Corte de giro na Tornado

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Murith
Membro
Mensagens: 62
Registrado em: 27 Dezembro 2004 à50 10:32

Corte de giro na Tornado

Mensagem por Murith »

Olá pessoal,
Acabo de me registrar neste forum, aliás gostaria de parabenizar os organizadores. Muito legal o conteúdo.
Alguém saberia me dizer com quantos RPM uma Tornado 2003 original corta?
leobalster
Super Membro
Mensagens: 1336
Registrado em: 09 Setembro 2004 à28 16:19

Mensagem por leobalster »

fala a eu murith, seja mto bem vindo
abracao e feliz ano novo
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Olá Murith...seja muito bem vindo ao FLM....a casa é sua...

Respondendo a sua pergunta, a Toni original corta o giro a 10.500RPM´s.....
Vários Cdi's do mercado fazem com q esse corte vá para 11.500RPM's...

E tem uns doidos :twisted: aí q colocam Cdi de CG na moto para q não exista corte no giro...ou seja....vc está em cima de uma panela de pressão sem válvula...hehehheheheee...

Apesar de não recomendar, e achar prejudicial para o motor, nunca ví ninguém relatar a quebra do mesmo por conta do não corte de giro....

Um abraço....dê uma passadinha lá na categoria BEM VINDO, APRESENTE-SE, e fale um pouquinho mais sobre vc, sua turma, sua moto, etc...etc....sei q vc postou este tópico lá....mas este tópico foi muito bem movido pra cá.....

Seja muito bem vindo novamente, e estamos a sua disposição..... :mrgreen:
flavioneto
Membro
Mensagens: 197
Registrado em: 12 Outubro 2004 à18 17:41

Mensagem por flavioneto »

E ai galera tudo beleza, tche, acho que no manual diz que é 7500RPM, tem que ver qual o ano ou sera que todas saõ iguais, valeu se alguem souber bem ... :roll: :lol: 8) :mrgreen: =D>
Murith
Membro
Mensagens: 62
Registrado em: 27 Dezembro 2004 à50 10:32

Mensagem por Murith »

E aí pessoal? Caramba... agora fiquei mais em dúvida ainda... a informação que tive de várias pessoas é que ela corta com 9500 RPM e que se eu colocasse o CDI original da TWISTER 2002, passaria a cortar com 10500 RPM. Visitei o site da SERVITEC e lá encontrei um CDI que corta com 11000 RPM e outro sem corte, ou seja, panela de pressão mesmo hehehehehehe. O que fazer? Grande abraço a todos!
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

bem... dei uma geral no manual do prorpietário e no de serviço da toni e n achei informação nenhuma sobre isso. :roll:

Mas acho q o Murith tá certo, o da Twister é que corta com 10500 rpm.


Qto ao cdi de CG :twisted: ... é que certos pilotos exigem muito da moto e precisam de um cdi q permita toda possibilidade de uso do motor, mesmo q seja pra f-uder com tudo, o q vale é a adrenalina, ora bolas 8)

PS:Quem vê, até pensa, né?....:P
Murith
Membro
Mensagens: 62
Registrado em: 27 Dezembro 2004 à50 10:32

Mensagem por Murith »

Hehehehehehe... imagine uma situação... você no meio de uma trilha, subindo um precipício... ao seu redor KTM's, DRZ's, CRF's e eu, pobre mortal (risos) com minha Toni... ACHA QUE VOU QUERER DESENROLAR O CABO??? Hehehehehe... aí explode mesmo... Não tem jeito... tem que ter limitador sim. Abraço a todos.
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

Po amigo, nem tanto, ando acompanhado DR400... e a panelinha aqui nunca explodiu, pra falar a verdade vc só precisa de mais de 10500 giros qdo vai subir um morrão-pirambera numa moto bastante reduzida (coroaxpinhão).... e é só por uns alguns segundos, já q o giro via caindo e a moto entra na faixa normal...

Lembro que com a toni 250cc com 13x48 com cdi normal era impossível subir os morros aqui da minha região.... entretanto antes de colocar o cdi de Cg eu tinha experimentado um de twister e com esse na maior parte do tempo dava certo. Mas como a moto estava com a relacao bastante reduzida, optei pelo de CG porque esse de Twister era "genérico" e o de CG era original honda, fiz a escolha esperando que um cd original dure mais tempo sem queimar que um genérico.

mas um de twster talvez resolvia o caso... só q um original honda de twister custa o zóio da cara....
Editado pela última vez por TopsMan em 19 Janeiro 2005 à39 09:10, em um total de 1 vez.
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

e talvez eu esteja enganado, mas acho q esse de CG corta sim, mas obviamente nunca experimentei faze-lo cortar... :P

penso isso pq sei q CG corta o giro... aliás ta cheio de CG-zeiro-engraçadinho que passa a rua fazendo a moto cortar...
Murith
Membro
Mensagens: 62
Registrado em: 27 Dezembro 2004 à50 10:32

Mensagem por Murith »

Aqui na região, o que mais tem é pirambeira... por isso preciso melhorar minha moto nesse aspecto.
Alguém aí tem algo contra esse CDI da SERVITEC que corta com 11000 RPM?
Abraços.
MoLoToV
Membro
Mensagens: 872
Registrado em: 17 Setembro 2004 à42 12:58

Mensagem por MoLoToV »

Murith escreveu:Aqui na região, o que mais tem é pirambeira... por isso preciso melhorar minha moto nesse aspecto.
Alguém aí tem algo contra esse CDI da SERVITEC que corta com 11000 RPM?
Abraços.
Murith, dizem as mas linguas que esse CDI da servitec mesmo limitando o motor so em 11000 RPMs nao tem o mesmo desempenho do original.
Acho que o da TWISTER seria a melhor opcao, ou o da CG!
Murith
Membro
Mensagens: 62
Registrado em: 27 Dezembro 2004 à50 10:32

Mensagem por Murith »

Então... ouvi falar isso também... Acho que vou ver se descolo um de TWISTER mesmo... Valeu o toque, brow!!! Grande abraço.
Gabriel
Membro
Mensagens: 146
Registrado em: 17 Setembro 2004 à07 13:05

Mensagem por Gabriel »

Olá Murith,

Antes de tomar esta decisão dê uma lida no tópico http://www.lidermotos.com.br/forum/viewtopic.php?t=497

Grande abraço
flavioneto
Membro
Mensagens: 197
Registrado em: 12 Outubro 2004 à18 17:41

Mensagem por flavioneto »

E ai amigão, o cdi que vc fala que é de CG é o mesmo que a technique vende sabia... só que a technique tira o selo se vc olhar bem vc vera que não tem como um serviço de CDI ficar tão perfeito se for aberto, é muito perfeito e todos são iguais alguns amigos tem e vc só tem que ver um do lado do outro não tem difereça só na sei que ano da CG mas é questão de olhar SÒ. ( é so o selo que se vc reparou da para ver que é raspado né) pois é a tornado gira 7500RPM quem falou foi a honda do brasil mandei um email e me responderam e os da technique giram 10500 ou 11500 RPM não sei bem, acho que deu para tirar a duvida.
ACHO EU DA UMA OLHADA POR AI E VE VALEU.... :mrgreen: 8) =D>
Gefi(RS)
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 22 Agosto 2004 à45 17:33

Mensagem por Gefi(RS) »

Olá !! Como o meu caso não se enquadra em nenhum dos citados, vou mencioná-lo. Uso o CDI original. Só tem um detalhe, mandei tirar o limitador de corte. Pode acelerar a vontade. Minha tornado é 2002 e está com 7.000 km somente de trilha e o motor está redondinho( com o kit 293 ). O fato de estar com CDI liberado não quer dizer que sou doido, andando encima de uma "panela de pressão", como mencionaram. Tem que ter consciencia do que se está fazendo na moto. Não sou louco para rasgar dinheiro e nem por a minha vida em risco. Paguei R$ 70,00 para fazer o serviço e estou muito satisfeito com o resultado. :D
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Blz Gefi...a satisfação é o objetivo final de qualquer comerciante...e é isso q procuramos na LM...Já o FLM é apenas para trocar idéias...inclusive nem sabia desse tipo de serviço..pra mim é uma novidade..e muito útil...já q o Cdi Original é muito bom...com exceção do corte prematuro do giro...

Quanto a parte da "panela de pressão" não é por mau, ou uma opinião tendenciosa...apenas achamos, e eu acho q vc tb pensa assim....q não cortar o giro do motor é um risco desnecessário....Pq digo isso:
:arrow: 1º O torque máximo do motor é conseguido na faixa dos 6000RPM...e o q se busca é um giro um pouco acima para se entrar no pé de um morro com uma marcha um pouco mais forte e evitar trocar marcha durante a subida...Por volta dos 10.000RPM a moto já perde bastate torque...cabe ao piloto analisar entre trocar de marcha e estar com o motor mais "cheio"...
:arrow: 2º Claro q ninguém é doido ao ponto de rasgar dinheiro...mas vc jamais saberá o limite máximo do seu motor, ainda mais com desgate normal de uso. Lembre-se q a cada dia o seu motor estara mais velho. Eu já ví pilotos estourarem as válvulas por excesso de giro na moto...
:arrow: Durante uma situação inesperada em uma trilha, tanto vc, ou outro colega q possa estar pilotando a sua moto, podem acelerar a moto além do limite e danificar o seu motor...

Bem, várias coisas podem contribuir para danificar o motor...Cdi, óleo, filtros, vela, ponto, combustível, regulagem errada, piloto, etc, etc, etc... mas vc pode ter certeza q o limitador de giro de qualquer motor, seja de moto, de carro, ou de moedor de cana, são importantíssimos para resguardarem o mesmo....

Faço uma analogia com os freios da Fórmula 1.... Todos sabem q os freios ABS são mais eficientes q os "não" ABS....mas eles conseguem um desempenho melhor com este último....Talvez vc tenha achado o ponto correto para não deixar o motor estourar...legal.

Correr o risco é muito pessoal, como eu sou um bração, não corro este risco...hehehehheheee

Um abração... :wink:
peu
Membro
Mensagens: 55
Registrado em: 01 Outubro 2004 à45 16:55

Mensagem por peu »

opa com certeza a tornado ocom o cdi original corta 7500 rpm eu trabalho em uma revenda honda e o mecanico afirmou que ela corta com 7500 rpm hj botei um cdi da servitec q naum corta a moto ta muito mais solta a moto bem melhor
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem