preciso de uma biela mais curta para XR 200

vine.mlnr:

Boa noite amigos, estou montando um motor de XR 200, vou ter que mexer em biela, pistão e comando. Minha idéia original é um pino cursado 2mm, pistao 4mm taxado, comando bravo 305º, balancin roletado, cdi com avanço e estou com um carburador de twister aqui. Dependendo a taxa que ficar passo pra etanol pois nao existe podium aqui.

Não queria usar flange, então estou a procura de uma biela 2mm menor que a original da XR, li alguma coisa a respeito da CG nessas medidas com diametro do pino compativel (15mm), alguem sabe de alguma?

Sei que o R/L fica prejudicado mas nao tem problema diabo::

Ronaldo p.a:

Boa noite. Por acaso eu também estou fazendo uma xr com pino 2mm... algumas dicas:
Esquece o carburador de twister. O original preparado rende muito bem, dispensa adaptações e é mecânico.

Fuja desses balancins roletados, além da qualidade, na maioria dos casos ser duvidosa, a área de contato com o comando é completamente diferente do que foi projetado, isso altera os tempos do comando. Se for usar balancin roletado, tem que ser em conjunto com um comando com os cames feitos para tal.

Sobre o CDI, também não faz tanta diferença, é um item que vc pode trocar mais pra frente.

Sobre o comando: Existem várias opções melhores que o wgk bravo no mercado, principalmente se for pra trilha. mas a questão principal é que o comando deve ser o ultimo item a ser escolhido. Não vai da marca nem apenas da graduação. Tem que levar em conta o levante, duração, cruzamento, a quantos graus a admissão e o escape se fecham, etc... Tudo isso em cima da cilindrada e principalmente da taxa de compressão que o seu motor atingir.

Sobre a biela: Use uma de XR mesmo. Também vou fazer sem flange, porém com um pistão 66mm de CRF, que é 1,30mm mais baixo que o da XR. Depois que a parte de baixo estiver montada, monte o pistão sem anéis no cilindro, veja o que passa pra cima, e um bom torneiro dá conta do excedente.

Sobre a necessidade do etanol: Quando você aumenta o curso do virabrequim, você também aumenta a velocidade do pistão. Ou seja: o pistão vai passar mas rápido pela "frente de chama" naturalmente, quanto maior a rotação, mais rápido o pistão vai atravessa-la, e com uma "VMP" maior, as chances do motor grilar usando a mesma taxa de um motor com o curso original, são bem menores.

Anexos
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Stone:

Outra coisa a se levar em conta é a relação R/L do motor, se for aumentar o curso teria que aumentar a biela e não diminuir.

Mesmo assim se você querer diminuir a biela: a biela da CG 92 (se não me engano) até 2001 é a mesma biela da XR200. Das CGs mais antigas é mais curta e tem o mesmo pino 15, só não sei se o pino inferior é o mesmo

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