Junta do cabeçote da XR 250

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
lagatixa
Mensagens: 647
Registrado em: 03 Maio 2005 à17 22:48
Se vocês já repararam, a junta de alumínio tem 3 camadas, se eu tirar duas e deixar só uma, quanto que dá de rebaixo no cabeçote? Uma só fatia da junta veda bem o conjunto? Alguém já mediu a espessura total e de cada fatia da junta?

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Fernando PF
Mensagens: 2882
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40
0.25mm cada camada... se retirar 2 camadas vai ter que usar algum outro tipo de adesivo para juntas para vedar, senão não veda..

A taxa de compressão vai para 9.924731183 :1 8)
lagatixa
Mensagens: 647
Registrado em: 03 Maio 2005 à17 22:48
Cara desenrolado! Obrigado.

Cola de juntas serve para vedar isso? O crítico a é a vedação do cilindro ou das bordas?
franhaydin
Mensagens: 1950
Registrado em: 21 Novembro 2005 à13 11:06
Sem comentarios, PQP esse Fernando PF sabe tudo hehehe

Fernando, por falar em números, qual será o resultado da MegaSena ?? :wink:

abs
Fernando PF
Mensagens: 2882
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40
tem que passar em tudo, senão vaza nas bordas tb, por incrível que pareça, se tiver sorte pode não vazar, mas já que vai passar a cola, passe em tudo.


O resultado da Mega Sena não posso divulgar, senão terei que dividir meu prêmio :lol:
Gustavo/PR
Mensagens: 11006
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57
A taxa de compressão vai para 9.924731183 :1
Eu ja vi esse negócio de taxa de compressão em varios comentários, mas nunca [entendi isso direito! Comé que funciona? oque significa 9.924731183 :1

Valeu
guilherme_sbc
Mensagens: 5816
Registrado em: 30 Agosto 2005 à46 15:43
Siquinelli escreveu:
A taxa de compressão vai para 9.924731183 :1
Eu ja vi esse negócio de taxa de compressão em varios comentários, mas nunca [entendi isso direito! Comé que funciona? oque significa 9.924731183 :1

Valeu
Tb não manjo muito Siquinelli mas pelo que me já explicaram, essa semana tive umas aulas de funcionamento de motor com um vendedor novo da loja que era mecânico, ele me disse que rebaixando o cabeçote vc diminui a camara de combustão dando mais pressão na explosão e tipo essa taxa que foi passada é a medida ou tamanho sei lá, da camara.
Não sei se to falando "M" mas foi o que entendi.
Que explicação mais tosca né.
GELOUS
Mensagens: 16322
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14
guilherme_sbc escreveu:
Siquinelli escreveu:
A taxa de compressão vai para 9.924731183 :1
Eu ja vi esse negócio de taxa de compressão em varios comentários, mas nunca [entendi isso direito! Comé que funciona? oque significa 9.924731183 :1

Valeu
Tb não manjo muito Siquinelli mas pelo que me já explicaram, essa semana tive umas aulas de funcionamento de motor com um vendedor novo da loja que era mecânico, ele me disse que rebaixando o cabeçote vc diminui a camara de combustão dando mais pressão na explosão e tipo essa taxa que foi passada é a medida ou tamanho sei lá, da camara.
Não sei se to falando "M" mas foi o que entendi.
Que explicação mais tosca né.
Essa foi tosca mesmo! :lol: :lol: :lol: Mas não mais tosca que as minhas explicações! :lol:
lagatixa
Mensagens: 647
Registrado em: 03 Maio 2005 à17 22:48
Vamos definir primeiro duas coisas: Cilindro e câmara de combustão.

O cilindro define todo o volume que o pistão desloca desde o ponto morto inferior {quando ele atinge o ponto mais baixo} até o ponto morto superior {quando ele atinge o ponto mais alto}. Esse volume é que dá a cilindrada, o volume do motor.

Dados: diâmetro 73mm e curso de 59,5mm, temos...

A fórmula para o volume de um cilindro: Pi x r² x h
h: altura {curso}
r: raio do cilindro {metade do diâmetro}
pi: constante de valor 3,1415

Calculando isso daí temos: 249023,1708125mm³ ou 249cm³

A taxa de compressão é dada por quantas vezes o cilindro é maior que a câmara de combustão. Quando o pistão sobe, ele comprime todo o volume do cilindro na câmara de combustão {restando apenas o pequeno espaço entre o pistão e a vela}. Se o manual de serviços indica que a razão de compressão é de 9,3 pra 1, significa dizer que a câmara de combustão é 8,3 vezes menor que o volume do cilindro ou o cilindro é 8,3 vezes maior que a câmara de combustão.

obs: Eu tenho que somar 1 no momento do cálculo, não tenho palavras para explicar bem isso, mas significa que o pistão quando vai comprimir, subentende-se que não é apenas o volume do cilindro que será comprimido, pois já tem ar na câmara de combustão. Por isso no parágrafo anterior eu subtraí 1.

Então... o volume da câmara é:

(249 + c)/c = 9,3

logo: c = 30cm³

onde "c" é câmara de combustão

Quando se rebaixa o cabeçote de uma moto, o "desgaste" é tão pequeno que, para fins prátcos {facilitar os cálculas}, podemos considerar que a câmara de combustão é um cilindro. Então, vamos considerar o diâmetro sendo 73mm e uma altura x para se alcançar 30cm³

pi x r² x h = 30cm³

h = 7,168mm

Se eu "desfiar" a junta do cabeçote e retirar 0,5mm, o novo volume da câmara de combustão será

c = pi x r² x (7,16 - 0,5)
c = 27,87cm³

Então, a nova taxa de compressão será dada por...

t = (249 + 27,87)/27,87
t = 9,9331026598505016156569566873166:1

onde "t" é a taxa de compressão.

Fiz tudo certo seu Fernando? Qualquer coisa é só corrigir.
NESTOR/RS
Mensagens: 10262
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07
Putz...... =D> =D> =D> =D>
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