PREPARAÇÃO DE EMBREAGEM (QUE BICHO É ESSE...)

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
synval
Super Membro
Mensagens: 1344
Registrado em: 15 Novembro 2004 à39 21:47

PREPARAÇÃO DE EMBREAGEM (QUE BICHO É ESSE...)

Mensagem por synval »

Ultimamente estou vendo por aí, alguns preparadores oferecendo serviços de reforço/preparo de embreagens !!!...***. Confesso que em todo este tempo que circulo entre o mundo das motocicletas, nunca vi alguém "PREPARAR" uma embreagem. Pergunto: - Em que consiste e o que é feito para se reforçar uma embreagem :?: :?: :?: :?: :?: :?:
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

Nas tonis 330 ACHO q eles colocam molas mais fortes e separadores mais grossos.
Mas é um chute... escutei meio "torto" essa conversa numa oficina...

Mas qdo falar em preparar embreagem, referem-se ao fato da embregaem original n suportar o desgaste q um motor preparado exige delas... então a "preparada" é algum recurso que usam pra q a embreagem aguente o tranco.

Digamos q embreagem é o ponto fraco das Hondas 4t nacionais.
synval
Super Membro
Mensagens: 1344
Registrado em: 15 Novembro 2004 à39 21:47

Mensagem por synval »

Quanto as molas e separadores eu já sabia, mas e quanto aos discos e campana :?: :?: Acredito que também seja incluído um disco a mais, contudo se os separadores são mais grossos, o espaço para o fechamento do conjunto deve ser problema. Como será que estes caras estão fazendo :?: :?:
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

bom... no caso da tornado, acho q usam separadores de outra moto (cb 400) q sao (em tese) mais resistentes pois sao de uma moto 400cc. Entretanto, um disco a mais eu acredito q nao caberia nem com os separadores originais...

Qto a campana, eu n tenho nenhuma informação.

O problema dessas preparações é que rola todo um "segredinho" na receita pois n é uma coisa dificil de fazer....
synval
Super Membro
Mensagens: 1344
Registrado em: 15 Novembro 2004 à39 21:47

Mensagem por synval »

Se alguém por aí souber, escreva pois a minha curiosidade só está aumentando :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
tornado_tinkerer
Membro
Mensagens: 310
Registrado em: 15 Setembro 2004 à00 13:05

Mensagem por tornado_tinkerer »

apenas molas mais duras, nada mais do q isso... Na falta da disponibilidade de molas mais duras, use uma pequena arruela embaixo das molas, uma que caiba certinho na cavidade da mola e o diametro interno seja exatamente o diametro do parafuso. Ciencia de foguetes? Não... Apenas truques velhos e manjados....... Se vale a pena? Sim, claro, a custas de um manete de embreagem duuuuuuuro feito pedra.

separadores são apenas discos de aço... Não tem como ser um mais resistente que o outro...

os discos de fricção podem ter variação de resistencia, ex.: Os discos paralelos da XLX350 cabem na KDX200, mas não aguentam, soltam os quadradinhos, mas garanto que não mexem nos discos.

-- TT - terror dos preparadores profissionais
synval
Super Membro
Mensagens: 1344
Registrado em: 15 Novembro 2004 à39 21:47

Mensagem por synval »

Valeu Tinkerer
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

separadores são apenas discos de aço... Não tem como ser um mais resistente que o outro...
Ahum.... n sabia disso, entao porque diabos colocar separadores de CB400 ???Será q é pelo preço mais barato ???

E TT, me diz uma coisa, esses separadores não se desgastam ??? Se um modelo de separador for mais expesso q outro, ai ele n é mais "resistente" ??? Tipo, n seria essa a lógica da coisa ???

Valeus pelos esclarecimentos...
almata
Membro
Mensagens: 62
Registrado em: 16 Agosto 2004 à48 13:51

Mensagem por almata »

Na XR200 o que eles fazem é colocar um disco a mais, é necessário serviço de torno na campana. Tenho conhecidos que fizeram e não tiveram mais problemas com desgaste excessivo da embreagem.
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

O problema dessas preparações é que rola todo um "segredinho" na receita pois n é uma coisa dificil de fazer....
Ops..eu só vi isso agora...O tinkerer já esclareceu tudo...E detalhe, eu não gosto desta embreagem "preparada"...
Quem faz MX sabe q a embreagem da Toni é dura pra cacete...se molas mais duras são instaladas, a coisa fica inda pior...Ao final de uma bateria de 15 minutos, o piloto já está pedindo arrêgo... :shock:
A vantegem, ou desvantagem, e q a embreagem não patina. A moto sai muito rápido...se bobear vira pra trás...
Por isso eles fazem essa preparação nas 330cc, Tops. Quanto mais forte o motor, mais a embreagem tende a patinar...

Outra coisa. No dia em q vcs verem qualquer tipo de preparação boa por R$ 70,00, podem desconfiar...Entenderam o q eu quis dizer?!?!?!? :twisted: :twisted:
tornado_tinkerer
Membro
Mensagens: 310
Registrado em: 15 Setembro 2004 à00 13:05

Mensagem por tornado_tinkerer »

TopsMan escreveu:
separadores são apenas discos de aço... Não tem como ser um mais resistente que o outro...
Ahum.... n sabia disso, entao porque diabos colocar separadores de CB400 ???Será q é pelo preço mais barato ???

E TT, me diz uma coisa, esses separadores não se desgastam ??? Se um modelo de separador for mais expesso q outro, ai ele n é mais "resistente" ??? Tipo, n seria essa a lógica da coisa ???

Valeus pelos esclarecimentos...

Deve ser mais barato...

Os separadores desgastam, mas isso demora muuuuuuito hehehe. Se ele for mais grosso, a idéia seria que daria o mesmo efeito da mola mais dura... Ou será que não???
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

Os separadores desgastam, mas isso demora muuuuuuito hehehe. Se ele for mais grosso, a idéia seria que daria o mesmo efeito da mola mais dura... Ou será que não???
é... deve ser pelo preço mesmo então. Valeu TT.


Quem faz MX sabe q a embreagem da Toni é dura pra cacete...se molas mais duras são instaladas, a coisa fica inda pior...Ao final de uma bateria de 15 minutos, o piloto já está pedindo arrêgo...
Pois é Fabricio, se o treco é ruim pra MX imagina uma trilha de 4 hora com uma embreagem dessas ??? 'já andei em tonis com a embreagem assim e digo por conhecimento de causa, é RUIM d+ !!!
Racer143
Super Membro
Mensagens: 1134
Registrado em: 05 Abril 2005 à27 21:44

preparaçao de embreagem

Mensagem por Racer143 »

e aí galera? até onde meu pequeno conhecimento vai a preparação da embreagem é melhorar sua lubrificação fazendo um furo na ponta do eixo primário e no cubo da embreagem nas estrias (éca) para q o oleo entre no meio dos discos ajudado pela força centrifuga ajudando a lubrificar e refrigerar os discos. Ja vi esse serviço e acho q funciona! O q vcs acham?
flavioneto
Membro
Mensagens: 197
Registrado em: 12 Outubro 2004 à18 17:41

Mensagem por flavioneto »

E AI O K VC SABEM MAIS ????????
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

Cara, a unica coisa a mais que eu sei, é que minha toni, durante uns 5 minutos rodando, quando eu chamo ela p/ empinar, se eu marcar ela vira p/ traz mole mole, mas se eu andando um pouco mais, ela começa a patinar e mas a roda dianteira sai do chão!


Oque esta acontecendo?

um abraço
Racer143
Super Membro
Mensagens: 1134
Registrado em: 05 Abril 2005 à27 21:44

Preparação de embreagem! Q bixo é esse?

Mensagem por Racer143 »

No meu pequeno conhecimento acho q se calçar as molas a pressão será maior! Qto mais comprimida maior é sua pressao! Tente comprimir com os dedos! Ela cede um pouco e depois não vai mais! Então qto mais comprimida maior será sua pressão! Algum físico ou engenheiro mecânico pra tirar a dúvida?
achira19

Mensagem por achira19 »

Ai que entra a embreagem hidraulica, neh.... :wink: :wink:

[quote="TopsMan] Pois é Fabricio, se o treco é ruim pra MX imagina uma trilha de 4 hora com uma embreagem dessas ??? 'já andei em tonis com a embreagem assim e digo por conhecimento de causa, é RUIM d+ !!![/quote]
flavioneto
Membro
Mensagens: 197
Registrado em: 12 Outubro 2004 à18 17:41

Mensagem por flavioneto »

Escutei falar que as motos do placo tem um disco a mais de embreagem :?: :?: :?:, sera que é verdade ... 8)
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

um separador a mais sei q muda alguma coisa, já um disco não sei...
Racer143
Super Membro
Mensagens: 1134
Registrado em: 05 Abril 2005 à27 21:44

Mensagem por Racer143 »

colocar um disco ou separador a mais vai causar o mesmo efeito de calçar as molas!!!!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem