XT225 com problemas!

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
X-Mendoin
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: 05 Agosto 2006 à45 17:52

XT225 com problemas!

Mensagem por X-Mendoin »

Olá para todos, sou proprietário de uma XT225 2002 desde 0Km, fiz a revisão dos 1000 normalmente, minha única queixa era uma vibração no freio dianteiro que depois desapareceu.
Aos 4000 começou minha dor de cabeça, apareceu um vazamento de óleo na junta abaixo do cilindro, simplesmente a parte da frente foi cuspida para fora, rodei pelo menos uns 2000 Km repondo óleo e depois de levar no mecânico foi trocada por uma paralela, 1000 Km depois ela começou a sair no mesmo lugar, voltei e troquei pela junta original, durou um pouco mais de 2000 e voltou a vazar, agora pedi ao mecânico para desmontar e verificar se está empenada. Alguém já viu esse problema ou sabe o que fazer?

Ainda tem mais, já a algum tempo ela fica com a embreagem travada, vou explicar, quando ligo ela e engato a 1ª ela dá um tranco que quase me derruba, pensei que o problema era a regulagem, mas quando o motor está frio vc aperta a embreagem engata a 1ª ela simplesmente continua com a marcha engatada aí eu engato a 3ª, balanço até ela dar um tranco e ficar solta, notem que a embreagem está sempre acionada. Já mandei também desmontar para ver o problema.

Neste momento a moto está na oficina e preciso de ajuda para resolver este problema de uma vez por todas, se puder me ajudar eu agradeço muito.

Obrigado.
Racer143
Super Membro
Mensagens: 1134
Registrado em: 05 Abril 2005 à27 21:44

Mensagem por Racer143 »

Qto ao vazamento, provavelmente deve ter alguam coisa empenada, ou seu mecânico ta usando cola! Não se deve usar cola em juntas(serviço de mecânico porco)!
Qto à embreagem, enquanto a moto aquece vc deve manter o manete apertado pra q os discos se descolem! A princípio use um óleo de boa qualidade(de preferencia Yamalube)! A maiorias das motos acontece isso com a embreagem!! :wink: :wink:
X-Mendoin
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: 05 Agosto 2006 à45 17:52

Mensagem por X-Mendoin »

Racer143 escreveu:Qto ao vazamento, provavelmente deve ter alguam coisa empenada, ou seu mecânico ta usando cola! Não se deve usar cola em juntas(serviço de mecânico porco)!
Qto à embreagem, enquanto a moto aquece vc deve manter o manete apertado pra q os discos se descolem! A princípio use um óleo de boa qualidade(de preferencia Yamalube)! A maiorias das motos acontece isso com a embreagem!! :wink: :wink:
Acho que realmente deve ser empeno, se for fica mais fácil.
Meu mecânico só usa cola em último caso, nessa moto nunca foi utlizada mas se não achar empeno terei de usar.
Quanto a embreagem se não corrigir o problema na desmontagem seguirei sua dica.
Sempre usei óleo Mobil, acho que vou mudar também.

Valeu :D
AuaTT
Super Membro
Mensagens: 2248
Registrado em: 18 Novembro 2005 à24 17:54

Mensagem por AuaTT »

eu tb tenhu uma XT225, soh q soh uso ela para trilha i nk tive nenhum desses problemas, em relação ao óleo eu uso o Havoline SJ msm, óleo bom é óleo novo!
guilokao
Super Membro
Mensagens: 1109
Registrado em: 08 Novembro 2005 à21 21:53

Mensagem por guilokao »

Humm... talvez seu mecanico não esteja procurando o causador deste vazamento, apenas trocando as peças. Fale para ele abrir o motor, e limpar muito bem as duas faces, e ver se naum tem nada de errado ou algo do tipo, provavelmente tem alguma coisa empenada, ou então, pode ser algum prisioneiro espanado.
A embreagem de sua moto esta colando, vc deixa ela muito tempo parada?
Não sei como corrigir isso, talvez um óleo de boa qualidade resolva mesmo, um óleo mais viscoso.
X-Mendoin
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: 05 Agosto 2006 à45 17:52

Mensagem por X-Mendoin »

guilokao, realmente ele só se preocupou em trocar peças, na segunda vou levar o cilindro para meu trabalho e fazer algumas medições e se necessário retificar a face, minha única preocupação é quanto eu posso tirar sem alterar a taxa de compressão.

AuaTT acho que devo realmente tentar outras marcas de óleo, quem sabe não resolve o problema.

Minha moto roda em média 20 Km por dia, e a troca de óleo é feita sempre a cada 1000 Km, hoje ela está com 11.000 rodados.

Valeu
guilokao
Super Membro
Mensagens: 1109
Registrado em: 08 Novembro 2005 à21 21:53

Mensagem por guilokao »

Humm e que óleo vc usa???
Outra coisa... o vazamento de óleo, é na parte superior ou inferior do cilindro?
X-Mendoin
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: 05 Agosto 2006 à45 17:52

Mensagem por X-Mendoin »

guilokao escreveu:Humm e que óleo vc usa???
Outra coisa... o vazamento de óleo, é na parte superior ou inferior do cilindro?
Sempre usei óleo Mobil.

O vazamento é na parte inferior do cilindro, mas a junta só sai na parte da frente.
X-Mendoin
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: 05 Agosto 2006 à45 17:52

Mensagem por X-Mendoin »

Imagem
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

esses tempos abri algumas vezes o motor da minha twister para dar uma taxada e mexer no cabeçote, porém devido a alguns contratempos a junta tb ficou vazando, aliás, todas elas ficaram, menos a da tampa do cabeçote. Como não gosto de ficar abrindo e fechando o motor, até por prevenção para não espanar roscas e coisas do tipo, na junta inferior não usei cola, mas na de metal usei sim, silicone de alta temperatura, já que eu tinha aumentado um pouco a taxa e não quis aumentar o torque nas porcarias dos prisioneiros. Passei o silicone, depois que dei torque retirei as sobras que ficaram, ficou tudo limpo, nem aparece.

Pode desempenar tranquilo, a taxa vai aumentar pouco (até 0,5mm), mas nada que lhe trará problemas.
AuaTT
Super Membro
Mensagens: 2248
Registrado em: 18 Novembro 2005 à24 17:54

Mensagem por AuaTT »

Fernando PF,
Pode desempenar tranquilo, a taxa vai aumentar pouco (até 0,5mm), mas nada que lhe trará problemas
esse entende, pode confiar....
X-Mendoin
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: 05 Agosto 2006 à45 17:52

Mensagem por X-Mendoin »

Agora complicou, não achei empeno no cilindro, quer dizer, achei um empeno de 0,07 mm que não justificaria a retifica do mesmo.

Acho agora que o problema pode ser no fechamento do motor, descobri que meu querido mecânico dava 40 Nm de torque no cilindro mas, no manual do fabricante o recomendado é 10 Nm, como a junta original é grafitada de alma metálica acredito que o torque excessivo pode estar destruindo a junta.

Vou mandar ele seguir a risca o manual de serviço uma vez que pela experiência dele não tem dado certo.
BOLINHA
Ultra Membro
Mensagens: 2554
Registrado em: 02 Dezembro 2005 à51 15:43

Mensagem por BOLINHA »

40 Nm de torque? esse é dos meus...
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

o da toni é 45Nm..rsrsr

Realmente esse empeno não é muita coisa, mas eu deixaria zerado, não sei quanto é admissivel no seu caso, mas para as tonis/twister é 0.05mm. Já que está aberto manda fazer o serviço e elimina uma possibilidade.

Manda o cara seguir o manual mesmo, se diz que é 10Nm tem que ser isso mesmo.
esau demetrius
Membro
Mensagens: 81
Registrado em: 07 Fevereiro 2005 à51 19:31

Re: XT225 com problemas!

Mensagem por esau demetrius »

X-Mendoin escreveu:Olá para todos, sou proprietário de uma XT225 2002 desde 0Km, fiz a revisão dos 1000 normalmente, minha única queixa era uma vibração no freio dianteiro que depois desapareceu.
Aos 4000 começou minha dor de cabeça, apareceu um vazamento de óleo na junta abaixo do cilindro, simplesmente a parte da frente foi cuspida para fora, rodei pelo menos uns 2000 Km repondo óleo e depois de levar no mecânico foi trocada por uma paralela, 1000 Km depois ela começou a sair no mesmo lugar, voltei e troquei pela junta original, durou um pouco mais de 2000 e voltou a vazar, agora pedi ao mecânico para desmontar e verificar se está empenada. Alguém já viu esse problema ou sabe o que fazer?

Ainda tem mais, já a algum tempo ela fica com a embreagem travada, vou explicar, quando ligo ela e engato a 1ª ela dá um tranco que quase me derruba, pensei que o problema era a regulagem, mas quando o motor está frio vc aperta a embreagem engata a 1ª ela simplesmente continua com a marcha engatada aí eu engato a 3ª, balanço até ela dar um tranco e ficar solta, notem que a embreagem está sempre acionada. Já mandei também desmontar para ver o problema.

Neste momento a moto está na oficina e preciso de ajuda para resolver este problema de uma vez por todas, se puder me ajudar eu agradeço muito.

Obrigado.
voce já reparou o suspiro do motorse não ta entupido????? caso esteja sempre vai estourar alguma junta pois a pressão no carter vai almentar
muito ocasionando esse tipo de problema e talvez essa junta que vc se refere seja a mais fraca e portanto saltando.
espero ter ajudado. :wink:
X-Mendoin
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: 05 Agosto 2006 à45 17:52

Re: XT225 com problemas!

Mensagem por X-Mendoin »

esau demetrius escreveu: voce já reparou o suspiro do motorse não ta entupido????? caso esteja sempre vai estourar alguma junta pois a pressão no carter vai almentar
muito ocasionando esse tipo de problema e talvez essa junta que vc se refere seja a mais fraca e portanto saltando.
espero ter ajudado. :wink:
Vou dar uma olhada no suspiro mas a junta que falei é a original, a paralela não me lembro do que é feita.
Mesmo assim a original durou mais que a paralela.

Valeu
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

X-mendoin..vai pela galera.....tbém aposto que este empeno de 0,07mm é suficiente para que ocorra o que está ocorrendo no motor de sua motoca.... :wink:
mitxoca
Membro
Mensagens: 69
Registrado em: 14 Fevereiro 2006 à08 16:31

Mensagem por mitxoca »

Verifica também se não ta enpenado na carcaça do motor se for só o cilindro é só lixar com uma lixa fina em cima de um vidro e pode usar junta paralela que é a mesma coisa "experiência própria"
X-Mendoin
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: 05 Agosto 2006 à45 17:52

Mensagem por X-Mendoin »

Acabei de voltar da oficina, tomei uma decisão meio radical, vou usar uma junta paralela com veda junta, meu mecânico não gostou muito mas não vejo outra solução, é tentar isso e se vazar outra vez vender a moto.

Com relação ao empeno eu teria de levar a peça para o Rio de Janeiro (200 Km)para fazer o serviço pois aqui na região as retificas não conseguem essa precisão, equipamento velho e cheio de folgas.

A embreagem resolvi não mexer, vou usar o Yamalube e ver se o problema acaba.

Agora é ver no que vai dar.

Vamos torcer pela minha magrela.

Valeu.
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

manda ele cuidar na hora de fechar e dar o torque então.. :wink:
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem