p/fabricio

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
leobalster
Super Membro
Mensagens: 1336
Registrado em: 09 Setembro 2004 à28 16:19

p/fabricio

Mensagem por leobalster »

fala ai fabricio, eu tenho uam dt 200r 1995 que to vendendo pra pegar uma tornado, eu queria saber se esse kit 286cc da wiseco compromete muito a durabilidade do motor, pq eu vo usar a tornado pra trilhas e num queria diminuir a vida util dom motor, um abraco leo
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Bem Leobalster, vou postar o tópico de quem entende melhor do assunto..
Bom, uma das dúvidas mais frequentes entre os Tornadeiros, é a escolha de qual pistão colocar em sua moto.

Existem atualmente no mercado 4 tipos de kits diferentes de pistão para as Tornados.

360cc é a Polaco Motos quem desenvolveu e prepara, tenho um amigo em BsB que está aguardando a sua moto ficar pronta. Estou aguardando ancioso para testar a moto. Segundo informações da Polaco, a moto fica com 40cv (com carburador de CR250), sendo o material forjado.

330cc e 293cc é a Retífica Master que fabrica e distribui no mercado nacional, também conhecido como kit Tornado Furacão. O kit é composto de cilindro, pistão, anéis , pino , travas e juntas. Não temos maiores informações a respeito de quantos cavalos a moto atinge. Lembrando que o material utilizado é materia prima nacional.

286cc é da marca WISECO de origem americana, 100% forjado, e ultilizado pelos melhores pilotos do mundo. No momento este pistão está em falta no Brasil. O kit é composto apenas de pistão, anéis, pino e travas.

Entre estes kits, apenas o 286cc e 293cc, não necessitam de abrir as carcaças inferiores do motor, apenas retifica-se ou troca-se o cilindro. Pergunta? Qual o problema de se abrir as carcaças do motor?
O problema é que a base dos prisioneiros ficará bem reduzida, isso poderá ocasionar perda de resistência na fixação do cilindro, alguns colegas do fórum MOTOVERDE, instalaram kits 330cc e 360cc e relataram que suas motos não suportaram 3 corridas. Para motocross é até compreensível a busca da máxima potência, mas para trilha e enduro a resistência chega a ser prioridade em relação a potência.
Alguns preparadores procuram apenas potência e mais potência, mas eu particularmente, já preparei dezenas de kits 286cc, procuro aliar potência e durabilidade. Vale lembrar que durante os dois anos que preparo Tornados, nunca tive que refazer algum motor dos que preparei.

É claro que a medida que se aumenta a cilindrada, diminui-se a vida útil do motor. Cabe aí analisar o custo x beneficio.

Quero deixar aqui a minha opinião de piloto e preparador:

Durante um tempo achei que corrida ganhava-se apenas com um motorzão. Ao longo dos 3 anos de motocross pude perceber que não adiantava só um bom motor, mas sim um conjunto equilibrado entre motor, freios, suspensão e piloto, visto que a maioria dos pilotos da categoria Nacional ou Tornado, não treinavam diariamente, ou seja, eram os famosos "pilotos de fim de semana". Hoje apesar de estar com uma das melhores motos do País, não tenho tempo para treinar, e com a profissionalização de vários pilotos, inclusive profissionais que " regrediram" para a categoria Nacional, estou tomando pêia até de XTZ125 hehehehehe.., mas tenho uma certeza, o que ajuda vc a ganhar uma corrida é um conjunto equilibrado, então na hora de preparar a sua moto, procure saber o seu limite e tentar equilibrá-lo da melhor maneira.

Essa é a minha opinião. ( 286cc Wiseco)

Espero ter ajudado.

Abraços.
Fabiano
Abraços...
Trancado
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