Filtro de Óleo Alumínio (FOTOS)

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
PERUCH
Moderador
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Mensagem por PERUCH »

Betim escreveu:Amigo, você trocou um filtro que segurava partículas de X micras por um que segura X milímetros... sei não.

O fato de encontrar sujeira no óleo drenado quando se usava o filtro de papelão é porque quando o filtro está saturado existe um mecanismo de "by-pass" que permite a passagem de óleo não filtrado para não cair a pressão nas linhas.

Sobre os cavacos de alumínio também achei meio muito.

Betim: me diz uma coisa: Tu é mecanico? preparador ? Tu manja muito de tudo hein, sabe os termos técnicos e sempre tem umas respostas aos posts q detonam todas as outras respostas. hehehehe. Parabéns cara!

Abração!!
Vini
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Mensagem por Vini »

Aqui o pessoal tira fora e anda sem isso.
Betim
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Mensagem por Betim »

Betim: me diz uma coisa: Tu é mecanico? preparador ? Tu manja muito de tudo hein, sabe os termos técnicos e sempre tem umas respostas aos posts q detonam todas as outras respostas. hehehehe. Parabéns cara!

Abração!!

Sou "mechanico" preparador, rsrsrsrs...
Comecei nesta cachaça com 16anos, hoje tenho 34, estudei muito, na maior parte carro de rua, turbo, etc e nunca fiz por dinheiro, é meu hobby.

O mais importante que aprendi no caminho é sempre escutar desconfiando, ler muito ( nem tudo que se lê é verdade, papel aceita tudo, até bo...) e saber que se inventaram alguma coisa de muito boa é impossível que não esteja em nehuma moto de fábrica...
NESTOR/RS
Moderador
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Mensagem por NESTOR/RS »

Amigo, você trocou um filtro que segurava partículas de X micras por um que segura X milímetros... sei não.
Este, realmente é o "X" da questão.....boa Betim... =D>
Agora, quanto a sujeira que apareçe no olho....me perdoem, mas algo está "desmanchando" neste motor.... :shock: :shock: :shock:
Gargamel
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Mensagem por Gargamel »

Aqui o pessoal tira fora e anda sem isso.

Vige... Ai tao pedindo pra destruir o motor... e tiram com qual objetivo Vini ?
Racer143
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Mensagem por Racer143 »

NESTOR/RS escreveu:
Amigo, você trocou um filtro que segurava partículas de X micras por um que segura X milímetros... sei não.
Este, realmente é o "X" da questão.....boa Betim... =D>
Agora, quanto a sujeira que apareçe no olho....me perdoem, mas algo está "desmanchando" neste motor.... :shock: :shock: :shock:
Corrente de comando batendo nas paredes do cilindro e cabeçote! :roll: :roll:
agm2112
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Mensagem por agm2112 »

Eu ainda prefiro o Valflex de papel e 5 reais ... como falaram ali em cima, se ele começar a restringir demais ele empurra a mola e pula fora pra salvar o motor.
synval
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Mensagem por synval »

Mais um exercício de criatividade...
Concordo como Betim, pois o fechamento da tela metálica não consegue se igualar ao do papel e mto provavelmente, mtas partículas menores estão entrando no fluxo do óleo do motor... Pela quantidade de limalhas de metal que a foto apresenta, seria mto recomendável que vc. desmontasse o seu motor prá ver o que está deteriorando, pois com certeza tem alguma coisa dentro dele que tá desmanchando...
Abraço a todos.
OBS - lembro aos amigos, que os filtros de óleo das Husk 4T são de tela metálica e funcionam mto bem.
spode
Membro
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Registrado em: 12 Julho 2006 à56 13:51

Mensagem por spode »

Concordo com betim, acho que o papel filtra mais e melhor, mas isso é opinião... Eu acredito que dados estatisticos e cientificamente coletados trarão a verdade à tona.

Qual o ganho de performance com filtro de oleo modificado? Nao consigo ver nenhum... Claro, se o filtro "filtrar mais e melhor", é melhor para a durabilidade do motor...

Achei alguns links interessantes:

http://www.suzukisv1000.com/products/v3_oil_filters.htm
este acima tem um link para um doc contendo um faq interessante.

Eles usam esse tipo de filtro até em aviões, que, como todos sabem, é um motor que nunca pode falhar...
http://www.challengeraviation.com/newproducts.html

Nao consegui achar nenhum comparativo, exceto esse, de filtros de corvettes...
http://www.vetteweb.com/tech/vet_0508_oilfilter/

Aparentemente, o negocio é bom, mas tem que ver direitinho qual a tela que está sendo usada. Vi num desses links que usam a mesma tela usada em filtragem de sangue (hemodialise?), se é bom para o sangue provavelmente é bom para o óleo. Dito isso... nao sei se *eu* usaria o filtro metálico, um de papel é baratinho, eu troco frequentemente e ele me satisfaz plenamente.

-- spode
Prisco
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Registrado em: 17 Dezembro 2004 à17 12:51

Mensagem por Prisco »

Eu fiz este filto pq troco 1 vez pro mes. So esse ano já econimizei 80 reaus. Nenhum ganho em performance. Apenas economia. o que nos dias de hj eh sempre bem vinda, desde que nao prejudique em nada.
Talvez, como eu disse, ele nao filtre como o de papel ORIGINAL.
Pq o valfex com nem 400km deixava o oleo cheiro de limalhas. Esse nao dexa nada.
o oleo sai limpinho. Axo que nao restringe muito pq crf 450 deve exigir muito fluxo e esta andando a quase 1 ano tbm sem problemas.
Betim
Membro
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Registrado em: 13 Junho 2005 à57 23:26

Mensagem por Betim »

spode escreveu:Concordo com betim, acho que o papel filtra mais e melhor, mas isso é opinião... Eu acredito que dados estatisticos e cientificamente coletados trarão a verdade à tona.

Qual o ganho de performance com filtro de oleo modificado? Nao consigo ver nenhum... Claro, se o filtro "filtrar mais e melhor", é melhor para a durabilidade do motor...

-- spode
Spode, não acho que é minha opinião, acho que é fato. Como você pode ver em um dos links que você colocou eles usam uma tela de "10microns" e pela foto ela está toda sanfonada para aumentar a área de contato. Se for para colocar um filtro reutilizável com este padrão, testado e tudo mais tá legal ( US$200 o do Corvette e ainda diz que a bomba de óleo precisa de trabalhar com mais pressão para marter a lubrificação normal) mas um filtro com apenas uma volta de tela para filtrar suco é muito risco. Não condeno quem quer usar, nem posso. Você já viu o filtro de óleo do Fusca? Você já não viu moto sem filtro de óleo? Mas garanto que o filtro da Honda Fireblade e da BMW M5 são de papel...

O filtro utilizado na hemodiálise é chamado "capilar", ele é feito de material sintético ( não me recordo bem mas parece que tem um de fibra natural também), permite a passagem de moléculas menores ( chamadas na hemodiálise de "dialisáveis") e eletrólitos, dificilmente permitiria a passagem de óleo ( claro que não experimentei e com alta pressão tudo pode...), e não resistiria à temperatura.
AuaTT
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Registrado em: 18 Novembro 2005 à24 17:54

Mensagem por AuaTT »

Betim qnd crescer kero ser igual a vc :shock: :shock: :shock:
o kara manja mto....
NESTOR/RS
Moderador
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Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

Para enriqueçer o tópico:

A grosso modo, um filtro de hemodiálise para funcionar legal, filtrando óleo, necessita de um óleo com a viscosidade semelhante a do sangue e de um fluxo entre 250 a 350ml/minuto...abaixo e acima disso, a função do mesmo é seriamente comprometida

Spode....
Vi num desses links que usam a mesma tela usada em filtragem de sangue
a tela até pde ser a mesma, porém vale lembrar que a "engenharia" aplicada na construção de filtros de hemodiálise é muito diferente daquela aplicada a filtros de óleo....são processos que ocorrem de maneira diferente, mesmo que o objetivo final seja a filtragem... :wink:
adrianno
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Mensagem por adrianno »

E esses filtros de tela metálica já prontos?

Poderiam ser utilizados em outras motocicletas?
EvandroMM
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Registrado em: 12 Dezembro 2005 à49 16:42

Mensagem por EvandroMM »

Eita, do jeito que vai, daqui a pouco teremos que levar nossas motos a "Hospitoficina" pra fazer "oleodialise" :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: .........
Racer143
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Mensagem por Racer143 »

Pq não tentam adaptar um filtro de XT225?
É de tela mas de material sintético! E acho q funfa muito bem!! :lol: :lol: :lol:
spode
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Mensagem por spode »

Betim escreveu: Spode, não acho que é minha opinião, acho que é fato.
Pra mim, nao faz sentido tela metalica filtrar mais que papel, mas eu gostaria de ver um estudo de longa duração. Ok, o filtro de papel filtra mais, mas esse "mais" é realmente necessário? E será que filtra mais mesmo??? Será que o filtro de tela metálica nao seria suficiente? Apenas suposições. Eu procurei um bocado sobre testes comparativos e tudo que achei foram opinioes de revista/site online. Realmente, nao dá para confiar num teste feito em um dia em um veiculo novo, sem comparar com outro veiculo igual, usado de forma igual, com a troca de oleo no mesmo periodo, com o mesmo oleo, no mesmo lugar... ceteris paribus... com filtro de papel. Sou adepto da teoria de que se vc quer provar um ponto (que filtro de tela metalica seja tao eficiente quanto o de papel por exemplo), deve fazer por métodos científicos. Na minha opinião (eta, la vai a tal da opiniao de novo), tudo o mais que seja diferente do estudado meticulosamente é apenas isso, opinião....

Dito isso, eu tambem sou da opiniao que o filtro de papel é melhor, mas o senso comum já foi detonado pela ciencia antes... Ainda espero ler um dia um teste de longa duração... De preferencia em um motor com solicitação de uso intenso...

-- spode
spode
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Mensagem por spode »

Em tempo: Sim, já vi moto sem filtro, XR200 por exemplo. MAs ela tem uma telinha metalica no fundo do motor. A tornado tem essa tela tb, a XLX tb... Nunca vi filtro de fusca... Essas motos citadas duram bastante. Andei 100mil km numa XR200 e fiz o motor 2 vezes, a primeira com quase 70mil km. Nao creio que se ela tivesse um filtro de oleo "de verdade" eu teria feito o motor durar mais...

-- spode
Betim
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Mensagem por Betim »

Ê Spode. Lê lá atrás. Não dissemos que o filtro é necessário, nem que o de papel é superior ao metálico. O tópico começou falando sobre a troca do filtro de papel da XR250 por um de metal feito em casa com tela de filtrar suco. Eu disse que estaria trocando um filtro de micras por um de milímetro e com uma superfície de contato com o óleo menor, isto ficou óbvio. Mais tarde foi levantado a existencia de filtros metálicos adequados e caros, com telas apropriadas, não foi suposição, existem medições das telas empregadas. Não discutimos que um é melhor, pior ou que vá fazer o motor durar mais e sim que o filtro que abriu o tópico não se enquadraria em um filtro adequado a concorrer com o de papel do ponto de vista funcional, ou mesmo com o metálico "comercial".

Quanto à suposição que o motor precise de filtro de óleo, acho ( suponho :D )que para considerar somente suposição que o filtro de óleo seja necessário nós devemos achar ( ou supor como você gosta :D ) que os grandes fabricantes estão desperdiçando dinheiro, projetando motores com filtros e estão apenas fomentando a industria de filtros com as recomendações de trocas dos manuais....

PS: A telinha "metálica no fundo do motor" que você se referiu fica no "pescador" do óleo e ela serve para evitar que fragmentos maiores danifiquem bomba de óleo que fica antes do filtro no circuito.
spode
Membro
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Registrado em: 12 Julho 2006 à56 13:51

Mensagem por spode »

eu nao gosto de achar nem de supor. Eu acredito que o caboclo passa 5 anos pra aprender a fazer conta até de cabeça pra baixo embaixo d'agua... Eu passei esse tempo aprendendo outras coisas, nao estou em posição para discordar de um engenheiro. Se ele cria um motor com filtro, ele tem o motivo dele. Se ele cria sem filtro, ele tb tem um motivo que eu nao posso, por nao ter base teorica, criticar ou discordar. Se o filtro especificado é de papel, usemos entao o especificado.

partindo pro acho (lol, nem eu me aguento rsrsrs), acredito que outros malucos que passaram 5 anos de suas vidas agarrados à calculadoras, lápis borracha e papel podem discordar do caboclo que fez a primeira continha de mais e propor soluções alternativas, um bom exemplo é o que os caras da Wiseco fizeram: um pistao aftermarket que substitui perfeitamente o original... Um desses caras que gostam de discordar pode achar que filtro de tela metalica é melhor, mas *eu* só acredito vendo um teste de longa duração, coisa que nao vi ainda. meu post inicial foi para mostrar que isso existe comercialmente e que tem gente que jura que funciona, apenas...

quanto a mudar o subject... nunca me adaptei a regras mto rigidas, eu sou anarquista mesmo, acho que seguir um topico muito ao pé da letra tolhe a liberdade que todo ser humano tem direito... quando vamos para uma festa de aniversario, só conversamos sobre o aniversario? naum...

mas é isso aí, o pior é que estamos discutindo sobre algo que concordamos... desculpe se ofendi, nao foi essa a intençao.

-- spode
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