oleo de motor na suspensão dianteira

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
davidlbraga
Membro
Mensagens: 51
Registrado em: 29 Junho 2006 à37 08:40

oleo de motor na suspensão dianteira

Mensagem por davidlbraga »

ai galera, ouvi a respeito de colocar oleo de motor na como mistura nas bengala,,, minha bengala jah eh valvulada serah que fica melhor ainda.... gostaria que me falassem sobre ...... valeu
Beto Waidlich
Membro
Mensagens: 164
Registrado em: 19 Dezembro 2005 à42 19:58

Mensagem por Beto Waidlich »

Oleo de motor!!! #-o
tá loko....quem falo isso....devem ter te falado p/ por um oleo + grosso, isso sim dá, más ñ de motor....
olha tem várias marcas de oleo p/ susp, motorex, motul,etc...
Com densidades variadas...2,5/5/10/15/20
màs o ideal é vc por essa sua moto nas mão de quem entende de preparãção...
oia í rapaz Líder Motos... =D> =D> tá isperando oq....omi...
Afonso
Membro
Mensagens: 62
Registrado em: 27 Junho 2006 à40 08:15

Mensagem por Afonso »

AE BETO ELE NAO TA LOCO NAO, EU JA OUVI FALAR NISSO TAMBEM AQUI MESMO NO FORUM.
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

Eu coloquei na minha. Estou louco?

Minha suapa também tem valvulas, e eu coloquei 500ml de óleo hidraulico + 85ml de óleo de motor! Não tenho nenhuma reclamação. :mrgreen: Só saltos e alegria!
guilherme_sbc
Mega Membro
Mensagens: 5213
Registrado em: 30 Agosto 2005 à46 15:43

Mensagem por guilherme_sbc »

A minha XR tá com óleo 2t segundo o cara da oficina que colocou.
Beto Waidlich
Membro
Mensagens: 164
Registrado em: 19 Dezembro 2005 à42 19:58

Mensagem por Beto Waidlich »

é msm.........+ ñ é recomendado, ñ vai guentar retentor nem as vávulas....
más é barato misturar 2t com oleo d motor... :lol:
Betim
Membro
Mensagens: 65
Registrado em: 13 Junho 2005 à57 23:26

Mensagem por Betim »

Tô achando que vocês fumaram da mofada.

Óleo de suspensão tem características completamente diferentes do óleo de motor. Se o óleo de motor for multiviscoso nem se fala, o comportamento da suspensão vai variar ( loucura, loucura, loucura como diz o narigudo do sábado à tarde)
Uma grande dificuldade da aditivação dos óleos hidraulicos é reduzir a formação de bolhas de ar durante o trabalho, um óleo de motor é mais voltado para redução de atrito, limpeza e resistencia ao calor.

Se o problema é economia vou entregar um super-segredo para vocês:

Óleo Mobilfluid S499, similar a 10w, é vendido no litro ou embalagem plástica de 5 litros

Super aditivado para proteger de desgaste e evitar formação de bolhas. Pode ser misturado em qualquer proporção com o óleo ATF original da Honda que coresponde a alguma coisa entre 5 e 7,5w

A Citroen comercializa um óleo chamado LHM, ele é mineral de alto desempenho para a suspensão hidráulica. Ele é equivalente a 5W, garanto que é superior à maioria dos óleos hidrulicos disponíveis mas custa 50pratas o litro....
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

oleo de motor nao é o oleo ideal e isso é fato.

como ja disseram ai, ele forma bolhas e como o tempo "queima" ... vai perdendo suas caracteristicas e tbem tem viscosidade variada.

mas.... é usado como quebra-galho... por falta de opcao mesmo, qdo vc quer um oleo mais grosso e nao acha o especial, faz a gambiarra no oleo, entende ???

é isso.
Betim
Membro
Mensagens: 65
Registrado em: 13 Junho 2005 à57 23:26

Mensagem por Betim »

Gambi para não perder a trilha vale tudo, não pode é deixar para sempre...
AuaTT
Super Membro
Mensagens: 2248
Registrado em: 18 Novembro 2005 à24 17:54

Mensagem por AuaTT »

Betim naum kerendo desviar o assunto do topiko mas como eu vi q vc entende do assunto vamus lah...meu colega levo a KX dele num mecaniko lahj i ele falou para botar oleo de torque de makina (tipo o 433 da ipiranga, tdh da texaco) no cambio pq o principio de uso de ambos saum os mesmos, isso eh verdade? :shock: :shock: :shock:
Betim
Membro
Mensagens: 65
Registrado em: 13 Junho 2005 à57 23:26

Mensagem por Betim »

As aplicações "alternativas" de lubrificantes devem ser bem estudadas. Primeiro você tem que ter um bom motivo para não seguir a recomendação do fabricante, depois você tem que ter em mente o "novo" resultado esperado e então procurar um lubrificante que atenda sua expectativa.

Por que o original não está te atendendo?
AuaTT
Super Membro
Mensagens: 2248
Registrado em: 18 Novembro 2005 à24 17:54

Mensagem por AuaTT »

As aplicações "alternativas" de lubrificantes devem ser bem estudadas. Primeiro você tem que ter um bom motivo para não seguir a recomendação do fabricante, depois você tem que ter em mente o "novo" resultado esperado e então procurar um lubrificante que atenda sua expectativa.

Por que o original não está te atendendo?
Isso é cunversa de mexaniko intaum?
Betim
Membro
Mensagens: 65
Registrado em: 13 Junho 2005 à57 23:26

Mensagem por Betim »

Se o que o manual recomenda está funcionando como deve e não se tem dificuldade em seguir, use o recomendado. Se existir algum problema tipo desgastes prematuros, vazamentos, alto custo, dificuldade de comprar no mercado local vamos procurar alternativas.
spode
Membro
Mensagens: 641
Registrado em: 12 Julho 2006 à56 13:51

Mensagem por spode »

ATF da ford (tipo F, dificil pra kct de achar) foi o melhor óleo pra caixa de marcha da minha RM125. Foi o que permitiu trocas mais macias. Até ponto morto entra com a moto ligada... ; - )

-- spode
AuaTT
Super Membro
Mensagens: 2248
Registrado em: 18 Novembro 2005 à24 17:54

Mensagem por AuaTT »

Até ponto morto entra com a moto ligada...
n entendi??? :roll: :roll: :roll:
moto de cross naum entra em ponto morto ligada n?
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

AuaTT escreveu:
Até ponto morto entra com a moto ligada...
n entendi??? :roll: :roll: :roll:
moto de cross naum entra em ponto morto ligada n?

Todas motos entram...
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

Galera, se um engenheiro que estuda e desenvolve as suspas das motos aconselha ou recomenda usar o óleo especificado no manual da moto é pq ele sabe o q tá falando né. Cada óleo tem sua função de motor no motor, de caixa na caixa e de suspa logicamente na suspa. Não necessariamente colocando óleos especiais (motorex, motul, etc...) mas geralmente os recomendados no manual do fabricante tem marcas conhecidas q facilmente se encontram nas lojas especializadas ou nos postos de combustiveis.

Ok?

Não confundam Funda com Bunda...
Nem Bife à milanesa com bife ali na mesa.

ehhehe

Abração
agm2112
Membro
Mensagens: 347
Registrado em: 06 Junho 2006 à30 21:53

Mensagem por agm2112 »

Óleo ATF em caixa de marcha ? Óleos de caixa (não as de moto ...) precisam de aditivação EP (extrema pressão). É um óleo que por uma fração de segundo vira uma "borracha" entre os dentes de uma engrenagem quando extremamente solicitados. Já o óleo ATF é simplesmente fluido hidráulico, feito para manter determinada viscosidade, um pouco de lubrificação e anti-corrosivo. São óleos de completamente diferentes ... o óleo ATF nem é chamado de óleo, e sim de "fluido hidráulico".

Os retentores têm seu material formulado para resistir a determinado lubrificante, seja ele óleo, graxa, específico para óleo de motor, ATF, etc. A mistura de óleo de motor na suspensão deve ser a morte dos retentores.

Imagem retirada do site da sabó (www.sabo.com.br) com os materiais dos retentores e suas aplicações:

Imagem

Os retentores das bengalas provavelmente são nitrílicos, e o fato de adicionar óleo de motor necessitaria de um retentor poliacrílico, de silicone ou fluorelastômero...
Betim
Membro
Mensagens: 65
Registrado em: 13 Junho 2005 à57 23:26

Mensagem por Betim »

agm2112, aplicações de óleos, fluidos, lubrificantes são facas de dois legumes...

Com relação ao uso do óleo ATF em transmissões, o óleo recomendado de fábrica, por exemplo, para a pickup Ranger para uso no cambio manual é o ATF, os cambios automáticos usam o ATF tanto para sua parte hidraulica de acionamento quanto para a lubrificação das engrenagens, todos os carros da nascar usam ATF no cambio. Uma das justificativas para o seu uso é pela ausencia de enxofre que ataca os sincronizadores "synchromesh" ( que não existem em motos). O problema de se recomendar o uso dele em qualquer cambio é que o cambio foi projetado para uma aplicação específica, com um desenho específico e uma equipe de engenharia determinou a aplicação do lubrificante X, quem sou eu para contrariar este povo?

Mais um detalhe é a embreagem das motos que são banhadas no óleo...

Com relação aos retentores, os diferentes materiais determinam melhor durabilidade e possibilidades de desenho e flexibilidade. O maior determinandte na durabilidade destes retentores para nós é a forma como ele é instalado e as condições do eixo que passa por eles ( empenos, rugosidades, corrosão, sujeiras...). Se você reparar, todos eles suportam bem os "óleos minerais" e suas aditivações.
Alexandre
Membro
Mensagens: 723
Registrado em: 02 Abril 2005 à46 17:05

Mensagem por Alexandre »

Quando eu tinha a outra tornado, li aqui em um dos tópicos em se colocar 100ml de oleo 20w50 e 485ml de ATF (não estou bem certo das medidas) nas bengalas da tornado.
Como vendi ela em agosto do ano passado, faz mais de um ano que li.
Bom, realmente a suspa ficou muito boa e não era valvulada (uso em trilhas) :wink:
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem