Filtro de Óleo Alumínio (FOTOS)

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Betim
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Mensagem por Betim »

spode escreveu:Concordo com betim, acho que o papel filtra mais e melhor, mas isso é opinião... Eu acredito que dados estatisticos e cientificamente coletados trarão a verdade à tona.

Qual o ganho de performance com filtro de oleo modificado? Nao consigo ver nenhum... Claro, se o filtro "filtrar mais e melhor", é melhor para a durabilidade do motor...

-- spode
Spode, não acho que é minha opinião, acho que é fato. Como você pode ver em um dos links que você colocou eles usam uma tela de "10microns" e pela foto ela está toda sanfonada para aumentar a área de contato. Se for para colocar um filtro reutilizável com este padrão, testado e tudo mais tá legal ( US$200 o do Corvette e ainda diz que a bomba de óleo precisa de trabalhar com mais pressão para marter a lubrificação normal) mas um filtro com apenas uma volta de tela para filtrar suco é muito risco. Não condeno quem quer usar, nem posso. Você já viu o filtro de óleo do Fusca? Você já não viu moto sem filtro de óleo? Mas garanto que o filtro da Honda Fireblade e da BMW M5 são de papel...

O filtro utilizado na hemodiálise é chamado "capilar", ele é feito de material sintético ( não me recordo bem mas parece que tem um de fibra natural também), permite a passagem de moléculas menores ( chamadas na hemodiálise de "dialisáveis") e eletrólitos, dificilmente permitiria a passagem de óleo ( claro que não experimentei e com alta pressão tudo pode...), e não resistiria à temperatura.
AuaTT
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Mensagem por AuaTT »

Betim qnd crescer kero ser igual a vc :shock: :shock: :shock:
o kara manja mto....
NESTOR/RS
Moderador
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Mensagem por NESTOR/RS »

Para enriqueçer o tópico:

A grosso modo, um filtro de hemodiálise para funcionar legal, filtrando óleo, necessita de um óleo com a viscosidade semelhante a do sangue e de um fluxo entre 250 a 350ml/minuto...abaixo e acima disso, a função do mesmo é seriamente comprometida

Spode....
Vi num desses links que usam a mesma tela usada em filtragem de sangue
a tela até pde ser a mesma, porém vale lembrar que a "engenharia" aplicada na construção de filtros de hemodiálise é muito diferente daquela aplicada a filtros de óleo....são processos que ocorrem de maneira diferente, mesmo que o objetivo final seja a filtragem... :wink:
adrianno
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Mensagem por adrianno »

E esses filtros de tela metálica já prontos?

Poderiam ser utilizados em outras motocicletas?
EvandroMM
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Registrado em: 12 Dezembro 2005 à49 16:42

Mensagem por EvandroMM »

Eita, do jeito que vai, daqui a pouco teremos que levar nossas motos a "Hospitoficina" pra fazer "oleodialise" :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: .........
Racer143
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Mensagem por Racer143 »

Pq não tentam adaptar um filtro de XT225?
É de tela mas de material sintético! E acho q funfa muito bem!! :lol: :lol: :lol:
spode
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Mensagem por spode »

Betim escreveu: Spode, não acho que é minha opinião, acho que é fato.
Pra mim, nao faz sentido tela metalica filtrar mais que papel, mas eu gostaria de ver um estudo de longa duração. Ok, o filtro de papel filtra mais, mas esse "mais" é realmente necessário? E será que filtra mais mesmo??? Será que o filtro de tela metálica nao seria suficiente? Apenas suposições. Eu procurei um bocado sobre testes comparativos e tudo que achei foram opinioes de revista/site online. Realmente, nao dá para confiar num teste feito em um dia em um veiculo novo, sem comparar com outro veiculo igual, usado de forma igual, com a troca de oleo no mesmo periodo, com o mesmo oleo, no mesmo lugar... ceteris paribus... com filtro de papel. Sou adepto da teoria de que se vc quer provar um ponto (que filtro de tela metalica seja tao eficiente quanto o de papel por exemplo), deve fazer por métodos científicos. Na minha opinião (eta, la vai a tal da opiniao de novo), tudo o mais que seja diferente do estudado meticulosamente é apenas isso, opinião....

Dito isso, eu tambem sou da opiniao que o filtro de papel é melhor, mas o senso comum já foi detonado pela ciencia antes... Ainda espero ler um dia um teste de longa duração... De preferencia em um motor com solicitação de uso intenso...

-- spode
spode
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Registrado em: 12 Julho 2006 à56 13:51

Mensagem por spode »

Em tempo: Sim, já vi moto sem filtro, XR200 por exemplo. MAs ela tem uma telinha metalica no fundo do motor. A tornado tem essa tela tb, a XLX tb... Nunca vi filtro de fusca... Essas motos citadas duram bastante. Andei 100mil km numa XR200 e fiz o motor 2 vezes, a primeira com quase 70mil km. Nao creio que se ela tivesse um filtro de oleo "de verdade" eu teria feito o motor durar mais...

-- spode
Betim
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Mensagem por Betim »

Ê Spode. Lê lá atrás. Não dissemos que o filtro é necessário, nem que o de papel é superior ao metálico. O tópico começou falando sobre a troca do filtro de papel da XR250 por um de metal feito em casa com tela de filtrar suco. Eu disse que estaria trocando um filtro de micras por um de milímetro e com uma superfície de contato com o óleo menor, isto ficou óbvio. Mais tarde foi levantado a existencia de filtros metálicos adequados e caros, com telas apropriadas, não foi suposição, existem medições das telas empregadas. Não discutimos que um é melhor, pior ou que vá fazer o motor durar mais e sim que o filtro que abriu o tópico não se enquadraria em um filtro adequado a concorrer com o de papel do ponto de vista funcional, ou mesmo com o metálico "comercial".

Quanto à suposição que o motor precise de filtro de óleo, acho ( suponho :D )que para considerar somente suposição que o filtro de óleo seja necessário nós devemos achar ( ou supor como você gosta :D ) que os grandes fabricantes estão desperdiçando dinheiro, projetando motores com filtros e estão apenas fomentando a industria de filtros com as recomendações de trocas dos manuais....

PS: A telinha "metálica no fundo do motor" que você se referiu fica no "pescador" do óleo e ela serve para evitar que fragmentos maiores danifiquem bomba de óleo que fica antes do filtro no circuito.
spode
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Mensagem por spode »

eu nao gosto de achar nem de supor. Eu acredito que o caboclo passa 5 anos pra aprender a fazer conta até de cabeça pra baixo embaixo d'agua... Eu passei esse tempo aprendendo outras coisas, nao estou em posição para discordar de um engenheiro. Se ele cria um motor com filtro, ele tem o motivo dele. Se ele cria sem filtro, ele tb tem um motivo que eu nao posso, por nao ter base teorica, criticar ou discordar. Se o filtro especificado é de papel, usemos entao o especificado.

partindo pro acho (lol, nem eu me aguento rsrsrs), acredito que outros malucos que passaram 5 anos de suas vidas agarrados à calculadoras, lápis borracha e papel podem discordar do caboclo que fez a primeira continha de mais e propor soluções alternativas, um bom exemplo é o que os caras da Wiseco fizeram: um pistao aftermarket que substitui perfeitamente o original... Um desses caras que gostam de discordar pode achar que filtro de tela metalica é melhor, mas *eu* só acredito vendo um teste de longa duração, coisa que nao vi ainda. meu post inicial foi para mostrar que isso existe comercialmente e que tem gente que jura que funciona, apenas...

quanto a mudar o subject... nunca me adaptei a regras mto rigidas, eu sou anarquista mesmo, acho que seguir um topico muito ao pé da letra tolhe a liberdade que todo ser humano tem direito... quando vamos para uma festa de aniversario, só conversamos sobre o aniversario? naum...

mas é isso aí, o pior é que estamos discutindo sobre algo que concordamos... desculpe se ofendi, nao foi essa a intençao.

-- spode
Betim
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Registrado em: 13 Junho 2005 à57 23:26

Mensagem por Betim »

Sim, mas no fritar dos ovos eu só queria dizer que não dei opnião se filtro A é melhor que B ou se precisa de filtro e sim que o filtro proposto não atenderia às exigencias de um filtro original.

Quando você citou o trecho do post "Spode, não acho que é minha opinião, acho que é fato." e falou sobre comparaçao dos filtros de metal com os de papelão ficou parecendo que eu estava afirmando que um é superior ao outro, e eu só afirmo que o de metal proposto não seria comparável e os de metal "comerciais" que são caros e não são recomendações das fábricas.

Discutir faz bem...
Isto tá parecendo conversa de bebado, cada um falando uma coisa diferente mas parece que o resultado é o mesmo...
SPEED RACER
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Mensagem por SPEED RACER »

Tem muito cavaco por aí, to achando estranho isso....o da minha sai limpo , rodo com kit ja tem 18.000 km e nunca saiu assim ...
luciano
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Mensagem por luciano »

Bem em primeiro lugar gostaria de parabenizar os nossos colegas Spode e Betim pelo alto nivel de conhecimento de ambos , realmente como os mais velhos do forum devem ter reparado, andei out uns dias e estou abismado com o nivel de conhecimentos dos colegas novos.
Isto enriquece muito o nosso amado forum.
Bem deixa a rasgação de seda para lá e vamos ao que interessa :
Se vc troca o oleo a cada 1000 km ou 4 trilhas por exemplo diminui este desgaste do motor ou vcs acham que não adianta? É melhor trocar a cada 3.000 km ?
Quando eu tinha tornado eu trocava o oleo e o filtro a cada 1000 km pois achava que era barato e como a minha moto tinha o wiseco o mecanico me indicou fazer este procedimento, visto o valor do pistão.
Depois que eu passei para DRZ estou trocando todo mês, pq ela não tem velocimetro. E tambem até hj to apanhando da vareta de combustivel dela.
agm2112
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Registrado em: 06 Junho 2006 à30 21:53

Mensagem por agm2112 »

luciano escreveu: Se vc troca o oleo a cada 1000 km ou 4 trilhas por exemplo diminui este desgaste do motor ou vcs acham que não adianta? É melhor trocar a cada 3.000 km ?
Qual o uso da moto ? Se fôr em trilha eu trocaria a cada 1000km ou menos ... pra uso de rua eu seguiria o manual.


Outra pergunta relativa ao tópico: Quem será que fabrica este papel utilizado nos filtros ? Será que só existem 2 ou 3 fabricantes e todos utilizam o mesmo papel em filtros de várias marcas ? Será que a Valflex e outras xinglings compram o mesmo papel ?

Acho um absurdo o filtro da Honda (de XLX ou Tornado, que não passa de alguns centímetros de papel) custar 25 reais e o do meu carro, com motor 1.8, filtro 10x maior, com válvula e cartucho de metal rosqueável, feito pela Fram custar 12.
luciano
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Registrado em: 13 Fevereiro 2005 à04 14:37

Mensagem por luciano »

agm2112 escreveu:Qual o uso da moto ? Se fôr em trilha eu trocaria a cada 1000km ou menos ... pra uso de rua eu seguiria o manual.
Trilha e estrada de terra.
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