reserv. de gás na susp traseira(qual a finalidade)
reserv. de gás na susp traseira(qual a finalidade)
alguém sabe explicar qual a finalidade do reservatório de gás na susp. como funciona?
na verdade o gás (com S viu garga!) serve pra dar uma "pressão" no sistema.
quando o sistema de suspensão trabalha muito rápido pode se criar bolhas e espuma no óleo, e tbem uma espécie de "vácuo" em volta das válvulas pelo movimento brusco do óleo. O gás então entra pra evitar tudo isso, mantendo o óleo sempre em condições ideais de uso e evitando tbem o tal "vacuo" ao redor das valvulas.
usam nitrogênio pq ele apresenta melhor estabilidade a variação de temperatura.
quando o sistema de suspensão trabalha muito rápido pode se criar bolhas e espuma no óleo, e tbem uma espécie de "vácuo" em volta das válvulas pelo movimento brusco do óleo. O gás então entra pra evitar tudo isso, mantendo o óleo sempre em condições ideais de uso e evitando tbem o tal "vacuo" ao redor das valvulas.
usam nitrogênio pq ele apresenta melhor estabilidade a variação de temperatura.
Agradando a Gregos e troianos....Realmente o Nitrogênio ajuda na pressurização e no resfriamento do sistema, pois é característica do nitrogêneo, que quanto mais ele entra em contato com o calor, mais ele gela..... A novidade (nem tanto) neste sistema de suspa, é que até algum tempo, a garrafinha de nitro vinha ligada ao amortecedor através de uma mangueirinha mais ou menos parecido com o aerokip...então...a Öhlins, descobriu que mesmo a mais resistente das mangueirinhas sofria deformação elástica, em função da extrema pressão exercida pelo nitro, durante o funcionamento da suspa, o que trazia prejuízo para o funcionamento fino do sistema em sí....foi quando os caras passaram a fabricar o reservatório de nitro "colado" ao amortecedor, usando como duto de transferência do nitro para o amortecedor, o mesmo alumínio da garrafinha....pronto, resolvido o problema de deformação da "mangueirinha" e consequentemente, o sistema em sí dexou de sofrer queda no desempenho mais fino......Por isto, é que não se vê mais em amortecedores das motos mais novas o sistema com mangueirinha e sim a garrafinha unida ao corpo do amortecedor,,,,como efeito colateral: um pouco a mais no preço...... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Interessante isso heim! Eu não sabia...NESTOR/RS escreveu:Agradando a Gregos e troianos....Realmente o Nitrogênio ajuda na pressurização e no resfriamento do sistema, pois é característica do nitrogêneo, que quanto mais ele entra em contato com o calor, mais ele gela..... A novidade (nem tanto) neste sistema de suspa, é que até algum tempo, a garrafinha de nitro vinha ligada ao amortecedor através de uma mangueirinha mais ou menos parecido com o aerokip...então...a Öhlins, descobriu que mesmo a mais resistente das mangueirinhas sofria deformação elástica, em função da extrema pressão exercida pelo nitro, durante o funcionamento da suspa, o que trazia prejuízo para o funcionamento fino do sistema em sí....foi quando os caras passaram a fabricar o reservatório de nitro "colado" ao amortecedor, usando como duto de transferência do nitro para o amortecedor, o mesmo alumínio da garrafinha....pronto, resolvido o problema de deformação da "mangueirinha" e consequentemente, o sistema em sí dexou de sofrer queda no desempenho mais fino......Por isto, é que não se vê mais em amortecedores das motos mais novas o sistema com mangueirinha e sim a garrafinha unida ao corpo do amortecedor,,,,como efeito colateral: um pouco a mais no preço...... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
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