COMO UTILIZAR UMA PLANILHA

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

COMO UTILIZAR UMA PLANILHA

Mensagem por PERUCH »

Fiz no DICAS e aqui tb p/ galera poder responder.
Valeu.

Boa tarde galera.
Vou postar aqui algumas dicas, fáceis para quem está querendo aprender a utilizar uma planilha num Enduro de Regularidade.

Vamos aos passos:

1- HODÔMETRO - Indica a Quilometragem, ou seja, no caso acima, o Hodometro O,OO indica a largada da prova. Nos enduros de regularidade o Hodômetro é marcado de 10 em 10 Mts. Ou seja, qdo o Hodometro marcar (usando o modelo da foto) 0,02 equivale a 20 metros. P/ facilitar o ultimo numero (a direita) marca as dezenas, o numero depois da vírgula marca as centenas e o antes da virgula marca Kilometros.

2- TRECHOS - Indicam a mudança de Média (Velocidade) naquela parte (trecho) da prova. Notem q no TRECHO 01 a velocidade era de 30 Km/h e no TRECHO 02 houve uma mudança de média p/ 36 Km/h.

3- MÉDIA - Velocidade Média determinada em devido trecho da trilha.

4- TEMPO DE PROVA (Horario) - Indica o tempo q vc tem q manter na prova, ou seja, depois de percorrer o primeiro trecho, vc olha p/ o seu relógio de pulso e ele está 20 Segundos atras do horario da planilha, então significa q vc está 20 segundos atrasado.

5- REFERENCIA (Desenho) - Indica o caminho q vc deve percorrer, é nele q estão descritos todos os caminhos q vc tem q seguir, os desenhos da planilha variam muito, ou seja, vc pode encontrar observações como: Rio, POnte, Cuidado Erosões, Desça, Suba, PEDRAS, Granja, etc... tb pode aparecer desenhado Mata Burro, Pontes, Casas, Igrejas, Rodovias, Lagos, etc... enfim, é um desenho da situação real q vc se encontra.


Imagem

Vamos agora tentar por em prática tudo isso:

Vc está no caminhão de largada, esperando seu horário de largada (cada piloto tem seu horario de largada, dependendo da organização ou do Regulamento de cada Campeonato, o tempo de intervalo de cada piloto pode variar, usamos aki 20s de intervalo. Então digamos q vc seja o piloto número 01, o piloto número 0 (q não existe) largaria as 09:00:00, então vc q é o numero 01 vai largar as 09:00:20s). Vc está no Hodometro 0,00, em cima do caminhão de largada, qdo seu relogio der o tempo de 09:00:20s vc larga na velocidade de 30 Km/h.... Qdo o Hodometro bater em 0,02 vc terá q cruzar um Trevo e seguir pela direita dele.... logo a frente na proxima referencia vc deverá entrar a Direita em 0,36 e seu tempo de prova deverá ser de 0:00:43. Ai vc deverá olhar p/ ver se está atrasado ou adiantado.
Reparem q na referencia 0,58 já é o TRECHO 02, (onde vc deverá pegar uma estrada ou trilha à esquerda) houve uma mudança de média (velocidade), agora passa a ser de 36 Km/h, entao acelere um pouco mais e siga a planilha.
E assim vai... Durante a leitura da planilha vc irá encontrar nos trechos uma marcação com um N, q seria um NEUTRO. e do lado da marcação virá um tempo (00:04:00) no exemplo um Neutro de 04 Minutos. Entao qdo chegar nesse NEUTRO vc deverá esperar parado 04 minutos. Isso a organização faz sempre depois de alguma trilha mais dificil, onde vc se atrasa um pouco, então tem esse NEUTRO p; dar uma acertada no seu tempo e tb uma respirada. hehehehe.

Por enquanto é isso...
Abraços
Qualquer duvida ae é só perguntarem
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

calma ai galera..

espera um pouco.. ainda vai ser criada a categoria das competicoes. enduro inclusive...

depois a gente move pra la..
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Legal, bem explicado =D> =D>
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem