Como fazer um tanque de combustível?

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Sergio Rocha
Membro
Mensagens: 69
Registrado em: 08 Março 2006 à41 13:29

Como fazer um tanque de combustível?

Mensagem por Sergio Rocha »

Pessoal, primeiro de tudo, queria dizer que não sou louco, e não faço uso de remédios controlados.

Estive pensando aqui com meus botões....

Como eu consigo fazer um tanque de gasolina?

Qual material usar?

Estou querendo fazer uma coisa que é meio loucura, admito. Estava pensando em fazer um tanque de combustivel para a DT 180 no lugar onde fica a bateria, filtro de ar e reservatorio de oleo 2t.

Qual o objetivo?

1 - Baixar o centro de gravidade da moto
2 - Passar o filtro de ar pra um lugar mais alto, que dá os beneficios: andar melhor em alagados, melhorar o centro de gravidade, aspirar ar com menos poeira,

Quais os problemas?

1 - a gasolina desce por gravidade. Alguém sabe como funciona uma bomba de gasolina? É elétrica?
2 - O filtro de ar ficaria dentro do tanque original. Qual o melhor lugar para entrada de ar? Uma boca virada pra frente melhoraria o rendimento da moto em altas velocidades, porém, pegaria mais poeira.

O tanque original seria cortado, de forma que fosse possível colocar dentro dele o filtro de ar e se sobrar espaço, umas ferramentas.

Alguém aí tem uma foto de um tanque de gasolina cortado?

Só peço que não fiquem zuando, pois estou falando sério...hehehe

Já viram algo parecido?
Cleber Kajuru
Super Membro
Mensagens: 2346
Registrado em: 26 Janeiro 2005 à03 12:53

Mensagem por Cleber Kajuru »

PDC!!! :mrgreen: rapaz hein!!! como não hehehe brincadeira!!! :lol:
Só peço que não fiquem zuando, pois estou falando sério...hehehe
Boa sorte ae no projeto!!! :wink:
Editado pela última vez por Cleber Kajuru em 20 Abril 2006 à10 10:48, em um total de 1 vez.
BOLINHA
Ultra Membro
Mensagens: 2554
Registrado em: 02 Dezembro 2005 à51 15:43

Mensagem por BOLINHA »

Faz o tanque de aluminio, procure uma retífica , mais eu num tô aguentando, vc tem certeza que não é o professor pardal?
furia SM
Mega Membro
Mensagens: 5146
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à05 21:06

Mensagem por furia SM »

:arrow: Vei bomba de gasolina e eletrica sim pega de um carro mais faquinho tipo 1.0
:arrow: Agora vc disse que quer colocar perto da bateria e filtro ne?? tem que tomar cuidado pra o tanque nao pegar mt calor principalmente por causa do escape!!! e se for mandar fazer o tanque nao esquece do suspiro!!!!

BOA SORTE NO PROJETO!!!!!!!
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

Poderia usar esse tanque q vc quer fazer como suplementar, mais gasolina na moto, mais autonomia. Qdo eu tinha uma DT fiz uma caixa do filtro de ar maior de aluminio, medi fiz o molde de papelao e levei num cara q trabalha com aluminio, dae ele cortou p/ mim e soldou
ficou bem legal.
Tomara q de certo o seu projeto.
Boa sorte
Sergio Rocha
Membro
Mensagens: 69
Registrado em: 08 Março 2006 à41 13:29

Mensagem por Sergio Rocha »

vou desmontar minha DT neste final de semana, se tudo der certo, tirar as medidas e calcular tudo...

Vão postando aí, galera, pois não tinha pensado no suspiro nem no lance do cano de descarga (embora este passe rente ao tanque original, por baixo).

Vamos lá...no dia dia que eu fizer isso ( se realmente fizer) vou tirar fotos e colocar no "Faça vc mesmo".
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Show de bola....Sérgio....
Vc já assistiu aquele programa American Chopper???
Os caras fazem o próprio tanque da moto...

Eles usam chapas de aço....e solda mig...hehee...Fica show de bola...
O problema de se fazer o tanque com chapa de alumínio...é q a chapa tem q ser mais grossa...e é bem menos maleável... :wink:

Boa sorte com o projeto... :mrgreen:
furia SM
Mega Membro
Mensagens: 5146
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à05 21:06

Mensagem por furia SM »

Fabrício escreveu:Show de bola....Sérgio....
Vc já assistiu aquele programa American Chopper???
Os caras fazem o próprio tanque da moto...

Eles usam chapas de aço....e solda mig...hehee...Fica show de bola...
O problema de se fazer o tanque com chapa de alumínio...é q a chapa tem q ser mais grossa...e é bem menos maleável... :wink:

Boa sorte com o projeto... :mrgreen:

Sem contar o custo que uma chapa dessa ne tio?!! e mt caro!!!
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Fabrício escreveu:Show de bola....Sérgio....
Vc já assistiu aquele programa American Chopper???
Os caras fazem o próprio tanque da moto...

cara nem me fale desses american chopper, sao uns gambitech master...

os cara soldam todas as pecas, o dia que tiver que tirar se gruda de esmeril, e sem suspensao traseira, isso la eh moto pra olhar e nao pra andar!!! #-o
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

dá para usar chapa de alumínio, em torno de 2mm de espessura e soldar com o mesmo aparelho da solda mig/mag, apenas trocando o fio e o gás, senão me engano dá para se usar argônio puro. Ou então encontrar um recipiente plástico que encaixe no local, porém nessa parte posso estar falando asneira pois não conheço nada da dt.
Quanto ao envio do combustível pode-se usar sim uma bomba elétrica, da mais chulé que existe, porém faz-se necessário o uso de um dosador comum também, para manter a pressão do combustível constante, evitando de dar faltas ou transbordar tudo pelo carburador. Uma bomba de combustível elétrica fornece pressão superior a 3bar, então tem que ter um retorno sempre do dosador para o tanque, e a pressão do combustível usada em torno de 0,1 bar ou menos até,para agulha de carburador de moto, essa pressão permite alimentar com vazão suficiente o carburador da dt, acima disto a pressão faz com que empurre a agulha da bóia para baixo, deixando de haver controle de entrada de combustível. Aconselho uma bomba interna, dentro do tanque, pois bombas externas podem danificar em contato com água, no caso de uma poça. Mas tem que serem feitos os respiros de acordo, ou seja, faça uma mangueira sair da parte superior do tanque, descer para baixo da moto e retornar para cima em nível superior ao do tanque. Assim dentro da poça não entra água no tanque pelo respiro.
henriquejensen
Ultra Membro
Mensagens: 3818
Registrado em: 29 Dezembro 2004 à29 16:44

Mensagem por henriquejensen »

jesus!
guilokao
Super Membro
Mensagens: 1109
Registrado em: 08 Novembro 2005 à21 21:53

Mensagem por guilokao »

...de misericórdia.
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

amém
guilherme_sbc
Mega Membro
Mensagens: 5213
Registrado em: 30 Agosto 2005 à46 15:43

Mensagem por guilherme_sbc »

Eu tava pensando em vc fazer o tanque de plástico. Tipo vc tira as medidas e acha um lugar que faça pra vc.
Boa sorte no seu projeto.
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

Putz... :shock: O fernando PF arrastou as fichas..... =D> =D> =D>
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

...
Sergio Rocha
Membro
Mensagens: 69
Registrado em: 08 Março 2006 à41 13:29

Mensagem por Sergio Rocha »

Galera,

Muito obrigado pelas excelentes dicas.

Medi a capacidade nominal do "pretenso" tanque, que ficaria em meros 5 litros....
Sobre o uso da bomba, eu já descobri como fazer pra não superlotar o tanque.

Quem quiser maiores informações, me manda um e-mail.

Termino os desenhos no Cad esta semana, se tudo der certo, imprimo e vou ao "serralheiro-lanterneiro-MacGuyver" do meu bairro perguntar por um orçamento.

O desenho do filtro de ar ainda é uma incógnita, pois vou pesquisar outras caixas de ar existentes, para ver qual a que melhor se adapta ao intento...

Mais uma vez, muito obrigado. Esse forum é ótimo! Vou postar as novidades.

Abraço a todos.
vivanzin
Super Membro
Mensagens: 1659
Registrado em: 16 Setembro 2004 à09 22:20

Mensagem por vivanzin »

Só uma pergunta: como o ar vai passar do filtro até o carburador?
Sergio Rocha
Membro
Mensagens: 69
Registrado em: 08 Março 2006 à41 13:29

Mensagem por Sergio Rocha »

uai...
vai por um conduto, com curvas suaves, para não ocorrer perda de carga quando aspirar o ar.
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

poderia me passar os desenhos depois para mim ter uma idéia de como vai fazer???? :roll:
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem