Lubrificação do pistonete

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
agm2112
Membro
Mensagens: 347
Registrado em: 06 Junho 2006 à30 21:53

Lubrificação do pistonete

Mensagem por agm2112 »

Aproveitei a tarde em casa pra ver o jogo da seleção, e limpei o carburador de minha XLX. Na desmontagem, percebi que o pistonete do carburador, que costumo lubrificar com graxa comum estava cheio de barro grudado, formando um tipo de lama (em pequena quantidade). Percebi então, que a graxa neste caso pode atrapalhar mais do que ajudar.

Qual é o procedimento normal no pistonete ? Os mecânicos normalmente deixam ele seco, ou botam óleo, graxa, etc (no próprio pistonete, e não em seu eixo - este obviamente precisa de graxa) ? Lembrando que minha moto é 100% original, com filtro de espuma (que pelo jeito não é muito eficiente).
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

Se for como nas DT a poeira entra no buraco da tampa, onde passa o cabo q prende a agulha do pistonete, quem tem DT sabe do q to falando, a maioria mete silicone nesse buraco, ou isolam com plastico, esponja, ja vi de tudo, mas sempre entra poeira.
Talvez seja isso o problema da sua tb
Experimente vedar mais o buraco onde passa o cabo.

Abraços
agm2112
Membro
Mensagens: 347
Registrado em: 06 Junho 2006 à30 21:53

Mensagem por agm2112 »

PERUCH escreveu:Se for como nas DT a poeira entra no buraco da tampa, onde passa o cabo q prende a agulha do pistonete, quem tem DT sabe do q to falando, a maioria mete silicone nesse buraco, ou isolam com plastico, esponja, ja vi de tudo, mas sempre entra poeira.
Talvez seja isso o problema da sua tb
Experimente vedar mais o buraco onde passa o cabo.

Abraços
No meu acho q é diferente ... ele é acionado por um eixo, como carburador de carro ... assim é só encher o eixo de graxa que veda perfeito ... a sujeira passou pelo filtro mesmo .... :cry:
educrazy
Membro
Mensagens: 333
Registrado em: 02 Setembro 2005 à30 15:46

Mensagem por educrazy »

grafite nao funcionaria ???
vasilina algo nao tao denso como oleo e graxa
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

Doidera.
Tenta usar entao um filtro de ar da Mold Spuma

www.moldspuma.com.br

Esse é o p/ sua moto

http://www.moldspuma.com.br/frame-fotos ... 05.2.2.jpg


São filtros de Triplo Estágio
Muito bons

Abraços
Racer143
Super Membro
Mensagens: 1134
Registrado em: 05 Abril 2005 à27 21:44

Mensagem por Racer143 »

Esse "barro" q vc diz está em ciam do pistonete?? Se for deve ser a graxa q escorreu e misturada com a gasolina da esse aspecto!!
Se não for isso é pq ta passando poeira pelo filtro!!
A lubrificação do pistonete é pela própria gasolina q é vaporisada pelo carburador!! :D
agm2112
Membro
Mensagens: 347
Registrado em: 06 Junho 2006 à30 21:53

Mensagem por agm2112 »

Hum .. gostei desse filtro aí ... vou mandar um email pra lá ... Com um bom filtro posso continuar usando graxa, que além de tudo vai proporcionar uma vedação perfeita do pistonete, mesmo que ele já esteja meio gasto.
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

agm2112...Amigão, vai com o Racer143 - o pistonete não precisa de graxas :wink: ....Quanto ao filtro de ar, o da XLX já é de espuma, que por sua vez deve ser umedecida com óleo e funciona 110% - isto eu garanto, pois faço trilhas há uns 15 anos de XL ou XLX e jamais tive problemas com o filtro de ar, dando a devida manutenção para o mesmo.... :D :D As vezes, aconteçe do pessoal lavar ele e montar seco, o que diminui grandemente sua eficiência, deixando passar partículas de poeira... :?
henriquejensen
Ultra Membro
Mensagens: 3818
Registrado em: 29 Dezembro 2004 à29 16:44

Mensagem por henriquejensen »

pode ser o duto do filtro, ali onde encaixa no coletor do carburador que esteja com falta de vedação, onde vai akela paradinha de metal em forma de "()". Mete silicone ali que fica bom.
agm2112
Membro
Mensagens: 347
Registrado em: 06 Junho 2006 à30 21:53

Mensagem por agm2112 »

Só completando ... o elemento filtrante fica umedecido em óleo SAE90 conforme manda o manual de servicos e todos os dutos já foram vedados com silicone. Esse duto é uma porcaria mesmo !
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

agm2112 escreveu:Só completando ... o elemento filtrante fica umedecido em óleo SAE90 conforme manda o manual de servicos e todos os dutos já foram vedados com silicone. Esse duto é uma porcaria mesmo !
Realmente estranho... :shock: :shock:
agm2112
Membro
Mensagens: 347
Registrado em: 06 Junho 2006 à30 21:53

Mensagem por agm2112 »

NESTOR/RS escreveu:
agm2112 escreveu:Só completando ... o elemento filtrante fica umedecido em óleo SAE90 conforme manda o manual de servicos e todos os dutos já foram vedados com silicone. Esse duto é uma porcaria mesmo !
Realmente estranho... :shock: :shock:
to achando que alguma sujeira sempre passa pelo filtro, ou meu elemento já era. Antes de desmontar eu fiz uma viagem de 450km, sendo que pelo menos 100km foram em estrada de terra, onde comi muita poeira. O pistonete está todo riscado, mas ainda sem folgas.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem