Pintura Eletrostática nos aros da GasGas

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
bahia318
Membro
Mensagens: 140
Registrado em: 25 Abril 2013 à58 17:53

Pintura Eletrostática nos aros da GasGas

Mensagem por bahia318 »

Em resposta ao tópico sobre a pintura do quadro da GasGas, gostaria de relatar a vocês o que ocorreu comigo em um processo de pintura eletrostática.

Não faço idéia o que pode ocorrer em um quadro de aço- cromo - molibdênio, como o da GasGas, pois não sei nada sobre essa liga, mas no Alumínio eu tive problemas.

Muito se fala sobre pintura de aros, que deve ser feita eletrostática e muito blá, blá, blá.

Os aros pretos de fábrica são anodizados, e muita gente como eu, gostaria de substituir os prateados por pretos.

Resolvi refazer uma pintura que já tinha nos aros da minha GasGas, pois os aros estavam muito arranhados, Resolvi fazer pintura eletrostática, e pesquisando foi indicado um local onde a pintura era realmente boa.

Na oficina de pintura questionei o proprietário sobre a durabilidade da pintura e me respondeu que o segredo era a temperatura do forno e o tempo em que os aros ficariam no mesmo para a cura da pintura.

Os aros foram ao forno a 260 ºC(Segundo as informações, o que para mim deve ter sido mais) não sei por quanto tempo, a pintura ficou perfeita, não sai nem com risco de chave, mas o cara acabou com os aros.

A alta temperatura e o tempo no forno alteraram a microestrutura do aluminio, e o metal amoleceu. Perdi dois aros DID originais simplesmente por querer deixar a moto mais bonita, me senti um jumento. Os aros ficaram moles, impossíveis de andar, levei em 5 pessoas diferentes para alinhar e ninguém conseguiu. Fiz 3 trilhas e na terceira, a moto já sacudia na segunda marcha.
Levei os aros no laboratório da Universidade, fizemos ensaios de Dureza Vickers e constatamos que a dureza do material estava menos da metade do original.

Ressalto que por todo o processo o proprietário da oficina de pintura foi extremamente gentil, agindo de boa fé, mas infelizmente nenhum de nós dois tinha conhecimento sobre o assunto.

Resultado, só dois aros novos, que são específicos da GasGas/Huskvarna(anterior à KTM). Gastei uma nota, e resolvi comprar dois conjuntos novos, já com cubo e raios.
Fiquei com dois cubos e dois conjuntos de raios para vender, em perfeito estado.

Portanto, não recomendo a ninguém fazer pintura eletrostática em peças onde há a necessidade de resistência e não há conhecimento nenhum sobre testes e tratamentos térmicos com a liga do material.

façam pintura automotiva, ou anodização ou comprem aros novos.

Anexo fotos do ocorrido.
Anexos
Aro novo depois do ocorrido
Aro novo depois do ocorrido
DSC_0495.JPG (3.8 MiB) Exibido 6129 vezes
Pintura com acabamento perfeito e aro f...
Pintura com acabamento perfeito e aro f...
DSC_0506.JPG (3.27 MiB) Exibido 6129 vezes
Editado pela última vez por bahia318 em 09 Junho 2016 à33 19:02, em um total de 1 vez.
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Re: Pintura Eletrostática nos aros da GasGas

Mensagem por jjacob »

Putz que azar, o alumínio funde a 640°C então se exposto a metade disso deve ter perdido todas propriedades mecânicas induzidas. Vivendo e aprendendo.

Mas no teu caso o tiozinho deve ter dado um tratamento "especial" no forno talvez tentando agradar.
bahia318
Membro
Mensagens: 140
Registrado em: 25 Abril 2013 à58 17:53

Re: Pintura Eletrostática nos aros da GasGas

Mensagem por bahia318 »

Imagino isso também joia:::
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: Pintura Eletrostática nos aros da GasGas

Mensagem por Leo Racing »

Puts cara que azar!!

Ja fiz em algumas motos por aqui e não tive problemas, mas agora ficarei com um pé atrás.

abraços
julianorettore
Membro
Mensagens: 324
Registrado em: 19 Setembro 2012 à35 11:41

Re: Pintura Eletrostática nos aros da GasGas

Mensagem por julianorettore »

Amigo realmente é uma ressalva muito valiosa pois eu estava pensando em fazer pintura eletrostática nos aros da minha Gas Gas também e até ia mandar a balança junto pois esta toda arranhada. Lamento pela sua perda pois os aros não são nada baratos. Esse cubo traseiro é novo ou tu torneou o cubo original para ficar com esse aspecto? Achei bacana tambem os raios pretos
matheus loyo
Membro
Mensagens: 861
Registrado em: 20 Dezembro 2012 à41 11:52

Re: Pintura Eletrostática nos aros da GasGas

Mensagem por matheus loyo »

Sempre pintei os aros das minhas motos com uma tinta chamada , preto vinílico ela aguenta um pouco de temperatura e é resistente , nunca dei calor somente duas demãos de tinta e pronto , se quiser que fique mais resistente só jogar um verniz , a minha antiga moto andei 2 anos com ela e nem descascou ..
bahia318
Membro
Mensagens: 140
Registrado em: 25 Abril 2013 à58 17:53

Re: Pintura Eletrostática nos aros da GasGas

Mensagem por bahia318 »

Juliano, o cubo é novo. Comprei dois conjuntos novos, e no site havia uma oferta para o par de rodas com cubo polido e raios pretos, como as racing 2014. Já veio tudo pronto e montado de fábrica. Comprei no http://www.motocrosscenter.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Ficou caro, mas resolveu o problema. Este site é espanhol, e entrega na sua casa em 3 dias, pagando a alfândega para o entregador do fedex.
pablonieto
Membro
Mensagens: 82
Registrado em: 27 Agosto 2014 à23 10:18

Re: Pintura Eletrostática nos aros da GasGas

Mensagem por pablonieto »

Vixe cara que azar...

Será que pintar o aro com tinta PU resolve?

a compra pelo motocrosscenter é certo cair na alfandega né? Geralmente fedex vai direto pra alfandega.
Godinez018
Membro
Mensagens: 71
Registrado em: 14 Julho 2014 à03 20:50

Re: Pintura Eletrostática nos aros da GasGas

Mensagem por Godinez018 »

posta foto da gas gas com os aros novos rsrs
bahia318
Membro
Mensagens: 140
Registrado em: 25 Abril 2013 à58 17:53

Re: Pintura Eletrostática nos aros da GasGas

Mensagem por bahia318 »

joia::: Aí vão as fotos
Anexos
DSC_0487.JPG
DSC_0487.JPG (4.23 MiB) Exibido 6003 vezes
DSC_0488.JPG
DSC_0488.JPG (4.37 MiB) Exibido 6003 vezes
DSC_0493.JPG
DSC_0493.JPG (3.91 MiB) Exibido 6003 vezes
gutowr
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 23 Fevereiro 2015 à31 19:50

Re: Pintura Eletrostática nos aros da GasGas

Mensagem por gutowr »

Parabéns pela moto. Parece que acabou de sair da loja aplauso:: aplauso:: aplauso::

Tbm tô precisando comprar umas peças pra minha, mas nunca importei. tô criando coragem pra comprar nesse motocrosscenter.com
bahia318
Membro
Mensagens: 140
Registrado em: 25 Abril 2013 à58 17:53

Re: Pintura Eletrostática nos aros da GasGas

Mensagem por bahia318 »

Cara, a loja é muito correta. Entrega aqui em 3 dias pelo fedex. O problema é o preço, porque tem a alfândega. Então, como o fedex paga a alfândega para vc, ele te cobra no ato da entrega, e a conta é a seguinte, pega o total, converte em real e multiplica por 2, esse é o preço real que sairá a compra.
gutowr
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 23 Fevereiro 2015 à31 19:50

Re: Pintura Eletrostática nos aros da GasGas

Mensagem por gutowr »

Obrigado pelas dicas.

Tem interesse em vender os raios originais traseiros?

entre em contato [email protected]
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem