Suspenção alongada e moto balançando em alta
Suspenção alongada e moto balançando em alta
Boa tarde galera, alonguei a frente e a traseira da STX Motard e agora ela balança bastante a frente em alta, isso não acontecia antes, os rolamentos são novos. Alguem arrisca dizer oque pode ser?
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- Registrado em: 13 Outubro 2014 à50 21:21
Re: Suspenção alongada e moto balançando em alta
vc deve ter alongasdo acima do eixo de equilibrio dela VC deve pesar menos de 80 correto? bom esta moto tem uma suspensao invertida porem ela de fabrica nao foi feita apesar da aparencia para aguentar tudo. alongando a traseira vc joga peso na frente e desconsidera a força de equilibrio ou contato da trazeira com o chao . faça o SAG dela e veja onde vc pode ou nao alongar a susp. delaisto seria a melhor escolha. tenho uma dt200 tive que refazer a frente por causa do amortecedor traseiro de toni , esta semana revalvulei o original e a frente tive q baixar prque a moto tava igual chopper
Re: Suspenção alongada e moto balançando em alta
Isso é chamado de "shimming", a frente começa a dançar.
Você deve corrigir o ângulo de caster, ou seja, a inclinação da bengala em relação ao quadro.
- Calibragem dos pneus pode ser um fator crucial;
- Outro ponto importante é verificar se uma das bengalas não está solta na mesa superior ou inferior, como você desmontou e montou tudo novamente é bom dar uma verificada;
- Tem um tópico aqui mostrando um suporte que um gringo fez para eliminar o shimming da CRF230, deixa eu ver se encontro...
- Alguns tópicos que vão te ajudar a esclarecer o assunto:
http://www.lidermotos.com.br/forum/pesq ... q=shimming" onclick="window.open(this.href);return false;
Somente para efeito de comparação, eu ando de bike e gosto de andar sem as mãos. Eu troquei a mesa original por uma bem mais longa, agora acima dos 35km/h não tem mais como soltar o guidão, de tanto shimming, isso porque jogando o guidão pra frente eu alterei o ponto de equilíbrio da bike.
Você deve corrigir o ângulo de caster, ou seja, a inclinação da bengala em relação ao quadro.
- Calibragem dos pneus pode ser um fator crucial;
- Outro ponto importante é verificar se uma das bengalas não está solta na mesa superior ou inferior, como você desmontou e montou tudo novamente é bom dar uma verificada;
- Tem um tópico aqui mostrando um suporte que um gringo fez para eliminar o shimming da CRF230, deixa eu ver se encontro...
- Alguns tópicos que vão te ajudar a esclarecer o assunto:
http://www.lidermotos.com.br/forum/pesq ... q=shimming" onclick="window.open(this.href);return false;
Somente para efeito de comparação, eu ando de bike e gosto de andar sem as mãos. Eu troquei a mesa original por uma bem mais longa, agora acima dos 35km/h não tem mais como soltar o guidão, de tanto shimming, isso porque jogando o guidão pra frente eu alterei o ponto de equilíbrio da bike.
Re: Suspenção alongada e moto balançando em alta
Boa dica Lucas e Juliano, a minha Bros havia erguido 10Cm na dianteira e 3,5 a traseira e estava balançando, refiz o angulo de caster próximo do original, ams ainda mantendo alta só baixando um pouco a dianteira e melhorou e realmente mudando o guidão para traz um pouco melhorou mais ainda, vlw
Re: Suspenção alongada e moto balançando em alta
Valeu pelas dicas galera, realmente acho que o problema seja o angulo de caster, pois a moto esta simplesmente mais alta que uma tornado! e alonguei só no olho mesmo, então é fácil bagunçar o ponto de equilíbrio da moto. O problema é que não tenho mais o angulo original como referencia, no manual de serviços tem essa informação?
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