 17 Outubro 2014 à35 16:20

como lavar radiador?

Mensagem por Ronaldo p.a »

ae galera! to com o radiador da dt desmontado, (dando uma geralzinha na bichera) hehe, já desamassei as aletas, e dei umas enxaguadas com limpa alumínio, ele é verde e saiu meio leitoso, a crosta esverdiada de aditivo saiu, mas ainda tem uma sujeira meio que uma lama, e algo parecido com ferrugem, o que se usa pra fazer uma limpeza decente num radiador? vi um vídeo gringo sobre usar vinagre??? achei estranho isso, e o meu ingreis de colégio público não me permitiu entender m. nenhuma kkkk, não sei se o radiador do cara era de ferro ou alumínio, etc... então é isso pessoal alguém sabe como se faz? obrigado.
João Neres
Super Membro
Mensagens: 1371
Registrado em: 09 Maio 2013 à22 13:49

Re: como lavar radiador?

Mensagem por João Neres »

Tambem quero saber hehheheh joia:::
o que vc usou pra desamassar as aletas?
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Re: como lavar radiador?

Mensagem por jjacob »

Cuidado com o que vcs usam para a limpeza, o alumínio não "enferruja" justamente por que ele cria sozinho uma camada de proteção chamada alumina, é como uma pele, que protege o metal. E tem produtos de limpeza que arrancam essa camada e um pouco mais deixando cada vez mais fina as paredes, as aletas simplesmente começam a se desmanchar já que são bem finas. A alguns anos eu furei o radiador da KDX e levei num desses caras de fundo de quintal e o cabaço lavou a região do radiador onde iria soldar com um produto tão forte que as aletas se desmanchavam ao toque.
Ronaldo p.a
Membro
Mensagens: 352
Registrado em: 17 Outubro 2014 à35 16:20

Re: como lavar radiador?

Mensagem por Ronaldo p.a »

opa João! eu segui uma técnica do jjacob que eu achei no aqui no site, usei um alicate de cortar cutícula, a onde estava muito amassado eu dava uma levantada com uma agulha e depois com o alicate vai acertando..
Ronaldo p.a
Membro
Mensagens: 352
Registrado em: 17 Outubro 2014 à35 16:20

Re: como lavar radiador?

Mensagem por Ronaldo p.a »

ae jjacob! eu devia ter perguntado antes de tacar o limpa alumínio, agora já foi, hehe.. mas eu imagino que ele não atacou o alumínio, pq eu tampei as saídas, e coloquei um pouco pela tampa, dei umas xaqualhadas e já joguei fora, daí olhando pela tampa ele ainda está com uma cor que não é bem de alumínio, o que você acha? ah e tem também uma espécie de cola branca tipo borracha nas galerias, eu fui puxar uma e saiu um pedaço e o resto caiu pra dentro, você não tem uma idéia de como limpar sem eu ferrar o radiador?
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Re: como lavar radiador?

Mensagem por jjacob »

Eu recomendaria usar esses aditivos para limpar radiador de carro. Se a moto sempre usa liquido refrigerante não cria borra no sistema assim como vc descreveu, mas se usar água de torneira pura dai sim cria umas placas de minerais nas paredes. Uma vez eu inventei de limpar o radiador de um kadett que tive e apareceu furo em tudo que foi canto, tive que botar um novo, essas placas que se formam nas paredes vão corroendo, mas ao mesmo tempo servem como tampas dai quando se limpa os furos abrem. heeheheheh
Ronaldo p.a
Membro
Mensagens: 352
Registrado em: 17 Outubro 2014 à35 16:20

Re: como lavar radiador?

Mensagem por Ronaldo p.a »

certo jjacob, esse aditivo limpador que você disse é daqueles que usa com o radiador montado? ele já limpa todo o sistema, mas eu vi que se tiver muita crosta, o aditivo limpa tudo e pode dar folga no eixo da bomba d'água doeu:: http://www.destaquecarros.com.br/revist ... es-69.html" onclick="window.open(this.href);return false; essas "geralzinhas" que a gente vai dar, sempre acabam numa manutenção geral kkkk. vo ver como ela vai se comportar depois de montada, a moto ta esquentando atoa..
Thierry andrei kissmann
Membro
Mensagens: 60
Registrado em: 22 Junho 2015 à48 21:55

Re: como lavar radiador?

Mensagem por Thierry andrei kissmann »

Beleza turma ? Bom já que estão falando de radiador , eu normalmente lavo com agua mesmo ,ligo ele numa mangueira com agua no sentido saída / entrada , se tiver alguma sujeira na parte superior dele ela vai sair pela entrada ( tampa) ai é avaliar a vazão da agua . Para desamassar as aletas eu fiz laminas de aço , essas de cera de ferro , gastei as pontas até que ela passe entre as canaletas , uma lamina de um lado e outra do outro lado ai é só apertar com o alicate ! Ai o meu kit ! kkk .
20151026_202341.jpg
20151026_202341.jpg (1.15 MiB) Exibido 6212 vezes
Ronaldo p.a
Membro
Mensagens: 352
Registrado em: 17 Outubro 2014 à35 16:20

Re: como lavar radiador?

Mensagem por Ronaldo p.a »

ai pessoal, a moto finalmente chegou em casa, e ontem fizemos uns testes, eu segui os conselhos do jjacob, de não lavar demais o radiador, pq olhando pela tampa dava pra ver umas "estalactites" unindo as paredes das galerias, e vão continuar lá! kkkkkk. eu acho que o problema maior eram as aletas amassadas, onde mais uma vez eu segui uma dica do jjacob, de como desamassá-las, valeu jjacob, suas dicas valem ouro! infelizmente eu não acompanhei a montagem do radiador e não sei se foi usado água de torneira e nem que tipo de aditivo foi usado, só sei que tem cheiro de caldo knorr kkkkkk, Thierry, aonde eu compro um kit igual ao seu? kkkkkk, vou fazer um igual, eu arrebentei as cabeças dos dedos, levantando as aletas uma por uma usando uma agulha kkkkk, vai aí uma foto de quando eu estava desamassando as aletas..
Anexos
Desamassando as aletas do radiador.jpg
Desamassando as aletas do radiador.jpg (153.06 KiB) Exibido 6150 vezes
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem