oleo de motor na suspensão dianteira
-
- Membro
- Mensagens: 51
- Registrado em: 29 Junho 2006 à37 08:40
oleo de motor na suspensão dianteira
ai galera, ouvi a respeito de colocar oleo de motor na como mistura nas bengala,,, minha bengala jah eh valvulada serah que fica melhor ainda.... gostaria que me falassem sobre ...... valeu
-
- Membro
- Mensagens: 164
- Registrado em: 19 Dezembro 2005 à42 19:58
Oleo de motor!!! #-o
tá loko....quem falo isso....devem ter te falado p/ por um oleo + grosso, isso sim dá, más ñ de motor....
olha tem várias marcas de oleo p/ susp, motorex, motul,etc...
Com densidades variadas...2,5/5/10/15/20
màs o ideal é vc por essa sua moto nas mão de quem entende de preparãção...
oia í rapaz Líder Motos... =D> =D> tá isperando oq....omi...
tá loko....quem falo isso....devem ter te falado p/ por um oleo + grosso, isso sim dá, más ñ de motor....
olha tem várias marcas de oleo p/ susp, motorex, motul,etc...
Com densidades variadas...2,5/5/10/15/20
màs o ideal é vc por essa sua moto nas mão de quem entende de preparãção...
oia í rapaz Líder Motos... =D> =D> tá isperando oq....omi...
-
- Moderador
- Mensagens: 8793
- Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57
-
- Mega Membro
- Mensagens: 5213
- Registrado em: 30 Agosto 2005 à46 15:43
-
- Membro
- Mensagens: 164
- Registrado em: 19 Dezembro 2005 à42 19:58
Tô achando que vocês fumaram da mofada.
Óleo de suspensão tem características completamente diferentes do óleo de motor. Se o óleo de motor for multiviscoso nem se fala, o comportamento da suspensão vai variar ( loucura, loucura, loucura como diz o narigudo do sábado à tarde)
Uma grande dificuldade da aditivação dos óleos hidraulicos é reduzir a formação de bolhas de ar durante o trabalho, um óleo de motor é mais voltado para redução de atrito, limpeza e resistencia ao calor.
Se o problema é economia vou entregar um super-segredo para vocês:
Óleo Mobilfluid S499, similar a 10w, é vendido no litro ou embalagem plástica de 5 litros
Super aditivado para proteger de desgaste e evitar formação de bolhas. Pode ser misturado em qualquer proporção com o óleo ATF original da Honda que coresponde a alguma coisa entre 5 e 7,5w
A Citroen comercializa um óleo chamado LHM, ele é mineral de alto desempenho para a suspensão hidráulica. Ele é equivalente a 5W, garanto que é superior à maioria dos óleos hidrulicos disponíveis mas custa 50pratas o litro....
Óleo de suspensão tem características completamente diferentes do óleo de motor. Se o óleo de motor for multiviscoso nem se fala, o comportamento da suspensão vai variar ( loucura, loucura, loucura como diz o narigudo do sábado à tarde)
Uma grande dificuldade da aditivação dos óleos hidraulicos é reduzir a formação de bolhas de ar durante o trabalho, um óleo de motor é mais voltado para redução de atrito, limpeza e resistencia ao calor.
Se o problema é economia vou entregar um super-segredo para vocês:
Óleo Mobilfluid S499, similar a 10w, é vendido no litro ou embalagem plástica de 5 litros
Super aditivado para proteger de desgaste e evitar formação de bolhas. Pode ser misturado em qualquer proporção com o óleo ATF original da Honda que coresponde a alguma coisa entre 5 e 7,5w
A Citroen comercializa um óleo chamado LHM, ele é mineral de alto desempenho para a suspensão hidráulica. Ele é equivalente a 5W, garanto que é superior à maioria dos óleos hidrulicos disponíveis mas custa 50pratas o litro....
oleo de motor nao é o oleo ideal e isso é fato.
como ja disseram ai, ele forma bolhas e como o tempo "queima" ... vai perdendo suas caracteristicas e tbem tem viscosidade variada.
mas.... é usado como quebra-galho... por falta de opcao mesmo, qdo vc quer um oleo mais grosso e nao acha o especial, faz a gambiarra no oleo, entende ???
é isso.
como ja disseram ai, ele forma bolhas e como o tempo "queima" ... vai perdendo suas caracteristicas e tbem tem viscosidade variada.
mas.... é usado como quebra-galho... por falta de opcao mesmo, qdo vc quer um oleo mais grosso e nao acha o especial, faz a gambiarra no oleo, entende ???
é isso.
Betim naum kerendo desviar o assunto do topiko mas como eu vi q vc entende do assunto vamus lah...meu colega levo a KX dele num mecaniko lahj i ele falou para botar oleo de torque de makina (tipo o 433 da ipiranga, tdh da texaco) no cambio pq o principio de uso de ambos saum os mesmos, isso eh verdade? :shock: :shock: :shock:
As aplicações "alternativas" de lubrificantes devem ser bem estudadas. Primeiro você tem que ter um bom motivo para não seguir a recomendação do fabricante, depois você tem que ter em mente o "novo" resultado esperado e então procurar um lubrificante que atenda sua expectativa.
Por que o original não está te atendendo?
Por que o original não está te atendendo?
Isso é cunversa de mexaniko intaum?As aplicações "alternativas" de lubrificantes devem ser bem estudadas. Primeiro você tem que ter um bom motivo para não seguir a recomendação do fabricante, depois você tem que ter em mente o "novo" resultado esperado e então procurar um lubrificante que atenda sua expectativa.
Por que o original não está te atendendo?
Galera, se um engenheiro que estuda e desenvolve as suspas das motos aconselha ou recomenda usar o óleo especificado no manual da moto é pq ele sabe o q tá falando né. Cada óleo tem sua função de motor no motor, de caixa na caixa e de suspa logicamente na suspa. Não necessariamente colocando óleos especiais (motorex, motul, etc...) mas geralmente os recomendados no manual do fabricante tem marcas conhecidas q facilmente se encontram nas lojas especializadas ou nos postos de combustiveis.
Ok?
Não confundam Funda com Bunda...
Nem Bife à milanesa com bife ali na mesa.
ehhehe
Abração
Ok?
Não confundam Funda com Bunda...
Nem Bife à milanesa com bife ali na mesa.
ehhehe
Abração
Óleo ATF em caixa de marcha ? Óleos de caixa (não as de moto ...) precisam de aditivação EP (extrema pressão). É um óleo que por uma fração de segundo vira uma "borracha" entre os dentes de uma engrenagem quando extremamente solicitados. Já o óleo ATF é simplesmente fluido hidráulico, feito para manter determinada viscosidade, um pouco de lubrificação e anti-corrosivo. São óleos de completamente diferentes ... o óleo ATF nem é chamado de óleo, e sim de "fluido hidráulico".
Os retentores têm seu material formulado para resistir a determinado lubrificante, seja ele óleo, graxa, específico para óleo de motor, ATF, etc. A mistura de óleo de motor na suspensão deve ser a morte dos retentores.
Imagem retirada do site da sabó (www.sabo.com.br) com os materiais dos retentores e suas aplicações:
Os retentores das bengalas provavelmente são nitrílicos, e o fato de adicionar óleo de motor necessitaria de um retentor poliacrílico, de silicone ou fluorelastômero...
Os retentores têm seu material formulado para resistir a determinado lubrificante, seja ele óleo, graxa, específico para óleo de motor, ATF, etc. A mistura de óleo de motor na suspensão deve ser a morte dos retentores.
Imagem retirada do site da sabó (www.sabo.com.br) com os materiais dos retentores e suas aplicações:
Os retentores das bengalas provavelmente são nitrílicos, e o fato de adicionar óleo de motor necessitaria de um retentor poliacrílico, de silicone ou fluorelastômero...
agm2112, aplicações de óleos, fluidos, lubrificantes são facas de dois legumes...
Com relação ao uso do óleo ATF em transmissões, o óleo recomendado de fábrica, por exemplo, para a pickup Ranger para uso no cambio manual é o ATF, os cambios automáticos usam o ATF tanto para sua parte hidraulica de acionamento quanto para a lubrificação das engrenagens, todos os carros da nascar usam ATF no cambio. Uma das justificativas para o seu uso é pela ausencia de enxofre que ataca os sincronizadores "synchromesh" ( que não existem em motos). O problema de se recomendar o uso dele em qualquer cambio é que o cambio foi projetado para uma aplicação específica, com um desenho específico e uma equipe de engenharia determinou a aplicação do lubrificante X, quem sou eu para contrariar este povo?
Mais um detalhe é a embreagem das motos que são banhadas no óleo...
Com relação aos retentores, os diferentes materiais determinam melhor durabilidade e possibilidades de desenho e flexibilidade. O maior determinandte na durabilidade destes retentores para nós é a forma como ele é instalado e as condições do eixo que passa por eles ( empenos, rugosidades, corrosão, sujeiras...). Se você reparar, todos eles suportam bem os "óleos minerais" e suas aditivações.
Com relação ao uso do óleo ATF em transmissões, o óleo recomendado de fábrica, por exemplo, para a pickup Ranger para uso no cambio manual é o ATF, os cambios automáticos usam o ATF tanto para sua parte hidraulica de acionamento quanto para a lubrificação das engrenagens, todos os carros da nascar usam ATF no cambio. Uma das justificativas para o seu uso é pela ausencia de enxofre que ataca os sincronizadores "synchromesh" ( que não existem em motos). O problema de se recomendar o uso dele em qualquer cambio é que o cambio foi projetado para uma aplicação específica, com um desenho específico e uma equipe de engenharia determinou a aplicação do lubrificante X, quem sou eu para contrariar este povo?
Mais um detalhe é a embreagem das motos que são banhadas no óleo...
Com relação aos retentores, os diferentes materiais determinam melhor durabilidade e possibilidades de desenho e flexibilidade. O maior determinandte na durabilidade destes retentores para nós é a forma como ele é instalado e as condições do eixo que passa por eles ( empenos, rugosidades, corrosão, sujeiras...). Se você reparar, todos eles suportam bem os "óleos minerais" e suas aditivações.
Quando eu tinha a outra tornado, li aqui em um dos tópicos em se colocar 100ml de oleo 20w50 e 485ml de ATF (não estou bem certo das medidas) nas bengalas da tornado.
Como vendi ela em agosto do ano passado, faz mais de um ano que li.
Bom, realmente a suspa ficou muito boa e não era valvulada (uso em trilhas)
Como vendi ela em agosto do ano passado, faz mais de um ano que li.
Bom, realmente a suspa ficou muito boa e não era valvulada (uso em trilhas)
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 0 Respostas
- 664 Exibições
-
Última mensagem por carara
-
- 11 Respostas
- 15423 Exibições
-
Última mensagem por Danibrasileiro
-
- 9 Respostas
- 6473 Exibições
-
Última mensagem por julianorettore
-
- 4 Respostas
- 6296 Exibições
-
Última mensagem por Ric_Cross
-
- 9 Respostas
- 4813 Exibições
-
Última mensagem por morana