Esclarecendo Tornado a alcool

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
jefferson
Membro
Mensagens: 52
Registrado em: 10 Setembro 2004 à06 09:37

Esclarecendo Tornado a alcool

Mensagem por jefferson »

O seguinte pessoal, eu perguntei como se faria a transformação e as respostas que obtive foram todas negativas:(não dá certo, tremenda besteira, e por ai vai... ) como vocês fazem adaptações entendo eu bem mais significativas como trocar pistão, aumentar cilindrada, troca de CDI... tudo isso é mais "gambiarra" que passar para alcool... ao iniciar no site ao ver tais transformações sendo feitas normalmente, pensei passar a alcool é moleza, mas o que fui respondido não se comparava as modificações que vocês faziam. Levei ao mecânico ele abriu o motor rebaixou um pouco o cabeçote, adiantou o ponto e colocou giclês 48, 155. Pronto o motor funciona com um combustível mais limpo, óleo do cárter sempre amarelinho, carburador sempre estrá limpo sem crosta negra oriunda da gasolina e todos os demais beneficios: aumento de potência, ao abastecer na trilha se derramar não ficará aquele odor terrível da gasolina, motor durará muito mais(ou não sabem que motor a alcool dura mais que um a gasolina??? se não sabem perguntem a qualque taxista, frotista qual a diferença entre um veiculo alcool e outro idêntico a gasolina, o motor a alcool tem durabilidade maior, sem falar que ao desmontar um motor a alcool ele sempre está limpo já um a gasolina totalmente preto da crosta da podre gasolina.
cadu
Membro
Mensagens: 59
Registrado em: 14 Outubro 2004 à05 17:22

Mensagem por cadu »

Caro amigo, até onde permite meu humilde conhecimento as peças como pistão e demais acessórios para a tornado que estão no mercado (a maioria deles) foram desenvolvidos e testados para não acarretarem maiores problemas, mas mudar combustível de um veiculo a coisa fica mais pesada, qualquer um sabe o desgaste de um motor à alcool é muito maior que gazolina, bem se for o caso de mair potência, se os kits do mercado não chegaram a sua satisfasão no aumento de torque ou vel. final da toni. Aconselho comprar uma husqvarna ou uma husaberg acho que vai atender um pouco melhor no que se diz a respeito de potência.

Cadu
tornado_tinkerer
Membro
Mensagens: 310
Registrado em: 15 Setembro 2004 à00 13:05

Re: Esclarecendo Tornado a alcool

Mensagem por tornado_tinkerer »

jefferson escreveu:ele abriu o motor rebaixou um pouco o cabeçote, adiantou o ponto e colocou giclês 48, 155. .
exatamente o q eu disse, mas aparentemente vc queria a receita de bolo completa né?

Deixa eu contar uma historinha... Eu sou o (feliz? sim, as vezes feliz, as vezes nem tanto...) proprietário de um Gol 1.6, 91, alcool original de fábrica, tenho esse carro a um tempão desde que ele tinha 30mil km, agora ele tem 180mil km, realmente, o óleo tá sempre (hã? er... quase sempre) "amarelinho" e quanto ao motor sempre limpo sou obrigado a discordar, vc precisava ver a graxa que estava no meu carter e cabeçote quando levei o carro na oficina por um problema de luz de oleo acendendo... Eu nem falo na creca de carvão em cima dos pistões... E esse carro com 180mil km nunca precisou abrir motor (exceto pra troca das pastilhas de regular valvula, igual a da Tornado!!!!) e eu sou ultra chato com troca de oleo, sempre troco religiosamente com 5mil km. Ah, quase esqueço pq falei dele: Tive que trocar o carburador no fim do ano passado, pq o alcool maravilhoso e cheio de acido sulfurico que existe à venda corroeu as passagens internas do meu querido Weber IV (original de fabrica) e me forçou a trocar por um outro Weber IV novinho... Eu aposto que eu paguei menos (uns $400 na epoca) do que se eu fosse trocar um carburador da Tornado. Me disseram que carburador alcool tem um revestimento mais "robusto" pra aguentar essa corrosão e que quando se converte um carro gasola pra alcool, o carburador vai pro céu mais cedo... Não sei se isso é verdade, mas todo boato tem um fundo de verdade. No mais, to contigo, não quero um carro a gasolina, o prazer de parar na bomba de combustivel a $1.25, ao invés da bomba de $2.30 (comum) e ainda fazer 9km/l dentro da cidade é indescritível... :-) A NX200 que converti um tempo atrás ficou uma verdadeira droga em baixa, e um parto pra ligar de manhã, especialmente em dias mais frios... Não quero outra moto a álcool, se moto alcool fosse bom, a Honda não tinha parado de fabricar a XL e a CG a álcool (entre 84 e 85)...

Como muitos disseram, vc poderia ter vindo aqui dizer o resultado ao invés de descer a lenha... Eu quero saber como o seu mecanico avançou o ponto sem ter furado & soldado a carcaça do motor onde prende a bobina (tampa lateral do motor), reposicionando a bobina. Quem tem especial e já desmontou o lado do magneto viu que a bobina tem uma ranhura onde é presa na carcaça que vc pode girar ela pra um lado e para o outro, dessa forma adiantando ou atrasando o ponto. Na Tornado não tem isso naum.... :-/

-- TT - quase escrevo um livro dessa vez...
GuilhermeVAT
Membro
Mensagens: 47
Registrado em: 14 Setembro 2004 à19 18:44

Mensagem por GuilhermeVAT »

Caro Jefferson, realmente as modificaçoes que vc fez em sua motoca devem ter ficado do seu agrado sendo que o mecânico trabalhou exatamtente no que o pessoal do fórum tinha dito: carburador, ignição e taxa de compressão.
Acontece que o pessoal ficou indignado pela forma como voce anunciou o sucesso das modificações. É claro que o site é formado em sua maioria por curiosos que não sao experts no assunto (como eu), mas o pessoal procurou explanar o custo benefício da mudança para alcool.
Realmente, existe doido pra tudo. Eu mesmo ja andei com metanol e 20% de nitrometano em meu Walk machine. O Massoud, quando andava na Suzuki, experimentou um motor a alcool desenvolvido pelo seu pai, o Chicão. Tem um companheiro nosso aqui no site que usa QAV e acha o máximo!
Dessa forma, voce jamais deveria ter utilizado as palavras ofensivas e não amistosas em sua notícia sobre modificação de sua Tornado. Acho que isso vc já percebeu pela indignação generalizada desse nosso fórum.
Se vc me perguntar se é viável a modificação da Tornado para 360cc, direi a voce que não, porque o motor nao vai durar nada e as modificações são enormes. Mesmo assim, se vc procurar, vai ver um tanto de tornadeiro satisfeito com a Toni 360cc.
Que bom que ficou satisfeito! Já que nao demonstrou ser voce um conhecedor da educação e de boas maneiras - apesar de saber de Tornado a álcool-, vou te dar uma dica: Peça desculpas ao pessoal pelo mal entendido e continue postando suas opiniões sobre a Tornado a alcool.
leobalster
Super Membro
Mensagens: 1336
Registrado em: 09 Setembro 2004 à28 16:19

Mensagem por leobalster »

quem sabe se vc explicar ao pessoal detalhada e educadamente(se eh que vc sabe o que eh isso neh) o que foi feito na sua moto quais as vantagens e quais as desvantagens que vc sentiu na moto, a proxima pessoa que fizer a mesma pergunta que vc, fez, nos poderemos dar respostas mais precisas, do que realmente precisa ser feito para passa-la para alcool, quais as vantagens e desvantagens da troca de combustivel. MAS ANTES DE TUDO JEFFERSON SEJA HUMILDE E PECA DESCULPAS A TODOS DO FORUM PQ ISSO QUE VC FEZ FOI UMA INJUSTICA MTO GRANDE COM A FALMILIA LIDERMOTOS
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Galera, fico muito feliz em ver q todos vcs defendem o FLM com unhas e dentes...Acho q o Jefferson não foi feliz no seu Tópico, e está tentando, mesmo não sendo através de desculpas, o q seria ideal, mas está tentando mostrar q fez merd@...

Vamos dar um tempo pra cara mostrar quem ele é realmente...Eu acho q ele é muito novo, está aprendendo...e nós como bons amigos...não vamos desperdiçar um amigo...Pelo menos aprendemos q a moto pra funcionar no álcool, basta avançar o ponto, e instalar giclês #48/#155...heheheeee... Já aprendemos algo..
Eu acho q se ele estivesse interessado em sacanear, apenas, ele já teria ido embora...Vamos ver onde ele quer chegar, afinal, ele já viu q todos aqui primam mais a amizade, q o "comércio" de informações....e q outra pisada na bola, será derradeira... :twisted:

Vamos lá Jefferson....acreditamos em vc...

E quanto a vela? Vc ainda está usando vela de motor a gasolina?
O q mais vc viu de melhor no novo combustível?

Abraços... :wink:
ChiCo
Membro
Mensagens: 26
Registrado em: 17 Setembro 2004 à08 20:55

Mensagem por ChiCo »

jefferson ...

vc redondamente enganado ... todos aki ajudam a todos !!! a glr desse forum eh mt gente fina ... eh entende mt das motocas !!!!
=D> =D>
ai ... tu q vem pergunta ... a glr t responde !!! e tu ainda vem falar merd@ !!!! :twisted: :twisted:

meu irmaun ... primeiramente .... trate de ser alguem + educado ... e trate bem a glr ...
:shock: :shock:
num sou perfeito ... mas ser educado ... num eh taum dificil assim ...
num tenho nem 18 anos ... mas ja aprendi como se tratam amigos ... e ate inimgos .... sempre de igual p igual ... eh u RESPEITO EM 1º LUGAR !!!! :!: :!:

por issu ... se desculpe perante a todos !!!

isso eh u q eu axo ...

p.s. se algum moderador naum gostou do q esta escrito aki ... pode apagar ...

braçaum a todos ... :lol: :lol:
fabiobiker
Membro
Mensagens: 394
Registrado em: 12 Outubro 2004 à46 17:53

Mensagem por fabiobiker »

Menos mal sua atitude...parabéns, você dividiu conosco seu conhecimento, e pra nós é bom =D> . Quanto a durabilidade de seu motor, garanto que voce está completamente enganado... principalemente a durabilidade de seu carburador, foi neste sentido que não recomendamos a voce o alcool ok, a intenção do pessoal foi boa, fique por aqui, se apresente e seja mais humilde, estamos aqui apenas pra aprender um com os outros, e não tratar ninguem com indiferença. Parabéns pelo sucesso na transformação da motoca =D> . Agora, apresente-se para todos 8) .
Abraço.
Fabio.
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

aiai.... eu adoro esses tópicos... parece o programa do ratinho.

PS: eu gosto muito dos "livros" q o Tinkerer escreve, ele é muito engraçado.... Hey Tinkerer, vc por acaso n tem um Blog na net não ??? Eu juro q já vi esse humor num blog...

abração a todos...
tornado_tinkerer
Membro
Mensagens: 310
Registrado em: 15 Setembro 2004 à00 13:05

Mensagem por tornado_tinkerer »

Hey Tinkerer, vc por acaso n tem um Blog na net não ???
Tenho naum, mas tenho um projeto de site, qdo o tempo permitir (e os vírus que ando pegando ultimamente derem trégua), vou po-lo (novamente) no ar...

abração!

-- TT - Não tenho paciencia pra me comprometer em escrever blog...
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

ae irmao... se precisar de uma força, tamos ai... e qdo tiver pronto eu ponho um link lá no Terra no Zoio...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem