RMX 250, vazando água, junta da bomba e cabeçote

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
pcfaguiar
Membro
Mensagens: 58
Registrado em: 13 Abril 2015 à20 17:57

RMX 250, vazando água, junta da bomba e cabeçote

Mensagem por pcfaguiar »

Olá!

Minha RMX estava baixando água desde uns 2 meses atrás e percebi ela "mijando" na garagem, a princípio parecia sair água somente pela mangueira de escape. Outro dia observei que vertia água lentamente ao redor do cabeçote, a região ficava "suada", dei uma apertada nos parafusos e parece que parou, mas não tenho certeza.

Ontem coloquei uma dosagem de fluído no radiador e como o fluído demora pra secar eu pude finalmente confirmar que a junta da tampa da bomba d´agua estava úmida, e tinha uma poça pequena de fluído no chão, coisa que eu não conseguia constatr anteriormente quando tinha mais água que fluído porque secava muito rápido nesses dias quentes que está fazendo.

Em relação à bomba d´agua eu troquei no final do ano passado, coloquei uma original da Suzuki nova, fiz isso porque estava abaixando o nível da água mais do que o normal, mas não pingava no chão.

Eu pensei em comprar um kit de junta e já trocar a junta da bomba e do cabeçote mas estou na dúvida se pode ser retentor também, mas isso é outro kit e ficaria mais caro comprar os dois...

Vocês acham que tenha uma grande chance de sanar esse problema trocando ambas as juntas?

Grato.
pcfaguiar
Membro
Mensagens: 58
Registrado em: 13 Abril 2015 à20 17:57

Re: RMX 250, vazando água, junta da bomba e cabeçote

Mensagem por pcfaguiar »

Tirei umas fotos agora e adicionei aqui como anexo pra ajudar a ter uma idéia.
Obrigado.
Anexos
RMX_03.jpg
RMX_03.jpg (366.41 KiB) Exibido 5717 vezes
RMX_02.jpg
RMX_02.jpg (350.38 KiB) Exibido 5717 vezes
RMX_01.jpg
RMX_01.jpg (333.27 KiB) Exibido 5717 vezes
pcfaguiar
Membro
Mensagens: 58
Registrado em: 13 Abril 2015 à20 17:57

Re: RMX 250, vazando água, junta da bomba e cabeçote

Mensagem por pcfaguiar »

Outra dúvida é a proporção de fluído que devo usar.

Observação, as fotos estão em uma resolução alta então é preciso "descer" a imagem através da barra de rolagem pra ver os detalhes.
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Re: RMX 250, vazando água, junta da bomba e cabeçote

Mensagem por jjacob »

Na minha kdx eu comprei numa loja de peças de carro um papel que se usa para fazer juntas, risquei e recortei, ficou muito bom, acho que o nome do material é velomoid.

Um teste que você poderia fazer é tirar a tampa e com algo plano testar se a tampa ou o bloco não estão empenados.

O óleo da caixa dela esta cinza? O liquido do radiador tem cheio de fuligem?
pcfaguiar
Membro
Mensagens: 58
Registrado em: 13 Abril 2015 à20 17:57

Re: RMX 250, vazando água, junta da bomba e cabeçote

Mensagem por pcfaguiar »

jjacob escreveu:Na minha kdx eu comprei numa loja de peças de carro um papel que se usa para fazer juntas, risquei e recortei, ficou muito bom, acho que o nome do material é velomoid.

Um teste que você poderia fazer é tirar a tampa e com algo plano testar se a tampa ou o bloco não estão empenados.

O óleo da caixa dela esta cinza? O liquido do radiador tem cheio de fuligem?
Eu não sei se eu teria a habilidade de recortar eu mesmo as juntas mas vou estudar essa alternativa, como moro em uma cidade pequena talvez nem encontre esse material, vou conferir.

Vou ser sincero que não entendo nada de motor, seja 2 ou 4 tempos, tinha um mecânico aqui na cidade mas agora ele não abre mais a oficina então tentei eu mesmo ver o óleo mas não sei se estou olhando no local correto ou da maneira correta então tirei algumas fotos e anexei. Se puder analizar agradeço.

Obrigado.
Anexos
RMX_06.jpg
RMX_06.jpg (51.84 KiB) Exibido 5708 vezes
RMX_05.jpg
RMX_05.jpg (124.62 KiB) Exibido 5708 vezes
RMX_04.jpg
RMX_04.jpg (65.02 KiB) Exibido 5708 vezes
pcfaguiar
Membro
Mensagens: 58
Registrado em: 13 Abril 2015 à20 17:57

Re: RMX 250, vazando água, junta da bomba e cabeçote

Mensagem por pcfaguiar »

Estive lendo também que quando fica cuspindo água pelo ladrão
como a minha está fazendo agora pode ser a junta do cabeçote,
confere isso?
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Re: RMX 250, vazando água, junta da bomba e cabeçote

Mensagem por jjacob »

Sim quando a junta do cabeçote apresenta problema a pressão dentro do cilindro escapa para dentro do sistema de arrefecimento, por isso perguntei do cheio de fuligem no liquido do radiador, mas se ela esta guspindo liquido pelo ladrão e a tampa do radiador do radiador esta boa tem grande chances de ser a junta. Mas essa tu não pode fazer em casa ela tem uma parte metálica, o melhor é achar um mecânico mesmo pois o conserto que a tua moto precisa fazer exige um pouco de conhecimento em mecânica.
pcfaguiar
Membro
Mensagens: 58
Registrado em: 13 Abril 2015 à20 17:57

Re: RMX 250, vazando água, junta da bomba e cabeçote

Mensagem por pcfaguiar »

jjacob escreveu:Sim quando a junta do cabeçote apresenta problema a pressão dentro do cilindro escapa para dentro do sistema de arrefecimento, por isso perguntei do cheio de fuligem no liquido do radiador, mas se ela esta guspindo liquido pelo ladrão e a tampa do radiador do radiador esta boa tem grande chances de ser a junta. Mas essa tu não pode fazer em casa ela tem uma parte metálica, o melhor é achar um mecânico mesmo pois o conserto que a tua moto precisa fazer exige um pouco de conhecimento em mecânica.
Entendi, eu cheirei o fluído que está saindo pelo ladrão e na minha opinião tem cheiro de fuligem sim, nesse caso não é só um problema de junta?

Pelas fotos você consegue avaliar o aspecto do óleo?
Leandrofc
Membro
Mensagens: 167
Registrado em: 30 Dezembro 2014 à53 23:25

Re: RMX 250, vazando água, junta da bomba e cabeçote

Mensagem por Leandrofc »

Amigo, faça a revisão completinha que você não vai se arrepender.
Dou o caminho das pedras: compre pela internet o tal do papel para juntas, e o kit completo dos retentores. Se possível, troque até as mangueiras.
As coisas quando envelhecem seguem estritamente a lei de Murphy, assim, conforme você mexe numa coisa, vai quebrando a outra, portanto, a regra é clara: deu problema com vazamento? É só a ponta do iceberg. Troque tudo relacionado com o sistema de refrigeraçâo ou revise meticulosamente as peças mais caras em busca de empenamentos e fissuras. Você vai gastar um pouco mais, mas o resultado é gratificante.
pcfaguiar
Membro
Mensagens: 58
Registrado em: 13 Abril 2015 à20 17:57

Re: RMX 250, vazando água, junta da bomba e cabeçote

Mensagem por pcfaguiar »

Valeu pelas dicas galera, conversei com um mecânico hoje e ele me disse que as juntas devem ser suficientes para sanar o problema então irei encomendar o kit para que ele faça a troca. (junta bomba dagua + junta retentor).

Grande abraço.
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: RMX 250, vazando água, junta da bomba e cabeçote

Mensagem por Juliano »

Mas se está cuspindo água você terá que trocar a junta e o oring do cilindro...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem