Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
guilherme_sbc escreveu:o SIQUI, acho que agora tá explicado o porque daquela porquinha pra regular a embreagem, pois se vc usar no 3 ponto, vai ter que regular a danada, pra não acontecer isso que vc tá pensando de encostar no guidão.
Agora foi muito bom esse tópico, pois eu achava que se chamava maete de 3 pontos porque se usavam 3 dedos nele..huahua
Isso mesmo guilherme... legal né. =D> p/ wirtz.
3 dedos nele foi fróids. ahahahaha mais ta valendo!
ou... já ouviram o que o Isaac Newton (o da fisica) falou? acho q foi ele
"Me dá uma alavanca e um ponto de apoio que eu moverei o mundo!"
Não,Guilherme,foi o Arquimedes.
... mas ja ouviu falar de alguns doces se fossem mais doces seriam ainda melhores
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Siquinelli,eu tinha o tres pontos na XR com as molas da embreagem calçadas para aguentarem mais o tranco,e o acionamentoera bem macio,instalei um também na KLX,e ficou "maciim" que só... :mrgreen:
vc's sabem qual é o grande problema da "dureza" de uma embreagem? o manicoto!....onde prende o manete tem muito atrito, e junto com a poeira o troço vai encarangando. Se vc tirar um manete de importada original vai perceber q onde tem akele furo no manete pra passar o parafuso tem uma "bucha" de aço fazendo uma espécie de rolamento entre o manete/manicoto.
Dias atrás eu achei um manete de Yz 125 de embreagem perdido aki na bagunça da oficina e resolvi botar na minha bigorna, porém o manicoto é diferente (akeles vagabas de 3 pila), e esse manete já vem com essa "bucha"....pro bendito entrar no lugar eu arranquei a buchinha de aço e botei ele "emjambrado". Aí notei q com o passar do tempo a embreagem tava ficando cada vez mais dura e num tava dando regulagem, pois já tinha estrangulado o cabo nos dois ajustes q ele possui e continuava com a embreagem baixa. Então criei vergonha na cara e refiz tudo, furei o manicoto e botei a bucha de aço no lugar e um parafuso com uma parte lisa onde iria trabalhar a bucha e tudo ficou justinho e quando a pertei a embreagem.....nussa....ficou uma manteiga! :D
henriquejensen escreveu:vc's sabem qual é o grande problema da "dureza" de uma embreagem? o manicoto!....onde prende o manete tem muito atrito, e junto com a poeira o troço vai encarangando. Se vc tirar um manete de importada original vai perceber q onde tem akele furo no manete pra passar o parafuso tem uma "bucha" de aço fazendo uma espécie de rolamento entre o manete/manicoto.
Dias atrás eu achei um manete de Yz 125 de embreagem perdido aki na bagunça da oficina e resolvi botar na minha bigorna, porém o manicoto é diferente (akeles vagabas de 3 pila), e esse manete já vem com essa "bucha"....pro bendito entrar no lugar eu arranquei a buchinha de aço e botei ele "emjambrado". Aí notei q com o passar do tempo a embreagem tava ficando cada vez mais dura e num tava dando regulagem, pois já tinha estrangulado o cabo nos dois ajustes q ele possui e continuava com a embreagem baixa. Então criei vergonha na cara e refiz tudo, furei o manicoto e botei a bucha de aço no lugar e um parafuso com uma parte lisa onde iria trabalhar a bucha e tudo ficou justinho e quando a pertei a embreagem.....nussa....ficou uma manteiga! :D
perfeito, alguns tem essa bucha de aço ou bronze. Segue foto!
O tres pontos tem uma bucha no manete também,mas não é isso que faz o acionamento ser mais macio com ele,e sim o fato de ele utilizar o sistema de alavanca,a bucha é mais um capricho.
Aquela porca recartilhada que parece uma estrela,não é para regular a maciez da alavanca,e sim para regular a folga do cabo,igual à porca tradicional,só que pelo fato de ela ser maior e dar uma melhor pegada,voce pode regular a embreagem mesmo estando em movimento.
O tres pontos tem uma bucha no manete também,mas não é isso que faz o acionamento ser mais macio com ele,e sim o fato de ele utilizar o sistema de alavanca,a bucha é mais um capricho.
Aquela porca recartilhada que parece uma estrela,não é para regular a maciez da alavanca,e sim para regular a folga do cabo,igual à porca tradicional,só que pelo fato de ela ser maior e dar uma melhor pegada,voce pode regular a embreagem mesmo estando em movimento.
Agora eu posso falar, pq coloquei o manete na XRinha esse sábado e fui andar domingo.
Achei muuuuuito mais macio do que estava e a pegada bem melhor, eu coloquei na regulagem média pq o cara falou que na mais macia a embreagem podia perder o curso, a instalação é fácinho, apertando com a moto parada não se vê muita diferença mesmo, mas no final de 5 horas de trilha a diferença é muito boa.
Como o Tracker disse a estrelinha é pra regular a "altura" da embreagem e não a maciez.
Gostei muito, só não consegui ainda deixar a embreagem como eu gosto, gosto dela mais baixa, mas se deixo assim o cabo fica com muita folga.
bom mew manete eh desse.. .. tipo acho muito bom.. muito confortavel e talz..
mais.. naum sei c eh a minha embreagem q eh dura.. ou o manete q deixo assim..
eu deixo o cabo.. 2 furo.. e ela fica meio dura a embreagem.. principalmente com a moto desligada.. mais .. vc acostuma.. depois nem sente c tah ou naum dura.. sei lah.. acha normal..rs..
mais pra dar graum e no corredor.. .. ou numa trilha eh perfeito.. a posição q ele fica.. eh muito boa.. tipo naum bilisca o dedo nem nda..
Na prática não funciona tão bem, em motos com embreagem pesada como as 450, quase nào se percebe a diferenca, o ideal é aumentar o tamanho da alavanca no encaixe do cabo no motor.