Gasolina aditivada?

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Road-Runner
Membro
Mensagens: 8
Registrado em: 06 Janeiro 2005 à48 23:58

Gasolina aditivada?

Mensagem por Road-Runner »

Fala galera, beleza?

Estou com uma dúvida aqui e queria a opiniao de voces.. No manual do priprietário da minha Strada diz que a gasosa recomendada pela Honda é a aditivada...(como eu nao tenho o manual da XR, eu nao sei qual é a recomendada, mas suponho que seja a mesma, já que o motor é praticamente o mesmo) SÓ que, segundo um mecanico meio doido daqui a gasolina aditivada nao é boa.. que resseca os retentores de válvula e etc... (aí já é a pratica dele contra a teoria das refinarias...)
Pra galera da Líder, que abre muitos motores.. dá diferença um motor que só usa aditivada? Realmente ele fica mais limpo? E essa história aí em cima?

FalowS!!
Road/|\Runner
Cabeludo
Membro
Mensagens: 279
Registrado em: 25 Novembro 2004 à37 12:45

Mensagem por Cabeludo »

bom pela logica, a gasolina aditivada é mais limpa.... melhorando o desempenho da moto

agora essa historia ai nunca escutei nao...
tornado_tinkerer
Membro
Mensagens: 310
Registrado em: 15 Setembro 2004 à00 13:05

Re: Gasolina aditivada?

Mensagem por tornado_tinkerer »

Road-Runner escreveu:Fala galera, beleza?

Estou com uma dúvida aqui e queria a opiniao de voces.. No manual do priprietário da minha Strada diz que a gasosa recomendada pela Honda é a aditivada...(como eu nao tenho o manual da XR, eu nao sei qual é a recomendada, mas suponho que seja a mesma, já que o motor é praticamente o mesmo) SÓ que, segundo um mecanico meio doido daqui a gasolina aditivada nao é boa.. que resseca os retentores de válvula e etc... (aí já é a pratica dele contra a teoria das refinarias...)
Pra galera da Líder, que abre muitos motores.. dá diferença um motor que só usa aditivada? Realmente ele fica mais limpo? E essa história aí em cima?

FalowS!!
Road/|\Runner
Não sou engenheiro e sou apenas um mecanico de fim de semana, portanto, posso estar enganado em muitas coisas, mas minha opinião é que se esse mecanico estivesse correto, ele não seria um mero mecanico, ele seria engenheiro da honda, engenheiro esse que fez muitos e muitos testes apenas para colocar uma linha no manual dizendo que recomenda gasolina aditivada...

Se isso fosse um problema real, não existiria gasolina aditivada... Refinarias não fabricam retentores de valvula... ;-)
Sbrãbous
Membro
Mensagens: 49
Registrado em: 10 Dezembro 2004 à13 09:35

Mensagem por Sbrãbous »

Daê galera, tirei isso aqui do site da Petrobrás, explica bem certinho as diferenças entre as gasolinas que tem no mercado...
__________________________________________________

Quais as gasolinas comercializadas no Brasil, suas características e diferenças?

Existem 3 tipos de gasolina automotiva comercializadas no Brasil: Comum, Comum Aditivada, Premium. Todas recebem, por força de lei federal, a adição de álcool anidro, cujo teor varia de 20 a 25% dependendo da disponibilidade de álcool no mercado. Hoje o percentual é de 25% de álcool anidro.

GASOLINA COMUM - É a gasolina mais simples e barata. No caso da Petrobras, não recebe corante, possuindo a cor natural da gasolina que varia de incolor a amarelada.

Aplicação: pode ser utilizada em qualquer veículo movido à gasolina que não requeira propriedades superiores como dispersância de depósitos ou alta octanagem. Embora muita gente desconheça, a gasolina comum não é recomendada como primeira opção para os carros a injeção eletrônica, sendo neste caso indicado a gasolina aditivada.

GASOLINA COMUM ADITIVADA (BR Supra) - É obtida pela adição de dispersantes na gasolina comum. Os aditivos dispersantes têm a função de manter limpo todo o sistema de alimentação de combustível (tanque, bomba de combustível, tubulações, carburador, bicos injetores e válvulas do motor). A gasolina aditivada da BR é denominada BR SUPRA e recebe um corante que a deixa com a cor esverdeada para diferenciá-la da gasolina comum.

Aplicação: pode ser utilizada em qualquer veículo movido à gasolina que não requeira propriedades de alta octanagem. É especialmente recomendada para carros à injeção eletrônica, como é a maioria dos carros atualmente no Brasil (onde praticamente não se vendem mais carros a carburador).

GASOLINA PREMIUM (BR Premium ou BR Podium) - Gasolina com maior octanagem que a comum (no mínimo 91 octanas de IAD, Índice Antidetonante, enquanto a comum tem mínimo de 87); no caso da Petrobras, recebe os mesmos aditivos da Gasolina BR Supra, mas não recebe corante, possuindo assim a coloração natural da gasolina (incolor a amarelada).
A Podium é um tipo superior de Premium descrita em separado abaixo.

Aplicação: Pode ser utilizada em qualquer veículo movido à gasolina, mas é especialmente recomendada para veículos com motores que exijam gasolina de alta octanagem. Geralmente são veículos importados e sofisticados, equipados com alta taxa de compressão (maior que 10:1). No caso especial do Brasil, onde há incentivo governamental para a produção de carros populares de 1000 cm3, alguns destes carros possuem alta taxa de compressão e se beneficiam do uso desta gasolina, obtendo-se com ela maior desempenho.

GASOLINA PETROBRAS PODIUM - É a melhor gasolina do mercado, sendo uma premium de qualidade superior uma vez que a Petrobras adotou requisitos ainda mais exigentes que a premium usual. Possui octanagem mínima de 95 octanas de IAD, baixa formação de depósitos, baixo teor de enxofre (máximo de 30 ppm) e é isenta de benzeno, causando assim uma redução das emissões de poluentes no meio ambiente. Não tem coloração (incolor).

Aplicação: Pode ser utilizada em qualquer veículo movido à gasolina, mas é especialmente recomendada para veículos com motores que exijam gasolina de alta octanagem. Geralmente são veículos importados e sofisticados, equipados com alta taxa de compressão (maior que 10:1). No caso especial do Brasil, onde há incentivo governamental para a produção de carros populares de 1000 cm3, alguns destes carros possuem alta taxa de compressão e se beneficiam do uso desta gasolina, obtendo-se com ela maior desempenho.
____________________________________


Falow.....
Road-Runner
Membro
Mensagens: 8
Registrado em: 06 Janeiro 2005 à48 23:58

Mensagem por Road-Runner »

Entao, eu tambem achei a historia esquisita tambem... Se existe gasolina aditivada ha tanto tempo! Deve prestar pra alguma coisa...
Bom, como eu acabei de trocar os retentores das válvulas e limpei tudo na XR, vou procurar colocar apenas aditivada e ver como vai ficar na proxima abertura do motor. (só espero que esse dia demore. rsssss)

Abraços,
Road
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

Eu já tinha escutado esta história antes, mas acho que não tem nada a ver. Devem falar isto por causa dos detergentes especiais que são colocados na gasolina para fazer a limpeza do sistema de alimentação e do motor. Mas acho que é só bla, bla, bla!
Betioli
Super Membro
Mensagens: 1512
Registrado em: 22 Setembro 2004 à33 10:15

Mensagem por Betioli »

acho que vale a pena usar uma gasolina melhor ( só uso a Pódium na minha DT200R ), além de melhorar o desempenho aumenta a vida-útil do motor. Tudo bem que custa quase R$3,00 o litro mas 10 litros desta gasoza dá pra andar muito, penso que economizar na gasolina é bobagem.
leobalster
Super Membro
Mensagens: 1336
Registrado em: 09 Setembro 2004 à28 16:19

Mensagem por leobalster »

vc uas ela com carburacao original ou teve que carburara moto pra usar ela, agradeco a resposta, abracos
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

#

Mensagem por GELOUS »

Betioli escreveu:acho que vale a pena usar uma gasolina melhor ( só uso a Pódium na minha DT200R ), além de melhorar o desempenho aumenta a vida-útil do motor. Tudo bem que custa quase R$3,00 o litro mas 10 litros desta gasoza dá pra andar muito, penso que economizar na gasolina é bobagem.
Realmente aumenta o desempenho, mas não limpa o motor. Esta gasolina, salvo engano, não tem os dispersantes que a aditivada tem. Tá certo que ela deixa menos resíduos, mas mesmo assim deve deixá-los. Mas quem tem bala na agulha pra gastar com Podium tem mais é que gastar mesmo!
Valeu!
MoLoToV
Membro
Mensagens: 872
Registrado em: 17 Setembro 2004 à42 12:58

Mensagem por MoLoToV »

Eu tbm uso podium e meu motor tava 5 meses sem abri e quando abri uma novidade: Tava limpinhoooo... Nada de carvao nem nada.
Pra usar podium o que eu fiz foi o seguinte, dei uma taxada no cabecote da dt200 e dei uma boa carburada nela.
Cassius
Membro
Mensagens: 102
Registrado em: 31 Maio 2005 à54 16:13

Mensagem por Cassius »

Olá pessoal! Desculpem-me ressuscitar o assunto mas, como não li nenhum post neste tópico que explicasse o porquê dos mecânicos não recomendarem as aditivadas, então resolvi expor uma teoria p/ saber o q os amigos acham.
No meuentendimento, é o seguinte: a recomendação é que se use a gasolina aditivada, pois contém substâncias que mantém o motor mais limpo. Porém, isso serve p/ os motores ainda limpos, ou seja, as motos zero ou que sempre utilizaram combustível aditivado. O fato é que um motor que sempre utilizou gasolina comum, contém depósitos de carvão, naturalmente criados pela combustão imperfeita na queima da mistura de gasolina. Ou seja, estes depósitos ficam encrustados na peças e quando, a partir daí, se começa utilizar a gasolina aditivada, a ação dos detergentes faz com que parte deste carvão se solte, e o que seria uma vantagem, torna-se desvantagem, pois são corpos estranhos soltos dentro do motor.
Faz sentido?
Abraço a todos.
GuiBH

Mensagem por GuiBH »

acho q nao tem nada disso ai nao....esse seu mecanico deve ta mei doidim!!
andrext
Super Membro
Mensagens: 1660
Registrado em: 07 Dezembro 2005 à23 09:59

Mensagem por andrext »

Ressucitando uma informação importante.

Gostei desse tópico antigo, vale a pena.

Já vi em vários manuais, para cada dois tanques de gasolina comum ou podium usar um de gasolina aditivada para limpar o sistema.

Abraços.
mikepc
Membro
Mensagens: 16
Registrado em: 11 Maio 2006 à24 14:47

EQUIVOCO...

Mensagem por mikepc »

Pessoal, só agora que li este tópico, e estou ressucitando de novo, pois o pessoal está se equivocando quanto a gasolina PODIUM.

Conforme o texto da Petrobras:

- A Gasolina Aditivada (Br Supra), contém aditivos dispersantes, para manter limpo todo o sistema...

- A Gasolina Premium tem maior octanagem que a comum, porém também recebe os mesmos aditivos da Gasolina BR Supra, OU seja, é uma aditivada com maior octanagem.

- E a Gasolina Podium é uma Premium de qualidade superior, que contém obviamente, os mesmos aditivos da Gasolina Br Supra, porém é melhor pois tem menor teor de Enxofre (Principal item que faz a gasolina brasileira ser considera ruim) e isenção de Benzeno. O principal é a maior octanagem.

Ou seja pessoal, quem usa Podium, não precisa usar aditivida, pois a Podium é uma Aditivada com melhorias. Podium é apenas um nome para a melhor gasolina que temos e até a gasolina com maior octanagem do mundo, só não considera a melhor do mundo por causa do enxofre, mesmo em menores quantidades, mas ainda muito significativa.
Quem usa Podium, pode e deve continuar usando apenas Podium.

Espero ter ajudado em pessoal... até mais.

Att.
Mike
andrext
Super Membro
Mensagens: 1660
Registrado em: 07 Dezembro 2005 à23 09:59

Mensagem por andrext »

Poxa show a explicação
furia SM
Mega Membro
Mensagens: 5146
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à05 21:06

Mensagem por furia SM »

Ai galera, de um mes pra ca eu so venho abastecendo minha moto no posto da torre (quem mora em brasilia conhece), pois bem, vim observando minha moto que ela andava meio xoxa meia fraca mas nao dei mt importancia, qnd foi ontem tive que abastecer perto da minha casa, bixo minha moto melhorou da agua pro vinho, ta mt mais esperta e eu senti que ela ta andando mais, nao estou acusando o posto da torre de nada, mas que minha moto ta andando mt mais com a gasolina de outro posto isso ta :wink: :wink: :wink: :wink: :wink: As vezes o barato sai caro :wink: :wink: :wink: :wink:
andrext
Super Membro
Mensagens: 1660
Registrado em: 07 Dezembro 2005 à23 09:59

Mensagem por andrext »

hehe Lembra o comentário que fiz com vc lá no posto?!??
Vini
Membro
Mensagens: 407
Registrado em: 27 Outubro 2004 à55 16:19

Mensagem por Vini »

Na minha XR200, ela é 2000, comprei usada, sempre usei gasolina comum.

Que melhorias eu teria se usasse a Podium ou a aditivada??? Teria que recarburar a moto???
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

Vini, a podium queima melhor! Mas tem que recarburar sim!
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

Vini escreveu:Na minha XR200, ela é 2000, comprei usada, sempre usei gasolina comum.

Que melhorias eu teria se usasse a Podium ou a aditivada??? Teria que recarburar a moto???
seu motor nao tem taxa de compressão elevada, entao o beneficio da podium pra vc seria apenas os detergentes.... esses que a gasolina aditivada tem... ou seja, se n for usar comum, use a aditivada e nao a podium... aditivada é mais barata q podium e faz o mesmo serviço pra vc.

se vc andasse de especial, ai a podim seria uma boa...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem