Filtro de Óleo Alumínio (FOTOS)

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Prisco
Membro
Mensagens: 240
Registrado em: 17 Dezembro 2004 à17 12:51

Filtro de Óleo Alumínio (FOTOS)

Mensagem por Prisco »

Fla galera!
Tirei umas fotos do filtro de oleo que eu e um amigo fizemos pra Toni.
Está a quase 1 ano na minha moto sem problemas.
Tem ate CRF450X usando filtro igual a esse.
Por isso axo que nao restringe a passagem e retem bem as sujeiras.

Imagem

Imagem

Foto da lavagem depois depois de 5 trilhas pesadas usando óleo Yamalube:

Imagem

A tela usada foi a de filtragem de suco consentrado de laranja! hehehe[/img]
The_Piston_man
Membro
Mensagens: 502
Registrado em: 15 Fevereiro 2006 à00 20:48

Mensagem por The_Piston_man »

FERa..em filtro pra vida toda..!! bem feito hein =D> =D> =D> .......jah pens em monta fabrica de filtro..uhahuahuahuah.

soh achei muito cavaco de alumini ai na bandeja... eh normal isso tudo sera..???


PARABENS.
alex_svp
Membro
Mensagens: 237
Registrado em: 10 Junho 2005 à15 17:53

Mensagem por alex_svp »

Show de bola mesmo.... mas tem que saber direitinho a expessura da grade de aço pra comprar...

Esse parece ter ficado muito bom, parabens.
AuaTT
Super Membro
Mensagens: 2248
Registrado em: 18 Novembro 2005 à24 17:54

Mensagem por AuaTT »

soh achei muito cavaco de alumini ai na bandeja... eh normal isso tudo sera..???
tb axei isso, tipo umas farpas, fagulhas, sei lah...isso eh normal?pode?
Prisco
Membro
Mensagens: 240
Registrado em: 17 Dezembro 2004 à17 12:51

Mensagem por Prisco »

Tem muitas fagulhas mesmo... nao sei se isso é normal. As outras vezes que tirei tinha ainda mais sujeira....
Tomara que o motorzinho nao esteja indo para o saco!! hauhauah
Se bem que eu já posso aproveitar de tacar um Wiseco e cabeçote nele!!! hehehe
Valeu!!
Prisco
Membro
Mensagens: 240
Registrado em: 17 Dezembro 2004 à17 12:51

Mensagem por Prisco »

Ah, antes quando usava filtro Valflex sempre tinha fagulhas no óleo depois da drenagem.
Agora ele sai limpinho!!
penna
Membro
Mensagens: 436
Registrado em: 21 Janeiro 2006 à41 18:16

Mensagem por penna »

explica ae como vc fez cara.... colocou a tela por cima do papelao??
poe la no DIY
furia SM
Mega Membro
Mensagens: 5146
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à05 21:06

Mensagem por furia SM »

Caramba mt bom, qnt que saiu o custo desse projeto :?: :?: :?:
Prisco
Membro
Mensagens: 240
Registrado em: 17 Dezembro 2004 à17 12:51

Mensagem por Prisco »

Vc tira o papelão, queima bem ele pra nao sobrar nada.
Depois corta a tela no tamanho e solda com estanho nas duas carcaças do filtro.
Ta pronto. Muito facil.
Pra mim o custo foi praticamente zero, pois um amigo me deu um pedaço de tela. O mais complicado é soldar pq vc tem que ter uma "machadinha" para derreter bastante estanho.... :lol: :lol:
Betim
Membro
Mensagens: 65
Registrado em: 13 Junho 2005 à57 23:26

Mensagem por Betim »

Amigo, você trocou um filtro que segurava partículas de X micras por um que segura X milímetros... sei não.

O fato de encontrar sujeira no óleo drenado quando se usava o filtro de papelão é porque quando o filtro está saturado existe um mecanismo de "by-pass" que permite a passagem de óleo não filtrado para não cair a pressão nas linhas.

Sobre os cavacos de alumínio também achei meio muito.
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

Betim escreveu:Amigo, você trocou um filtro que segurava partículas de X micras por um que segura X milímetros... sei não.

O fato de encontrar sujeira no óleo drenado quando se usava o filtro de papelão é porque quando o filtro está saturado existe um mecanismo de "by-pass" que permite a passagem de óleo não filtrado para não cair a pressão nas linhas.

Sobre os cavacos de alumínio também achei meio muito.

Betim: me diz uma coisa: Tu é mecanico? preparador ? Tu manja muito de tudo hein, sabe os termos técnicos e sempre tem umas respostas aos posts q detonam todas as outras respostas. hehehehe. Parabéns cara!

Abração!!
Vini
Membro
Mensagens: 407
Registrado em: 27 Outubro 2004 à55 16:19

Mensagem por Vini »

Aqui o pessoal tira fora e anda sem isso.
Betim
Membro
Mensagens: 65
Registrado em: 13 Junho 2005 à57 23:26

Mensagem por Betim »

Betim: me diz uma coisa: Tu é mecanico? preparador ? Tu manja muito de tudo hein, sabe os termos técnicos e sempre tem umas respostas aos posts q detonam todas as outras respostas. hehehehe. Parabéns cara!

Abração!!

Sou "mechanico" preparador, rsrsrsrs...
Comecei nesta cachaça com 16anos, hoje tenho 34, estudei muito, na maior parte carro de rua, turbo, etc e nunca fiz por dinheiro, é meu hobby.

O mais importante que aprendi no caminho é sempre escutar desconfiando, ler muito ( nem tudo que se lê é verdade, papel aceita tudo, até bo...) e saber que se inventaram alguma coisa de muito boa é impossível que não esteja em nehuma moto de fábrica...
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

Amigo, você trocou um filtro que segurava partículas de X micras por um que segura X milímetros... sei não.
Este, realmente é o "X" da questão.....boa Betim... =D>
Agora, quanto a sujeira que apareçe no olho....me perdoem, mas algo está "desmanchando" neste motor.... :shock: :shock: :shock:
Gargamel
Hyper Membro
Mensagens: 7372
Registrado em: 22 Janeiro 2005 à27 22:00

Mensagem por Gargamel »

Aqui o pessoal tira fora e anda sem isso.

Vige... Ai tao pedindo pra destruir o motor... e tiram com qual objetivo Vini ?
Racer143
Super Membro
Mensagens: 1134
Registrado em: 05 Abril 2005 à27 21:44

Mensagem por Racer143 »

NESTOR/RS escreveu:
Amigo, você trocou um filtro que segurava partículas de X micras por um que segura X milímetros... sei não.
Este, realmente é o "X" da questão.....boa Betim... =D>
Agora, quanto a sujeira que apareçe no olho....me perdoem, mas algo está "desmanchando" neste motor.... :shock: :shock: :shock:
Corrente de comando batendo nas paredes do cilindro e cabeçote! :roll: :roll:
agm2112
Membro
Mensagens: 347
Registrado em: 06 Junho 2006 à30 21:53

Mensagem por agm2112 »

Eu ainda prefiro o Valflex de papel e 5 reais ... como falaram ali em cima, se ele começar a restringir demais ele empurra a mola e pula fora pra salvar o motor.
synval
Super Membro
Mensagens: 1344
Registrado em: 15 Novembro 2004 à39 21:47

Mensagem por synval »

Mais um exercício de criatividade...
Concordo como Betim, pois o fechamento da tela metálica não consegue se igualar ao do papel e mto provavelmente, mtas partículas menores estão entrando no fluxo do óleo do motor... Pela quantidade de limalhas de metal que a foto apresenta, seria mto recomendável que vc. desmontasse o seu motor prá ver o que está deteriorando, pois com certeza tem alguma coisa dentro dele que tá desmanchando...
Abraço a todos.
OBS - lembro aos amigos, que os filtros de óleo das Husk 4T são de tela metálica e funcionam mto bem.
spode
Membro
Mensagens: 641
Registrado em: 12 Julho 2006 à56 13:51

Mensagem por spode »

Concordo com betim, acho que o papel filtra mais e melhor, mas isso é opinião... Eu acredito que dados estatisticos e cientificamente coletados trarão a verdade à tona.

Qual o ganho de performance com filtro de oleo modificado? Nao consigo ver nenhum... Claro, se o filtro "filtrar mais e melhor", é melhor para a durabilidade do motor...

Achei alguns links interessantes:

http://www.suzukisv1000.com/products/v3_oil_filters.htm
este acima tem um link para um doc contendo um faq interessante.

Eles usam esse tipo de filtro até em aviões, que, como todos sabem, é um motor que nunca pode falhar...
http://www.challengeraviation.com/newproducts.html

Nao consegui achar nenhum comparativo, exceto esse, de filtros de corvettes...
http://www.vetteweb.com/tech/vet_0508_oilfilter/

Aparentemente, o negocio é bom, mas tem que ver direitinho qual a tela que está sendo usada. Vi num desses links que usam a mesma tela usada em filtragem de sangue (hemodialise?), se é bom para o sangue provavelmente é bom para o óleo. Dito isso... nao sei se *eu* usaria o filtro metálico, um de papel é baratinho, eu troco frequentemente e ele me satisfaz plenamente.

-- spode
Prisco
Membro
Mensagens: 240
Registrado em: 17 Dezembro 2004 à17 12:51

Mensagem por Prisco »

Eu fiz este filto pq troco 1 vez pro mes. So esse ano já econimizei 80 reaus. Nenhum ganho em performance. Apenas economia. o que nos dias de hj eh sempre bem vinda, desde que nao prejudique em nada.
Talvez, como eu disse, ele nao filtre como o de papel ORIGINAL.
Pq o valfex com nem 400km deixava o oleo cheiro de limalhas. Esse nao dexa nada.
o oleo sai limpinho. Axo que nao restringe muito pq crf 450 deve exigir muito fluxo e esta andando a quase 1 ano tbm sem problemas.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem