Virabrequim ???

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
educrazy
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Virabrequim ???

Mensagem por educrazy »

tenho uma duvida em relacao em tampar os furos do virabrequim quais sao esses furos os dois maiores ou o do pino que prende a biela ???
e onde eu acho nylon pra vedar e qual o processo


Dt 180

obrigado
EvandroMM
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Mensagem por EvandroMM »

Cara, são os dois furos aos lados de onde vai a biela, o pino da biela vai no do meio, tampa o da esquerda e da direita, acho que nem vale a pena fazer isso, a não ser que ja tenha preparado cilindro.
educrazy
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Mensagem por educrazy »

valew
entao preparei sim.
onde eu acho esse tao de nylon pra tampar esses furos ???
EvandroMM
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Mensagem por EvandroMM »

Cara, pra falar a verdade não sei não, o que voce pode fazer é tapar com madeira, uma bem tratada que não sofra muito com variações de temperatura e pra fixar usa araldite.
*Randall Memphis Raines*
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Re: Virabrequim ???

Mensagem por *Randall Memphis Raines* »

educrazy escreveu:tenho uma duvida em relacao em tampar os furos do virabrequim quais sao esses furos os dois maiores ou o do pino que prende a biela ???
e onde eu acho nylon pra vedar e qual o processo


Dt 180

obrigado
COLEGA, QUE MAL LHE PERGUNTE, QUAL A FNALIDADE DE TAMPAR OS FUROS DO VIRABREQUIM?????
NESTOR/RS
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Mensagem por NESTOR/RS »

tenho uma duvida em relacao em tampar os furos do virabrequim
:shock: :shock:
Cara, pra falar a verdade não sei não, o que voce pode fazer é tapar com madeira, uma bem tratada que não sofra muito com variações de temperatura e pra fixar usa araldite.
:shock: :shock: :shock: :shock:
The_Piston_man
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Mensagem por The_Piston_man »

???? pra Que serve isso..???? :shock: :shock: :shock:

Sera que num vai atrapalhar na lubrificçãode algo..?? :wink: #-o
EvandroMM
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Mensagem por EvandroMM »

Pra quem só colocou "????"

Deem uma lida aqui:
http://lidermotos.com.br/forum/viewtopic.php?t=5445

e depois aqui:

Primeiramente , falando em garfo dianteiro , o de DT180/200 tem exatamente a mesma capacidade de uso e curso, sendo diferente apenas o suporte da pinça de freio.Existe no mercado de peças uma gama enorme de valvulas , retentores , hastes e flautas , para voce preparar a sua de acordo com o uso e peso do piloto.Na MRP (www.mrpracing.com.br) voce facilmente encontra tudo , ou na Racetech(www.racetech.com) , podendo inclusive comprar pela internet.

Já quanto ao motor(muito exigente por sinal em materia de preparação , sendo até chato) , alguns cuidados DEVEM ser tomados , como não exagerar na taxa de compressão , o que ocasiona com frequencia rachaduras no bloco direito devido ao contragolpe gerado pelo pedal de partida , que não tem boa fixação dentro da carcaça.Chega a quebrar a tampa direita em casos extremos.
Outra é não fazer no cilindro furos de ligação nas janelas de transferencia com a de admissão(como se fazia em motores 125 e 350 Yamaha , pois é bem possivel que voce consiga perfurar o cilindro na parte externa , o que " mata" a peça , deixando inutilizavel.
O primeiro passo é desmontar todo o motor e medir as peças gastas.O que estiver já fora de medida , trocar por peça original de concessionária(peças paralelas raramente casam direito , principalmente numa preparação).

Depois de tudo comprado , e montada a parte inferior(cambio e embreagem) , partiremos para o virabrequim , que deve ter seus furos das bolachas vedados com tarugos de nylon e colados com araldite , a unica cola que resiste a temperatura e gasolina.Aproveite e troque os rolamentos tambem , dos dois lados , e seus respectivos retentores.

Cabeçote : remova o degrau da camara de combustão , apenas alisando a saliencia com uma lima de boa qualidade , ou se tiver habilidade e firmeza na mão, usar uma retificadeira makita com uma ponta de diamante (atenção:aquelas pontas cor de rosa são apenas lixadeiras e não desbastam aluminio , portanto compre uma ponta diamantada tipo (bolinha) e faça o trabalho , voce ira usar depois para outras coisas).

Escape : Dimensionado WACS é a unica opção hoje em dia.Ponteira use Sarachu 26mm.

Cilindro: voce pode manter 180cc mesmo ou usar pistão de Agrale 30.0 ou KDX 200 até 95 no máximo , pois são pistões identicos.Outra boa opção é usar o WISECO para RT180(DT americana) mas este conta apenas com um anel de segmento.Já o pistão de Dt 200 é diferente na altura entre a cabeça e o pino , não vai servir pro seu motor.

Nos dutos de mistura (ou janelas) , muito cuidado.Na admissão , voce pode polir apenas , ou adaptar o torque induction da RD350 , o que exige trabalho de fundição , mas dá melhor resultado.Se for aumentar o diametro dessa janela , jamais o faça na parte de cima , apenas em baixo e nas laterais , sempre procurando formar um tunel que vai casar com os furos do pistão.O desenho é o mais proximo possivel de um V , com a parte menor apontando pro pistão.
As janelas de transferencia(laterais) do cilindro , faça apenas polimento retirando os excessos de material , e procure " afiar" a parede divisória delas , de maneira uniforme.Não altere o diametro , sob pena de perder torque em baixa.Para melhorar o fluxo da mistura , voce pode desbastar a saia do cilindro até o nivel do mesmo , somente nas laterais , onde ficam as janelas de transferencia.
A janela de escape o cuidado é inverso : jamais abrir para baixo , sob pena de perder compressão.Voce devera medir o diametro do bocal do dimensionado , e alargar essa janela igualzinho , deixando-a com formato redondo.Nota: irá encontrar um caroço na parte de cima dessa janela , que deve ser desbastado e removido.
Ainda em tempo , se quiser pode re-encamisar o cilindro com Nikazil , que é quase tão bom como cromo duro , o que te permite ganho de rotação pelo menor atrito entre pistão-cilindro, podendo então utilizar aneis de cromo duro.
Depois de tudo devidamente montado , parte-se para carburação.Esse capitulo é um pouco delicado.
As boas opções de carburadores são:

Mikuni original da DT 180 de 26mm ano 1982.
Keihin de 28mm.

Caso use o original , nada de querer aumentar o venturi.Apenas trabalhe a giclagem , partindo do numero 30 para o de baixa , e do 200 para o de alta , dai para mais até acertar o torque nas marchas maiores.Ela deverá sair grossa em 1ª , 2ª e 3ª , afinando da 4ª em diante.
O filtro de ar pode ser usado o amarelinho da Mold´spuma , mas nao ande sem filtro sob pena de detritos cairem dentro do cilindro , apesar de ter palhetas pra segurar alguma coisa.
As palhetas voce usará de nylon feitas para o modelo de torque induction que irá usar.Não esquecer de vedar o furo da mangueira de garrafinha , caso exista.Pode usar silicone duro para isso.

Vela: aconselho o uso de velas com eletrode de platina , o que permite queima melhor em qualquer rotação.Grau térmico 9 ou 10(caso as rotações sejam muito elevadas).

Ignição: Podeusar um modelo fabricado pela Ibra (www.ibra.com.br) chamado Faisca Azul , com seu devido CDI.Não requer adaptação alguma.Se preferir uma ignição especial , use diretamente a Motoplat dos kart 125cc(mesa-rotor-bobina) , mas já adianto que o acerto de ponto é dificil , e a colocação no bloco é muito trabalhosa , alem de ter que tornear o rotor para caber no virabrequim da DT)

Junta de cabeçote: caso aumente a cilindrada , precisa voce mesmo recortar a parte interna dessa junto , para que o pistão na bata nela , o que pode gerar quebra.Ela é de latão e com uma simples tesoura e paciencia , voce consegue.

Se desejar , pode substituir todos os parafusos do seu motor por tipo Allen (sextavado interno) , o que facilita na hora de desmontar para manutenção.

Bomba de óleo : Manter a regulagem original.Porem se quiser retirá-la , voce tem que vedar o furo sob ela.Eu normalmente mando tampar o furo com solda de aluminio.Dai terá que vedar o tubinho de oleo do carburador (se existir) , e passar a fazer a mistura diretamente no tanque , seguindo a orientação do fabricante do oleo.Aconselho o uso de oleos semi-sinteticos , como Motul e Motorex.Os totalmente sinteticos nao se diluem muito bem na nossa gasolina e são caros demais.Evite o Castrol M-50 , pois só é indicado para motores a alcool e mesmo assim nao cumprem direito seu papel.

Amaciamento: Tente se basear em 4 tanques cheis de combustivel , oque te dará aproximados 400km.Rode normalmente com a moto , mas evite os extremos , ou seja , rotação baixa demais ou alta demais , isso para que o pistão se gaste de maneira uniforme e haja o perfeito assentamento de aneis , o que é o segredo de tudo.Se possivel , aumente um pouco a proporção de oleo 2T , faz mais fumaça . porem garante que a rotação nao suba demais e nao trave o pistão por superaquecimento.Use a relação pinhão 15 coroa 47 no começo , depois adapte para mais velocidade aumentando o pinhao para 16 ou 17.
Depois disso feito , pode partir para afinação do carburador escolhido , espero que saia de acordo com o que espera.Acredito que ganhe cerca de 2 a 3 cv com isso , mas o torque sobe bastante em relação ao original , o que te favorece nas retomadas.

Mas Dt é Dt , sempre há o que melhorar.....
NESTOR/RS
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Mensagem por NESTOR/RS »

Bem...como eu fui um dos que "só colocou" ????? :shock:
Vejamos..
EvandroMM, lí e relí a reportgem no tópico que vc indicou http://lidermotos.com.br/forum/viewtopic.php?t=5445 (já tinha lido anteriormente) e não achei a resposta para minha dúvida em relação ao pq de vedar os furos no vira ..... perdi algo?? poderia me indicar onde está esta dica? :wink:

Além disso:
Depois de tudo comprado , e montada a parte inferior(cambio e embreagem) , partiremos para o virabrequim , que deve ter seus furos das bolachas vedados com tarugos de nylon e colados com araldite , a unica cola que resiste a temperatura e gasolina.Aproveite e troque os rolamentos tambem , dos dois lados , e seus respectivos retentores.
Note que o "porquê" de tal alteração e qual o ganho em termos de desempenho, não está explicado....então, continuo em dúvida....gostaria que me explicasse isso, pois realmente sei muito pouco de motores 2T... :wink: :roll:
ipe
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Mensagem por ipe »

El nylon vocé encontra numa venda de pecas automotivas o de parafusos, o pede para um "rectificador o tornero" (como voces llamam?) ele tem ese material em barras y face a medida, depois leva a prensa y bota no furo, son 4. Cola bem o retentor do lado esquerdo, pois poderá se sair...
Se logra menor volume no carter , mayor vacuo na aspiracao y compresao na face de admisao ao cilindro.
Escuché decir que eso afectaba la lubrricación da biela na parte inferior... será que afeta anormal circulacao ao pino y rolamento inf. da biela?
NESTOR/RS
Moderador
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Re: Virabrequim ???

Mensagem por NESTOR/RS »

crosschão escreveu:
*Randall Memphis Raines* escreveu:
educrazy escreveu:tenho uma duvida em relacao em tampar os furos do virabrequim quais sao esses furos os dois maiores ou o do pino que prende a biela ???
e onde eu acho nylon pra vedar e qual o processo


Dt 180

obrigado
COLEGA, QUE MAL LHE PERGUNTE, QUAL A FNALIDADE DE TAMPAR OS FUROS DO VIRABREQUIM?????

serve para se comprir o carter. com os furos dah um certo vauco e sobra ocmbustivel embaixo ok.


abraço
cross
122
Ôpa....finalmente..minha dúvida está desfeita.....e eu aprendí um pouco mais... =D> =D>
EvandroMM
Super Membro
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Registrado em: 12 Dezembro 2005 à49 16:42

Mensagem por EvandroMM »

Desculpe, coloquei o texto errado, esse fala dos furos mas nao fala o porque , vou procurar o que menciona porque e posto, mas a resposta foi essa mesma que o cross deu, diminuir o espaço fisico do carter para que a pré-compressão seja mais forte e a mistura suba mais rapidamente.
educrazy
Membro
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Registrado em: 02 Setembro 2005 à30 15:46

Mensagem por educrazy »

malz a demora tava na maior correria
sera que compensa fazer isso entao ???
Giraia
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Registrado em: 01 Julho 2006 à59 19:19

Mensagem por Giraia »

Se o motor for funcionar no alcool o araldite solta, o alcool ataca o araldite ... assim vc vai ter q tampar os furos com alumino ... prençado ... foi assim q eu fizzz
abduzido
Membro
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Registrado em: 05 Agosto 2006 à26 01:21

XLX Sahara

Mensagem por abduzido »

EvandroMM:
Não quero cortar teu barato, mas o custo/benefício da XLX motor Sahara é pequeno. A XLX bem acertada anda a mesma coisa e se tiver descompressor automático pega bem no pedal e vai ficar original.
Tenho as duas uma com Motor Sahara e outra XLX, não vejo diferença!
diabo2
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Registrado em: 14 Maio 2006 à01 22:51

Mensagem por diabo2 »

Meu virabrequim foi fechado com alumínio prensado tb.
educrazy
Membro
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Registrado em: 02 Setembro 2005 à30 15:46

Mensagem por educrazy »

putz mais uma pra agravar tinha esquecido desse detalhe q era a alcool ja uahuah vc pego uma peca redonda de aluminiu e bateu ate travar ??

abracos
Giraia
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Registrado em: 01 Julho 2006 à59 19:19

Mensagem por Giraia »

ñ vc pede pro torneiro faz, ele torneia um tarugo de aluminio na medida e depois prensa ... fica mt bom
educrazy
Membro
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Registrado em: 02 Setembro 2005 à30 15:46

Mensagem por educrazy »

mas no forum estava escrito que ah perigo de soltar pela vibracao do motor é caro pra fazer isso q vc me disse ?

abracos
EvandroMM
Super Membro
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Registrado em: 12 Dezembro 2005 à49 16:42

Mensagem por EvandroMM »

O diabo2 tem um motor de DT super preparado e no dele ele diz que ta com aluminio, ate hoje ele nunca disse que deu problema.

Negocio é o seguinte faça orçamentos em torneiros, se ficar barato faça se nao nem vale a pena!!
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