cilindro cromo, nikasil,....

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
AuaTT
Super Membro
Mensagens: 2248
Registrado em: 18 Novembro 2005 à24 17:54

cilindro cromo, nikasil,....

Mensagem por AuaTT »

q parada eh essa de cilindro cromo ou nikasil....como sou rôia expliquem-me por favor... :roll: :roll: :roll:
guilokao
Super Membro
Mensagens: 1109
Registrado em: 08 Novembro 2005 à21 21:53

Mensagem por guilokao »

Bom cara.. naum conheco muito bem tbm. mas pelo que ouvi falar, são as camisas de motos importadas, é um material muito bom, é cromo, então é camisa de primeira linha. eu acho né... hehe
Pretti
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 18 Março 2006 à21 18:05

Mensagem por Pretti »

A camisa de cromo-duro vinha nas saudosas Agrale Explorer; daí sua fama de robustez, afinal, não era necessária a retífica, apenas a troca por pistons maiores.

O cilindro de nikasil também é excelente produto!
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

É mais ou menos assim....

O que é Nikasil™?
Nikasil™ é uma tecnologia relativamente nova para motores de pequeno porte. Nikasil™ (NIK: NICKEL; SIL: SILICIO) é o nome comercial registrado pelo fabricante alemão de pistões MAHLE para o tratamento de superfície de cilindros para motores. Esta tecnologia foi desenvolvida numa parceria entre a MAHLE e a Porsche em 1970.
Este tratamento muito é superior aos cilindros encamisados ou com cromo duro.

Por que o Nikasil™ é melhor que o encamisamento?
No Nikasil™ as paredes do cilindro são saturadas com uma liga de níquel e carbeto de silício, resultando num super baixo coeficiente de fricção que, aliado às características termodinâmicas, proporciona uma expansão uniforme de cilindro e pistão otimizando os rendimentos térmico e mecânico do motor.

:D

Cromo Duro Industrial é um revestimento com alta dureza e elevada resistência ao desgaste. O elemento químico Cromo [Cr] é depositado eletroliticamente sob a forma metálica a partir de eletrólitos aquosos, gerando camadas normalmente microfissuradas.
As camadas de Cromo Duro apresentam baixo coeficiente de fricção, alta resistência a temperatura e à corrosão. Estas características fazem com que este revestimento tenha larga aplicação técnica.
A alta dureza aliada ao baixo coeficiente de fricção, fazem da aplicação do Cromo Duro um excelente recurso para uma diminuição acentuada do desgaste em componentes mecânicos. Mesmo à altas temperaturas, a dureza do revestimento se mantém, com baixas variações, até a faixa de 400º C; a partir desta temperatura, ocorre uma progressiva queda, chegando a cerca de 400 HV em temperaturas próximas de 1000 ºC. A resistência à corrosão é dada pela formação de uma fina camada apassivadora de óxidos, que se forma muito rapidamente e apresenta excelente característica anti-corrosiva. A resistência química das camadas de Cromo Duro é alta na maioria dos meios agressivos, sejam ácidos ou álcalis, mantendo as características anticorrosivas mesmo com o aumento da temperatura.
Pode-se obter níveis de acabamento elevados com auxílio de processos de polimento, retífica, lapidação, brunimento, etc.

:D

:shock: :D
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

=D> =D> =D> =D> =D>
Lembrando que o pistão wiseco não se monta em camisas revestidas com cromo duro..
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

Fernando PF escreveu:=D> =D> =D> =D> =D>
Lembrando que o pistão wiseco não se monta em camisas revestidas com cromo duro..
porque ??? eu sempre quis saber isso ... o q existe que os torna incompatíveis ???
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

Deve ter algo a ver com a liga que é usada na fabricação do pistão.. não sei direito o porquê, só sei que li na caixa do pistão... :lol:
jr
Membro
Mensagens: 648
Registrado em: 21 Julho 2005 à18 09:39

Mensagem por jr »

:?:
Fernando PF escreveu:

Lembrando que o pistão wiseco não se monta em camisas revestidas com cromo duro..
em que material a camisa deve ser feita?
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

Mando em Nestor... esse forum é fróids!


Eu sempre ouvi falar de cilindros Nikasil para motos 2T? Eles não podem ser usados também em motos 4T?
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

jr escreveu::?:
Fernando PF escreveu:

Lembrando que o pistão wiseco não se monta em camisas revestidas com cromo duro..
em que material a camisa deve ser feita?
A princípio só consta essa restrição, então pode ser aplicado em outras camisas usuais sem problemas.
whoshiley
Membro
Mensagens: 622
Registrado em: 24 Novembro 2004 à37 14:57

Mensagem por whoshiley »

So pra postar no que me disseram(o cara que faz nikasil aki em BH)
a nossa gasolina AMARELA possui enxofre, e ele ataca o nikasil, peferencialmente use gasolina podium para evitar o desgaste.

meu amigo tem uma moto com nikasil, usa gasolina amarela, ta a mais de um ano rodando e não deu nada.

sei não heim...
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

Eu sempre ouvi falar de cilindros Nikasil para motos 2T? Eles não podem ser usados também em motos 4T?
Pode Siqui...sem problemas... :D 8)

a nossa gasolina AMARELA possui enxofre
Whoshiley... se não me engano, desde o meio dos anos 90, não existe mais enxofre na gasolina produzida no Brasil....mas daqui um pouco a galera confirma isto... :wink:
AuaTT
Super Membro
Mensagens: 2248
Registrado em: 18 Novembro 2005 à24 17:54

Mensagem por AuaTT »

É mais ou menos assim....

O que é Nikasil™?
Nikasil™ é uma tecnologia relativamente nova para motores de pequeno porte. Nikasil™ (NIK: NICKEL; SIL: SILICIO) é o nome comercial registrado pelo fabricante alemão de pistões MAHLE para o tratamento de superfície de cilindros para motores. Esta tecnologia foi desenvolvida numa parceria entre a MAHLE e a Porsche em 1970.
Este tratamento muito é superior aos cilindros encamisados ou com cromo duro.

Por que o Nikasil™ é melhor que o encamisamento?
No Nikasil™ as paredes do cilindro são saturadas com uma liga de níquel e carbeto de silício, resultando num super baixo coeficiente de fricção que, aliado às características termodinâmicas, proporciona uma expansão uniforme de cilindro e pistão otimizando os rendimentos térmico e mecânico do motor.



Cromo Duro Industrial é um revestimento com alta dureza e elevada resistência ao desgaste. O elemento químico Cromo [Cr] é depositado eletroliticamente sob a forma metálica a partir de eletrólitos aquosos, gerando camadas normalmente microfissuradas.
As camadas de Cromo Duro apresentam baixo coeficiente de fricção, alta resistência a temperatura e à corrosão. Estas características fazem com que este revestimento tenha larga aplicação técnica.
A alta dureza aliada ao baixo coeficiente de fricção, fazem da aplicação do Cromo Duro um excelente recurso para uma diminuição acentuada do desgaste em componentes mecânicos. Mesmo à altas temperaturas, a dureza do revestimento se mantém, com baixas variações, até a faixa de 400º C; a partir desta temperatura, ocorre uma progressiva queda, chegando a cerca de 400 HV em temperaturas próximas de 1000 ºC. A resistência à corrosão é dada pela formação de uma fina camada apassivadora de óxidos, que se forma muito rapidamente e apresenta excelente característica anti-corrosiva. A resistência química das camadas de Cromo Duro é alta na maioria dos meios agressivos, sejam ácidos ou álcalis, mantendo as características anticorrosivas mesmo com o aumento da temperatura.
Pode-se obter níveis de acabamento elevados com auxílio de processos de polimento, retífica, lapidação, brunimento, etc.
vlw ai heim nestor...isso ki eh aula...heheheh =D> =D> =D> =D>
vivanzin
Super Membro
Mensagens: 1659
Registrado em: 16 Setembro 2004 à09 22:20

Mensagem por vivanzin »

Dizem que não se usa pistão Wiseco em cilindro de Nikasil pois o Wiseco é forjado e é muito duro, então ele gasta mais a camisa.
whoshiley
Membro
Mensagens: 622
Registrado em: 24 Novembro 2004 à37 14:57

Mensagem por whoshiley »

Enxofre tem, você deve está confundindo, o que não tem é chumbo.
Olha ai.
DESDE QUE, EM 1989, RETIROU O CHUMBO DA GASOLINA, A Petrobras vem acumulando conquistas em relação à melhoria do meio ambiente e do ar que respiramos. E, desde fevereiro, o ar das sete maiores regiões metropolitanas do Brasil está bem menos poluído com o lançamento do novo óleo diesel da Petrobras, um filhote querido – e limpo! – do petróleo da Bacia de Campos, que sai das refinarias para os tanques de ônibus e caminhões.


GASOLINA PODIUM: A nova gasolina que a Petrobras lança no Brasil, Petrobras PODIUM, reúne características até então não disponíveis no mercado nacional.
Com maior octanagem ( 95 octanas), a gasolina PODIUM permite que os veículos de alto desempenho obtenham uma melhor performance, principalmente nas retomadas de velocidade. Seu baixo teor de enxofre ( 30ppm), faz com que se torne uma gasolina de menor impacto ambiental.
Além dessas vantagens, a gasolina PODIUM também reduz o acúmulo de resíduos nos motores, possibilitando intervalos maiores entre as manutenções.
O teor de enxofre normal nos outros tipos de gasolina é de 1000ppm. Pode ser identificada por ser incolor, enquantoas outras são coloridas ( amarelas ou verdes).
Desenvolvida com a mesma tecnologia que a Petrobras utiliza na Fórmula 1, e aprovada pela Equipe Williams F1, a gasolina PODIUM tem ainda a garantia do programa "De Olho no Combustível".
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

Seu baixo teor de enxofre ( 30ppm
Mais um aprendizado para mim....Valeu Whoshiley.. =D> =D> =D>
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

Vivanzin, o pistão por ser forjado não indica que deve ser mais duro, pelo contrário, a maioria dos pistões forjados são mais dúcteis, mais maleáveis, assim tendo um maior coeficiente de dilatação e por isso aguentam pressões mais elevadas dentro do cilindro, sem que ocorram quebras ou trincas. Não é por ser forjado que seu motor vai durar mais, ou seja, se pegar dois motores de uso normal, taxa de compressão de uso normal, e montar em um deles um pistão forjado, praticamente terão a mesma durabilidade, ou muito parecidas, a não ser que em algum seja aplicado algum tratamento para diminuir o atrito certo?!?!? Hj existem pistões hipertêuticos grafitados, que duram muito mais que um pistão forjado comum. :wink:
AuaTT
Super Membro
Mensagens: 2248
Registrado em: 18 Novembro 2005 à24 17:54

Mensagem por AuaTT »

Enxofre tem, você deve está confundindo, o que não tem é chumbo.
Olha ai.
DESDE QUE, EM 1989, RETIROU O CHUMBO DA GASOLINA, A Petrobras vem acumulando conquistas em relação à melhoria do meio ambiente e do ar que respiramos. E, desde fevereiro, o ar das sete maiores regiões metropolitanas do Brasil está bem menos poluído com o lançamento do novo óleo diesel da Petrobras, um filhote querido – e limpo! – do petróleo da Bacia de Campos, que sai das refinarias para os tanques de ônibus e caminhões.
finalmente minha cidade apareceu aki no forum heimm....hehehehhe
guilokao
Super Membro
Mensagens: 1109
Registrado em: 08 Novembro 2005 à21 21:53

Mensagem por guilokao »

Acho que o pistão forjado naum pode ser usado no nikasil pelo seu maior coeficiente de dilatação, pois o cilindro nikasil deve ter uma dilatação bem pequena, e o pistão forjado então deve ser maior, ai quando esquenta gruda tudo.. naum seria isso?
Marcio Juliano
Super Membro
Mensagens: 1316
Registrado em: 02 Setembro 2004 à54 16:01

Mensagem por Marcio Juliano »

Siquinelli escreveu:Mando em Nestor... esse forum é fróids!


Eu sempre ouvi falar de cilindros Nikasil para motos 2T? Eles não podem ser usados também em motos 4T?
As importadas quatro tempos cross atuais CRF, KXF, YZF... todas vem com nikasil. fora as de enduro XR ...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem