FIZ UNS CÁLCULOS MALUCOS SOBRE O CARBURADOR IDEAL....

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
df2r.com
Membro
Mensagens: 201
Registrado em: 18 Maio 2005 à16 21:28

FIZ UNS CÁLCULOS MALUCOS SOBRE O CARBURADOR IDEAL....

Mensagem por df2r.com »

POIS É GALERA, COMO NOS CÁLCULOS TEM UMA TABELA E O TEXTO FICOU DE TAMANHO MÉDIO COLOQUEI NO ENDEREÇO A SEGUIR:

http://www.df2r.kit.net/consideracoes.htm

LÊ LÁ E POSTA AI SE ENTENDEU ALGO E SE FAZ SENTIDO PRA VOCÊS.

:roll: :roll: :roll: :roll:
achira19

Mensagem por achira19 »

df2r.com, uma vez eu cheguei a mexer com esse tipo de calculo, mas o Speed levantou uma questao que eu nao soube explicar. Na sua tabela, fala q o cfm das motos giram de 29 a 66.
Olha esse site.
http://www.thermaltakeusa.com/product/c ... -p0257.asp
Esse cooler de processador tem cfm de 77.85... como pode um cooler de processador tem cfm maior q a admissao de uma moto? Q a ZX9R, por exemplo???
Soh for mesmo maior, teoricamente, se vc colocar um cooler desses na boca do bura, vc vai estar melhorando, e muito, a admissao... hehehe
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

df2r.com....eu até que estava acompanhando direitinho o seu raciocínio...mas daí entrou o ... com seu comentário e.....deu Tilt!!!!! :shock: :shock: :lol: :lol: :lol:
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

achira19 escreveu:df2r.com, uma vez eu cheguei a mexer com esse tipo de calculo, mas o Speed levantou uma questao que eu nao soube explicar. Na sua tabela, fala q o cfm das motos giram de 29 a 66.
Olha esse site.
http://www.thermaltakeusa.com/product/c ... -p0257.asp
Esse cooler de processador tem cfm de 77.85... como pode um cooler de processador tem cfm maior q a admissao de uma moto? Q a ZX9R, por exemplo???
Soh for mesmo maior, teoricamente, se vc colocar um cooler desses na boca do bura, vc vai estar melhorando, e muito, a admissao... hehehe

bom... eu n sou a melhor pessoa pra falar disso, mas apenas palpitando:

....... eu acho um cooler desse n conseguiria sobre alimentar um motor, ou mesmo alimentar. O cfm q ele gera seria.... digamos... por empurrar o ar simplesmente, sem obstáculos, ou melhor: apenas desviando das paredes do dissipador de calor do proprio cooler, n tem "pressão" nem nada...

já num motor, a resistencia à entrada do ar é maior, existe o filtro de ar, o carburador, a gasolina, o trabalho das válvulas, a compressão dos anéis... e sabemos q um motor não aspira somente ar, mas sim uma mistura de ar+gasolina.

o esforço de um motor pra admitir ar é muito maior do que o esforço do cooler jogando ar no seu dissipador.

como disse, n sei se existe "funfamento" nisso... é só um palpite, uma teoria maluca...
achira19

Mensagem por achira19 »

TopsMan escreveu:
achira19 escreveu:df2r.com, uma vez eu cheguei a mexer com esse tipo de calculo, mas o Speed levantou uma questao que eu nao soube explicar. Na sua tabela, fala q o cfm das motos giram de 29 a 66.
Olha esse site.
http://www.thermaltakeusa.com/product/c ... -p0257.asp
Esse cooler de processador tem cfm de 77.85... como pode um cooler de processador tem cfm maior q a admissao de uma moto? Q a ZX9R, por exemplo???
Soh for mesmo maior, teoricamente, se vc colocar um cooler desses na boca do bura, vc vai estar melhorando, e muito, a admissao... hehehe

bom... eu n sou a melhor pessoa pra falar disso, mas apenas palpitando:

....... eu acho um cooler desse n conseguiria sobre alimentar um motor, ou mesmo alimentar. O cfm q ele gera seria.... digamos... por empurrar o ar simplesmente, sem obstáculos, ou melhor: apenas desviando das paredes do dissipador de calor do proprio cooler, n tem "pressão" nem nada...

já num motor, a resistencia à entrada do ar é maior, existe o filtro de ar, o carburador, a gasolina, o trabalho das válvulas, a compressão dos anéis... e sabemos q um motor não aspira somente ar, mas sim uma mistura de ar+gasolina.

o esforço de um motor pra admitir ar é muito maior do que o esforço do cooler jogando ar no seu dissipador.

como disse, n sei se existe "funfamento" nisso... é só um palpite, uma teoria maluca...
Na epoca, eu imaginei o seguinte. CFM eh a quantidade de ar de um fluxo, em pe cubico por minuto. Num motor 4 tempos, ele admite apenas em 1 tempo, entao seria o fluxo de ar / 4, por isso o CFM tao baixo. No cooler o fluxo eh continuo.
Alucinei legal, neh.... hehehehehe
henriquejensen
Ultra Membro
Mensagens: 3818
Registrado em: 29 Dezembro 2004 à29 16:44

Mensagem por henriquejensen »

acho q só daria conta de alimentar o bura se fosse ligado o mecanismo junto ao virabrequim (blower nos carros), na outra opção temos a turbina...mas aí temos o problema da rotação estar sempre alta pra funcionar...mesmo sendo uma turbina minúscula. Isso de certa forma daria características de motor 2t para um 4t.

sei lá.... outra opção seria esse cooler...mas não acredito que ele se iguale a força de um blower ou turbina
Predador
Super Membro
Mensagens: 1038
Registrado em: 01 Abril 2005 à52 08:46

Mensagem por Predador »

Então vamos teorizar um pouco, como poderia um cooler ter maior capacidade de fluxo de ar que um motor, ele serviria como um turbo ???

Não esqueçam o seguinte, no motor da moto a admissão não é contínua, ela se dá por +- 180 graus a cada duas voltas do motor (4T, um cilindro), com certeza durante esse curto espaço de tempo o fluxo é muito maior do que o cooler pode suprir... dá pra imaginar isso observando a saída do escape, a saída é forte mas pulsada, não é contínua como um ventilador por exemplo

Quanto a ZX9 , não esqueça que é por cilindro
EvandroMM
Super Membro
Mensagens: 1375
Registrado em: 12 Dezembro 2005 à49 16:42

Mensagem por EvandroMM »

Gente, nem tem como comparar uma coisa coma outra né?

Pense bem, o cooler é muito fraco, ele apenas faz movimentação no ar. Faça um teste. Coloque ele em cima de uma mesa plana com o sentido de ventilação para baixo.

Ele NAO vai levitar !!!! Ele tem FLUXO de ar, ja pressao sao outras quinhetos!!

Um turbo ou blower tem muito mais força para empurrar o ar pra dentro do motor!!
df2r.com
Membro
Mensagens: 201
Registrado em: 18 Maio 2005 à16 21:28

Mensagem por df2r.com »

achira19 escreveu:df2r.com, uma vez eu cheguei a mexer com esse tipo de calculo, mas o Speed levantou uma questao que eu nao soube explicar. Na sua tabela, fala q o cfm das motos giram de 29 a 66.
Olha esse site.
http://www.thermaltakeusa.com/product/c ... -p0257.asp
Esse cooler de processador tem cfm de 77.85... como pode um cooler de processador tem cfm maior q a admissao de uma moto? Q a ZX9R, por exemplo???
Soh for mesmo maior, teoricamente, se vc colocar um cooler desses na boca do bura, vc vai estar melhorando, e muito, a admissao... hehehe
..., primeiramente eu não sou engenheiro por isso nada do que escrevo é certeza, porém os cálculos matemáticos estão certos. O cfm na tabela é referente a cada cilindro e foi calculado da maneira correta que seria:

- a cada dois giros do motor ocorre uma admissão
- se o motor tiver 100% de capacidade volumetrica ele irá aspirar exatamente o seu volume.
- o volume de um cilindro é dado pela seguinte fórmula:
área da base x altura
(pi x raio²) x curso
- lembre-se que para se chegar a cfm (pés cúbicos por minuto) o cálculo deve ser feito em pés. Portanto deve-se transformar o diâmetro e o curso do cilindro que normalmente são expressos em (mm) para (pés).
- após se obter o volume de cada admissão é só multiplicar pelo máximo de admissões que o motor pode fazer em 1 minuto, isto é, metade do giro máximo possível.

O arquivo que calcula o volume de um cilindro está no endereço:

http://www.df2r.kit.net/volume_do_cilindro.xls
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

df2r, sua teoria está certa, assim como os cálculos.. Teoricamente o cooler deveria dar conta do recado mesmo, mas gerar uma pressão positiva dentro do sistema de admissão eu acho meio difícil, ou muito difícil, porém o que um cooler com essa vazão pode fazer é tentar zerar a pressão dentro do sistema, ou seja, quando o cilindro parte para seu PMI na fase de admissão, ele gera depressão em todo o sistema ("vácuo"), este então pode ser suprido pelo cooler até tentar igualar a pressão com a atmosférica, se fizer pouco mais que isso, acho que simplesmente não teria efeito, pois não conseguiria pressurisar, lembrando que ele é um ventilador e não um compressor. Quem quiser tentar, se não der certo pelo menos pode usar o cooler no PC :mrgreen: :mrgreen:
henriquejensen
Ultra Membro
Mensagens: 3818
Registrado em: 29 Dezembro 2004 à29 16:44

Mensagem por henriquejensen »

se não der certo pelo menos pode usar o cooler no PC
#-o
df2r.com
Membro
Mensagens: 201
Registrado em: 18 Maio 2005 à16 21:28

Mensagem por df2r.com »

Fernando PF escreveu:df2r, sua teoria está certa, assim como os cálculos.. Teoricamente o cooler deveria dar conta do recado mesmo, mas gerar uma pressão positiva dentro do sistema de admissão eu acho meio difícil, ou muito difícil, porém o que um cooler com essa vazão pode fazer é tentar zerar a pressão dentro do sistema, ou seja, quando o cilindro parte para seu PMI na fase de admissão, ele gera depressão em todo o sistema ("vácuo"), este então pode ser suprido pelo cooler até tentar igualar a pressão com a atmosférica, se fizer pouco mais que isso, acho que simplesmente não teria efeito, pois não conseguiria pressurisar, lembrando que ele é um ventilador e não um compressor. Quem quiser tentar, se não der certo pelo menos pode usar o cooler no PC :mrgreen: :mrgreen:
Concordo em genero e número. Acredito que quando se fala de vazão, fala-se de passagem de um fluido de um espaço 1 para um espaço 2. A pressão destes espaços certamente influencia na vazão. Na passagem do fluido de 1 para 2 quanto maior a pressão em 2 menor será a vazão. Observe o que o pessoal do "best cars web site" fala sobre a escolha de um compressor:

O compressor tipo parafuso deve ser capaz de aspirar 700 cfm (cubic feet per minute, pés cúbicos por minuto) de ar e fornecer 340 cfm de ar comprimido à pressão máxima de 1 kg/cm².

http://www2.uol.com.br/bestcars/cp/omegacd.htm

Logo, o cooler pode até ter um cfm razoável a pressão ambiente, mas quando se aumentar a pressão do ambiente 2 certamente ele diminuirá a vazão.
df2r.com
Membro
Mensagens: 201
Registrado em: 18 Maio 2005 à16 21:28

Mensagem por df2r.com »

henriquejensen escreveu:acho q só daria conta de alimentar o bura se fosse ligado o mecanismo junto ao virabrequim (blower nos carros), na outra opção temos a turbina...mas aí temos o problema da rotação estar sempre alta pra funcionar...mesmo sendo uma turbina minúscula. Isso de certa forma daria características de motor 2t para um 4t.

sei lá.... outra opção seria esse cooler...mas não acredito que ele se iguale a força de um blower ou turbina
Meus cálculos malucos e pesquisas são exatamente neste sentido. Desmontei uma turbina. Aproveitei so o caracol frio e o rotor. Comprei corrente, engrenagens, inóx e alumínio. Levei tudo no torneiro e vou buscar agora de tarde 24/1/2006. Vou ligar o pedaço de turbina direto no virabrequim. As engrenagens são de 9 e 38 dentes, isto é uma redução de 4,22. Quando meu motor tiver a 1000 rpm a turbina vai estar a 4222. Quando o motor tiver a 8000 a turbina vai estar a 33777 Eu espero que gere pressão suficiente pra dar 1 kgf/cm². Se não der vou ficar puto. Ah, o compressor e um .48. Acho que vou ter problemas com o carburador, ja que o meu é a vácuo.........

:oops: :oops: :oops: :oops:

E o nome que dei para a traquitana toda é CHUPA CABRA..... HEHEH HE HEHE......

:twisted: :twisted: :twisted:
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

1kg de pressão eu acho muito para rodar no motor da toni, ainda mais a gasolina... !!! Se não quebrar pelo combustível ou ajuste incorreto de mistura a potência ficará muito elevada e a parte de baixo não vai aguentar, certamente começe estudando como fazer os discos de embreagem não patinarem.
Bom, eu tentaria usar um sistema normal, com um caracol pequeno, uma turbina pequena, ou bem pequena, senão muito pequena :mrgreen:
Ocorrem inconvenientes nesse tipo de montagem a ser feito (infelizmente, mas torço para que vc consiga fazer funcionar, vale muito como aprendizado), primeiro como será feita a transmissão da rotação do motor para a turbina?? diretamente com engrenagens, dente com dente (melhor método), ou com o uso de corrente ou correia (pior impossível, especifique a corrente e procure obter rotação máxima recomendada)? Eu aumentaria um pouco essa ampliação de rotações, para 10:1, ou seja, assim vc não precisa deixar a válvula toda aberta para que a turbina possa pressurisar, o que neste caso com esta rotação ocorreria acima das 7000 rpm, assim vc pressuriza ela desde rotações mais baixas, fecha a válvula e obtém uma pressão constante até a rotação limite.. (gostei da idéia mesmo, to levando fé ). Para não ter dor de cabeça esqueça o seu carburador, troqueo por um mecânico, o diafragma deste carbura original se não estourar vai lhe causar sérios problemas com mistura, vc não acertará a moto de jeito nenhum (um cara de uma cb500 turbinou aqui com 1kg a metanol, com os carburadores a vácuo, mas tirou os diafragmas e montou um acionamento mecânico, só funciona com a mão no fundo). Substitua-o por outro, de xlx, ou então se for muito ruim de encontrar, para quebrar o galho pode até usar um pouco menor, temporário é claro.
O sistema tem que ser montado completo, com bomba elétrica(externa é melhor neste caso) e dosador, válvula de prioridade e alivio, assim como uma sonda para começar o acerto. Podendo ser até a gasolina, com pressão em torno de 0.5 para começar, assim conforme os ganhos que vc vai obtendo a coisa começa a fluir.. não tende buscar o máximo de princípio, depois de tudo montado tenha paciencia e procure aprender sobre seu motor, afinal, vc pode saber como funciona, como se turbina, mas nunca sabe o que pode ocorrer em uma situação extrema, e é muito mais difícil acertar assim do que ir subindo a pressão e os ajustes vagarosamente.. Dê atenção também para o escape, mas antes de mexer na curva ou algo assim, pode-se deixar como está até conseguir os primeiros acertos. Boa sorte com o invento, se bem feito com todo o cuidado funciona legal.
juninhonovalima
Membro
Mensagens: 297
Registrado em: 17 Novembro 2005 à55 08:16

Mensagem por juninhonovalima »

COmo nao sou mexanico! num intendi nada! hehe #-o
EvandroMM
Super Membro
Mensagens: 1375
Registrado em: 12 Dezembro 2005 à49 16:42

Mensagem por EvandroMM »

df2r.com escreveu:
henriquejensen escreveu:acho q só daria conta de alimentar o bura se fosse ligado o mecanismo junto ao virabrequim (blower nos carros), na outra opção temos a turbina...mas aí temos o problema da rotação estar sempre alta pra funcionar...mesmo sendo uma turbina minúscula. Isso de certa forma daria características de motor 2t para um 4t.

sei lá.... outra opção seria esse cooler...mas não acredito que ele se iguale a força de um blower ou turbina
Meus cálculos malucos e pesquisas são exatamente neste sentido. Desmontei uma turbina. Aproveitei so o caracol frio e o rotor. Comprei corrente, engrenagens, inóx e alumínio. Levei tudo no torneiro e vou buscar agora de tarde 24/1/2006. Vou ligar o pedaço de turbina direto no virabrequim. As engrenagens são de 9 e 38 dentes, isto é uma redução de 4,22. Quando meu motor tiver a 1000 rpm a turbina vai estar a 4222. Quando o motor tiver a 8000 a turbina vai estar a 33777 Eu espero que gere pressão suficiente pra dar 1 kgf/cm². Se não der vou ficar puto. Ah, o compressor e um .48. Acho que vou ter problemas com o carburador, ja que o meu é a vácuo.........

:oops: :oops: :oops: :oops:

E o nome que dei para a traquitana toda é CHUPA CABRA..... HEHEH HE HEHE......

:twisted: :twisted: :twisted:
Mas se é uma redução,não seria ao contrario?

Motor a 4222 rpm e turbina a 1000 rpm?
df2r.com
Membro
Mensagens: 201
Registrado em: 18 Maio 2005 à16 21:28

Mensagem por df2r.com »

EvandroMM escreveu:
df2r.com escreveu:
henriquejensen escreveu:acho q só daria conta de alimentar o bura se fosse ligado o mecanismo junto ao virabrequim (blower nos carros), na outra opção temos a turbina...mas aí temos o problema da rotação estar sempre alta pra funcionar...mesmo sendo uma turbina minúscula. Isso de certa forma daria características de motor 2t para um 4t.

sei lá.... outra opção seria esse cooler...mas não acredito que ele se iguale a força de um blower ou turbina
Meus cálculos malucos e pesquisas são exatamente neste sentido. Desmontei uma turbina. Aproveitei so o caracol frio e o rotor. Comprei corrente, engrenagens, inóx e alumínio. Levei tudo no torneiro e vou buscar agora de tarde 24/1/2006. Vou ligar o pedaço de turbina direto no virabrequim. As engrenagens são de 9 e 38 dentes, isto é uma redução de 4,22. Quando meu motor tiver a 1000 rpm a turbina vai estar a 4222. Quando o motor tiver a 8000 a turbina vai estar a 33777 Eu espero que gere pressão suficiente pra dar 1 kgf/cm². Se não der vou ficar puto. Ah, o compressor e um .48. Acho que vou ter problemas com o carburador, ja que o meu é a vácuo.........

:oops: :oops: :oops: :oops:

E o nome que dei para a traquitana toda é CHUPA CABRA..... HEHEH HE HEHE......

:twisted: :twisted: :twisted:
Mas se é uma redução,não seria ao contrario?

Motor a 4222 rpm e turbina a 1000 rpm?
FAZ SENTIDO.... BOA OBERVAÇÃO.... VOU CORRIGIR.....

OBS.: MAS COMO É O CONTRÁRIO? HEHEHHEE
EvandroMM
Super Membro
Mensagens: 1375
Registrado em: 12 Dezembro 2005 à49 16:42

Mensagem por EvandroMM »

Ao contrario assim:

Tipo voce escreveu: Motor a 1000 e turbina a 4222, ao contrario seria motor a 4222 e turbina a 1000
HEHEHEHEHe
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

... é motor a 1000 e turbina a 4222 mesmo.. tem que ser assim, senão não pressuriza.
EvandroMM
Super Membro
Mensagens: 1375
Registrado em: 12 Dezembro 2005 à49 16:42

Mensagem por EvandroMM »

Entao nao é uma reduçao!!!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem