Motos 4T - troca de óleo de quantos em quantos km????????

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Ferigollo
Membro
Mensagens: 47
Registrado em: 03 Setembro 2005 à53 17:11

Mensagem por Ferigollo »

Claro "CROSSCHÃO" valeu só precisava desta afirmativa !

Agora sim só vou usar óleo SL e chega de pagar + caro por óleo inferior !!!


MOBIL pra se ter uma idéia é API-SF e olhe a tabela:

Imagem
Vini
Membro
Mensagens: 407
Registrado em: 27 Outubro 2004 à55 16:19

Mensagem por Vini »

E oq que isso quer dizer????????

Que diferença faz????

Pra usar na XR tem tanta diferença assim?????
Ferigollo
Membro
Mensagens: 47
Registrado em: 03 Setembro 2005 à53 17:11

Mensagem por Ferigollo »

tanta diferênça acho que não vai notar mas se quiser continuar pagando o mesmo preço por um óleo mobil com especificação SF que é de 1980, eu não, vou passar a por um óleo com classificação SL que provevelmente deve ser melhor caso contrário não teria essa tabela. Sem contar que o preço é praticamente o mesmo e é isso que não entendo.

Agora o que vai mudar não sei... deve ter gente que entende muito mais que eu pra explicar aí....
Ferigollo
Membro
Mensagens: 47
Registrado em: 03 Setembro 2005 à53 17:11

Mensagem por Ferigollo »

Olha o que diz o site da BR:

"26. Posso usar o Lubrax SJ na minha moto 4 tempos?
R: Não. Os níveis de aditivação indicados para motos 4 tempos são geralmente característicos de óleos com desempenho API SF ou SG. Óleos API SH, SJ e SL possuem um nível de aditivação que pode comprometer o funcionamento do sistema de embreagem da moto, que também é lubrificado pelo óleo do motor."

http://www.br.com.br/portalbr/calandra. ... t&SDuvidas


E agora? O manual da moto diz para usar óleo API SH ou superios portanto acredito em que? Acho que na YAMAHA.
EvandroMM
Super Membro
Mensagens: 1375
Registrado em: 12 Dezembro 2005 à49 16:42

Mensagem por EvandroMM »

E pra moto 2T, onde o oleo só é usado na caixa de cambio?

Que oleo usar?

Oleo de carro?

Oleo de moto 4T?
Vini
Membro
Mensagens: 407
Registrado em: 27 Outubro 2004 à55 16:19

Mensagem por Vini »

Então quanto menor a letra melhor o óleo?????????

Qual óleo que é SF????????
Ferigollo
Membro
Mensagens: 47
Registrado em: 03 Setembro 2005 à53 17:11

Mensagem por Ferigollo »

SF é o MOBIL e vários outros... O negócio é o seguinte quanto mais próximo do final do alfabeto a letra após o S melhor é a classificação do óleo.

O padrão de classificação é o do API (American Petrolium Institute ou, Instituto do Petróleo Americano), e este está relacionado à qualidade do óleo e seus aditivos, ou seja, são combinações de letras que indicam sua atualidade tecnológica e, conseqüentemente, sua superioridade em relação a óleos fabricados anteriormente para o mesmo uso. Ou seja, quanto mais recente a classificação for, melhor esse óleo será em termos de qualidade, durabilidade e ação de limpeza. Veja abaixo alguns exemplos de classificação API:


SL – É a classificação mais recente. Tem melhor controle de depósitos sob alta temperatura e proporciona menor consumo. Foi lançado em julho de 2001.

SJ – Foi lançado em torno 1997 e é recomendado para veículos fabricados até 2001.

SH – Foi lançado em torno de 1994 e é recomendado para veículos fabricados até 1996.

SG – Lançado em torno de 1989, é recomendado para veículos até 1993.


O SF, SE, SD, SC, SB e SA são respectivamente um mais antigo que o anterior. O SG supera os SF, SE, SD, etc. O SH supera o SG e seus subseqüentes, o SJ supera o SH e seus subseqüentes, e o SL supera todos os mencionados.

No manual de cada moto vem sugerindo a classificação API adequada. Mas isso é só como referência para o usuário saber comprar o óleo mais atual, pois, apesar do SL ser o mais recente, os mais antigos ainda são comercializados. Atenção aí! O manual de uma moto ano 2001, por exemplo, deve estar sugerindo a classificação SJ, e o manual de uma 1992, a SG. Em casos assim, esqueça o manual e procure saber qual a classificação mais atual para usar. E de forma alguma use um óleo de classificação inferior ao que você vem utilizando.
Ferigollo
Membro
Mensagens: 47
Registrado em: 03 Setembro 2005 à53 17:11

Mensagem por Ferigollo »

A única questão que fica é essa:

Qual é a diferênça entre óleo pra carro e para moto? Pq um óleo para moto API SF é vendido pelo mesmo preço ou até mais caro que um óleo para carro API SL como é o caso do MOBIL e o HALVOLINE PREMIUN???


Se não tem diferênça nenhuma pq continuar colocando MOBIL ou YAMALUBE se temos o óleo para motor de carro que tem classificação melhor e é mais barato? PQ?

O Crosschão já disse claramente que não vai dar problema algum, confio nele só que li no site da PETROBRÁS isso:

"26. Posso usar o Lubrax SJ na minha moto 4 tempos?
R: Não. Os níveis de aditivação indicados para motos 4 tempos são geralmente característicos de óleos com desempenho API SF ou SG. Óleos API SH, SJ e SL possuem um nível de aditivação que pode comprometer o funcionamento do sistema de embreagem da moto, que também é lubrificado pelo óleo do motor."

http://www.br.com.br/portalbr/calandra. ... t&SDuvidas


E agora?
Ferigollo
Membro
Mensagens: 47
Registrado em: 03 Setembro 2005 à53 17:11

Mensagem por Ferigollo »

Tão tá... mas e vc que óleo usa? Valeu e desculpe se tô sendo meio chato mas é que tem essa discução em outros fóruns tb e cada um tem uma opnião.
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

O Crosschão já disse claramente que não vai dar problema algum, confio nele só que li no site da PETROBRÁS isso:

"26. Posso usar o Lubrax SJ na minha moto 4 tempos?
R: Não. Os níveis de aditivação indicados para motos 4 tempos são geralmente característicos de óleos com desempenho API SF ou SG. Óleos API SH, SJ e SL possuem um nível de aditivação que pode comprometer o funcionamento do sistema de embreagem da moto, que também é lubrificado pelo óleo do motor."
Lembrando que a citação acima vem do site da Petrobrás..... :shock:
Mentira.... :^o :mrgreen:
Yamalube nova fórmula, menor preço, mais eficiência


Para uma maior performance e extensão da vida útil dos motores quatro tempos, a Yamaha desenvolveu o óleo Yamalube nacional com nova fórmula que garante excelente desempenho e durabilidade em condições mais severas de uso, além de ter o preço final menor que o anterior, importado.

A nova fórmula do Yamalube para motores quatro tempos, atende as normas API SL, atualmente a mais rigorosa categoria de óleo de motores quatro tempos. O API é a sigla da American Petroleum Industry, responsável pela definição das categorias dos lubrificantes, de acordo com o seu rendimento e aplicação superando o padrão JASO MA (Japan Automobile Standards Organization).

O Yamaha Yamalube nova fórmula é o único óleo mineral para motocicletas no Brasil que tem a melhor especificação do mercado, API SL SAE 20W50 JASO MA.





:mrgreen:
Editado pela última vez por NESTOR/RS em 06 Abril 2006 à08 03:12, em um total de 3 vezes.
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

E I T A !!!!!!
Vini
Membro
Mensagens: 407
Registrado em: 27 Outubro 2004 à55 16:19

Mensagem por Vini »

Aff, que rolo.

Tbm me falaram sobre a embreagem, que se óleo tiver alguma substância inibidora ou que diminui o atrito vc vai ficar sem embreagem.
Ferigollo
Membro
Mensagens: 47
Registrado em: 03 Setembro 2005 à53 17:11

Mensagem por Ferigollo »

Vamos mandar um e-mail para a petrobrás para que mudem aquilo e outro para a yamaha para que cague na cabeça da petrobrás para que tire aquilo do site deles... hehe Tão tá vou ver o preço do YAMALUBE e se tiver muita diferênça de algum pra carro que seja API SL aí vou meter o pra carro mesmo!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem