Taxa de compressão

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
pdalazoana
Membro
Mensagens: 151
Registrado em: 02 Março 2005 à23 09:11

Mensagem por pdalazoana »

Caraca agora ja to ficando meio cabreiro, é muita imformação!! Medi a espessura do topo do pistão e a parte mais fina dele (no centro) tem exatos 5mm de espessura....
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

dá um passe de 0.5mm na cabeça então e monta com uma junta a mais, fica mais seguro e com a taxa que vc estimou.. quando abri meu kit wiseco (montei ele com uma junta apenas, pelos meus cálculos tinha mais de 11:1 de taxa) as válvulas de admissão haviam lambido o pistão... coisa de uns 0.2mm, só deu uma marcada, aí apenas rebaixei um pouco mais ele naquele ponto. Mas o bom é não arriscar, monte para não ter que mexer mais, a taxa é boa com uma junta a mais, dessa forma.
fábio
Membro
Mensagens: 30
Registrado em: 10 Junho 2005 à06 19:25

Mensagem por fábio »

Protesto com relação ao comentário de que aumentar a taxa de compressão melhora a baixa e pióra a alta, na verdade não é bem assim, pode até ser o contrario mas não perde baixa também não.
Afinal as crf 250r 2008 estão com 13.1 de taxa, as cbr tem sempre mais de 12 e usam gasolina comum afinal nenm sempre na estrada se tem podium, mas quando se coloca pódium numa cbr ou mesmo numa hornet, nossa . . . .
mes passado eu fiz carburação e equalização numa hornet que estava parada por quase um ano, ele usava pódium e a moto voltou a usala quando reativamos e possó dizer que o negócio ficou um tiro pra andar.
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

fábio escreveu:Protesto com relação ao comentário de que aumentar a taxa de compressão melhora a baixa e pióra a alta, na verdade não é bem assim, pode até ser o contrario mas não perde baixa também não.
Afinal as crf 250r 2008 estão com 13.1 de taxa, as cbr tem sempre mais de 12 e usam gasolina comum afinal nenm sempre na estrada se tem podium, mas quando se coloca pódium numa cbr ou mesmo numa hornet, nossa . . . .
mes passado eu fiz carburação e equalização numa hornet que estava parada por quase um ano, ele usava pódium e a moto voltou a usala quando reativamos e possó dizer que o negócio ficou um tiro pra andar.
concordo em tudo...
Allan cbtiquim
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 25 Abril 2019 à47 21:51

Re: Taxa de compressão

Mensagem por Allan cbtiquim »

Quero almentar a taxa de compressao para 12.5:1 para rodar no álcool com o kit 293 e comando 330 , quanto será que vou ter que rebaixar pra conseguir essa taxa e será que da b.o rodar no álcool ou vai fritar o motor
emim76
Membro
Mensagens: 376
Registrado em: 31 Agosto 2013 à46 18:39

Re: Taxa de compressão

Mensagem por emim76 »

Rebaixa cilindro em 1.3mm e torneia o pistao e faz as cavas!
Alcool fica bom! So o acerto que é mais chato.
Tem que ter paciencia e a moto quente.
Stone
Membro
Mensagens: 311
Registrado em: 03 Agosto 2008 à39 18:26

Re: Taxa de compressão

Mensagem por Stone »

Taxa é um negócio muito complexo, já usei taxa de 12:1 na gasolina comum sem nenhum problema, mas o comando tem que ser feito pra isso.

Na DT o esquema é diferente, procure em literaturas americanas, se não me falha a memória, pra DT com um radiador o máximo é 7:1 medido pelo sistema Japonês.

Ao dono do tópico, medir a taxa é um pouco mais complicado, tem as cavas das válvulas, o pistão pode ser um pouco cabeçudo ou negativo... O ideal seria fazer uma pré-montagem e encher a câmara de combustão pelo buraco da vela com óleo hidráulico, aí você terá certeza absoluta da taxa. E pra ajustar depois é fácil, é só ver a quantidade de ML que precisa aumentar ou diminuir e usar as fórmulas que você postou pra ver o que precisa ser feito.

Tem outro detalhe que ninguém comentou, com o aumento do pistão o ideal é fazer a banda de squish no cabeçote, isso já vai aumentar o volume da câmara de combustão. Sem isso você corre risco de pré ignição e poderá danificar as bordas do pistão.

A posição dos comandos muda sim, principalmente o comando da admissão. Mas levantar o cilindro 0,5 ou 1mm não vai fazer diferença nisso. Até porquê você talvez terá que usar uma corrente de comando usada, que já esteja um pouco comprida (dependendo de quanto for levantar o cabeçote), e uma coisa irá compensar a outra
Stone
Membro
Mensagens: 311
Registrado em: 03 Agosto 2008 à39 18:26

Re: Taxa de compressão

Mensagem por Stone »

Allan cbtiquim escreveu:Quero almentar a taxa de compressao para 12.5:1 para rodar no álcool com o kit 293 e comando 330 , quanto será que vou ter que rebaixar pra conseguir essa taxa e será que da b.o rodar no álcool ou vai fritar o motor
Essa taxa é pouca pra álcool, ideal pra gasolina podium.
Outra coisa é esse comando, 330º é um valor comercial ou simbólico que pode variar muito. Teria que saber o valor real do comando medido de acordo com a norma SAE com todas as informações pra saber se é adequado a esse projeto
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem