Magneto...aliviar ou não?!?!?!?!

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Então eu não estava errado... :roll:

Kkkkk... :mrgreen:
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

Eu acho que infelizmente não consigo colocar o q penso pra vcs... :wink:

Predador: Torque, é trabalho, né ? eu sei... eu sei. Como eu já disse: O alivio o magneto não vai influenciar o torque EM SI ou seja: não influencia o trabalho que o motor realiza, por exemplo: ele vai continuar a gerar 13 Kgf como antes. (13 é um exemplo, eu n sei qto torque esse motor gera nem em que giro)

O que eu acredito que o peso influencia é "apenas" a maneira como o motor entrega esse torque (no sentido de força giratória da roda) e o sustenta por determinado momento num mesmo giro.

No exemplo do soltar a embreagem q vc deu ai... é irrisório mesmo, mas na prática, se um dia vc tiver como testar, vai ver que peso no magneto é importante sim numa moto de trilha/enduro. Se possivel, tente fazer uma trilha numa moto de cross... a embreagem passará a ter outro sentido na sua vida, rs*. Aliás... quando a Honda não fazia CR pra enduro (as CRF-X) existia uma empresa na europa que fazia (e eu acho q ainda faz) umas CR pra enduro... eram as CR-E. Uma das coisas modificadas na moto era o peso do magneto, alem da instalação de bobinas pra farois ...

Outra coisa: Na página do Leo Cascão - Endoro HP - colunista do Jeca joia e pessoa que tenho admiração sem mesmo nunca ter visto na vida - tem uma página que trata da transformação de motos de cross em motos de enduro: http://www.enduro.hpg.ig.com.br/transform.html

Note que mais uma vez, é recomendado a colocação de peso no magneto justamente para aumentar o torque em baixas rotações. Claro que sabemos que a moto continua a gera o mesmo torque que antes, o que muda (conforme eu penso) é a maneira que o motor poe esse torque lá na roda....

abraço.
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

o Tops agora disse tudo...
Cebola
Membro
Mensagens: 878
Registrado em: 17 Março 2005 à51 05:21

Mensagem por Cebola »

ProfessorTopsMan, parabéns pelas belissimas explicações.
lgobbo
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 12 Agosto 2005 à54 11:23

Mensagem por lgobbo »

Se vc quiser inércia "torce o cabo" hehehehe vou estudar a colocação de Motor Platt ou coisa parecida que tenha só as bobinas girando. Pq gostei de idéia.
O magneto motoplat não é as bobinas que giram, mas sim o rotor que é interno e bem pequeno, esse rotor tem a metade do peso de um magneto normal de motos 2T, eu uso os motoplat já faz um bom tempo, cerca de 3 anos, e o motor fica como de uma importada de cross, mas perde força em baixa e marcha lenta fica ruim como já falaram, agora na subida de giro ganha uma resposta impressionante ! mas não sustenta a força como um magneto original...
lagatixa
Membro
Mensagens: 628
Registrado em: 03 Maio 2005 à17 22:48

Mensagem por lagatixa »

Pra quem vai fazer trilha, pegar uma atoleiro rochedo e uns morrinhos, o alívio do magneto vai trazer perda de inércia que vocês muito usam: aceleram a moto até o giro máximo porque ela vai perdendo rotação conforme sobe o morro.

Com o magneto aliviado você vai ver que o giro sobe rápido, mas vai ter pouca inércia para manter aquele giro enquanto sobe.
CLAUDIO LEAO
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 20 Fevereiro 2010 à19 10:56

Re: Magneto...aliviar ou não?!?!?!?!

Mensagem por CLAUDIO LEAO »

FINALMENTE GALERA ALIVIA OU NAO O MAG
viapiana pr
Membro
Mensagens: 435
Registrado em: 26 Maio 2009 à48 21:31

Re: Magneto...aliviar ou não?!?!?!?!

Mensagem por viapiana pr »

ae Juliano , ja pode entregar mais um troféu


amigo CLAUDIO LEAO vc vai usar sua moto em pista, ou em trilha?
se for em pista eu axo até que vale a pena tirar
mas se for na trilha e vc tirar o peso vai diminuir o torque do motor ....

se vc ler os outros posts acima,pricipalmente o do TopsMan vai entender bem isso......
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Magneto...aliviar ou não?!?!?!?!

Mensagem por Juliano »

viapiana pr escreveu:ae Juliano , ja pode entregar mais um troféu


Viapiana, por favor faça as honras... é só ir em algum post e copiar o link!



Qual o uso da motoca???
viapiana pr
Membro
Mensagens: 435
Registrado em: 26 Maio 2009 à48 21:31

Re: Magneto...aliviar ou não?!?!?!?!

Mensagem por viapiana pr »

e ai CLAUDIO LEAO
ja no seu primeiro post recebendo um trofeu

Imagem

eh só uma brincadeira joia:::
qual moto vc tem ?
robertovarela
Super Membro
Mensagens: 1220
Registrado em: 16 Maio 2005 à20 06:05

Re: Magneto...aliviar ou não?!?!?!?!

Mensagem por robertovarela »

Devia se ter um ranking dos coveiros daqui do fórum.

Pegaria sempre a data da última postagem comparando com a postagem atual e jogaria esse ilustre campeão num tópico fixo juntamente com suas dúvidas.
Ivan Luiz
Membro
Mensagens: 675
Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Re: Magneto...aliviar ou não?!?!?!?!

Mensagem por Ivan Luiz »

robertovarela escreveu:Devia se ter um ranking dos coveiros daqui do fórum.

Pegaria sempre a data da última postagem comparando com a postagem atual e jogaria esse ilustre campeão num tópico fixo juntamente com suas dúvidas.
Deixa eu ver se eu entendi: Se o cara abre um tópico sobre um assunto que já existe, toma um esporro e mandam ele usar a busca, mas se ele usa a busca e mesmo assim fica em duvida e posta uma pergunta, aí vira coveiro!!!! Tão ficando rabujento! rindo2::
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Re: Magneto...aliviar ou não?!?!?!?!

Mensagem por jjacob »

Olha eu acho meio chato esse lance da pá de ouro, pois eu uso a busca, leio post antigos e é normal ficar com duvidas e querer continuar discutindo pois muitos topicos param de ser comentados sem se chegar a uma conclusão.

Bem eu faço trilha então para esse fim é importante que o motor tenha uma reserva de energia cinetica, tenho alguns colegas que aliviaram um pouco magneto e todos disseram que a moto ficou mais esperta, claro o giro sobe mais rápido.

Mas ai entra outro ponto, quem gosta de uma direção mais agressiva vai adorar aliviar o magneto pois a moto vai responder mais rápido, buscando o comportamento de uma 2T. Mas quem gosta de uma direção mais calma claro que vai adorar o magneto original, tipo quem gosta de fazer trilha de trator, DRZ450 e DR350, hehehe

Então quando sugerirem aliviar o magneto seria legal o elemento pensar que tipo de moto ele gosta de pilotar.
rodpinheiro
Membro
Mensagens: 599
Registrado em: 29 Março 2008 à34 21:06

Re: Magneto...aliviar ou não?!?!?!?!

Mensagem por rodpinheiro »

Se eu falar o que eu fiz num motor de uma tornado, o pessoal que não é a favor de tirar peso do magneto vai entrar em choque!!!
Ivan Luiz
Membro
Mensagens: 675
Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Re: Magneto...aliviar ou não?!?!?!?!

Mensagem por Ivan Luiz »

rodpinheiro escreveu:Se eu falar o que eu fiz num motor de uma tornado, o pessoal que não é a favor de tirar peso do magneto vai entrar em choque!!!
Começou termina! Quer matar todo mundo de curiosidade!!! :D
viapiana pr
Membro
Mensagens: 435
Registrado em: 26 Maio 2009 à48 21:31

Re: Magneto...aliviar ou não?!?!?!?!

Mensagem por viapiana pr »

eh pode conta
jaa to curioso
rodpinheiro
Membro
Mensagens: 599
Registrado em: 29 Março 2008 à34 21:06

Re: Magneto...aliviar ou não?!?!?!?!

Mensagem por rodpinheiro »

Estava eu em casa, sem fazer nada olhando sites de moto, quando me deparei com algumas fotos em detalhes de um motor de yzf 250 desmontado, analizei as fotos e cheguei a conclusão que era um motor com o mesmo funcionamento da minha ex tornado (pistão e biela) com a unica diferença, que o da minha tinha mais material no vira e no pistão.
Com essas informações desmontei o motor da toni completo e comecei retirando o 1º peso inutil que eu encontrei pela frente, o balanceiro do motor.
Percebi que tinha retirado grande parte do peso rotativo do motor mas para mim não era o bastante, então com uma maquina de solda retirei a engrenagem que vai prensada do lado do magneto.
No outro dia quando ia começar a montar o motor, me veio em mente que se montasse daquele jeito a moto ia virar uma britadeira, então peguei uma lixadeira e balanceei o vira arrancando todo aquele peso extra dele, deixando somente uma pequena parte do que antes era o contra peso. Limpei tudo e montei a parte de baixo do motor, quando fui colocar o cilindro vi que tinha bastante material inútil onde fica a saia do pistão então com uma retífica retirei todo aquele material, mas somente aquela pequena saia em baixo da trava do pino do pistão (pistão 250 std).
O magneto já tinha tirado parte daquele anel de metal então montei ele desse jeito mesmo, fechei o motor, coloquei no quadro e dei a partida, a marcha lenta dela teve que ficar a uns 2000 giros e vibrava um pouco mais que uma xr ou strada.
Motor mudou completamente, subidas de giro muito rápido igual de uma especial, baixa dela foi um pouco prejudicada mas em compensação média e alta comparado com motores 300 cc.

Andei com ela vendi a + ou - 1 ano pra um amigo, que vendeu pra outro, que vendeu ela pro meu cunhado que vai começar a andar no cross comigo e continua funcionando sem queimar uma gota de óleo.
guips
Super Membro
Mensagens: 1050
Registrado em: 22 Setembro 2009 à15 16:21

Re: Magneto...aliviar ou não?!?!?!?!

Mensagem por guips »

Eu uso na minha YZ250 um kit de peso de magneto em que posso retirar e colocar quando quiser , inclusive posso trocar o tamanho dele pois o kit vem com um peso de 6 Oz, 8 Oz e 10 Oz, andando com a moto com qualquer um deles percebo pouca variação, nao é nada extraordinário , fica um pouco mais progressiva com mais peso e mais agressiva com menos , mas nada de grandes mudanças. Quando vejo os caras por ai falar que a moto mudou um monte quando aliviaram o magneto por exemplo, sempre acontece porque o cara fez o motor e tal , tudo junto dai o conjunto ficou melhor pois foi todo preparado , diferente do que estava anteriormente.Sempre que leio as diferenças entre características técnicas de motos de cross e de enduro percebo que existe diferenças entre taxas de compressão e de peso de componentes bem como demais itens que fazem a diferença e o peso do magneto seria somente mais um item deste conjunto de modificações...
rodpinheiro
Membro
Mensagens: 599
Registrado em: 29 Março 2008 à34 21:06

Re: Magneto...aliviar ou não?!?!?!?!

Mensagem por rodpinheiro »

Imagem
rodpinheiro
Membro
Mensagens: 599
Registrado em: 29 Março 2008 à34 21:06

Re: Magneto...aliviar ou não?!?!?!?!

Mensagem por rodpinheiro »

Imagem
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem