Motor Tornado x Twister

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
guiaracar
Super Membro
Mensagens: 1842
Registrado em: 03 Março 2006 à24 17:58

Motor Tornado x Twister

Mensagem por guiaracar »

Olá pessoal,

comentei com o meu mecanico sobre os motores da tornado e twister serem os mesmos e ele falou q nao eram.
daí eu perguntei qual a diferenca.

Ele disse: "O motor twister, tem um suspiro na tampa do cabeçote que o da tornado nao tem. O motor da twister, tem algumas engrenagens no eixo de marcha q proporcionam maior velocidade final e menos em baixa e media do que a tornado. O motor twister, tem alguns elementos da embreagem diferentes da tornado, tornando a embreagem da twister mais fraca."

aí eu fikei com o pé atrás... pq sempre diziam que eram os mesmos motores.
Vcs podem confirmar isso pra mim? e responder se a diferenca de rendimento para trilhas é muito grande?!

Grato
Edu1
Membro
Mensagens: 955
Registrado em: 10 Fevereiro 2005 à12 13:03

Mensagem por Edu1 »

Uai, eu tambem sempre achei que eram os mesmos.
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

Cara, é igualzim! O que pode (veja bem "pode) mudar é a relação primária de marchas (as tais engrenagens que seu mecânico falou)! No mais, é igualzim... sem tirar nem por!
rodrigo_m20
Membro
Mensagens: 977
Registrado em: 07 Novembro 2004 à42 22:31

Mensagem por rodrigo_m20 »

O Fernado PF disse q o carburador tem algumas diferenças, internas e de glicagem tb.
Filetoxico
Super Membro
Mensagens: 1589
Registrado em: 16 Janeiro 2006 à56 11:30

Mensagem por Filetoxico »

Alguns acertos que sao diferentes, mas tb acho que o motor seja o mesmo

E a respeito da trilha o motor que tiver um torque em baixa maior é bem mais vantajoso, pq a twister é melhor em alta, e a tornado em baixa e media, o que facilita muito a vida nas trilhas
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

rodrigo_m20 escreveu:O Fernado PF disse q o carburador tem algumas diferenças, internas e de glicagem tb.
O carburador realmente tem algumas (poucas) diferenças! :wink: Mas, o motor propriamente dito eu acho que é o mesmo!
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

O tal de "suspiro" é o esquema aquele de diminuição da emissão de poluentes... e só tem nos modelos mais novos, mas tem na toni e na tw... o resto é como o Gelous e o FernandoPF falaram...pequenas diferenças de acerto on/off... :wink:
O motor em sí é o mesmo... :D
Marcio Juliano
Super Membro
Mensagens: 1316
Registrado em: 02 Setembro 2004 à54 16:01

Mensagem por Marcio Juliano »

eu tenho um motor de twister que uso como reserva para a tornado, ja andei abrindo e é a mesma coisa, só muda regulagem de carburador e alguma coisinha no CDI.
furia SM
Mega Membro
Mensagens: 5146
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à05 21:06

Mensagem por furia SM »

Creio que seja a msm coisa os dois!!!
GuiBH

Mensagem por GuiBH »

eu sempre achei igual!!!
MoLoToV
Membro
Mensagens: 872
Registrado em: 17 Setembro 2004 à42 12:58

Mensagem por MoLoToV »

Acho que são iguais, talvez a caixa seja diferente um pouco... outra coisa que é diferente é a ignicao, o CDI da twister corta o giro um pouco mais depois, acho que 500 rpm depois que o da tornado !
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

MoLoToV escreveu:Acho que são iguais, talvez a caixa seja diferente um pouco... outra coisa que é diferente é a ignicao, o CDI da twister corta o giro um pouco mais depois, acho que 500 rpm depois que o da tornado !
Corta o giro 2000 rpm depois! :P O da TW corta em 10500 enquanto o da Tornado corta em 8500! :wink:
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

no carburador muda a agulha a mola do diagragma a caneta e o gicle de alta...

No Cdi muda a curva de avanço e o corte... a toni corta em 9300.
guiaracar
Super Membro
Mensagens: 1842
Registrado em: 03 Março 2006 à24 17:58

Mensagem por guiaracar »

GELOUS escreveu:Cara, é igualzim! O que pode (veja bem "pode) mudar é a relação primária de marchas (as tais engrenagens que seu mecânico falou)! No mais, é igualzim... sem tirar nem por!
entao!
isso que eu qro confirmar.. pq senao vou colocar o motor numa trilha e vou tomar ferro neh?! alguem pode confirmar pra mim? :lol:


sobre o suspiro eu já me conformei...
guiaracar
Super Membro
Mensagens: 1842
Registrado em: 03 Março 2006 à24 17:58

Mensagem por guiaracar »

pessoal,
estou precisando resolver este problema urgentemente!
onde posso conseguir o diagrama de partes do motor da tornado e o da twister?

Grato!
zacadsn
Membro
Mensagens: 350
Registrado em: 02 Março 2006 à16 13:30

Mensagem por zacadsn »

sempre achei que os motores fosse iguais e diferiam apenas na relação
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Ai galera...o zacadsn está certo...a numeração das peças do câmbio (relação primária) são identicas....
O q muda é apenas a coroa....Pois a da Toni tem 38D, e o da TW tem 37 dentes... :wink:
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

deve de mudar apenas o a caixa, mais longa a da tw!!
guiaracar
Super Membro
Mensagens: 1842
Registrado em: 03 Março 2006 à24 17:58

Mensagem por guiaracar »

acabei de confirmar com o fabricio e na autorizada.... são exatamente os mesmos motores!
Imigrante
Membro
Mensagens: 773
Registrado em: 15 Setembro 2005 à15 10:04

Mensagem por Imigrante »

guiaracar,
O meu mecânico falou que são os mesmos motores, inclusive falou que se eu encontrar um de TW bom, com preço baixo e boa procedência, deveria comprar p/ ter de backup.
Abraços...
:arrow:
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem