Retifica de cilindro da KTM

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
roosevelt-jf
Membro
Mensagens: 151
Registrado em: 24 Outubro 2005 à39 08:37

Retifica de cilindro da KTM

Mensagem por roosevelt-jf »

Pessoal, to achando q vou ter q retificar o cilindro da minha KTM. Alguem sabe me explicar como isso funciona.
Fica perfeito?
O pistão é zero, vai ter q mexer nele?
Valew
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

Sinceramente não sei como funciona, pois, se retificar, teoricamente, teria que comprar outro pistão em uma medida maior! :? Mas, de repente, eles dão um banho no cilindro e depois fazem a retífica para ficar do tamanho do pistão que está nela... sei lá...
vivanzin
Super Membro
Mensagens: 1659
Registrado em: 16 Setembro 2004 à09 22:20

Mensagem por vivanzin »

Se seu pistão já está na última medida, o certo é vc mandar fazer um novo banho de nikasil na camisa.
EvandroMM
Super Membro
Mensagens: 1375
Registrado em: 12 Dezembro 2005 à49 16:42

Mensagem por EvandroMM »

pra ficar do mesmo tamanho só se reencamisar, mas ai acho que fica carinho hein? A camisa das KTM é daqueles materiais especiais? Cromo, Nicasil etc?
roosevelt-jf
Membro
Mensagens: 151
Registrado em: 24 Outubro 2005 à39 08:37

Mensagem por roosevelt-jf »

Carinho quanto? Mais de R$ 500,00 ?
vivanzin
Super Membro
Mensagens: 1659
Registrado em: 16 Setembro 2004 à09 22:20

Mensagem por vivanzin »

Cara, se for refazer o nikasil da camisa, é melhor comprar um pistão STD mesmo. Pois se vc brunir a camisa pra usar o seu pistão que está em uma medida maior, vc vai estar jogando fora uma boa parte de vida útil da camisa.

Que ano é a sua moto? Parece cedo demais pra camisa já estar no fim...
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

Com cerveja mais de 500,00! :wink: Esse valor deve ser o valor próximo para dar banho de cromo! :cry:
pdalazoana
Membro
Mensagens: 151
Registrado em: 02 Março 2005 à23 09:11

Mensagem por pdalazoana »

Sei que um amigo meu refez o cilindro de sua RMX com Nikasil e gastou 800 paus. Acredito que seja em torno disto, agora se encamisar fica mais barato mais KTM encamisada...... sei la.....
EvandroMM
Super Membro
Mensagens: 1375
Registrado em: 12 Dezembro 2005 à49 16:42

Mensagem por EvandroMM »

Se eu fosse voce abriria uma medida na camisa e comprava outro conjunto pistão-aneis!!!
vivanzin
Super Membro
Mensagens: 1659
Registrado em: 16 Setembro 2004 à09 22:20

Mensagem por vivanzin »

Encamisar não vale a pena. Dizem que o desempenho da moto fica muito pior. A moto vale 20 mil, vale a pena gastar milzinho pra deixar ela zerada!
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

Manda o cilindro p/ uma empresa q faça Nikasil ou Cromo.
Encamisar uma KTM é loucura
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Re: Retifica de cilindro da KTM

Mensagem por TopsMan »

roosevelt-jf escreveu:Pessoal, to achando q vou ter q retificar o cilindro da minha KTM. Alguem sabe me explicar como isso funciona.
Fica perfeito?
O pistão é zero, vai ter q mexer nele?
Valew
primeiramente... conte o q aconteceu pra vc ACHAR q precisa retificar o cilindro.

ele tá riscado ? como estao os aneis ? a moto ta fumando ???
leojas
Membro
Mensagens: 216
Registrado em: 17 Janeiro 2006 à31 13:38

Mensagem por leojas »

PERUCH escreveu:Manda o cilindro p/ uma empresa q faça Nikasil ou Cromo.
Encamisar uma KTM é loucura
tb acho que eh loucura. Tem uma empresa muito boa em Belzonti
http://www.nikasil.com.br/
BOLINHA
Ultra Membro
Mensagens: 2554
Registrado em: 02 Dezembro 2005 à51 15:43

Mensagem por BOLINHA »

O pistão das gringas não roda com retífica de ferro, tem que ser cromo níquel ou nikasil se o pistão aceitar, mas te garanto que a durabilidade e rendimento não vai ser igual, então compre o conjunto novo. cil pistão e anéis.
Racer143
Super Membro
Mensagens: 1134
Registrado em: 05 Abril 2005 à27 21:44

Mensagem por Racer143 »

Hoje eu cotei um encamisamento numa WR 360 na ROMAQ! 450 dinheiros! Sua camisa é de cromo duro! Ele garante q roda melhor q o nickasil pq não descasca!! :roll: :roll:
roosevelt-jf
Membro
Mensagens: 151
Registrado em: 24 Outubro 2005 à39 08:37

Mensagem por roosevelt-jf »

É o seguinte, entrei na lama, a lama entrou no motor, riscou pistão e anel, e agora a moto ta fumando um pouquinho mesmo depois de trocar pistão, anel e juntas. O cara disse q deu uma lixadinha no cilindro. Mas a moto ta parecendo estar com a potencia normal. To rodando nela a mais de 1 mês. Só parei p olhar pq ta com barulho estanho no motor, q deve ser a corrente de comando, mas q já vai trocar tb.
A fumaça, eu taca achando q era do escape, q tava muito sujo por dentro. Mas sei lá, vamos esperar abrir p ver.
De qualquer jeito, acho q vou tirar o cilindro e mandar esse nikasil ou cromo nele, se for isso mesmo a melhor opção. Um cilindro zerado dessa moto deve ser mais de R$ 3.000,00
É uma KTM SX 450 ano 2004.
BOLINHA
Ultra Membro
Mensagens: 2554
Registrado em: 02 Dezembro 2005 à51 15:43

Mensagem por BOLINHA »

que froidis!!! é o preço do sucesso...
Filetoxico
Super Membro
Mensagens: 1589
Registrado em: 16 Janeiro 2006 à56 11:30

Mensagem por Filetoxico »

BOLINHA escreveu:que froidis!!! é o preço do sucesso...
Era o preço da minha dtzinha antes de coloca-la na trilha ahahhaa
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

Relembrando aí turma.... coloquei esta pesquisa num post de mar/06.... notem que fica difícil fazer a escolha certa.....
Quanto ao preço do Nikasil, realmente está entre 700 e 900 dinheiros.... :shock: :shock:

O que é Nikasil™?
Nikasil™ é uma tecnologia relativamente nova para motores de pequeno porte. Nikasil™ (NIK: NICKEL; SIL: SILICIO) é o nome comercial registrado pelo fabricante alemão de pistões MAHLE para o tratamento de superfície de cilindros para motores. Esta tecnologia foi desenvolvida numa parceria entre a MAHLE e a Porsche em 1970.
Este tratamento muito é superior aos cilindros encamisados ou com cromo duro.

Por que o Nikasil™ é melhor que o encamisamento?
No Nikasil™ as paredes do cilindro são saturadas com uma liga de níquel e carbeto de silício, resultando num super baixo coeficiente de fricção que, aliado às características termodinâmicas, proporciona uma expansão uniforme de cilindro e pistão otimizando os rendimentos térmico e mecânico do motor.



Cromo Duro Industrial é um revestimento com alta dureza e elevada resistência ao desgaste. O elemento químico Cromo [Cr] é depositado eletroliticamente sob a forma metálica a partir de eletrólitos aquosos, gerando camadas normalmente microfissuradas.
As camadas de Cromo Duro apresentam baixo coeficiente de fricção, alta resistência a temperatura e à corrosão. Estas características fazem com que este revestimento tenha larga aplicação técnica.
A alta dureza aliada ao baixo coeficiente de fricção, fazem da aplicação do Cromo Duro um excelente recurso para uma diminuição acentuada do desgaste em componentes mecânicos. Mesmo à altas temperaturas, a dureza do revestimento se mantém, com baixas variações, até a faixa de 400º C; a partir desta temperatura, ocorre uma progressiva queda, chegando a cerca de 400 HV em temperaturas próximas de 1000 ºC. A resistência à corrosão é dada pela formação de uma fina camada apassivadora de óxidos, que se forma muito rapidamente e apresenta excelente característica anti-corrosiva. A resistência química das camadas de Cromo Duro é alta na maioria dos meios agressivos, sejam ácidos ou álcalis, mantendo as características anticorrosivas mesmo com o aumento da temperatura.
Pode-se obter níveis de acabamento elevados com auxílio de processos de polimento, retífica, lapidação, brunimento, etc.
Racer143
Super Membro
Mensagens: 1134
Registrado em: 05 Abril 2005 à27 21:44

Mensagem por Racer143 »

O problema do Nickasil em relação ao cromo duro é q o Nickasil pode descascar já q é uma película! Qto ao cromo duro geralmente ele é depositado por centrifugação! Então sua camisa ela é toda do mesmo material, aceitando inclusive um brunimento pra acoplamento perfeito por exemplo no caso de se colocar um pistão com letra maior!! :D :D :D
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem