Suspensão dianteira da Tornado...

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Wagner
Membro
Mensagens: 153
Registrado em: 17 Dezembro 2004 à08 17:11

Suspensão dianteira da Tornado...

Mensagem por Wagner »

E ai galera, tudo blz? Eu gostaria de saber de todos aqui que são tornadeiros e que tentaram melhorar as suspensões de suas tornados o que exatamente vcs fizeram, pois estou tentando melhorar as da minha moto já faz algum tempo e não estou satisfeito. Fiz o seguinte: Desmontei e lavei tudo direitinho, montei com óleo motorex médio com uma área livre de 110 mm (área sem óleo), instalei as válvulas vendidas pela MRP, instalei umas válvulas nas tampas e estou calibrando com 4 libras de nitro, porém tentei com várias calibrações e essa foi a que adaptei melhor. Confesso a vcs que não estou satisfeito, eu gostaria de saber se alguem conseguiu um resultado legal e esta satisfeito, e o que exatamente fez. Gostaria de saber se não consegui um bom resultado pelo fato de não ter alterado o diâmetro dos furos das flautas, caso alguem tenha conseguido algo legal por favor me ajude, me de uma luz no funfo das bengalas, epa.. digo no túnel... Grande abraço galera e inté...
Marcio Juliano
Super Membro
Mensagens: 1316
Registrado em: 02 Setembro 2004 à54 16:01

Mensagem por Marcio Juliano »

e nas dianteira vc fez oque? :?: :?:
luciano
Membro
Mensagens: 966
Registrado em: 13 Fevereiro 2005 à04 14:37

duvidas

Mensagem por luciano »

wagner ,o que vc faz trilha ou motocross...?
vc pula que altura?
qual o seu peso?
:lol:
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

Marcio Juliano escreveu:e nas dianteira vc fez oque? :?: :?:
Uai... isso ai q ele falou é nas dianteiras...

Homi doido, sô !!!
Marcio Juliano
Super Membro
Mensagens: 1316
Registrado em: 02 Setembro 2004 à54 16:01

Mensagem por Marcio Juliano »

uopss!!!! :lol: :lol:
Picô
Membro
Mensagens: 88
Registrado em: 02 Fevereiro 2005 à21 07:41

Mensagem por Picô »

Eu peso 100kg oque eu faço ,pulo 1,80de altura
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Wagner vamos lá....

Eu já vi todos os tipos de praparação na suspa dianteira...com calço, com garrafas, com expansores, válvulas, etc..etc...e posso lhe garantir q a melhor preparação é a padrão Race Tech...
:arrow: Lavagem de todas as peças...
:arrow: Aumento do curso da suspa de 240mm para 310mm..e isso é sem calço..o trabalho é feito nas flautas..onde se faz novas furações....e se completa a mola....
:arrow: Óleo de boa qualidade, e pronto.... :wink:

Essa é a preparação mais simples e de melhor custo x benefício do mercado...R$ 200,00.

Abraços...
tornado_tinkerer
Membro
Mensagens: 310
Registrado em: 15 Setembro 2004 à00 13:05

Mensagem por tornado_tinkerer »

Fabrício escreveu:Wagner vamos lá....

:arrow: Aumento do curso da suspa de 240mm para 310mm..e isso é sem calço..o trabalho é feito nas flautas..onde se faz novas furações....e se completa a mola....

Abraços...
Se completa ou se tira a mola?

Novos furos apenas irão alterar a dinamica do fluido dentro da bengala. Para aumentar o curso, não vejo outra maneira a não ser tirar essa mola aí. Se for assim, não acho que seja uma boa idéia. Me corrija se eu estiver errado...
Wagner
Membro
Mensagens: 153
Registrado em: 17 Dezembro 2004 à08 17:11

Mensagem por Wagner »

Fabricio, mas como é feito este aumento de curso? É da forma que nosso ilustre amigo Tinkerer e eu próprio imagino que sege e que ele inclusive descreve acima. E pra qual diâmetro vc altera os furos ou vc faz uns novos na flauta? Quanta a lavar tudo direitinho e usar óleo de boa qualidade, isso estou fazendo cada vez que tento uma nova configuração. Com relação ao que faço, altura e peso é o seguinte: Faço enduro FIM, regularidade e mini rally, tenho 1,75 mts. e peso 74 kg. O que vc pode dizer em relação a minha insatisfação e dúvidas com os set-ups tentados anteriormente? obrigado por enquanto e abraços, Wagner.
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

Tbem queria saber, pois a unica coisa q eu ainda vou fazer na minha toni é a suspa dianteira.

Como é q fica esse negócio do curso da suspa ai Fabricio ??? vcs aumentam a mola (esticando) ou trocam por umas maiores ???ou completar (como vc disse) seria colocar mais uma mola pequena por cima da grande e tira aquele "calço original".... nas Dt 180 eles fazem assim.
luciano
Membro
Mensagens: 966
Registrado em: 13 Fevereiro 2005 à04 14:37

Mensagem por luciano »

e eu pulo 2 m , tenho 70 kg, coloquei valvulas na minha toni ,mas as canetas dasbengalas naum aguentaram naum...entortaram..... me fudi...
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

O macete do trabalho está neste aumento do curso...Não me levem a mau...mas se ensinar como se faz....não faço mais nenhum serviço... :cry: :cry: :cry: aí a filhotada fica sem comida.... :shock: :shock:
O q posso "abrir" pra vcs...é q a mola não é alonganda......os furos são retrabalhados, sendo uns fechados, e outros abertos em determinados locais...

A suspa fica realmente com 310mm de curso...ela trabalha todo este curso...
Para MX nós colocamos alguns ml"s" a mais de óleo...mas pra trilha ela fica um doce....

Um abraço...e é uma pena ninguém de SP ter uma dessas pra falar o comportamento pra vcs....

Um abração... :wink:
tornado_tinkerer
Membro
Mensagens: 310
Registrado em: 15 Setembro 2004 à00 13:05

Mensagem por tornado_tinkerer »

Perguntei a alguns amigos gringos que tenho, que mexem com preparação de motos para competição, claro que nenhum deles viu uma tornado exceto a minha e por foto, mas eles me disseram que o aumento do curso é feito tirando uma mola que fica na flauta, e que isso deixa a suspensão rígida e com um funcionamento áspero. Não estou dizendo que é assim que fazem com a tornado, mas é uma maneira de aumentar o curso. O lance de tapar e abrir furos não aumenta o curso, mas aumenta a sensação que a suspensão transmite. Se bem feito, é muito bom, se mal feito, vc destruiu sua suspensão...

O segredo não é curso longo. é progressividade aliada a resistencia a fim de curso... Quer melhorar a suspensão da tornado? Venda a moto toda, com a suspensão original e pegue uma Gas Gas ECO300, com suspensão Ohlinhs de fábrica... 8)
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Bem a mola não é retirada....com isso o funcionamento da suspa fica excelente...ela trabalha bem melhor...o retorno e a compressão são trabalhados de acordo com a finalidade e peso do piloto...Quanto os furos na flauta...tem q ser bem feito..se saírem errado..a suspa já era...por isso nosso mecânico fez o curso na Race-Tech...essa preparação foi exaustivamente testada por eles....A preparação q o Fabiano faz é Race-Tech...não é coisa de fundo de quintal, não...(naõ disse q alguém disse isso..hehehee!!!!)

Quanto a parte do curso...a toni tem uma suspa bastante limitada...até com a suspa com garrafas extras, alongadas para 310mm...se o piloto não souber "aterrizar", ele empena os tubos da bengala...Qualquer piloto, leve e principalmente pesados, topam o curso da suspa facilmente...já com o curso aumentado, isso é muito minimizado...mmmmuuuuuiiiiittoooo...mas ainda sim..pode acontecer...

Qualquer dúvida...estamos aí... :wink:
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

Aiaiai... ó eu mandando as bengalas da minha moto pra brasília :D ... ah nem, assim eu n vou juntar dinheiro nunca :?
Rodrigo P
Membro
Mensagens: 76
Registrado em: 04 Agosto 2004 à25 01:13

suspa

Mensagem por Rodrigo P »

ai galera. bom eu ja vi o trabalho de alongar as flautas,mas muitos reclamam porque ela empena mais facil,mas eu acho que o fabricio coloca os tubos da tenere ou xt600,ne fabricio...
luciano
Membro
Mensagens: 966
Registrado em: 13 Fevereiro 2005 à04 14:37

haste entortadas

Mensagem por luciano »

Fabrício escreveu:Bem a mola não é retirada....com isso o funcionamento da suspa fica excelente...ela trabalha bem melhor...o retorno e a compressão são trabalhados de acordo com a finalidade e peso do piloto...Quanto os furos na flauta...tem q ser bem feito..se saírem errado..a suspa já era...por isso nosso mecânico fez o curso na Race-Tech...essa preparação foi exaustivamente testada por eles....A preparação q o Fabiano faz é Race-Tech...não é coisa de fundo de quintal, não...(naõ disse q alguém disse isso..hehehee!!!!)

Quanto a parte do curso...a toni tem uma suspa bastante limitada...até com a suspa com garrafas extras, alongadas para 310mm...se o piloto não souber "aterrizar", ele empena os tubos da bengala...Qualquer piloto, leve e principalmente pesados, topam o curso da suspa facilmente...já com o curso aumentado, isso é muito minimizado...mmmmuuuuuiiiiittoooo...mas ainda sim..pode acontecer...

Qualquer dúvida...estamos aí... :wink:
Fabrício tenho uma pergunta :
Que vc prefere as bengalas da race tech , ou as bengalas originais de uma cr 125 ano 91 recondicionadas (pelo Adilson Maguila - piloto da copa triangulo)?
obs eu vou coloca-las numa tornado.....dianteira e trazeira (balança , freio , e amortecedor)

aqui na região tem um monte de hastes de tornadoentortadas do pessoal que faz motocross....
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Rodrigo, se vc puder colocar os tubos da XT600, melhor ainda....eles são bem mais resistentes....Só tem um porém. Eles são muito caros....0Km sai por R$ 1.200,00 na concessionária....Claro q vc encontra suspas dianteiras usadas por aí...Se tiver facilidade em encontrar...o serviço fica show....

Luciano....acho q as bengalas q vc se refere da Race Tech deva ser aquela suspa completa....se for..ótimo...a suspa é muito boa... Já instalamos em duas motos para MX, e todas estão correndo até hoje sem ter apresentado sequer um defeito....
Quanto a parte da suspa de CR, eu vi apenas uma vez aqui em Brasília....e a moto não ficou boa...primeiro pela questão do peso...trabalho, do projeto da suspa em geral....mas a moto não ficou boa....Talvez pela traseira ter continuado original....mas se vc está querendo colocar tanto a dianteira, como a traseira na moto...aconcelho vc a testar muito antes de participar de provas oficiais ou de maior dificuldade...Lembre-se q a sua integridade física está acima de qualquer competição...

Outra coisa....cuidado para não abusar...se vc abusar da suspa gringa...pode ter certeza q o quadro será a "PRÓXIMA VÍTIMA.." :lol: :lol: :lol:

Um abração... :wink:
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

verdade, a suspa pode até aguentar, mas o quadro não...

Mas eu acho meio dificil pois foi projetada pra uma 125 2t PESO PENA, imagine a carga q essa suspa n vai aguentar com uma toni de + de 120Kg... se funcionar vai durar pouco, penso eu.
leobalster
Super Membro
Mensagens: 1336
Registrado em: 09 Setembro 2004 à28 16:19

Mensagem por leobalster »

pensei a mesma coisa que o tops, eu acho que a suspa naum vai ter mta eficiencia naum, ja que uma cr 125 pesa uns 70 kg, e a tornado uns 120 kg, mas num custa nada tentar, derepente dando uma boa preparada na suspa a motoca fica boa, abracos
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem