Biela - CN Racing!

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
GELOUS
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Biela - CN Racing!

Mensagem por GELOUS »

Bem, recebi hoje uma foto de uma biela, cujo e-mail é da cnracing.

Eu achei bem legal! Isso é uma biela forjada?

Eu achei que era foto da do FZR1000, mas depois vi que ele já postou a dele.

Imagem

Taí! Desculpem o tamanho, mas é para ver os detalhes!
achira19

Mensagem por achira19 »

Eu acho q aquela biela do FZR esta mais propensa a empenar e outras, por ser lisa. Essas estrias sao servem para alem de reduzir peso, aumentar a resistencia a torcoes da peca.
Alem de nao ter gostado muito do acabamento, parece um lado do braco tah meio torto... :? :?
Fernando PF
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Mensagem por Fernando PF »

parece ter sido usinada a partir de um bloco, e não confeccionada por conformação...
GELOUS
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Mensagem por GELOUS »

achira19 escreveu:Eu acho q aquela biela do FZR esta mais propensa a empenar e outras, por ser lisa. Essas estrias sao servem para alem de reduzir peso, aumentar a resistencia a torcoes da peca.
Alem de nao ter gostado muito do acabamento, parece um lado do braco tah meio torto... :? :?
Hein? Traduz aí porque eu não entendi nada!

Dessa aí vc gostou? :roll:
jecastro
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Mensagem por jecastro »

Qual das duas é a forjada? Quanto ao peso, qual a mais leve?
GELOUS
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Mensagem por GELOUS »

SE tiver alguma forjada é a de baixo. A de cima é original!
NESTOR/RS
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Mensagem por NESTOR/RS »

olhem o que eu achei pesquisando pela net....

Bielas Forjadas Originais:
As bielas forjadas originais são fabricadas através de um processo que inicia com uma barra de aço carbono que é prensada através de uma prensa rotativa, o que lhe confere uma estrura granular longitudinal uniforme. Esse processo de modificar a estrutura granular do material aumenta muito a resistência da peça. Após isso a barra de metal é aquecida até atingir uma consistência plástica e então é prensada em moldes "fêmea", o que confere uma estrutura granular circular ao redor do olho e pé da biela. Então vem a usinagem dos furos e da lateral. As peças podem passar por tratamentos térmicos ou químicos.
Esse processo produz bielas muito superiores às fundidas, mas tb mais caras. E o inconveniente é que a estrutura superficial fica afetada por um processo conhecido como "de-carb" ou descarbonização, em que o carbono migra para a superfície, criando pontos de stress q enfraquecem a peça.
O custo determina o tipo de material utilizado pela fábrica e dependendo do tipo de aço, ele pode conter contaminantes que interrompem a estrutura granular do material e causam fraturas, mesmo após anos da instalação do componente no motor. É uma questão de sorte ter ou não uma biela ruim.


Bielas forjadas "aftermarket":
Basicamente o processo é o mesmo, mudando principalmente o tipo de material usado. O mais comum são as ligas 4340, 4140 ou 4330, em lugar das ligas da série 51, material mais comum nas forjadas de fábrica. Isso termina por evitar a maioria dos contaminantes, como silício, fósforo ou enxofre que estragam a estrutura perfeita do aço forjado. Outro cuidado extra é geralmente dado na hora da usinagem, mantendo tolerâncias menores, para garantir maior precisão dimensional e distribuição de peso.


Bielas "Usinadas":
As bielas usinadas não são forjadas. Elas são fabricadas de um pedaço de metal cortado com chama (plasma ou laser) que pode ou não ser material previamente forjado. Para serem consideradas forjadas, naturalmente precisam ser usinadas de um bloco forjado. Esse processo elimina completamente o problema da descarbonização, e cria uma peça muito forte e com estrutura granular estável. Contudo, se a granulação transversal é perfeita, não há o contorno dela ao redor das extremidades, o que é uma desvantagem. Mas em termos gerais, é uma biela mais forte que a forjada e oferece um acabamento superficial mais bonito, principalmente após o shot peening, que lhe confere uma maior rigidez externa e proteção ao fadigamento, e tb um acabamento jateado, porém brilhante.
Essas são as melhores bielas que existem, utilizadas nos melhores motores de todos, inclusive os Top Fuel e Funnys. Elas aproveitam todas as vantagens de uma biela forjada com sua estrutura granular perfeita em toda a biela e tb possuem uma superfície perfeita, totalmente livre de stresses causadores de trincas. Seu acabamento é perfeito e sua resistência é máxima.
São mais caras e raras, pois ao contrário das forjadas que são encomendadas pelas grandes montadoras e gozam de uma enorme escala e das billet ou usinadas que são cortadas de chapas de metal bruto, as "fully" precisam ser forjadas em equipamentos caros e específicos para cada aplicação e ainda serem usinadas como uma "billet". Os moldes são realmente caros e o investimento inicial é realmente alto. Por isso são comuns apenas em indústrias muito movimentadas, que justifiquem o investimento.

:shock: :shock: :shock: :shock:
paulao.cross
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Mensagem por paulao.cross »

Topissimo !! a explicacao !!! vou colocar uma parecida com essa nao sei se nao e a mesma , quem fabrica e a FERZZA e na serra gaucha , nao sei o site , mas quem tiver o jornal pocium , tem o site deles la , tenho umas fots no meu ORKUT , nao coloquei aqui por q nao sei , mas se quizeram dar uma olhada no progresso deem uma olhada la , em breve ta pronta acho q essa semana fica pronta , meu
# ORKUT e Paulao Bender , vao la em procura q vai aparecer algo , falo forte abraco !!
paulao.cross
Membro
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Registrado em: 13 Abril 2006 à33 11:05

Mensagem por paulao.cross »

Bah o nome do jornal e PODIUM , desculpa pelo erro !!
fzr1000top
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Mensagem por fzr1000top »

EXATAMENTE CARO NESTOR =D> ESSA BIELA EM QUESTA E USINADA A PARTIR DE UM BLOCO SOLIDO DE AÇO 4340 POSSUI TRATAMENTO SHOT PEENING TAMBEM CONHECIDO COMO JATO DE GRANALHA O QUE PROPORCIONA OTIMO ACABAMENTO E CONSIDERAVEL AUMENTO DE RESISTENCIA ; VOU POSTAR MAIS UMAS FOTOS NO OUTRO TOPICO PARA VCS VEREM MELHOR !!!!!!!
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