Embreagem Tornado X Twister

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
spode
Membro
Mensagens: 641
Registrado em: 12 Julho 2006 à56 13:51

Embreagem Tornado X Twister

Mensagem por spode »

Oi,

Eu estava tentando corrigir um problema de dificuldade de engatar ponto morto na minha moto XR250 Tornado, 2002, mexidas de carburação, escape e filtro de ar de praxe. Depois de limar as paredes da "caixa" da embreagem pra deixar tudo lisinho e macio, resolvi pegar o paquimetro e medir tudo.

Discos e espaçadores, ok. Tenho ainda meio milimetro, em media, de disco para gastar em trilhas e ruas. Espaçador vai durar mais que a moto no ritmo que vai... O grande problema foram as molas. Tenho o manual de serviço da twister, ele indica limite de uso 44.7mm. Achei, nas molas, entre 34.9 e 35.5mm, quase um centimetro menos do que o indicado. Entretanto, nao a embreagem nao patina nadinha (shell helix 15w50 trocado religiosamente a cada 4 trilhas).

Eu tenho quase certeza que o manual está marcando, para as molas, 1 centimetro a mais, acho que deveria ser 34.7 ao inves de 44.7, mas nao era o manual da tornado e sim, da twister.

O que dizem? Minhas molas já deram o que tinham pra dar (muito dificil acreditar nisso, mas tudo é possível) ou o manual tem um erro ou a embreagem da twister é diferente da tornado?

Montei tudo de novo e o ponto morto entra como se a moto fosse nova de novo... :-) mas ainda estou curioso sobre as molas, alguem sabe de algo que o manual nao saiba?

-- spode
Racer143
Super Membro
Mensagens: 1134
Registrado em: 05 Abril 2005 à27 21:44

Mensagem por Racer143 »

O limite de uso das molas da Toni é 34,8mm!!! :wink: :wink: :wink:
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

1cm é muita diferença, o manual provavelmente esta errado!
BOLINHA
Ultra Membro
Mensagens: 2554
Registrado em: 02 Dezembro 2005 à51 15:43

Mensagem por BOLINHA »

Se está funcionando direito, joga o manual fora, o manual é que está errado!!!
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

Aê spode..Bem-vindo ao FLM!!!
se possível, dê uma passadinha na seção Bem-Vindo e fale um pouco de vc e sua motoca!!! :wink:
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

no manual q eu tenho, suas molas estão dentro do limite de uso...

Imagem

abraço...
spode
Membro
Mensagens: 641
Registrado em: 12 Julho 2006 à56 13:51

Mensagem por spode »

Tops, eu estou abismado, tenho um arquivo PDF, manual de serviço da twister que tem, claramente, 44.7mm...

sacanagem...

sera que na twister é diferente mesmo? Acho que nao né, os motores sao muito parecidos...

-- Spode
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

acredito q seja um erro... mts desses manuais q "vazam" para a internet nao correspondem as versões atualizadas, são versoes antigas, com erros...
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

vou dar uma olhada no manual que tenho aqui.. na minha twister, sempre é um parto, nunca engata... só desligada :mrgreen: Foi assim desde 0km
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

padrão 35,6mm e limite 44,7mm, está errado...heheh, tenho o mesmo manual que vc..
spode
Membro
Mensagens: 641
Registrado em: 12 Julho 2006 à56 13:51

Mensagem por spode »

Fernando PF escreveu:vou dar uma olhada no manual que tenho aqui.. na minha twister, sempre é um parto, nunca engata... só desligada :mrgreen: Foi assim desde 0km
Melhorou enormemente depois que eu limei os encaixes do cubo... Ficou quase perfeito... Esse motor tem o cambio duro mesmo... O mais trabalhoso foi soltar aquela maldita porca que segura o cubo...

-- spode
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

Fernando PF escreveu:padrão 35,6mm e limite 44,7mm, está errado...heheh, tenho o mesmo manual que vc..
pois eh PF... hauhauhauha...

só de curiosidade, olhei o manual de tutu q tenho aq... e olha só o q eu achei:

Imagem
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

o meu deve ser um manual pirata :mrgreen: :mrgreen:
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem