Motores 2T...

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
achira19

Motores 2T...

Mensagem por achira19 »

Uma vez, perguntei para um guru de preparacao de motores 2t sobre os mesmos e eis a resposta. Isso eh reliquia, faz mais de 5 anos. Espero q gostem. ;)



> Amigos, aquele meu colega aqui da empresa levantou uma dúvida
> interessante com relação a motores 2 tempos de 1 pistão só.
>
> No caso dos karts (podem ser os de 5,5hp mesmo), sendo 2 tempos, qual é
> a combinação exata dos 4 ítens (admissão, compressão, combustão,
> liberação)?
> Tipo, qual é a ordem que isso ocorre? Eu digo isso pois no motor de 4
> tempos, temos o ciclo completo em 2 "idas e vindas" do pistão. Nos de 2
> tempos, isso é feito em apenas 1 "ida e vinda"...
>

Igor, como certa vez li de uma forma muito bem explicada, na verdade, motores
"2 tempos" na acepção do termo, realmente não existe. O que existe, na verdade,
é um motor que executa os 4 tempos, não em sequência, mas em conjuntos de 2
tempos simultâneos.

No motor de 4T clássico temos os 4 tempos na seguinte ordem: admissão,
compressão, expansão e descarga.
Estes tempos também existem nos motores de 2T, mas de forma diversa.

Um motor 2T clássico tem 2 câmaras para tratar da mistura fresca (ao contrário
do 4T que tem apenas 1): o carter e a câmara de combustão propriamente dita. E
o separador destas 2 câmaras e responsável pela dinâmica dos fluidos dentro do
motor é o pistão.

Quando o motor 2T clássico está trabalhando, e o pistão está subindo, isso
aumenta o volume do carter e diminui o volume da câmara de combustão. Nesta
condição, o carter irá aspirar mistura fresca do carburador, enquanto outra
porção de mistura é comprimida na câmara de combustão.
Após a explosão, o pistão começa a descer, executando o tempo de expansão na
parte alta do motor. Esse movimento descendente do pistão também comprimirá a
mistura fresca que acaba de ser admitida pelo carter. Para garantir essa
compressão ocorra sem o refluxo de mistura para o carburador, existem
diferentes sistemas de válvulas para regular o fluxo de mistura: pistão
perfurado, válvula rotativa ou válvulas de palheta.
Quando o pistão alcança uma determinada altura, ele descobre a janela de
descarga, e os gases queimados são expulsos através dela. Continuando em seu
curso, o pistão passa então a descobrir as janelas de transferência, que ligam
a câmara de combustão ao carter. Como boa parte do gás queimado já foi
descarregado e a mistura fresca agora encontra-se pressionada, esta última é
transferida do carter para a parte superior do motor.
A entrada da mistura fresca na parte alta do motor causa um fenômeno de
importância cruscial para o desempenho do motor: a lavagem da câmara de
combustão. Esta lavagem nada mais é que a substituição dos gases queimados
pela mistura fresca dentro da parte superior do cilindro. Só que as coisas não
são tão elementares: qualquer motor 2T tem problemas de deixar que parte da
mistura fresca seja despejada através do escape, assim como tem pontos onde o
gás queimado não é descarregado.
O grande segredo do motor de 2T está em fazer um projeto de janelas de
transferência onde o máximo de gás queimado seja descarregado com o mínimo de
perda de mistura fresca, em qualquer nivel de rotação e de solicitação do motor.

Continuando em seu curso, logo o pistão alcança seu ponto morto inferior, e
reverte seu sentido, passando a fechar as janelas, sendo que primeiro ele fecha
as de transferência e depois a de escape. E aí um novo ciclo se inicia.

Veja que os 4 tempos do motor de 4T estão presentes também no 2T, só que eles
ocorrem em paralelo neste último tipo, permitindo que o motor complete um ciclo
por cilindro com apenas 1 rotação.

Espero ter sido bem claro. Se tiver dúvidas, pergunte.

[]'s
Alexandre
Membro
Mensagens: 723
Registrado em: 02 Abril 2005 à46 17:05

Mensagem por Alexandre »

Depois de uma explicação dessas.
Não tem nem o que perguntar
=D> =D> =D> =D> =D>
Gargamel
Hyper Membro
Mensagens: 7372
Registrado em: 22 Janeiro 2005 à27 22:00

Mensagem por Gargamel »

Então o seguredo é a exaustão !!
The_Piston_man
Membro
Mensagens: 502
Registrado em: 15 Fevereiro 2006 à00 20:48

Mensagem por The_Piston_man »

olko bixo...fera mesmo..!!
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

Valeu Hira. Ja adicionei aos melhores tópicos do fórum! :)
rbunny
Membro
Mensagens: 35
Registrado em: 07 Agosto 2006 à44 18:47

Mensagem por rbunny »

eu já tinha procurado bastante coisa sobre motor 2t, mesmo sem gostar deles, só pra ter o conhecimento mesmo...

e finalmente consegui entender como a parada fumega =)

valeu
EvandroMM
Super Membro
Mensagens: 1375
Registrado em: 12 Dezembro 2005 à49 16:42

Mensagem por EvandroMM »

Gargamel escreveu:Então o seguredo é a exaustão !!
Não só ela!!! Mas a combinação da exaustão com a transferencia perfeita!!!


Ahh e completando:

Por causa disso...
A entrada da mistura fresca na parte alta do motor causa um fenômeno de
importância cruscial para o desempenho do motor: a lavagem da câmara de
combustão. Esta lavagem nada mais é que a substituição dos gases queimados
pela mistura fresca dentro da parte superior do cilindro. Só que as coisas não
são tão elementares: qualquer motor 2T tem problemas de deixar que parte da
mistura fresca seja despejada através do escape,
assim como tem pontos onde o
gás queimado não é descarregado.

...os escapes dos 2T tem aquela forma caracterisca, que visa prender gases queimados fazendos voltar ao cilindro impedindo que muita mistura fresca seja expelida pelo escape!!!
AuaTT
Super Membro
Mensagens: 2248
Registrado em: 18 Novembro 2005 à24 17:54

Mensagem por AuaTT »

nossa....
:shock: :shock: :shock:
jr
Membro
Mensagens: 648
Registrado em: 21 Julho 2005 à18 09:39

Mensagem por jr »

:? muito grande, não tive coragem de ler :D
adrianno
Membro
Mensagens: 515
Registrado em: 24 Fevereiro 2006 à42 14:57

Mensagem por adrianno »

O que é carter? :?: :?:
Felipe 2Stroke
Membro
Mensagens: 286
Registrado em: 07 Fevereiro 2006 à16 23:40

Mensagem por Felipe 2Stroke »

2T é 2x mais potente 2x manutençao mais barata, 2x mais poluente 2 x mais beberrona de combustivel, que as 4T, 2T é uma lenda.. :twisted:
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

Siquinelli escreveu:Valeu Hira. Ja adicionei aos melhores tópicos do fórum! :)
Este mereçe mesmo... =D> =D> =D>
Giraia
Membro
Mensagens: 29
Registrado em: 01 Julho 2006 à59 19:19

Mensagem por Giraia »

O motor 2 tempo ñ eh mais poluente ñ isso eh coisa mecaninos insperente falam pois ñ coseguem regular uma bomba de oleo ... corretamente
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