Suspensão dianteira da Tornado...
Suspensão dianteira da Tornado...
E ai galera, tudo blz? Eu gostaria de saber de todos aqui que são tornadeiros e que tentaram melhorar as suspensões de suas tornados o que exatamente vcs fizeram, pois estou tentando melhorar as da minha moto já faz algum tempo e não estou satisfeito. Fiz o seguinte: Desmontei e lavei tudo direitinho, montei com óleo motorex médio com uma área livre de 110 mm (área sem óleo), instalei as válvulas vendidas pela MRP, instalei umas válvulas nas tampas e estou calibrando com 4 libras de nitro, porém tentei com várias calibrações e essa foi a que adaptei melhor. Confesso a vcs que não estou satisfeito, eu gostaria de saber se alguem conseguiu um resultado legal e esta satisfeito, e o que exatamente fez. Gostaria de saber se não consegui um bom resultado pelo fato de não ter alterado o diâmetro dos furos das flautas, caso alguem tenha conseguido algo legal por favor me ajude, me de uma luz no funfo das bengalas, epa.. digo no túnel... Grande abraço galera e inté...
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duvidas
wagner ,o que vc faz trilha ou motocross...?
vc pula que altura?
qual o seu peso?
:lol:
vc pula que altura?
qual o seu peso?
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Wagner vamos lá....
Eu já vi todos os tipos de praparação na suspa dianteira...com calço, com garrafas, com expansores, válvulas, etc..etc...e posso lhe garantir q a melhor preparação é a padrão Race Tech...
:arrow: Lavagem de todas as peças...
:arrow: Aumento do curso da suspa de 240mm para 310mm..e isso é sem calço..o trabalho é feito nas flautas..onde se faz novas furações....e se completa a mola....
:arrow: Óleo de boa qualidade, e pronto....
Essa é a preparação mais simples e de melhor custo x benefício do mercado...R$ 200,00.
Abraços...
Eu já vi todos os tipos de praparação na suspa dianteira...com calço, com garrafas, com expansores, válvulas, etc..etc...e posso lhe garantir q a melhor preparação é a padrão Race Tech...
:arrow: Lavagem de todas as peças...
:arrow: Aumento do curso da suspa de 240mm para 310mm..e isso é sem calço..o trabalho é feito nas flautas..onde se faz novas furações....e se completa a mola....
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Essa é a preparação mais simples e de melhor custo x benefício do mercado...R$ 200,00.
Abraços...
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Se completa ou se tira a mola?Fabrício escreveu:Wagner vamos lá....
:arrow: Aumento do curso da suspa de 240mm para 310mm..e isso é sem calço..o trabalho é feito nas flautas..onde se faz novas furações....e se completa a mola....
Abraços...
Novos furos apenas irão alterar a dinamica do fluido dentro da bengala. Para aumentar o curso, não vejo outra maneira a não ser tirar essa mola aí. Se for assim, não acho que seja uma boa idéia. Me corrija se eu estiver errado...
Fabricio, mas como é feito este aumento de curso? É da forma que nosso ilustre amigo Tinkerer e eu próprio imagino que sege e que ele inclusive descreve acima. E pra qual diâmetro vc altera os furos ou vc faz uns novos na flauta? Quanta a lavar tudo direitinho e usar óleo de boa qualidade, isso estou fazendo cada vez que tento uma nova configuração. Com relação ao que faço, altura e peso é o seguinte: Faço enduro FIM, regularidade e mini rally, tenho 1,75 mts. e peso 74 kg. O que vc pode dizer em relação a minha insatisfação e dúvidas com os set-ups tentados anteriormente? obrigado por enquanto e abraços, Wagner.
Tbem queria saber, pois a unica coisa q eu ainda vou fazer na minha toni é a suspa dianteira.
Como é q fica esse negócio do curso da suspa ai Fabricio ??? vcs aumentam a mola (esticando) ou trocam por umas maiores ???ou completar (como vc disse) seria colocar mais uma mola pequena por cima da grande e tira aquele "calço original".... nas Dt 180 eles fazem assim.
Como é q fica esse negócio do curso da suspa ai Fabricio ??? vcs aumentam a mola (esticando) ou trocam por umas maiores ???ou completar (como vc disse) seria colocar mais uma mola pequena por cima da grande e tira aquele "calço original".... nas Dt 180 eles fazem assim.
O macete do trabalho está neste aumento do curso...Não me levem a mau...mas se ensinar como se faz....não faço mais nenhum serviço... aí a filhotada fica sem comida.... :shock: :shock:
O q posso "abrir" pra vcs...é q a mola não é alonganda......os furos são retrabalhados, sendo uns fechados, e outros abertos em determinados locais...
A suspa fica realmente com 310mm de curso...ela trabalha todo este curso...
Para MX nós colocamos alguns ml"s" a mais de óleo...mas pra trilha ela fica um doce....
Um abraço...e é uma pena ninguém de SP ter uma dessas pra falar o comportamento pra vcs....
Um abração...
O q posso "abrir" pra vcs...é q a mola não é alonganda......os furos são retrabalhados, sendo uns fechados, e outros abertos em determinados locais...
A suspa fica realmente com 310mm de curso...ela trabalha todo este curso...
Para MX nós colocamos alguns ml"s" a mais de óleo...mas pra trilha ela fica um doce....
Um abraço...e é uma pena ninguém de SP ter uma dessas pra falar o comportamento pra vcs....
Um abração...
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Perguntei a alguns amigos gringos que tenho, que mexem com preparação de motos para competição, claro que nenhum deles viu uma tornado exceto a minha e por foto, mas eles me disseram que o aumento do curso é feito tirando uma mola que fica na flauta, e que isso deixa a suspensão rígida e com um funcionamento áspero. Não estou dizendo que é assim que fazem com a tornado, mas é uma maneira de aumentar o curso. O lance de tapar e abrir furos não aumenta o curso, mas aumenta a sensação que a suspensão transmite. Se bem feito, é muito bom, se mal feito, vc destruiu sua suspensão...
O segredo não é curso longo. é progressividade aliada a resistencia a fim de curso... Quer melhorar a suspensão da tornado? Venda a moto toda, com a suspensão original e pegue uma Gas Gas ECO300, com suspensão Ohlinhs de fábrica... 8)
O segredo não é curso longo. é progressividade aliada a resistencia a fim de curso... Quer melhorar a suspensão da tornado? Venda a moto toda, com a suspensão original e pegue uma Gas Gas ECO300, com suspensão Ohlinhs de fábrica... 8)
Bem a mola não é retirada....com isso o funcionamento da suspa fica excelente...ela trabalha bem melhor...o retorno e a compressão são trabalhados de acordo com a finalidade e peso do piloto...Quanto os furos na flauta...tem q ser bem feito..se saírem errado..a suspa já era...por isso nosso mecânico fez o curso na Race-Tech...essa preparação foi exaustivamente testada por eles....A preparação q o Fabiano faz é Race-Tech...não é coisa de fundo de quintal, não...(naõ disse q alguém disse isso..hehehee!!!!)
Quanto a parte do curso...a toni tem uma suspa bastante limitada...até com a suspa com garrafas extras, alongadas para 310mm...se o piloto não souber "aterrizar", ele empena os tubos da bengala...Qualquer piloto, leve e principalmente pesados, topam o curso da suspa facilmente...já com o curso aumentado, isso é muito minimizado...mmmmuuuuuiiiiittoooo...mas ainda sim..pode acontecer...
Qualquer dúvida...estamos aí...
Quanto a parte do curso...a toni tem uma suspa bastante limitada...até com a suspa com garrafas extras, alongadas para 310mm...se o piloto não souber "aterrizar", ele empena os tubos da bengala...Qualquer piloto, leve e principalmente pesados, topam o curso da suspa facilmente...já com o curso aumentado, isso é muito minimizado...mmmmuuuuuiiiiittoooo...mas ainda sim..pode acontecer...
Qualquer dúvida...estamos aí...
suspa
ai galera. bom eu ja vi o trabalho de alongar as flautas,mas muitos reclamam porque ela empena mais facil,mas eu acho que o fabricio coloca os tubos da tenere ou xt600,ne fabricio...
haste entortadas
Fabrício tenho uma pergunta :Fabrício escreveu:Bem a mola não é retirada....com isso o funcionamento da suspa fica excelente...ela trabalha bem melhor...o retorno e a compressão são trabalhados de acordo com a finalidade e peso do piloto...Quanto os furos na flauta...tem q ser bem feito..se saírem errado..a suspa já era...por isso nosso mecânico fez o curso na Race-Tech...essa preparação foi exaustivamente testada por eles....A preparação q o Fabiano faz é Race-Tech...não é coisa de fundo de quintal, não...(naõ disse q alguém disse isso..hehehee!!!!)
Quanto a parte do curso...a toni tem uma suspa bastante limitada...até com a suspa com garrafas extras, alongadas para 310mm...se o piloto não souber "aterrizar", ele empena os tubos da bengala...Qualquer piloto, leve e principalmente pesados, topam o curso da suspa facilmente...já com o curso aumentado, isso é muito minimizado...mmmmuuuuuiiiiittoooo...mas ainda sim..pode acontecer...
Qualquer dúvida...estamos aí...
Que vc prefere as bengalas da race tech , ou as bengalas originais de uma cr 125 ano 91 recondicionadas (pelo Adilson Maguila - piloto da copa triangulo)?
obs eu vou coloca-las numa tornado.....dianteira e trazeira (balança , freio , e amortecedor)
aqui na região tem um monte de hastes de tornadoentortadas do pessoal que faz motocross....
Rodrigo, se vc puder colocar os tubos da XT600, melhor ainda....eles são bem mais resistentes....Só tem um porém. Eles são muito caros....0Km sai por R$ 1.200,00 na concessionária....Claro q vc encontra suspas dianteiras usadas por aí...Se tiver facilidade em encontrar...o serviço fica show....
Luciano....acho q as bengalas q vc se refere da Race Tech deva ser aquela suspa completa....se for..ótimo...a suspa é muito boa... Já instalamos em duas motos para MX, e todas estão correndo até hoje sem ter apresentado sequer um defeito....
Quanto a parte da suspa de CR, eu vi apenas uma vez aqui em Brasília....e a moto não ficou boa...primeiro pela questão do peso...trabalho, do projeto da suspa em geral....mas a moto não ficou boa....Talvez pela traseira ter continuado original....mas se vc está querendo colocar tanto a dianteira, como a traseira na moto...aconcelho vc a testar muito antes de participar de provas oficiais ou de maior dificuldade...Lembre-se q a sua integridade física está acima de qualquer competição...
Outra coisa....cuidado para não abusar...se vc abusar da suspa gringa...pode ter certeza q o quadro será a "PRÓXIMA VÍTIMA.." :lol: :lol: :lol:
Um abração...
Luciano....acho q as bengalas q vc se refere da Race Tech deva ser aquela suspa completa....se for..ótimo...a suspa é muito boa... Já instalamos em duas motos para MX, e todas estão correndo até hoje sem ter apresentado sequer um defeito....
Quanto a parte da suspa de CR, eu vi apenas uma vez aqui em Brasília....e a moto não ficou boa...primeiro pela questão do peso...trabalho, do projeto da suspa em geral....mas a moto não ficou boa....Talvez pela traseira ter continuado original....mas se vc está querendo colocar tanto a dianteira, como a traseira na moto...aconcelho vc a testar muito antes de participar de provas oficiais ou de maior dificuldade...Lembre-se q a sua integridade física está acima de qualquer competição...
Outra coisa....cuidado para não abusar...se vc abusar da suspa gringa...pode ter certeza q o quadro será a "PRÓXIMA VÍTIMA.." :lol: :lol: :lol:
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