Regular mistura AR/combustível
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Regular mistura AR/combustível
Desculpe se já postaram algo parecido, mas como se faz pra regular a mistura?
Qual o ponto ideal de mistura?
Meu pai diz q quando mais gelada a lateral do carburador ficar; melhor será o acerto...isso está coerente?
minha XLX 350r só dá 120 km/h de final...e a relação tá original...será q isto é por causa de mistura errada?
Qual o ponto ideal de mistura?
Meu pai diz q quando mais gelada a lateral do carburador ficar; melhor será o acerto...isso está coerente?
minha XLX 350r só dá 120 km/h de final...e a relação tá original...será q isto é por causa de mistura errada?
Vamos lá...
Primeiramente vc não pode se basear na velocidade final da sua moto, para saber se ela está ou não regulada...
Retire a vela, e veja se a mistura está pobre ou rica...se a vela estiver OK...o problema pode estar em outro local...com vedação das válvulas...combustível, vela de ignição, parte elétrica em geral...etc....
A moto está engasgando? falhando? Está apresetando problemas de funcionamento?Ou é só vontade de andar mais??? :twisted:
Se tudo estiver blz....aí vão as medidas dos giclês originais da sua moto
:arrow: alta = 128#
:arrow: baixa = 45#
Duas voltas e meia no parafuso da mistura do ar.... e ela está prontinha para sair voando....
Qualquer dúvida, poste novamente...
Abraços...
Primeiramente vc não pode se basear na velocidade final da sua moto, para saber se ela está ou não regulada...
Retire a vela, e veja se a mistura está pobre ou rica...se a vela estiver OK...o problema pode estar em outro local...com vedação das válvulas...combustível, vela de ignição, parte elétrica em geral...etc....
A moto está engasgando? falhando? Está apresetando problemas de funcionamento?Ou é só vontade de andar mais??? :twisted:
Se tudo estiver blz....aí vão as medidas dos giclês originais da sua moto
:arrow: alta = 128#
:arrow: baixa = 45#
Duas voltas e meia no parafuso da mistura do ar.... e ela está prontinha para sair voando....
Qualquer dúvida, poste novamente...
Abraços...
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valeu pelas dicas Fabrício, bom...engasgando, falhando ou qualquer coisa do tipo ela não está....é só vontade de andar mesmo....vou ver a parada da vela...pode ser isso
quando limpei o carburador (tinha 1 kg de terra dentro)...botei o parafuso da mistura no mesmo lugar q estava (mesma quantidade de voltas) e ficou boa....só achei q ela deveria dar uns 140 km/h...mas deve estar tudo certo
essa estória de gelar a lateral do carburador tem algum sentido?
quando limpei o carburador (tinha 1 kg de terra dentro)...botei o parafuso da mistura no mesmo lugar q estava (mesma quantidade de voltas) e ficou boa....só achei q ela deveria dar uns 140 km/h...mas deve estar tudo certo
essa estória de gelar a lateral do carburador tem algum sentido?
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O carburador não sabe a quantos rpm está seu motor e nem muito menos sabe a velocidade que vc está andando. Ele entende apenas a quantidade de acelerador que vc está aplicando naquele momento. Ele nem sabe se está indo ar pro motor ou se está voltando ar do motor (retrocesso)... O tal do carburador é meio burrinho hehehehehenriquejensen escreveu:valeu pelas dicas Fabrício, bom...engasgando, falhando ou qualquer coisa do tipo ela não está....é só vontade de andar mesmo....vou ver a parada da vela...pode ser isso
quando limpei o carburador (tinha 1 kg de terra dentro)...botei o parafuso da mistura no mesmo lugar q estava (mesma quantidade de voltas) e ficou boa....só achei q ela deveria dar uns 140 km/h...mas deve estar tudo certo
essa estória de gelar a lateral do carburador tem algum sentido?
Existem quatro circuitos básicos no carburador:
1 - Acelerador fechado é o circuito da marcha lenta, composto pelo parafuso da mistura do ar, influenciado pela regulagem da altura da boia e do gicle de baixa. Esse circuito só vale na marcha lenta, se vc mexer no parafuso de ar vc só está alterando a marcha lenta e no máximo até 1/4 de abertura do acelerador.
2 - de fechado até 1/4 de acelerador é o circuito da marcha lenta, composto pelo gicle de baixa e influenciado pela altura da boia e da agulha. Alterações no gicle de baixa influi até mais ou menos meio acelerador, mas ele influencia mesmo até 1/4.
3 - de 1/4 até 3/4 de acelerador é o circuito de médias, composto pela agulha. Influenciado pelo gicle de alta, gicle de baixa e altura da boia. É o circuito mais negligenciado pelos "preparadores" de fim de semana...
4 - de 3/4 até 4/4, ou seja, cabo enrolado. Composto pelo gicle de alta. Altura de boia, agulha e beeem lá no fim da fila gicle de baixa influenciam esse circuito.
Regra geral para regular parafuso do ar:
Aqueça a moto e tente girar o parafuso até achar o ponto onde a marcha lenta é mais alta. Não toque no acelerador! Aí vc regula a rotação da marcha lenta no parafuso da marcha lenta. Não consigo fazer isso na tornado #$@#$@!!!!!!! Se vc precisar abrir mais de 3 voltas, bote um gicle de baixa 1 ponto maior. Se abrir menos de 1,5 voltas, gicle de baixa um ponto menor. A regulagem (perfeita) do carburador não deve ser feita pela cor da vela, a vela é um excelente indicador, mas a regulagem deve ser feita andando na moto e sentindo. Com o tempo vc sente se tá dando falta ou excesso em cada circuito... Vc pode por marcações no acelerador, andar 20 minutos naquela posição, cortar a corrente e ver a vela. Não será o ideal, mas será o mais aproximado. A cor da vela é uma média, eu cansei de ver 2T (dando nome aos bois: agrales) estourar o motor pq tinha uma baixa rica, uma média acertada e uma alta perigosamente pobre, e a vela marrom, normalíssima, pois não é comum andar de cabo enrolado por periodos muito longos, mas as vezes...
O lance do carburador esfriar eu não conheço, mas pode ser que exista uma teoria por trás... Aqui faz mto calor e minha moto esquenta muito, não dá pra por a mão e sentir nada exceto um calor infernal vindo do escape...
Bota a coroa da Tornado, são apenas 38 dentes, se não me engano a 350 original vem com 42 dentes. Ou de Falcon, são 40 dentes. Ela vai andar mais, garanto...
Só por curiosidade, qual o consumo da sua moto? Desconfie se ela estiver fazendo mais de 28km/l...
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desmontei o bura e dei uma boa geral nele....botei o giglê 128 original e coloquei o cabo de retorno de volta (tinha tirado)...porém aquele velho problema das X-eLonas me atormenta....vc solta o acelerador e ela fica acelerada...já comprei até uma mola pra colocar na borboleta pra ajudar ela voltar...mas não adiantou muito...será que tem algum carburador q dê certo nela pra me livrar desse problema?
Ah...nem tirei a média de consumo ainda...comprei a moto faz 2 semanas e num deu ainda pra fazer as médias..
Ah...nem tirei a média de consumo ainda...comprei a moto faz 2 semanas e num deu ainda pra fazer as médias..
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Para resolver o problema do acelerador prendendo é simples. Tem duas maneiras. Aliás, tem uma maneira que é mais uma alteração e outra que é um conserto (temporário) para o problema.henriquejensen escreveu:desmontei o bura e dei uma boa geral nele....botei o giglê 128 original e coloquei o cabo de retorno de volta (tinha tirado)...porém aquele velho problema das X-eLonas me atormenta....vc solta o acelerador e ela fica acelerada...já comprei até uma mola pra colocar na borboleta pra ajudar ela voltar...mas não adiantou muito...será que tem algum carburador q dê certo nela pra me livrar desse problema?
Ah...nem tirei a média de consumo ainda...comprei a moto faz 2 semanas e num deu ainda pra fazer as médias..
A alteração: Olhe na tampa de cima do carburador. Tem uma especie de plugue, parece com uma conexão para uma mangueira, mas é tampado, como se fosse soldado de aluminio. Parece com o tubo dos respiros que tem na lateral do carburador, mas tampado. Pegue uma broca fina e abra um furo ali. Não esqueça de botar uma mangueira até embaixo da moto para evitar entrar sujeira. A mistura é levemente afetada (nada de excepcional, a mistura é ligeiramente empobrecida), mas isso faz com que o carburador não crie um "vacuo" em cima do pistonete, esse vacuo faz o pistonete travar...
O conserto: Se vc tirar essa tampa de cima do carburador, vc vai ver uma especie de "bracinho" de latão, uma articulação que se prende no pistonete e no eixo do mecanismo onde prende o cabo do acelerador. O q vc quer ali é folga zero entre as articulações. Para isso, pegue um alicate e aperte nas articulações dessa pecinha. Aperte com força! Cuidado *triplicado* para não perder - e nem muito menos montar fora do lugar - uma finissima e delicadissima arruela de plástico... Ela fica entre o corpo do carburador e esse mecanismo articulado q falei... São duas, uma de cada lado. Se estiver faltando no seu carburador... Bem, achaste mais um motivo para o carburador estar prendendo... Eu digo que esse conserto é provisório pq a folga na articulação volta em um tempo razoavelmente curto, vc tem que ficar apertando a articulação de tempos em tempos... Se vc achar onde comprar essa articulação *nova* (pq usada não adianta, vai ter folga do mesmo jeito), aí vc tem uma solução definitiva. Resista a tentação de botar graxa ali! Use apenas uma leve camada de óleo de motor novo.
Esse problema do acelerador prendendo ocorre tb nas XL250 e XR/NX/CBX200, tudo depende da kilometragem...
Boa Sorte!
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Re: Regular mistura AR/combustível
henriquejensen escreveu:
desmontei o bura e dei uma boa geral nele....botei o giglê 128 original e coloquei o cabo de retorno de volta (tinha tirado)...porém aquele velho problema das X-eLonas me atormenta....vc solta o acelerador e ela fica acelerada...já comprei até uma mola pra colocar na borboleta pra ajudar ela voltar...mas não adiantou muito...será que tem algum carburador q dê certo nela pra me livrar desse problema?
Bom dia!
Tenho uma CBX strada que estava com um problema semelhante, arranquei o carburador fora e percebi que o suporte onde se prende os cabos de aceleração e retorno estava com uma folga mínima. isso faz com que, mesmo que a mosto esteja parada (sem estar acelerando), haja uma alteração que estique ou folgue o os cabos a cada vez que ande com ela. aperte bem o parafuso de forme que essa peça não se mova!(o meu estava emperrado impossibilitando o perto, tive que substituir),E com uma morsa (com muito cuidado!), aperte o vão da peça de metal, de forma que ela entre bem justa naquele pininho que fica no corpo do carburador. Isso resolveu minha vida!!!
Hoje paro a moto e a aceleração fica estável da forma que regulei e sem oscilações para mais ou para menos.
Espero ter ajudado, abraço!
desmontei o bura e dei uma boa geral nele....botei o giglê 128 original e coloquei o cabo de retorno de volta (tinha tirado)...porém aquele velho problema das X-eLonas me atormenta....vc solta o acelerador e ela fica acelerada...já comprei até uma mola pra colocar na borboleta pra ajudar ela voltar...mas não adiantou muito...será que tem algum carburador q dê certo nela pra me livrar desse problema?
Bom dia!
Tenho uma CBX strada que estava com um problema semelhante, arranquei o carburador fora e percebi que o suporte onde se prende os cabos de aceleração e retorno estava com uma folga mínima. isso faz com que, mesmo que a mosto esteja parada (sem estar acelerando), haja uma alteração que estique ou folgue o os cabos a cada vez que ande com ela. aperte bem o parafuso de forme que essa peça não se mova!(o meu estava emperrado impossibilitando o perto, tive que substituir),E com uma morsa (com muito cuidado!), aperte o vão da peça de metal, de forma que ela entre bem justa naquele pininho que fica no corpo do carburador. Isso resolveu minha vida!!!
Hoje paro a moto e a aceleração fica estável da forma que regulei e sem oscilações para mais ou para menos.
Espero ter ajudado, abraço!
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Re: Regular mistura AR/combustível
um carburador de dt180 vai ficar otimo fora q ela ira ter um torque melhor em baixa media
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Re: Regular mistura AR/combustível
O fórum teria q ter um botãozinho de like!!
Muito boa a explicaçãoo dos amigos!!
Ouvi também falar em por uma tampa de óleo 2 tempos na gasolina, ajuda a lubrificar o pistonete!! não testei ainda
mas ta ai a dica!
Muito boa a explicaçãoo dos amigos!!
Ouvi também falar em por uma tampa de óleo 2 tempos na gasolina, ajuda a lubrificar o pistonete!! não testei ainda
mas ta ai a dica!
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