Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
comentei com o meu mecanico sobre os motores da tornado e twister serem os mesmos e ele falou q nao eram.
daí eu perguntei qual a diferenca.
Ele disse: "O motor twister, tem um suspiro na tampa do cabeçote que o da tornado nao tem. O motor da twister, tem algumas engrenagens no eixo de marcha q proporcionam maior velocidade final e menos em baixa e media do que a tornado. O motor twister, tem alguns elementos da embreagem diferentes da tornado, tornando a embreagem da twister mais fraca."
aí eu fikei com o pé atrás... pq sempre diziam que eram os mesmos motores.
Vcs podem confirmar isso pra mim? e responder se a diferenca de rendimento para trilhas é muito grande?!
Cara, é igualzim! O que pode (veja bem "pode) mudar é a relação primária de marchas (as tais engrenagens que seu mecânico falou)! No mais, é igualzim... sem tirar nem por!
Alguns acertos que sao diferentes, mas tb acho que o motor seja o mesmo
E a respeito da trilha o motor que tiver um torque em baixa maior é bem mais vantajoso, pq a twister é melhor em alta, e a tornado em baixa e media, o que facilita muito a vida nas trilhas
O tal de "suspiro" é o esquema aquele de diminuição da emissão de poluentes... e só tem nos modelos mais novos, mas tem na toni e na tw... o resto é como o Gelous e o FernandoPF falaram...pequenas diferenças de acerto on/off...
O motor em sí é o mesmo... :D
eu tenho um motor de twister que uso como reserva para a tornado, ja andei abrindo e é a mesma coisa, só muda regulagem de carburador e alguma coisinha no CDI.
Acho que são iguais, talvez a caixa seja diferente um pouco... outra coisa que é diferente é a ignicao, o CDI da twister corta o giro um pouco mais depois, acho que 500 rpm depois que o da tornado !
MoLoToV escreveu:Acho que são iguais, talvez a caixa seja diferente um pouco... outra coisa que é diferente é a ignicao, o CDI da twister corta o giro um pouco mais depois, acho que 500 rpm depois que o da tornado !
Corta o giro 2000 rpm depois! :P O da TW corta em 10500 enquanto o da Tornado corta em 8500!
GELOUS escreveu:Cara, é igualzim! O que pode (veja bem "pode) mudar é a relação primária de marchas (as tais engrenagens que seu mecânico falou)! No mais, é igualzim... sem tirar nem por!
entao!
isso que eu qro confirmar.. pq senao vou colocar o motor numa trilha e vou tomar ferro neh?! alguem pode confirmar pra mim? :lol:
Ai galera...o zacadsn está certo...a numeração das peças do câmbio (relação primária) são identicas....
O q muda é apenas a coroa....Pois a da Toni tem 38D, e o da TW tem 37 dentes...
guiaracar,
O meu mecânico falou que são os mesmos motores, inclusive falou que se eu encontrar um de TW bom, com preço baixo e boa procedência, deveria comprar p/ ter de backup.
Abraços...
:arrow: