Regular mistura AR/combustível

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
henriquejensen
Ultra Membro
Mensagens: 3818
Registrado em: 29 Dezembro 2004 à29 16:44

Regular mistura AR/combustível

Mensagem por henriquejensen »

Desculpe se já postaram algo parecido, mas como se faz pra regular a mistura?
Qual o ponto ideal de mistura?
Meu pai diz q quando mais gelada a lateral do carburador ficar; melhor será o acerto...isso está coerente?

minha XLX 350r só dá 120 km/h de final...e a relação tá original...será q isto é por causa de mistura errada?
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Vamos lá...
Primeiramente vc não pode se basear na velocidade final da sua moto, para saber se ela está ou não regulada...
Retire a vela, e veja se a mistura está pobre ou rica...se a vela estiver OK...o problema pode estar em outro local...com vedação das válvulas...combustível, vela de ignição, parte elétrica em geral...etc....
A moto está engasgando? falhando? Está apresetando problemas de funcionamento?Ou é só vontade de andar mais??? :twisted:

Se tudo estiver blz....aí vão as medidas dos giclês originais da sua moto
:arrow: alta = 128#
:arrow: baixa = 45#

Duas voltas e meia no parafuso da mistura do ar.... e ela está prontinha para sair voando.... :wink:

Qualquer dúvida, poste novamente...

Abraços...
henriquejensen
Ultra Membro
Mensagens: 3818
Registrado em: 29 Dezembro 2004 à29 16:44

Mensagem por henriquejensen »

valeu pelas dicas Fabrício, bom...engasgando, falhando ou qualquer coisa do tipo ela não está....é só vontade de andar mesmo....vou ver a parada da vela...pode ser isso
quando limpei o carburador (tinha 1 kg de terra dentro)...botei o parafuso da mistura no mesmo lugar q estava (mesma quantidade de voltas) e ficou boa....só achei q ela deveria dar uns 140 km/h...mas deve estar tudo certo

essa estória de gelar a lateral do carburador tem algum sentido?
tornado_tinkerer
Membro
Mensagens: 310
Registrado em: 15 Setembro 2004 à00 13:05

Mensagem por tornado_tinkerer »

henriquejensen escreveu:valeu pelas dicas Fabrício, bom...engasgando, falhando ou qualquer coisa do tipo ela não está....é só vontade de andar mesmo....vou ver a parada da vela...pode ser isso
quando limpei o carburador (tinha 1 kg de terra dentro)...botei o parafuso da mistura no mesmo lugar q estava (mesma quantidade de voltas) e ficou boa....só achei q ela deveria dar uns 140 km/h...mas deve estar tudo certo

essa estória de gelar a lateral do carburador tem algum sentido?
O carburador não sabe a quantos rpm está seu motor e nem muito menos sabe a velocidade que vc está andando. Ele entende apenas a quantidade de acelerador que vc está aplicando naquele momento. Ele nem sabe se está indo ar pro motor ou se está voltando ar do motor (retrocesso)... O tal do carburador é meio burrinho hehehehe

Existem quatro circuitos básicos no carburador:

1 - Acelerador fechado é o circuito da marcha lenta, composto pelo parafuso da mistura do ar, influenciado pela regulagem da altura da boia e do gicle de baixa. Esse circuito só vale na marcha lenta, se vc mexer no parafuso de ar vc só está alterando a marcha lenta e no máximo até 1/4 de abertura do acelerador.

2 - de fechado até 1/4 de acelerador é o circuito da marcha lenta, composto pelo gicle de baixa e influenciado pela altura da boia e da agulha. Alterações no gicle de baixa influi até mais ou menos meio acelerador, mas ele influencia mesmo até 1/4.

3 - de 1/4 até 3/4 de acelerador é o circuito de médias, composto pela agulha. Influenciado pelo gicle de alta, gicle de baixa e altura da boia. É o circuito mais negligenciado pelos "preparadores" de fim de semana...

4 - de 3/4 até 4/4, ou seja, cabo enrolado. Composto pelo gicle de alta. Altura de boia, agulha e beeem lá no fim da fila gicle de baixa influenciam esse circuito.

Regra geral para regular parafuso do ar:
Aqueça a moto e tente girar o parafuso até achar o ponto onde a marcha lenta é mais alta. Não toque no acelerador! Aí vc regula a rotação da marcha lenta no parafuso da marcha lenta. Não consigo fazer isso na tornado #$@#$@!!!!!!! Se vc precisar abrir mais de 3 voltas, bote um gicle de baixa 1 ponto maior. Se abrir menos de 1,5 voltas, gicle de baixa um ponto menor. A regulagem (perfeita) do carburador não deve ser feita pela cor da vela, a vela é um excelente indicador, mas a regulagem deve ser feita andando na moto e sentindo. Com o tempo vc sente se tá dando falta ou excesso em cada circuito... Vc pode por marcações no acelerador, andar 20 minutos naquela posição, cortar a corrente e ver a vela. Não será o ideal, mas será o mais aproximado. A cor da vela é uma média, eu cansei de ver 2T (dando nome aos bois: agrales) estourar o motor pq tinha uma baixa rica, uma média acertada e uma alta perigosamente pobre, e a vela marrom, normalíssima, pois não é comum andar de cabo enrolado por periodos muito longos, mas as vezes...

O lance do carburador esfriar eu não conheço, mas pode ser que exista uma teoria por trás... Aqui faz mto calor e minha moto esquenta muito, não dá pra por a mão e sentir nada exceto um calor infernal vindo do escape...

Bota a coroa da Tornado, são apenas 38 dentes, se não me engano a 350 original vem com 42 dentes. Ou de Falcon, são 40 dentes. Ela vai andar mais, garanto...

Só por curiosidade, qual o consumo da sua moto? Desconfie se ela estiver fazendo mais de 28km/l...
henriquejensen
Ultra Membro
Mensagens: 3818
Registrado em: 29 Dezembro 2004 à29 16:44

Mensagem por henriquejensen »

hum...abri o bura e vih q tá com gicle de alta #126..pode ser isso
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Excelente tópico Tinkerer... =D> =D> =D> =D>

Mais um bom tópico pra nossa lista... :wink:
henriquejensen
Ultra Membro
Mensagens: 3818
Registrado em: 29 Dezembro 2004 à29 16:44

Mensagem por henriquejensen »

desmontei o bura e dei uma boa geral nele....botei o giglê 128 original e coloquei o cabo de retorno de volta (tinha tirado)...porém aquele velho problema das X-eLonas me atormenta....vc solta o acelerador e ela fica acelerada...já comprei até uma mola pra colocar na borboleta pra ajudar ela voltar...mas não adiantou muito...será que tem algum carburador q dê certo nela pra me livrar desse problema?

Ah...nem tirei a média de consumo ainda...comprei a moto faz 2 semanas e num deu ainda pra fazer as médias..
tornado_tinkerer
Membro
Mensagens: 310
Registrado em: 15 Setembro 2004 à00 13:05

Mensagem por tornado_tinkerer »

henriquejensen escreveu:desmontei o bura e dei uma boa geral nele....botei o giglê 128 original e coloquei o cabo de retorno de volta (tinha tirado)...porém aquele velho problema das X-eLonas me atormenta....vc solta o acelerador e ela fica acelerada...já comprei até uma mola pra colocar na borboleta pra ajudar ela voltar...mas não adiantou muito...será que tem algum carburador q dê certo nela pra me livrar desse problema?

Ah...nem tirei a média de consumo ainda...comprei a moto faz 2 semanas e num deu ainda pra fazer as médias..
Para resolver o problema do acelerador prendendo é simples. Tem duas maneiras. Aliás, tem uma maneira que é mais uma alteração e outra que é um conserto (temporário) para o problema.

A alteração: Olhe na tampa de cima do carburador. Tem uma especie de plugue, parece com uma conexão para uma mangueira, mas é tampado, como se fosse soldado de aluminio. Parece com o tubo dos respiros que tem na lateral do carburador, mas tampado. Pegue uma broca fina e abra um furo ali. Não esqueça de botar uma mangueira até embaixo da moto para evitar entrar sujeira. A mistura é levemente afetada (nada de excepcional, a mistura é ligeiramente empobrecida), mas isso faz com que o carburador não crie um "vacuo" em cima do pistonete, esse vacuo faz o pistonete travar...

O conserto: Se vc tirar essa tampa de cima do carburador, vc vai ver uma especie de "bracinho" de latão, uma articulação que se prende no pistonete e no eixo do mecanismo onde prende o cabo do acelerador. O q vc quer ali é folga zero entre as articulações. Para isso, pegue um alicate e aperte nas articulações dessa pecinha. Aperte com força! Cuidado *triplicado* para não perder - e nem muito menos montar fora do lugar - uma finissima e delicadissima arruela de plástico... Ela fica entre o corpo do carburador e esse mecanismo articulado q falei... São duas, uma de cada lado. Se estiver faltando no seu carburador... Bem, achaste mais um motivo para o carburador estar prendendo... Eu digo que esse conserto é provisório pq a folga na articulação volta em um tempo razoavelmente curto, vc tem que ficar apertando a articulação de tempos em tempos... Se vc achar onde comprar essa articulação *nova* (pq usada não adianta, vai ter folga do mesmo jeito), aí vc tem uma solução definitiva. Resista a tentação de botar graxa ali! Use apenas uma leve camada de óleo de motor novo.

Esse problema do acelerador prendendo ocorre tb nas XL250 e XR/NX/CBX200, tudo depende da kilometragem...

Boa Sorte!
lostraider
Membro
Mensagens: 51
Registrado em: 07 Outubro 2004 à59 13:03

Mensagem por lostraider »

Rapaz, eu não vou mais faltar as aulas daqui do forum, alias não são aulas, o pessoal tá dando um show nas matérias e tópicos.
PARABÉNS a todos os colaboradores e um ano novo de muita saude e sucesso pra todos, e um punhado de barro que ninguem é de ferro também né
Abração.
henriquejensen
Ultra Membro
Mensagens: 3818
Registrado em: 29 Dezembro 2004 à29 16:44

Mensagem por henriquejensen »

nussatornado_tinkerer, agora vc apavorou amigo...
OBRIGADOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!

:D :D :D :D :D

Agora fiquei feliz.......vou ver se faço isso fim de semana
henriquejensen
Ultra Membro
Mensagens: 3818
Registrado em: 29 Dezembro 2004 à29 16:44

Mensagem por henriquejensen »

rapaiz....desmontei a XLX 350 inteira pra pintar o motor e quatro e pra não ficar de pé peguei emprestado a XR 200 do meu primo....CARACAS! ki moto levinha....parece uma bicicleta....nussa....muito boa.....
akele x-elão é um peeeeeeeeso.......haja coluna pra puxar a bichinha pro lugar
Shaka
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 31 Março 2016 à15 09:21

Re: Regular mistura AR/combustível

Mensagem por Shaka »

henriquejensen escreveu:
desmontei o bura e dei uma boa geral nele....botei o giglê 128 original e coloquei o cabo de retorno de volta (tinha tirado)...porém aquele velho problema das X-eLonas me atormenta....vc solta o acelerador e ela fica acelerada...já comprei até uma mola pra colocar na borboleta pra ajudar ela voltar...mas não adiantou muito...será que tem algum carburador q dê certo nela pra me livrar desse problema?

Bom dia!

Tenho uma CBX strada que estava com um problema semelhante, arranquei o carburador fora e percebi que o suporte onde se prende os cabos de aceleração e retorno estava com uma folga mínima. isso faz com que, mesmo que a mosto esteja parada (sem estar acelerando), haja uma alteração que estique ou folgue o os cabos a cada vez que ande com ela. aperte bem o parafuso de forme que essa peça não se mova!(o meu estava emperrado impossibilitando o perto, tive que substituir),E com uma morsa (com muito cuidado!), aperte o vão da peça de metal, de forma que ela entre bem justa naquele pininho que fica no corpo do carburador. Isso resolveu minha vida!!!
Hoje paro a moto e a aceleração fica estável da forma que regulei e sem oscilações para mais ou para menos.

Espero ter ajudado, abraço!
lucas legnari
Membro
Mensagens: 110
Registrado em: 13 Outubro 2014 à50 21:21

Re: Regular mistura AR/combustível

Mensagem por lucas legnari »

um carburador de dt180 vai ficar otimo fora q ela ira ter um torque melhor em baixa media
GuiPilatti
Membro
Mensagens: 8
Registrado em: 12 Agosto 2016 à37 10:17

Re: Regular mistura AR/combustível

Mensagem por GuiPilatti »

O fórum teria q ter um botãozinho de like!!

Muito boa a explicaçãoo dos amigos!!

Ouvi também falar em por uma tampa de óleo 2 tempos na gasolina, ajuda a lubrificar o pistonete!! não testei ainda

mas ta ai a dica!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem