Como melhorar a suspençao da dt 200

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Jonatas Lages
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 03 Maio 2006 à13 11:51

Como melhorar a suspençao da dt 200

Mensagem por Jonatas Lages »

Como melhorar a suspençao da dt 200
Jonatas Lages
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 03 Maio 2006 à13 11:51

Mensagem por Jonatas Lages »

Galera, por favor fiquei sabendo que para melhorar a suspençao da dt 200 e so por uma balança de tornado e as bengalas de xlx. alguem pode ajudar ???
Felipe_RS
Super Membro
Mensagens: 1220
Registrado em: 14 Setembro 2005 à31 20:05

Mensagem por Felipe_RS »

As bengalas de XLX 350 eu sabia, e funciona bem mesmo... agora quanto a balanca de toni, nao sei te dizer nada!
GuiBH

Mensagem por GuiBH »

as bengalas da XLX350 sao melhores pq tem mais curso....mas a balança da tornado eu até ja vi em uma DT200...mas eu creio q para melhorar a suspa traseira nao basta só a balança....tem q ter um bom amortecedor traseiro tbm!!
Jonatas Lages
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 03 Maio 2006 à13 11:51

Mensagem por Jonatas Lages »

por favor, gostaria de saber se para por a balança da tornado na dt 200 tem que fazer alguma adptaçao ou os encaixes sao os mesmos ????;

e na suspençao dianteira, gostaria de saber seu eu tenho que trocar so as canelas ?????
stenio
Membro
Mensagens: 89
Registrado em: 29 Outubro 2004 à48 14:26

Mensagem por stenio »

ai , pra vc colocar a balanca tera de cortar ela. ha, e tambem tem que colocar com os links e amortecedor e mola tudo completo. vai ficar$$$$$$$$$$$$$$$ valeu
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Na suspensao dianteira creio que tem de trocar a mesa, pois as canelas da xlx sao mais grossas...
alexdias2001
Membro
Mensagens: 50
Registrado em: 13 Julho 2005 à03 14:26

Mensagem por alexdias2001 »

Na minha tem esse conjunto, na susp não precisou trocar a mesa, tem a canela completa e cubo e disco de XLX350, só forcei com cuidado para abrir a mesa um pouco, na primeira revisão a mesa da DT já pegou o jeito, coloquei parafusos mais longos para evitar deslisar ou quebrar o parafusos na mesa.

Na traseira a balança de tornado tive que cortar um pedaço pra encaixar no motor e abrir mais o buraco do quadro onde passa o eixo (de tornado) no motor que pega na balança. Os links de tornado eu primeiro os coloquei mas ficou muito dura, depois coloquei direto na balança igual a twister, sistema tipo KTM, ficou d+! Isso com o amortecedor de toni que dá certinho no quadro apenas colocando umas ruelas grossas para ficar bem justo.
Observando o alinhamento: amortecedor/balança/quadro/roda traseira.

Resultado: DT200 + leve, amortecedor show, com uma saída de curva com o cabo enrrolado sem empinar por ficar mais longa. Emendo as mesas sem dar aquele supapo quando não encaixo o salto. absorve lindo!

Preços: Balança 300,00 (Honda)
.............Eixo e bucha da balança: 35,00 (Honda)
.............Links: 260,00 o conjunto (Honda) - NÃO PRECISA - Guardei
.............Amortecedor: 700,00 (Honda)
.............Mão de obra: 0,00 (Minha mesmo)
.............Frente de XLX350 (cubo/susp): R$ 100,00 na troca com outra moto (deu trabalho de encontrar outro louco).

Pretendo: colocar aquelas válvulas pra susp XLX350 (120,00 na MRP) com óleo MOTUL 7.
.................colocar nitro na traseira, sonhando com uma preparação avançada da Líder.
.................colocar uma roda aro 19.
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

Meu amigo q tinha uma DT 200 botou bengalas de XLX 350 na dianteira, antes disso mandou abrir as bengalas, deu uma preparadinha básica de leve, a moto ficou muito boa, absorvia muito bem os buracos e tal..
A traseira o amortecedor dele tinha estourado, e ele tentou adaptar alguns, primeiramente ele colocou o da Falcon, mas a moto ficou esquisita, absorvia bem somente em salguns saltos, e buracos maiores, nos buracos menores e depressões dos terreno, a moto saia de traseira, picava, ficou ruim de pilotar...
Acho q era devido ao peso da Falcon, o amortecedor ficou muito duro, visto q a DT é beeeem mais leve q a Falcon.. e meu amigo tb é seco q dói..heheheh
Mas no fim descobriram q era a MOLA da Falcon q era muito dura
Depois ele colocou uma de XT 225... dessa vez deu certo, a moto ficou bem boa, macia e abosorvendo muito bem.
Ficou um conjunto muito bom.
E nem precisou trocar as balanças, apenas eliminou o link e tal...
Mas ficou boa
Abraços
Predador
Super Membro
Mensagens: 1038
Registrado em: 01 Abril 2005 à52 08:46

Mensagem por Predador »

Guibh escreveu:as bengalas da XLX350 sao melhores pq tem mais curso....mas a balança da tornado eu até ja vi em uma DT200...mas eu creio q para melhorar a suspa traseira nao basta só a balança....tem q ter um bom amortecedor traseiro tbm!!
nananinanão, a suspensão dianteira da DT200 (240mm) só perde em curso para a Tornado e XR200 (245mm), todas elas são tecnicamente identicas mas a da DT200 original é muito macia

eu coloquei da Sahara e ficou um pau de dura, impossível fazer trilhas, tive que trocar as molas pela da XR200, aí ficou boa

na traseira acho que o melhor seria colocar um amortecedor da R com mola nova, da XT ou DT
Diogo DT200
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 03 Maio 2006 à48 11:25

Mensagem por Diogo DT200 »

Bem, pelo que entendi é só colocar um óleo melhor na susp. diantera e trocar a mola na traseira, mas qual óleo?qual mola?
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Para melhorar mesmo a suspensão é preciso retrabalhar ela, race tech...
Rafael Bertoletti - SC
Membro
Mensagens: 26
Registrado em: 03 Maio 2006 à15 18:29

Mensagem por Rafael Bertoletti - SC »

Dae parcero, sou de lages td. Qualquer dúvida pode me procurar.
alexdias2001
Membro
Mensagens: 50
Registrado em: 13 Julho 2005 à03 14:26

Mensagem por alexdias2001 »

Vcs sabem que legal mesmo pra entender é com fotos, então aí está a adptação da balança e amortecedor da toni na dt200:

Imagem
a balança tem que ser cortada na medida pra encaixar no motor.

Imagem
Agora encaixado no motor.

Imagem
Fiz este adaptador/alongador pra encaixar direto na balança e deixar na altura ideal, é um misto dos alongadores pra xr/xl que dá certinho e uma bucha pra justar na balança.

Imagem
Deve-se fazer uma pequena bucha de cada lado para distribuir o eixo da balança original da toni devido ele ser maior e abrir mais os buracos por onde ele passa porque ele também é mais grosso.
Imagem

Bem acho que deu pra entender, faltou somente a parte de cima do amortecedor (preguiça de tirar o tanque), mas é simples: umas arruelas dos lados e aumentar os furos do quadro para passar o parafuso original da Toni, aí fica perfeito. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Jonatas Lages
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 03 Maio 2006 à13 11:51

Mensagem por Jonatas Lages »

e ai Alex oque vc acha de colocar um amortecedor de xr 200 na dtzona fica legal ???

e na da frente so trocar o oleo e por um oleo mais grosso adianta alguma coisa ????

Estou começado a fazer trilha agora entao estou com pouco dinheiro blz.
o que vc acha.
alexdias2001
Membro
Mensagens: 50
Registrado em: 13 Julho 2005 à03 14:26

Mensagem por alexdias2001 »

Em uma outra dt200 que tive coloquei o amotecedor de xlx250 com a mola original da dt200 e um calço de tecnil pra compensar a diferença, ficou meio que dura, mas para o mx até que foi, por não cepar, mas para as trilhas acho meio dura pra aguentar um dia inteiro andando (haja coluna). Nunca vi o de XR na dt200, mas pode-se tentar. Na dianteira orginal pode-se trocar o óleo por um específico tipo motorex forkoil 7,5 ou 5 (depende) e colocar um pedaço de mola apoiado por uma arruela pra assentar na outra, já ví por aqui que a mola de válvula dos motores AP dão certinho, mas não experimentei, dizem ficar mais firme, aconselho fazer a primeira ideia, andar, julgar e se necesário passar para o próximo passo. :idea:
Jonatas Lages
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 03 Maio 2006 à13 11:51

Mensagem por Jonatas Lages »

valeu Alex , vou tentar trocar o óleo depois eu te falo se deu certo ok

se precisar de alguma coisa de Belo horizonte - Mg e so falar
Ivan Lucas
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 08 Setembro 2013 à10 10:21

Re: Como melhorar a suspençao da dt 200

Mensagem por Ivan Lucas »

mudando um pouco o assunto na ultima foto que você tirou mostra bem a parte do freio a disco
o seu pezinho de freio não é o original nem o da DT200r qual pezinho você utilizou . qual foi a adaptação que você fez ?
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem