Calço Hidraulico ??

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
whoshiley
Membro
Mensagens: 622
Registrado em: 24 Novembro 2004 à37 14:57

Calço Hidraulico ??

Mensagem por whoshiley »

Alguem poderia me explicar o que é isto?

fui em um mecanico semana passada e ouvi ele dizer que um cara estourou o motor de uma cb500, que tava sem arranque e ele fez ela pegar no tranco.
ai deu calco hidraulico e ferrou a biela com tudo.

ele tava falando abobrinha???

me esclareçam ai.

obrigado desde já.
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

calço hidráulico ocorre quando o cilindro está cheio de água ( em casos de afogamento...heheh) ou então quando se está com o motor afogado, no caso, muito afogado (por vazamento no carburador, grande quantidade de combustível nos cilindros), aí o sistema passa a funcionar como se fosse um sistema hidráulico mesmo o pistão não consegue comprimir o líquido (substância "incompressível") e a biela entorta mesmo... se vc fizer pegar no burrinho, ele não vai ter força para tocar, já no tranco entorta mesmo. O correto neste caso era ele ter tirado a vela e feito o motor girar acionando a partida.. assim o combustível seria expelido para fora, depois é só colocar a vela e pronto..
Quando tratamos com motores mais caros, vale a pena arranjar outra bateria para fazer pegar do que arriscar esse método, ou então tomar as devidas precauções como retirar a vela antes, provavelmente a moto ficou sem arranque devido a várias tentativas ou então pelo calço já estar formado, aí o burrinho não tinha força para tocar..
é isso.
CARIOCA
Membro
Mensagens: 66
Registrado em: 01 Dezembro 2005 à49 16:51

Mensagem por CARIOCA »

Bixo essa eu queria ver!!! Entortar uma biela de CB500!! Caraca !!!!!!!!!!!! :lol:
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

caraca... sei o q é calço hidraulico, mas nunca tinha pensado nessa possibilidade de dar calço com a propria gasosa... mas faz total sentido.

mais uma pra anotar no caderninho... rs*

vivendo e aprendendo... :wink:
whoshiley
Membro
Mensagens: 622
Registrado em: 24 Novembro 2004 à37 14:57

Mensagem por whoshiley »

Fernando PF, obrigado pela explicação.

a biela não entortou, partiu no meio.
ai pegou na carcaça e regacou tudo.
foi tuuuuudo pro saco.

o cara ta querendo comprar outro motor .

blz. valew.
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

pois é.. não é muito difícil não entortar a biela de uma CB 500, é mais fácil entortar uma de CB do que uma de Falcon, afinal, a biela da CB é construída para suportar o esforço de um pistão que fornece metade do seu torque total, ao contrário da falcon no caso, que suporta o torque inteiro do motor 400cc, que é maior que a metade do da CB..
Predador
Super Membro
Mensagens: 1038
Registrado em: 01 Abril 2005 à52 08:46

Mensagem por Predador »

Já ví en vez de ferrar a biela quebrar canaleta do pistão...
GuiBH

Mensagem por GuiBH »

putzz...essa da gasolina eu nunca tinha ouvido nao....ja ouvi falar do calço hidraulico quando o cilindro fica cheio dágua...normalmente isso acontece em motos de trilha quando alguns roias mergulham com a moto!!!hehehhee
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

cansei de ver na oficina carros de arrancada dar calço hidráulico por causa do combustível, o último foi um turbo que estava rodando com muito excesso, muito mesmo, quando ele dava o booster acionava os bicos, o carro dava uma morrida e depois virava no diabo, até que em uma morrida dessas as bielinhas resolveram saltar do bloco... não quebrou por falta de combustível mas por excesso.. incrível aquilo..
Carros aspirados tb dão bastante problemas com esse tipo de alimentação deficiente, causando o calço, principalmente com a utilização de carburadores deitados onde a bóia ou a pressão do combustível nunca estão bem reguladas e na baixa fica afogando.
CARIOCA
Membro
Mensagens: 66
Registrado em: 01 Dezembro 2005 à49 16:51

Mensagem por CARIOCA »

Rapaziada e o seguinte !!! Isso ai e um assunto polêmico ! P/ cada litro de combustível queimado temos q ter 14 litros d ar !! Logo temos uma proporção de 14/1 certo ? Vamos supor q o cilindro encha d gasolina e sobre um espaço pequeno d ar nossa proporção de gasolina será muito maior q a d ar logo mesmo q tiver centelha não explode!!! Pq afoga !!!! Ainda no motor da 500 4t temos válvulas etc etc !!! Eu acho isso caô de mecânico zé-ruela !!!
CARIOCA
Membro
Mensagens: 66
Registrado em: 01 Dezembro 2005 à49 16:51

Mensagem por CARIOCA »

HAAAA No carro tem booster !! Na moto não tem !!
Robini
Membro
Mensagens: 858
Registrado em: 14 Outubro 2004 à57 15:55

Mensagem por Robini »

Achei este texto em um site:

Imagem
Durante o funcionamento normal de um motor, o êmbolo (pistão) deverá comprimir uma mistura de ar e combustível no segundo tempo (compressão). Na realidade, o combustível é pulverizado numa massa de ar que tem um volume 15 vezes maior (motor a gasolina) do que o combustível. Isso garante uma mistura praticamente gasosa que é perfeitamente compressível.

Já o combustível em forma líquida não sofre compressão devido as suas características físicas. Sendo assim, se houver uma admissão somente de combustível, o êmbolo não terá como comprimi-lo, formando então um calço entre a cabeça do êmbolo e a câmara do cabeçote que é denominado "calço hidráulico".

Como isso ocorre no momento da compressão, as duas válvulas estarão fechadas, não havendo espaço para fuga.

Quanto a montagem incorreta na fabricação, creio que seja algo bem raro de acontecer. Logicamente se houver um aterramento direto no injetor isso ocorrerá.


O calço hidráulico normalmente ocorre durante a partida pois, o êmbolo estará "ensopado" de combustível. Com o motor já em funcionamento, normalmente ocorrerão falhas no seu funcionamento até que o motor pare de funcionar por excesso de combustível. Em todo o caso, embora seja mais difícil isso acontecer, também é uma possibilidade.

O calço hidráulico poderá ocorrer em qualquer cilindro do motor. Quanto a pressão que ocorre durante o calço, depende muito da força exercido pelo êmbolo e do seu diâmetro, uma vez que a pressão é determinado pela força e a área do êmbolo. Isso significa que o calço ocorrendo com o motor em funcionamento os danos serão maiores como empenamento de bielas, etc.
SPEED RACER
Membro
Mensagens: 705
Registrado em: 20 Fevereiro 2005 à23 15:33

Mensagem por SPEED RACER »

Minha saveiro uma vez deu calço hidraulico pq o dosador decombustível desregulou e a bomba tava mandando uma pressão violenta pro carburador , aí a agulha de boia num aguentou vedar e começou a vazar alcool pros cilindros e puf o motor desligou.
Tentei na chave e ele fez aquele barulho de bateria arriada, e na hora eu ja saquei que éra calço hidraulico , nem tentei tranco .
Parei , retirei as 4 velas e dei na chave , e foi uma cuspideira só , os 4 caneco jorrando alcool pra fora , aí só regulei o dosador de novo e boa.

CARIOCA , o que o booster tem a ver com o calço ?
E qual a vantagem de ter valvulas em relação ao calço hidráulico ?

Abraizzzz
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

CARIOCA escreveu:Rapaziada e o seguinte !!! Isso ai e um assunto polêmico ! P/ cada litro de combustível queimado temos q ter 14 litros d ar !! Logo temos uma proporção de 14/1 certo ? Vamos supor q o cilindro encha d gasolina e sobre um espaço pequeno d ar nossa proporção de gasolina será muito maior q a d ar logo mesmo q tiver centelha não explode!!! Pq afoga !!!! Ainda no motor da 500 4t temos válvulas etc etc !!! Eu acho isso caô de mecânico zé-ruela !!!

é bro... ta na hora de rever seus conceitos... galera aqui manja pacas.

outra coisa: estamos falando de uma ANORMALIDADE no sistema de alimentaçao... claro q na dosagem correta de combustivel n há possibilidade de calço hidraulico por gasosa.
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

TopsMan escreveu:
CARIOCA escreveu:Rapaziada e o seguinte !!! Isso ai e um assunto polêmico ! P/ cada litro de combustível queimado temos q ter 14 litros d ar !! Logo temos uma proporção de 14/1 certo ? Vamos supor q o cilindro encha d gasolina e sobre um espaço pequeno d ar nossa proporção de gasolina será muito maior q a d ar logo mesmo q tiver centelha não explode!!! Pq afoga !!!! Ainda no motor da 500 4t temos válvulas etc etc !!! Eu acho isso caô de mecânico zé-ruela !!!

é bro... ta na hora de rever seus conceitos... galera aqui manja pacas.

outra coisa: estamos falando de uma ANORMALIDADE no sistema de alimentaçao... claro q na dosagem correta de combustivel n há possibilidade de calço hidraulico por gasosa.

Êita......é nois do FLM na fita!!!!!! Realmente, isto aki ainda vai ser promovido a UFLM (Universidade Fórum Lider Motos!!!!!!) :D :D :D
Aplausos..........
henriquejensen
Ultra Membro
Mensagens: 3818
Registrado em: 29 Dezembro 2004 à29 16:44

Mensagem por henriquejensen »

ééééé....o pessoal aki apavora
já escutei muita lorota de mecânico por aí e vim buscar a resposta correta aki no fórum
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

CARIOCA escreveu:HAAAA No carro tem booster !! Na moto não tem !!
e daí!?!?!? na moto não tem, mas foi uma maneira de eu apresentar melhor como ocorre o calço.. no caso das motos basta ter uma anomalia no sistema de alimentação, um vazamento de combustível para dentro do cilindro, uma junta detonada fazendo entrar água no sistema (motores com refrigeração líquida), uma bóia desregulada.. ensopando o cilindro, ele não precisa estar cheio até a boca de combustível, basta apenas uma quantidade suficiente para encher a câmara de combustão e uma pequena parcela do volume do cilindro. Pode ocorrer com o motor em pleno funcionamento também, como no caso da saveiro do SPEED (ele sabe o que falei pois passou por isso) quando a quantidade de combustível é suficiente para fazer o motor egasopar e apagar, mas e aí, vc está com marcha engatada e com toda a inercia do conjunto fazendo o motor girar, o resultado são muito mais desastrosos que o simples fazer pegar no tranco. Em motores aspirados isso também ocorre dependendo do tipo da alimentação e suas deficiências.

O líquido na termodinâmica é tratado como incompressível, pois sua mudança de densidade para este caso exige muito, muito mais trabalho e energia do que para os gases. A construção de um motor de combustão a gasolina não permite tal compressão, assim como alguns motores aspirados que sofrem o problema de entortar biela pelo excesso de taxa de compressão.

Não é conversa de mecânico não.. se quiser testar na sua moto fique a vontade... :wink:
SPEED RACER
Membro
Mensagens: 705
Registrado em: 20 Fevereiro 2005 à23 15:33

Mensagem por SPEED RACER »

A minha sorte é que eu estava no transito , passei por umas 3 lombadas e como o carro éra extremamente rebaixado eu tinha que passar de lado pra não ficar preso na lombada :oops: .
Na última lombada eu tava em ponto-morto , só no embalo , freei o carro e ele apagou ...dei na chave e aquele barulho de batreria fraca , suspeitei de calço , sempre andava com um kit de ferramentas no carro aí só retirei as velas e boa.
CARIOCA
Membro
Mensagens: 66
Registrado em: 01 Dezembro 2005 à49 16:51

Mensagem por CARIOCA »

é bro... ta na hora de rever seus conceitos... galera aqui manja pacas.

outra coisa: estamos falando de uma ANORMALIDADE no sistema de alimentaçao... claro q na dosagem correta de combustivel n há possibilidade de calço hidraulico por gasosa
Meu amigo eu nunca duvidei da capacidade técnica de ninguem aqui! Isso não é um forum? Eu so estou discutindo o assunto ! Não é p/ isso q servem os forums? Se estivessemos num boteco não estariamos tomando um a cerva discutindo ? ou aqui funciona diferente ?
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

é sim..... bro, isso é um forum, vc pode ter a sua opnião, sem problemas !!! e mesmo q n seja o caso, vc pode qdo bem entender duvidar de quem qr q seja, aq tbem podemos errar, né ?

nao sensurei vc em momento algum, mas se vc entendeu assim, me desculpe :roll:


pelo q sua mesnagem deu a entender, vc acha meio dificil um calço hidroulico com gasolina visto q tem 1/14 de gasolina no cilindro nao foi ???
pois eh... eu disse q vc está correto em pensar assim, mas o q o pessola disse é q o calço pode ocorrer numa eventual anormalidade no sistema de alimentacao, entende... nao sei pq o grilo comigo.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem