Manete 3 Pontos.

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Manete 3 Pontos.

Mensagem por Gustavo/PR »

Dizem que o manete de 3 pontos deixa a embreagem muito mais leve. Eu não posso imaginar porque ficaria mais leve. Quem entende como isso acontece? Pode me explicar?

óia a foto!
Imagem
Vini
Membro
Mensagens: 407
Registrado em: 27 Outubro 2004 à55 16:19

Mensagem por Vini »

Pelo pouco que li a respeito ele tem 3 regulagens que vc regula facilmente naquela "manivelinha"...

Uma mais dura, uma média e uma leve.

Mas tem que cuidar o cabo que é mais fácil de arrebentar, mas não sei explicar pq.
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

Sempre imaginei que a "manivelinha" fosse para deixar a embreagem mais alta, ou mais baixa! Como os manetes originais também possuí, porem, sem os "dentes" que facilitam manuzear com as mãos.


Eu sempre vi um manete de embreagem como um sistema de alavanca. simples.

dica cultural:
“dê-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu moverei o mundo”
(uma observação de Archimedes)
Vini
Membro
Mensagens: 407
Registrado em: 27 Outubro 2004 à55 16:19

Mensagem por Vini »

Vou pesquisar, se achar alguma coisa posto aqui.
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

vini_loko escreveu:Vou pesquisar, se achar alguma coisa posto aqui.
Valeu Vini.
GuiBH

Mensagem por GuiBH »

nas 4t nao faz muita diferença nao....agora nas 2t!!!!eu aprovo viu!!!minha embreagem fico muito mais macia...recomendo!!!ta até la no aprovado desaprovado!!!
Vini
Membro
Mensagens: 407
Registrado em: 27 Outubro 2004 à55 16:19

Mensagem por Vini »

É o seguinte...

Ele tem 3 pontos onde é colocado o cabo de embreagem.
1º ponto = ao o original
2º ponto = alivia em 15 %
3º ponto = alivia em 40 %


Estou verificando o esquema do cabo arrebentar e sobre ser melhor em 2T ou 4T.
Betioli
Super Membro
Mensagens: 1512
Registrado em: 22 Setembro 2004 à33 10:15

Mensagem por Betioli »

bem...quanto maior a alavanca menor esforço, certo ? então quanto + para o centro do guidão vc fixar o suporte do manete (manicoto) + distante fica o ponto onde vc aplica força do ponto de alavanca...portanto menos esforço vc fará, certo ?
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

guibh,
nas 4t nao faz muita diferença nao....agora nas 2t!!!!eu aprovo viu!!!minha embreagem fico muito mais macia...recomendo!!!ta até la no aprovado desaprovado!!!
Ué.... não entendi nada agora! Qual a diferença? Se o manete alivia em uma com certeza vai funcionar com a outra! Acho que você comeu barriga gui.


vini_loko,
Ele tem 3 pontos onde é colocado o cabo de embreagem.
1º ponto = ao o original
2º ponto = alivia em 15 %
3º ponto = alivia em 40 %

Betioli,
bem...quanto maior a alavanca menor esforço, certo ? então quanto + para o centro do guidão vc fixar o suporte do manete (manicoto) + distante fica o ponto onde vc aplica força do ponto de alavanca...portanto menos esforço vc fará, certo ?
exatamente. isso betioli, mas oque o manete da wirtz promete, é um menete leve e de alavanca curta.
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

Andei pesquisando e descobri isso aqui. Agora da para entender melhor como funciona o sistema de alavanca do manete.
Imagem

Pode-se posicionar a "cabecinha" do cabo de embregem no 1º, 2º ou 3º ponto de fixação, o primeiro seria igual ao manete comum, os outros dois parecem que realmente alteram a força aplicada no manete. Não alterando a alavanca em sí, mas o ponto de apoio da alavanca! =D> p/ quem inventou isso ai!

Porem todavia contudo no entanto, notem que o 3º ponto de fixação vai "puchar" muito menos o cabo de embreagem, sendo necessário puchar o manete até muito próximo, ou até encostar no guidon para a embregem surtir o efeito desejado.
Editado pela última vez por Gustavo/PR em 14 Março 2006 à02 17:43, em um total de 1 vez.
Betioli
Super Membro
Mensagens: 1512
Registrado em: 22 Setembro 2004 à33 10:15

Mensagem por Betioli »

...nunca peguei na mão um manete destes, mas talvez tenha algum sistema de roldana que também alivia , cara...isso é uma equação de cálculo vetorial...se tiver algum engenheiro aqui talvez possa explicar melhor.... #-o
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

né rodana não "beti" :mrgreen: , acho que você postou a mensagem antes de ver a foto que postei ai p/ cima!
Betioli
Super Membro
Mensagens: 1512
Registrado em: 22 Setembro 2004 à33 10:15

Mensagem por Betioli »

é Siqui..de fato eu não tinha visto a foto acima. Sinceramente...deve fazer alguma diferença mas não creio que alivia muita coisa...tem que usar pra saber.
Vini
Membro
Mensagens: 407
Registrado em: 27 Outubro 2004 à55 16:19

Mensagem por Vini »

E funciona de verdade viu...

Eu já andei num XR 200 com isso ai e a embreagem era muito mais gostosa que a minha, mesmo a minha sendo original, tendo a alavanca maior e eu apertando lá na ponta...

Eu quero um desses pra mim, mas é caro essa desgraça.
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

Betioli escreveu:é Siqui..de fato eu não tinha visto a foto acima. Sinceramente...deve fazer alguma diferença mas não creio que alivia muita coisa...tem que usar pra saber.
Eu nao conhecia o sistema, e nao tinha idéia de como funcionava... Mas vendo o sistema agora eu tenho certeza que funciona. Na altura onde encontra esse 3 ponto vai aliviar pelo menos 50% a força aplicada! Qualquer físico aqui no forum pode explicar isso que eu to falando com pelo menos umas 3 fórmulas matemáticas! :mrgreen:
henriquejensen
Ultra Membro
Mensagens: 3818
Registrado em: 29 Dezembro 2004 à29 16:44

Mensagem por henriquejensen »

o manicoto é mais longe do guidão e pro manete não ficar longe dos dedos ele é mais curvado pra dentro pra compensar, logo terá maior alavancamento do cabo
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

Ai henrique, valeu... resolvido o único problema que eu tinha encontrado no manete, agora eu quero um p/ mim! :evil:
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

[(Pi*r^2)*l]/4 = [(A*l*h)/(H^2*&)]

Atribuindo os valores corretos de r, L, A, h e H encontra-se = 0.4989898989... ou seja....0.5... que neste caso é equivalente a 50%. 8)

Só isso....
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

Fernando PF escreveu:[(Pi*r^2)*l]/4 = [(A*l*h)/(H^2*&)]

Atribuindo os valores corretos de r, L, A, h e H encontra-se = 0.4989898989... ou seja....0.5... que neste caso é equivalente a 50%. 8)

Só isso....
demoro para aparecer em Fernando.... anda trabalhando é?

[(Pi*r^2)*l]/4 = [(A*l*h)/(H^2*&)] :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
guilherme_sbc
Mega Membro
Mensagens: 5213
Registrado em: 30 Agosto 2005 à46 15:43

Mensagem por guilherme_sbc »

o SIQUI, acho que agora tá explicado o porque daquela porquinha pra regular a embreagem, pois se vc usar no 3 ponto, vai ter que regular a danada, pra não acontecer isso que vc tá pensando de encostar no guidão.

Agora foi muito bom esse tópico, pois eu achava que se chamava maete de 3 pontos porque se usavam 3 dedos nele..huahua
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem