Motos 4T - troca de óleo de quantos em quantos km????????
tanta diferênça acho que não vai notar mas se quiser continuar pagando o mesmo preço por um óleo mobil com especificação SF que é de 1980, eu não, vou passar a por um óleo com classificação SL que provevelmente deve ser melhor caso contrário não teria essa tabela. Sem contar que o preço é praticamente o mesmo e é isso que não entendo.
Agora o que vai mudar não sei... deve ter gente que entende muito mais que eu pra explicar aí....
Agora o que vai mudar não sei... deve ter gente que entende muito mais que eu pra explicar aí....
Olha o que diz o site da BR:
"26. Posso usar o Lubrax SJ na minha moto 4 tempos?
R: Não. Os níveis de aditivação indicados para motos 4 tempos são geralmente característicos de óleos com desempenho API SF ou SG. Óleos API SH, SJ e SL possuem um nível de aditivação que pode comprometer o funcionamento do sistema de embreagem da moto, que também é lubrificado pelo óleo do motor."
http://www.br.com.br/portalbr/calandra. ... t&SDuvidas
E agora? O manual da moto diz para usar óleo API SH ou superios portanto acredito em que? Acho que na YAMAHA.
"26. Posso usar o Lubrax SJ na minha moto 4 tempos?
R: Não. Os níveis de aditivação indicados para motos 4 tempos são geralmente característicos de óleos com desempenho API SF ou SG. Óleos API SH, SJ e SL possuem um nível de aditivação que pode comprometer o funcionamento do sistema de embreagem da moto, que também é lubrificado pelo óleo do motor."
http://www.br.com.br/portalbr/calandra. ... t&SDuvidas
E agora? O manual da moto diz para usar óleo API SH ou superios portanto acredito em que? Acho que na YAMAHA.
SF é o MOBIL e vários outros... O negócio é o seguinte quanto mais próximo do final do alfabeto a letra após o S melhor é a classificação do óleo.
O padrão de classificação é o do API (American Petrolium Institute ou, Instituto do Petróleo Americano), e este está relacionado à qualidade do óleo e seus aditivos, ou seja, são combinações de letras que indicam sua atualidade tecnológica e, conseqüentemente, sua superioridade em relação a óleos fabricados anteriormente para o mesmo uso. Ou seja, quanto mais recente a classificação for, melhor esse óleo será em termos de qualidade, durabilidade e ação de limpeza. Veja abaixo alguns exemplos de classificação API:
SL – É a classificação mais recente. Tem melhor controle de depósitos sob alta temperatura e proporciona menor consumo. Foi lançado em julho de 2001.
SJ – Foi lançado em torno 1997 e é recomendado para veículos fabricados até 2001.
SH – Foi lançado em torno de 1994 e é recomendado para veículos fabricados até 1996.
SG – Lançado em torno de 1989, é recomendado para veículos até 1993.
O SF, SE, SD, SC, SB e SA são respectivamente um mais antigo que o anterior. O SG supera os SF, SE, SD, etc. O SH supera o SG e seus subseqüentes, o SJ supera o SH e seus subseqüentes, e o SL supera todos os mencionados.
No manual de cada moto vem sugerindo a classificação API adequada. Mas isso é só como referência para o usuário saber comprar o óleo mais atual, pois, apesar do SL ser o mais recente, os mais antigos ainda são comercializados. Atenção aí! O manual de uma moto ano 2001, por exemplo, deve estar sugerindo a classificação SJ, e o manual de uma 1992, a SG. Em casos assim, esqueça o manual e procure saber qual a classificação mais atual para usar. E de forma alguma use um óleo de classificação inferior ao que você vem utilizando.
O padrão de classificação é o do API (American Petrolium Institute ou, Instituto do Petróleo Americano), e este está relacionado à qualidade do óleo e seus aditivos, ou seja, são combinações de letras que indicam sua atualidade tecnológica e, conseqüentemente, sua superioridade em relação a óleos fabricados anteriormente para o mesmo uso. Ou seja, quanto mais recente a classificação for, melhor esse óleo será em termos de qualidade, durabilidade e ação de limpeza. Veja abaixo alguns exemplos de classificação API:
SL – É a classificação mais recente. Tem melhor controle de depósitos sob alta temperatura e proporciona menor consumo. Foi lançado em julho de 2001.
SJ – Foi lançado em torno 1997 e é recomendado para veículos fabricados até 2001.
SH – Foi lançado em torno de 1994 e é recomendado para veículos fabricados até 1996.
SG – Lançado em torno de 1989, é recomendado para veículos até 1993.
O SF, SE, SD, SC, SB e SA são respectivamente um mais antigo que o anterior. O SG supera os SF, SE, SD, etc. O SH supera o SG e seus subseqüentes, o SJ supera o SH e seus subseqüentes, e o SL supera todos os mencionados.
No manual de cada moto vem sugerindo a classificação API adequada. Mas isso é só como referência para o usuário saber comprar o óleo mais atual, pois, apesar do SL ser o mais recente, os mais antigos ainda são comercializados. Atenção aí! O manual de uma moto ano 2001, por exemplo, deve estar sugerindo a classificação SJ, e o manual de uma 1992, a SG. Em casos assim, esqueça o manual e procure saber qual a classificação mais atual para usar. E de forma alguma use um óleo de classificação inferior ao que você vem utilizando.
A única questão que fica é essa:
Qual é a diferênça entre óleo pra carro e para moto? Pq um óleo para moto API SF é vendido pelo mesmo preço ou até mais caro que um óleo para carro API SL como é o caso do MOBIL e o HALVOLINE PREMIUN???
Se não tem diferênça nenhuma pq continuar colocando MOBIL ou YAMALUBE se temos o óleo para motor de carro que tem classificação melhor e é mais barato? PQ?
O Crosschão já disse claramente que não vai dar problema algum, confio nele só que li no site da PETROBRÁS isso:
"26. Posso usar o Lubrax SJ na minha moto 4 tempos?
R: Não. Os níveis de aditivação indicados para motos 4 tempos são geralmente característicos de óleos com desempenho API SF ou SG. Óleos API SH, SJ e SL possuem um nível de aditivação que pode comprometer o funcionamento do sistema de embreagem da moto, que também é lubrificado pelo óleo do motor."
http://www.br.com.br/portalbr/calandra. ... t&SDuvidas
E agora?
Qual é a diferênça entre óleo pra carro e para moto? Pq um óleo para moto API SF é vendido pelo mesmo preço ou até mais caro que um óleo para carro API SL como é o caso do MOBIL e o HALVOLINE PREMIUN???
Se não tem diferênça nenhuma pq continuar colocando MOBIL ou YAMALUBE se temos o óleo para motor de carro que tem classificação melhor e é mais barato? PQ?
O Crosschão já disse claramente que não vai dar problema algum, confio nele só que li no site da PETROBRÁS isso:
"26. Posso usar o Lubrax SJ na minha moto 4 tempos?
R: Não. Os níveis de aditivação indicados para motos 4 tempos são geralmente característicos de óleos com desempenho API SF ou SG. Óleos API SH, SJ e SL possuem um nível de aditivação que pode comprometer o funcionamento do sistema de embreagem da moto, que também é lubrificado pelo óleo do motor."
http://www.br.com.br/portalbr/calandra. ... t&SDuvidas
E agora?
Lembrando que a citação acima vem do site da Petrobrás..... :shock:O Crosschão já disse claramente que não vai dar problema algum, confio nele só que li no site da PETROBRÁS isso:
"26. Posso usar o Lubrax SJ na minha moto 4 tempos?
R: Não. Os níveis de aditivação indicados para motos 4 tempos são geralmente característicos de óleos com desempenho API SF ou SG. Óleos API SH, SJ e SL possuem um nível de aditivação que pode comprometer o funcionamento do sistema de embreagem da moto, que também é lubrificado pelo óleo do motor."
Mentira.... :^o :mrgreen:
Yamalube nova fórmula, menor preço, mais eficiência
Para uma maior performance e extensão da vida útil dos motores quatro tempos, a Yamaha desenvolveu o óleo Yamalube nacional com nova fórmula que garante excelente desempenho e durabilidade em condições mais severas de uso, além de ter o preço final menor que o anterior, importado.
A nova fórmula do Yamalube para motores quatro tempos, atende as normas API SL, atualmente a mais rigorosa categoria de óleo de motores quatro tempos. O API é a sigla da American Petroleum Industry, responsável pela definição das categorias dos lubrificantes, de acordo com o seu rendimento e aplicação superando o padrão JASO MA (Japan Automobile Standards Organization).
O Yamaha Yamalube nova fórmula é o único óleo mineral para motocicletas no Brasil que tem a melhor especificação do mercado, API SL SAE 20W50 JASO MA.
:mrgreen:
Editado pela última vez por NESTOR/RS em 06 Abril 2006 à08 03:12, em um total de 3 vezes.
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