Regulagem tornado !

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
sylvester
Membro
Mensagens: 218
Registrado em: 04 Outubro 2004 à49 18:52

Regulagem tornado !

Mensagem por sylvester »

já que nosso amigo da xlx 350 postou algo sobre regulagem, eu tava meio acanhado e agora vou abusar um pouco. tinkerer tá na escuta ?
bom,
a minha tornado é 2001 e tá com carburacao original,
coloquei o acelerador rápido pinhao de 12 e coroa de 48 e uma
ponteira e curva MA...
bom,
a moto é bem esperta e anda bem,
mas de vez em quando quando to manobrando ela em baixa, ela apaga e me obriga a dar partida....
e de manhã cedo...só pega com afogador puxado...e a bateria já nas ultimas.....
agradeço desde já por umas dicas...
nota: carburador foi limpo numa revisao que fiz semana passada numa autorizada honda.
abraco a todos e grande 2005 amigos do FLM
MoLoToV
Membro
Mensagens: 872
Registrado em: 17 Setembro 2004 à42 12:58

Mensagem por MoLoToV »

sylvester, eu nao entendo mto de carburacao de motos 4t, mas acho que o problema na sua toni, é mistura pobre... Se vc colocou ponteire e curva, mais soltos que a original provavelmente é isso, e ainda mais que a baixa da tornado ja vem meio pobre de fabrica...
Daqui a pouco vem a galera que entende mesmo e te da um help ae...
tornado_tinkerer
Membro
Mensagens: 310
Registrado em: 15 Setembro 2004 à00 13:05

Mensagem por tornado_tinkerer »

Molotov, vc está certo. Mistura pobre.

Sylvester, ajeite logo isso, mistura pobre "come" o motor rapidinho...

O q funciona pra um talvez não funcione pra outro, eu moro a beira mar e em um lugar quente e úmido. O que ficou bom na minha moto foi:
gicle de baixa de sahara, gicle de alta de falcon, agulha de twister.

no seu caso pode ser diferente... Só testando. Mas definitivamente, ajeite isso... Teste com o gicle de alta da twister e agulha original primeiro, mas troque imediatamente o gicle de baixa, se não ficar bom aí vc passa pro gicle de alta da falcon, se não ficar bom (no meu caso ficou dando um pouco de excesso, mas, de novo, minhas condiçòes climáticas bla bla bla), aí vc parte pra agulha de twister. E ainda corre o risco de ainda precisar mexer mais - climaticas bla bla bla :-)

Minha moto tb só pegava com afogador, hj em dia eu só uso ele qdo passo + de 15 dias sem ligar a moto, senão nem precisa...
sylvester
Membro
Mensagens: 218
Registrado em: 04 Outubro 2004 à49 18:52

duvida

Mensagem por sylvester »

tinkerer, resumindo...
coloco o gicle de alta da twister....
mas o de baixa vc nao falou qual botar......
por favor manda aí vou fazer isso amanha mesmo !!!
abracos
tornado_tinkerer
Membro
Mensagens: 310
Registrado em: 15 Setembro 2004 à00 13:05

Re: duvida

Mensagem por tornado_tinkerer »

sylvester escreveu:tinkerer, resumindo...
coloco o gicle de alta da twister....
mas o de baixa vc nao falou qual botar......
por favor manda aí vou fazer isso amanha mesmo !!!
abracos
Então, o de baixa é o da Sahara.

Primeira coisa q vc vai fazer é botar esse gicle de baixa da Sahara. Se vc tiver o filtro de ar de espuma, acho que talvez, pode ser (note que eu nao estou afirmando nada... :roll: ) vc pode botar o gicle de alta direto da falcon, o da twister é #145 e o da falcon é #148. Noto q vc mora em um lugar mais quente e úmido que eu (risos)... Vai com calma, faça uma mudança de cada vez...

Vc vai acordar o demonio que existe escondido atras das paredes do cilindro desse motorzinho... ;-)
henriquejensen
Ultra Membro
Mensagens: 3818
Registrado em: 29 Dezembro 2004 à29 16:44

Mensagem por henriquejensen »

vixi rapaiz....agora o meu x-elão tá fazendo isso tb...mas a lenta ficou perfeita.....vou ajustar de novo a mistura...
vou fuçar até a encrenca ficá boa...hauhau
Matheus
Membro
Mensagens: 282
Registrado em: 10 Janeiro 2005 à15 11:00

Mensagem por Matheus »

mais uma kbaçeira ...

oq é essse gicle ?
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

gicle é uma espécie de parafuso com um furo no meio por onde passa gasolina. Fica no carburador e esta ligado a maneira como o acelerador faz a mistura ar+gasolina pra mandar pro pistão pra ser queimado. Mais especificamente o gicle controla a parte da gasolina na mistura ar+gasolina... sacou ???

Essas regulagens que o pessoal ta discutindo ai em cima visam aumentar o tamanho dos gicles, fazendo isso eles aumentam a quantidade de gasolina que o carburador vai mandar pro pistão, por fim fazendo a moto ter um desempenho melhor.

O fato da moto do sylvester estar com mistura pobre quer dizer que o carburador está errando na mistura ar+gasolina... o carburador dele está misturando muito ar e pouca gasolina.
Matheus
Membro
Mensagens: 282
Registrado em: 10 Janeiro 2005 à15 11:00

Mensagem por Matheus »

Entendi cara ... valeu aí pela dica TopsMan ...
Matheus
Membro
Mensagens: 282
Registrado em: 10 Janeiro 2005 à15 11:00

Mensagem por Matheus »

outra pergunta, o motor precisa realmente desse "ar" pra funcionar ? senão agente colocava so na gososa mesmo ... combustão total ...
rodrigo_m20
Membro
Mensagens: 977
Registrado em: 07 Novembro 2004 à42 22:31

Mensagem por rodrigo_m20 »

Para haver combustão (ou explosão) no cilindo é necessario combustível e comburente.
O combustivel é a gasolina e o comburente o ar (oxigenio).
O seja sem ar (oxigenio) não tem explosao.
Matheus
Membro
Mensagens: 282
Registrado em: 10 Janeiro 2005 à15 11:00

Mensagem por Matheus »

Física ... hehe ... se eu não tivesse matado aula .. hehe

valeu pela dica aí ...
TÓXA
Membro
Mensagens: 93
Registrado em: 01 Dezembro 2004 à47 09:47

Mensagem por TÓXA »

tornado_tinkerer escreveu:Molotov, vc está certo. Mistura pobre.

Sylvester, ajeite logo isso, mistura pobre "come" o motor rapidinho...

O q funciona pra um talvez não funcione pra outro, eu moro a beira mar e em um lugar quente e úmido. O que ficou bom na minha moto foi:
gicle de baixa de sahara, gicle de alta de falcon, agulha de twister.

no seu caso pode ser diferente... Só testando. Mas definitivamente, ajeite isso... Teste com o gicle de alta da twister e agulha original primeiro, mas troque imediatamente o gicle de baixa, se não ficar bom aí vc passa pro gicle de alta da falcon, se não ficar bom (no meu caso ficou dando um pouco de excesso, mas, de novo, minhas condiçòes climáticas bla bla bla), aí vc parte pra agulha de twister. E ainda corre o risco de ainda precisar mexer mais - climaticas bla bla bla :-)

Minha moto tb só pegava com afogador, hj em dia eu só uso ele qdo passo + de 15 dias sem ligar a moto, senão nem precisa...

Caro Tinkerer,

Qual a diferença da agulha da Twister para a da tornado? por que colocar ela na tornado? o que melhorará?

Obrigado pela atenção.


TÓXA
tornado_tinkerer
Membro
Mensagens: 310
Registrado em: 15 Setembro 2004 à00 13:05

Mensagem por tornado_tinkerer »

TÓXA escreveu:
tornado_tinkerer escreveu:Molotov, vc está certo. Mistura pobre.

Sylvester, ajeite logo isso, mistura pobre "come" o motor rapidinho...

O q funciona pra um talvez não funcione pra outro, eu moro a beira mar e em um lugar quente e úmido. O que ficou bom na minha moto foi:
gicle de baixa de sahara, gicle de alta de falcon, agulha de twister.

no seu caso pode ser diferente... Só testando. Mas definitivamente, ajeite isso... Teste com o gicle de alta da twister e agulha original primeiro, mas troque imediatamente o gicle de baixa, se não ficar bom aí vc passa pro gicle de alta da falcon, se não ficar bom (no meu caso ficou dando um pouco de excesso, mas, de novo, minhas condiçòes climáticas bla bla bla), aí vc parte pra agulha de twister. E ainda corre o risco de ainda precisar mexer mais - climaticas bla bla bla :-)

Minha moto tb só pegava com afogador, hj em dia eu só uso ele qdo passo + de 15 dias sem ligar a moto, senão nem precisa...

Caro Tinkerer,

Qual a diferença da agulha da Twister para a da tornado? por que colocar ela na tornado? o que melhorará?

Obrigado pela atenção.


TÓXA
Qdo eu botei o gicle de alta da Falcon, minha moto ficou dando um ligeiro excesso. A agulha da tw é ligeiramente mais pobre... Ficou perfeito! A agulha desses carburadores nao tem aquelas ranhuras que se usa pra regular, por isso tive q trocar. Eu podia ter feito gambiarra, mas evito gambis na medida do possivel... 8)
luciano
Membro
Mensagens: 966
Registrado em: 13 Fevereiro 2005 à04 14:37

Mensagem por luciano »

ta bom mas em resumo.... qual o gicle que eu devo colocar na minha toni para ela ficar mais nervosa?
gicle de baixa de sahara, gicle de alta de falcon, agulha de twister ...é isso?
Gargamel
Hyper Membro
Mensagens: 7372
Registrado em: 22 Janeiro 2005 à27 22:00

Mensagem por Gargamel »

Aí Silvester, o Cleber deixou a Toni com o Fabiano hj !
Segundo o Fabiano a bixinha vai sair capeta, quero ver ! por q o Cleber fica louco quando eu salto na frente ! KKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!! O bixo vai ler isso aqui e vai ficar bruto !!!!!!! #-o
o TESTE É DIA 19 Q AGENTE VAI PEGAR 150 KM DE ESTRADA PRA PIRI !!!! :twisted:
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

luciano escreveu:ta bom mas em resumo.... qual o gicle que eu devo colocar na minha toni para ela ficar mais nervosa?
gicle de baixa de sahara, gicle de alta de falcon, agulha de twister ...é isso?

Olha só:
Primeira coisa q vc vai fazer é botar esse gicle de baixa da Sahara.

SE vc tiver o filtro de ar de espuma, ACHO que talvez, pode ser ... q vc POSSA botar o gicle de alta direto da falcon.... Vai com calma, faça uma mudança de cada vez....

Mas como o próprio Tinkerer resaltou, isso foi o que funcionou PARA ELE ! Carburação é uma coisa meio chata, tem q montar, testar, mexer, testar....

Vc pode testar tbem a combinação: Gicle de baixa da Sahara, de alta da TW e agulha original, foi o q me disse um trileiro conhecido meu, mas n garanto....
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem