Caixa de cambio DT 180 aberta, e agora?
Caixa de cambio DT 180 aberta, e agora?
Ae pessoal, beleza?
A uns tempos minha DT tava sem 4ª marcha, tipo da terceira, ia para um "neutro" e depois para a 5ª.
Um fds eu e mais um amigo decidimos desmontar, beleza diversão, desmontamos tudo, ai quando eu consegui abrir a caixa de cambio propriamente e ver as engrenagens, ja tava tarde e guardei tudo pra deixar pra outro dia.
Ai ontem peguei a carcaça e acabei de abrir, ate agora nao achei defeito, tudo parece estar perfeito. Aqui vem o problema:
Eu perdi o ponto das marchas!!! Sabem aquela peça que vai em cima das engrenagens, tem uns sulcos por onde os trambuladores se guiam? Entao eu sem querer deixei ela sair e perdi o ponto onde tava.
E agora?????
Como faço pra colocar tudo de volta e as marchas ficarem corretas?
Se precisarem de fotos pra entender melhor depois eu posto, por favor alguem me ajude com isso, pois senao to lascado!!!
A uns tempos minha DT tava sem 4ª marcha, tipo da terceira, ia para um "neutro" e depois para a 5ª.
Um fds eu e mais um amigo decidimos desmontar, beleza diversão, desmontamos tudo, ai quando eu consegui abrir a caixa de cambio propriamente e ver as engrenagens, ja tava tarde e guardei tudo pra deixar pra outro dia.
Ai ontem peguei a carcaça e acabei de abrir, ate agora nao achei defeito, tudo parece estar perfeito. Aqui vem o problema:
Eu perdi o ponto das marchas!!! Sabem aquela peça que vai em cima das engrenagens, tem uns sulcos por onde os trambuladores se guiam? Entao eu sem querer deixei ela sair e perdi o ponto onde tava.
E agora?????
Como faço pra colocar tudo de volta e as marchas ficarem corretas?
Se precisarem de fotos pra entender melhor depois eu posto, por favor alguem me ajude com isso, pois senao to lascado!!!
Bom cara.. faz assim, esses tempos ai eu desmontei a 180 de um amigo meu, ai o neutro ficou na terceira...rsrs Ainda bem que eu tava com o motor na bancada ainda, mas faz assim ó:
Coloca o tambor seletor no neutro( posição em que vc gira o eixo primario e o secundario fica livre) ai vc pega aquela peça la que tem os sulcos, e entre dois sulcos grandes havera um pequeno no meio, ali é o lugar do neutro, ai é só vc encaixar aquela peça la de forma que aquele sulco menor fique na posição do tensionador.
Coloca o tambor seletor no neutro( posição em que vc gira o eixo primario e o secundario fica livre) ai vc pega aquela peça la que tem os sulcos, e entre dois sulcos grandes havera um pequeno no meio, ali é o lugar do neutro, ai é só vc encaixar aquela peça la de forma que aquele sulco menor fique na posição do tensionador.
o Tambor seletor é a ultima foto, então, vc vai girar ele até achar o neutro( quando vc vai girando o eixo primario e girando o tambor seletor, ele vai passando as marchas, ai vc vai mudando até chegar em um ponto em que vc gire o eixo primario ou eixxo de embreagem e ai o eixo de pinhão fica imovel)
Ai vc coloca essa peça externa=(primeira foto) com essa parte ai no tensorzinho de marchas, aquele que tem a mola, sabe do que estou falando ?
Ai vc coloca essa peça externa=(primeira foto) com essa parte ai no tensorzinho de marchas, aquele que tem a mola, sabe do que estou falando ?
Valeu mesmo guilokao, consegui montar de novo a bagaça!!!
Mas ate agora nao sei que catzo que ela nao engata a 4ª marcha.
Montei tudo certinho como voce disse, ai fiz um teste, enfio uma chave de fenda no treco da primeira foto e vo trocando as marchas, percebi que fico tudo certo (graças a deus) mas quando chega na 4ª ela nao entra, tem que dar uma balançada no tambor pra engatar, aparentemente tudo esta perfeito (garfos, tambor etc), o que voce acha que pode ser?
Mas ate agora nao sei que catzo que ela nao engata a 4ª marcha.
Montei tudo certinho como voce disse, ai fiz um teste, enfio uma chave de fenda no treco da primeira foto e vo trocando as marchas, percebi que fico tudo certo (graças a deus) mas quando chega na 4ª ela nao entra, tem que dar uma balançada no tambor pra engatar, aparentemente tudo esta perfeito (garfos, tambor etc), o que voce acha que pode ser?
Putz, voce é um genio!! Sábado eu deixei o motor na oficina, o mecanico desmontou os eixos e me mostrou, um garfo e duas pontas das engrenagens tao todas ferradas.guilokao escreveu:As pontas dos garfos não estão gastas??? E as engrenagens??? Aquelas pontas na engrenagens que se encaixam nas outras, pode ser que esteja faltando alguma arroela tbm.
Ele me cobrou 80 reais pra arrumar, o que acham?
Ele disse que vai trocar o garfo e fresar as engrenagens.
Outra coisa, fui montar os discos novos da embreagem e percebi uma coisa:
Esse lugar onde os discos se apoiam para não girar é assim mesmo?
Não deveria ser liso para eles correrem?
Eu ia lixar ali, mas resolvi postar antes para nao fazer cagada...
De outro angulo:
Bom...se vc desmontou, agora monta vc cara. Assim vc aprende, mas sei la, se vc ja levou para o cara la, manda ele fazer, tipo assim, para eu que sei mexer com motos, 80 mangos num mecanico pra mim é muito caro, agora se vc ta meio cabreiro cara, deixa ele fazer, de preferencia se a engrenagem estiver muito ruim troque, os garfos tbm, senão vc vai ter problemas com cambio de novo, quanto a campana, esses lugares que vc indicou, vc pode pegar e passar a lima em todos eles e deixa-los todos lisos.
O problema não é montar, isso eu sei, só que eu nao tenho equipamento para fazer o serviço, o mecanico tem tipo um torno, não sei o nome certo, ele vai fresar as engranagens ruins e colocar um garfo novo, montar e deixar tudo pronto, tudo por 80 reais, por isso que nao achei caro, se fosse 80 só de mao de obra eu nao pagava nunca, eu mesmo fazia.vivanzin escreveu:80 conto não tá caro. Se vc acha que não consegue montar certo, ou tá com preguiça, manda fazer!
Editado pela última vez por EvandroMM em 11 Abril 2006 à24 15:04, em um total de 1 vez.
É cara.. . nuam ta caro mesmo viu, mas sei la, se vc sabe fazer, e ta afim de fazer, faça vc mesmo, que te garanto que ninguem capricha mais na sua moto que vc. Mas sei la, se vc ta meio inseguro deixa ele fazer.
O nome da ferramenta é frezadora... outra, ja ouviu falar em torneiro mecanico??rsrs
Ou então vc só fala pra ele trabalhar as engrenagens ai vc pega as peças e vc mesmo monta. Sobre o preço do garfo eu naum sei, acho que deve ser uns 30 reais no mercado negro(usado), agora na yamaha é bem carinho isso eu te garanto.
O nome da ferramenta é frezadora... outra, ja ouviu falar em torneiro mecanico??rsrs
Ou então vc só fala pra ele trabalhar as engrenagens ai vc pega as peças e vc mesmo monta. Sobre o preço do garfo eu naum sei, acho que deve ser uns 30 reais no mercado negro(usado), agora na yamaha é bem carinho isso eu te garanto.
Só fiquei grilado com a história de frezar as engrenagens, já tentei isso várias vezes inclusive com dt, depois de 10 minutos ela quebra de novo. eu acho que vc devia comprar as engrenagens, aqui em bsb tem um véio que tem umas 30 dt´s (é serio) desmontadas, o gercino, liga pra ele e vê o preço. 61 9244 1762.
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