Taxa de compressão
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Bom, sendo curto e grosso rsrsrs: se o kit foi "desenvolvido" a montagem deveria ser feita sem a adição de juntas, ou seja, quando vc's viram um motor na fábrica ser montado com duas juntas para poder funcionar???? Já se quem "idealizou"o kit com o uso de juntas adicionais, este não fez mais nada que uma adaptação de peças disponíveis no mercado.... nem sei pq disse isso, acho que era só pra complicar mesmo....
Confirma todas as medidas aí, da biela para ver o que acontece. Quanto ao rebaixo do pistão acho que não teria tanta interferência na durabilidade ou risco de quebra, pois a taxa não é exagerada, mas teria que medir qual a espessura da cabeça do pistão, se for uns 6mm, deixar com 5 não teria problemas.
Gelouca :lol: , sua pergunta é difícil de responder, hj as motos importadas já usam cerca de 14:1 de taxa, rodando a gasolina (claro que não da nossa), mas vem para cá e apenas sofrem acerto na carburação e rodam tranquilo.. Mas são motores forjados, extremamente refrigerados e com uma ótima ignição, o que não os deixa "grilarem" e aumenta sua eficiência. Já nas nossas nacionais, onde o pistãozinho é no máximo hiperteutico, os fabricantes utilizam no máximo 10,5:1 (na YBR, foi o máximo que vi das nacionais), onde então a honda fica para baixo dos 10:1. Os fabricantes levam tudo em conta, a refrigeração, a utilização e o combustível, que gera carbonização na cabeça do pistão, esta que fica com até 1mm de altura, já então aumentando a taxa e prejudicando a queima, ou seja só um doente mental consegue quebrar um motor original :lol: Acima de 10,5:1 para um pistão comum, SEM MEXER NA IGNIÇÃO, com o cabo enrolado e a temperatura lá em cima eu acho arriscado, mas geralmente é a partir desta taxa que o treco começa a dar diferença mesmo. Os motores GM VHC sofreram uma excelente evolução com o aumento da taxa (12.6:1), com pistões "comuns" mas com uma excelente injeção, com sensores de detonação e tudo mais, gerando 80cv em um 1.0 8V, mas há quem no começo enfrentou problemas com desgaste prematuro dos anéis e pistão, já que o acerto ainda estava sendo feito nas maos dos consumidores. Os motores são máquinas térmicas, funcionam melhor com maior temperatura, o aumento da taxa gera maior temperatura na câmara, comprime mais a mistura, gerando uma queima mais rápida(velocidade da queima maior) e com mais caloria, gerando maior trabalho e obtendo um melhor rendimento em todas as faixas de rotações, podendo-se ainda tirar melhores proveitos de comandos de válvulas com cruzamento maior, onde o tempo em que as válvulas ficam fechadas por menos tempo e proporcionam maior ganho em alta.... etc. etc. etc..dá pra escrever um livro sobre isso. :mrgreen:
Abraços
Confirma todas as medidas aí, da biela para ver o que acontece. Quanto ao rebaixo do pistão acho que não teria tanta interferência na durabilidade ou risco de quebra, pois a taxa não é exagerada, mas teria que medir qual a espessura da cabeça do pistão, se for uns 6mm, deixar com 5 não teria problemas.
Gelouca :lol: , sua pergunta é difícil de responder, hj as motos importadas já usam cerca de 14:1 de taxa, rodando a gasolina (claro que não da nossa), mas vem para cá e apenas sofrem acerto na carburação e rodam tranquilo.. Mas são motores forjados, extremamente refrigerados e com uma ótima ignição, o que não os deixa "grilarem" e aumenta sua eficiência. Já nas nossas nacionais, onde o pistãozinho é no máximo hiperteutico, os fabricantes utilizam no máximo 10,5:1 (na YBR, foi o máximo que vi das nacionais), onde então a honda fica para baixo dos 10:1. Os fabricantes levam tudo em conta, a refrigeração, a utilização e o combustível, que gera carbonização na cabeça do pistão, esta que fica com até 1mm de altura, já então aumentando a taxa e prejudicando a queima, ou seja só um doente mental consegue quebrar um motor original :lol: Acima de 10,5:1 para um pistão comum, SEM MEXER NA IGNIÇÃO, com o cabo enrolado e a temperatura lá em cima eu acho arriscado, mas geralmente é a partir desta taxa que o treco começa a dar diferença mesmo. Os motores GM VHC sofreram uma excelente evolução com o aumento da taxa (12.6:1), com pistões "comuns" mas com uma excelente injeção, com sensores de detonação e tudo mais, gerando 80cv em um 1.0 8V, mas há quem no começo enfrentou problemas com desgaste prematuro dos anéis e pistão, já que o acerto ainda estava sendo feito nas maos dos consumidores. Os motores são máquinas térmicas, funcionam melhor com maior temperatura, o aumento da taxa gera maior temperatura na câmara, comprime mais a mistura, gerando uma queima mais rápida(velocidade da queima maior) e com mais caloria, gerando maior trabalho e obtendo um melhor rendimento em todas as faixas de rotações, podendo-se ainda tirar melhores proveitos de comandos de válvulas com cruzamento maior, onde o tempo em que as válvulas ficam fechadas por menos tempo e proporcionam maior ganho em alta.... etc. etc. etc..dá pra escrever um livro sobre isso. :mrgreen:
Abraços
Quanto mais taxa, mais baixa e menos alta, claro que com certo limite né !GELOUS escreveu:Aproveitando o tópico, tenho algumas dúvidas em relação à taxa de compressão! Qual a taxa mais alta possível que dá pra continuar usando gasolina comum sem que ocorra pré-detonação? Quero rebaixar o cabeçote da DTzinha e queria saber como faço pra chegar a um número cabalístico de mm que posso retirar pra obter a taxa desejada? Mais uma coisa, o ganho é em alta ou em baixa ou é em todos os regimes?
Quanto a taxa, na dt nao é bom colocar mto, a bixa vai ferver mto facil, o correto e dar uma taxada de 1mm no max, mas mudar o desenho da camara de combustao !
Isso de + taxa piorar em alta não pareçe ter muita lógica, as motos 2T de competição tem bem mais taxa que uma DT e são feitas para funcionar em giro + altoMoLoToV escreveu:Quanto mais taxa, mais baixa e menos alta, claro que com certo limite né !GELOUS escreveu:Aproveitando o tópico, tenho algumas dúvidas em relação à taxa de compressão! Qual a taxa mais alta possível que dá pra continuar usando gasolina comum sem que ocorra pré-detonação? Quero rebaixar o cabeçote da DTzinha e queria saber como faço pra chegar a um número cabalístico de mm que posso retirar pra obter a taxa desejada? Mais uma coisa, o ganho é em alta ou em baixa ou é em todos os regimes?
Quanto a taxa, na dt nao é bom colocar mto, a bixa vai ferver mto facil, o correto e dar uma taxada de 1mm no max, mas mudar o desenho da camara de combustao !
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´Fernando PF escreveu:O aumento da taxa melhora em todas as rotações, o problema de não obter um ganho tão esperado em alta, relacionando com o ganho de baixa não é por causa do aumento da taxa, e sim pelo ajuste do ponto de ignição em alta para a nova taxa, ou seja, quer taxar, dê jeito em uma boa ignição.
aí tá certo
[-o< [-o< [-o< [-o< [-o< !!Fernando PF escreveu:O aumento da taxa melhora em todas as rotações, o problema de não obter um ganho tão esperado em alta, relacionando com o ganho de baixa não é por causa do aumento da taxa, e sim pelo ajuste do ponto de ignição em alta para a nova taxa, ou seja, quer taxar, dê jeito em uma boa ignição.
Hauhauahaua!!! Valeu galera! Mas acho que rebaixar o cabeçote não é algo tão simples assim, né? E aqui em Brasília não há mecânicos que mexam em DT 200 com competência! Eu queria muito fazer um trabalho nas janelas e no cabeçote, mas pra isso precisava de um mecânico bom...
Vamos ver como a motinha vai ficar com as palhetas de fibra de carbono e com a Magnetron. De repente, nem vou precisar mexer em mais nada! :lol: Já vai bastar pro meu nível de pilotagem! :mrgreen:
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pdalazoana, SE VC COMPROU O KIT PRO-X NAO PRECISA ESQUENTAR A CABEÇA POIS A BIELA E MAIS CURTA , DESSE MODO A COMPRESSAO JA FICA 10 !!!!!
Poi é Fernando..... o Pistão ja vem com a cabeça rebaixada, mas acho que para deixar o topo do pistão alinhado com o topo do cilindro. Possui tambem as cavas das válvulas mas em posições diferentes das do original. Não estou com o pistão aqui, devo pega-lo na retífica na quinta à tarde e se conseguir uma máquina digital posto uma foto dele na sexta. Agora explica melhor esta história de adiantar o ponto.... Um abraço
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retomando os cálculos... como a altura do pistão ficará 0.5mm para cima do cilindro (correto?!?!) e vc acrescentará uma junta de 1mm no cilindro (parte de baixo) o volume ganho na câmara seria referente a 0.5mm a mais de altura.
:arrow: tirando 5 somando dois multiplicando por pi, noves fora, e arredondando :
:arrow: 11.36 :1 de taxa... bem acertadinha e não abusando fica bom demais.. só não dá pra deixar o cabo enrolado o tempo todo, tem que dar uma folga pro bicho
:arrow: tirando 5 somando dois multiplicando por pi, noves fora, e arredondando :
:arrow: 11.36 :1 de taxa... bem acertadinha e não abusando fica bom demais.. só não dá pra deixar o cabo enrolado o tempo todo, tem que dar uma folga pro bicho
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