Excesso de combustível é prejudicial?
Excesso de combustível é prejudicial?
Galera, é o seguinte:
Minha moto tá com bastante excesso e tá engasgando um pouco nas retomadas e arrancadas. Além disso, tá soltando umas labaredas e dando uns pipocos no escapamento quando eu reduzo....
Pois bem! Minha preocupação é a seguinte: além do óbvio aumento no consumo de combustível e da eventual carbonização, há algum problema a médio e longo prazo que pode ser causado pelo excesso de combustível?
Tô perguntando isso, pois estou usando a moto no dia-a-dia e nos finais de semana eu uso nas trilhas! Não estou com muito tempo para parar a moto pra dar uma regulada boa nela... não por enquanto! Tenho medo, pois sei que falta de combustível pode causar sérios problemas, em razão, principalmente, do superaquecimento!
E aí? O que os analistas do FLM dizem a respeito disso?
Minha moto tá com bastante excesso e tá engasgando um pouco nas retomadas e arrancadas. Além disso, tá soltando umas labaredas e dando uns pipocos no escapamento quando eu reduzo....
Pois bem! Minha preocupação é a seguinte: além do óbvio aumento no consumo de combustível e da eventual carbonização, há algum problema a médio e longo prazo que pode ser causado pelo excesso de combustível?
Tô perguntando isso, pois estou usando a moto no dia-a-dia e nos finais de semana eu uso nas trilhas! Não estou com muito tempo para parar a moto pra dar uma regulada boa nela... não por enquanto! Tenho medo, pois sei que falta de combustível pode causar sérios problemas, em razão, principalmente, do superaquecimento!
E aí? O que os analistas do FLM dizem a respeito disso?
Pois é Crosschão! Eu sou enjoado com moto pra caramba e, embora eu não seja nenhum pró, acho que tenho uma boa percepção sobre afinação da motoca! :mrgreen: Só não sei é mexer, he, he, he! Como piloto de testes eu sou bão! :lol:
Vou ver se deixo a moto pra dar uma geral na regulagem do carburador, pois realmente tá ruim de andar! Ela tá andando muito, em alta tá com funcionamento liso, mas em baixa e nas retomadas tá embolando uma barbaridade! Tá, inclusive, me atrapalhando a aprender a empinar! :lol:
..., eu já tinha ouvido falar isso! Aliás, já vi acontecer isso com moto! Com a SRAD do Patrick, pra ser mais exato! A moto dele deu calço hidráulico por conta de excesso! :mrgreen: Espero que isso não ocorra com a minha! #-o
Vou ver se deixo a moto pra dar uma geral na regulagem do carburador, pois realmente tá ruim de andar! Ela tá andando muito, em alta tá com funcionamento liso, mas em baixa e nas retomadas tá embolando uma barbaridade! Tá, inclusive, me atrapalhando a aprender a empinar! :lol:
..., eu já tinha ouvido falar isso! Aliás, já vi acontecer isso com moto! Com a SRAD do Patrick, pra ser mais exato! A moto dele deu calço hidráulico por conta de excesso! :mrgreen: Espero que isso não ocorra com a minha! #-o
segundo o site endurohp, a moto com excesso(mistura rica) pode perder potëncia alem de poluir mais(excesso de fumaça preta pelo escape),
as causas podem ser:
1 afogador acionado
2 válvula da boia defeituosa
3 nível da boia muito alto
4 giclers de ar obstruídos
5 filtro de ar obstruído
alem do mais o carburador não trabalha dosando peso de ar/combustível e sim volume. o problema é que o ar por ser um gás a sua densidade diminui com o aumento da altitude, umidade e temperatura do ambiente.
as causas podem ser:
1 afogador acionado
2 válvula da boia defeituosa
3 nível da boia muito alto
4 giclers de ar obstruídos
5 filtro de ar obstruído
alem do mais o carburador não trabalha dosando peso de ar/combustível e sim volume. o problema é que o ar por ser um gás a sua densidade diminui com o aumento da altitude, umidade e temperatura do ambiente.
O Mineiro que mexeu no carburador pela última vez! O pistonete estava agarrando e eu pedi pra ele abrir, limpar o carburador, conferir se tava tudo certinho e botar de volta! Mas, já viu como é carburador de XLX 350 né? Ele tem vontade própria, he, he, he!
Já falei com o Mineiro que a moto começou a ficar com excesso e que eu vou levar pra ele arrumar pra mim, na garantia do serviço! Mas, como estou meio sem tempo, tô pesquisando pra ver se posso andar uns tempos com ela desse jeito mesmo! :mrgreen:
Já falei com o Mineiro que a moto começou a ficar com excesso e que eu vou levar pra ele arrumar pra mim, na garantia do serviço! Mas, como estou meio sem tempo, tô pesquisando pra ver se posso andar uns tempos com ela desse jeito mesmo! :mrgreen:
E Gelous, excesso fura pistao tbm, carboniza, aumenta a taxa, pre-ignicao, superaquecimento, boom!!!! 8) 8)GELOUS escreveu:Pois é Crosschão! Eu sou enjoado com moto pra caramba e, embora eu não seja nenhum pró, acho que tenho uma boa percepção sobre afinação da motoca! :mrgreen: Só não sei é mexer, he, he, he! Como piloto de testes eu sou bão! :lol:
Vou ver se deixo a moto pra dar uma geral na regulagem do carburador, pois realmente tá ruim de andar! Ela tá andando muito, em alta tá com funcionamento liso, mas em baixa e nas retomadas tá embolando uma barbaridade! Tá, inclusive, me atrapalhando a aprender a empinar! :lol:
..., eu já tinha ouvido falar isso! Aliás, já vi acontecer isso com moto! Com a SRAD do Patrick, pra ser mais exato! A moto dele deu calço hidráulico por conta de excesso! :mrgreen: Espero que isso não ocorra com a minha! #-o
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- Ultra Membro
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Gelous, acho que para os nossos motores esse tipo de excesso só causará danos a longo prazo mesmo, um sintoma além do que vc citou é a deficiência de lubrificação do cilindro pelo excesso de gasosa, que acaba "lavando" o filme de óleo.
Quanto ao calço, não li o tópico do Patrick, não sei se a moto dele era injetada ou não, mas se era, provavelmente causado por um bico trancado aberto, aí sim, não tem choro, se fosse carburada, certamente não era por causa de acerto e sim algum defeito como agulha, bóia, fazendo descer combustível pra valer.
Já vi motores turbo quebrarem (desbielarem) por calço hidráulico, no momento da entrada dos bicos suplementares, como o dono tinha medo de quebrar por falta, abusou demais e causou calço hidráulico por conta de excesso.
Se vc andar na boa só vai ter problemas a longo prazo mesmo, quebrar não vai.
Quanto ao calço, não li o tópico do Patrick, não sei se a moto dele era injetada ou não, mas se era, provavelmente causado por um bico trancado aberto, aí sim, não tem choro, se fosse carburada, certamente não era por causa de acerto e sim algum defeito como agulha, bóia, fazendo descer combustível pra valer.
Já vi motores turbo quebrarem (desbielarem) por calço hidráulico, no momento da entrada dos bicos suplementares, como o dono tinha medo de quebrar por falta, abusou demais e causou calço hidráulico por conta de excesso.
Se vc andar na boa só vai ter problemas a longo prazo mesmo, quebrar não vai.
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- Ultra Membro
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Rapaz... se faz mal pro motor eu nao sei, mas pode te passar vergonha...
Ontem, dia 11 de setembro estou saindo da facul( UPIS 910 sul ) e como de costume dei uma puxada no acelerador e dei na partida... nada...nada...nada...nada... muito tempo depois e nada.. tranco e nada.... ai ja eram 23:20, deixei entao a moto dentro da facul, falei com os seguranças.... e vim pra casa de bau... P da vida...
Hj bem cedo, vi na minha agenda de tel que tem uma oficina perto da facul (Moto Sul), fui pra la, conversei com o mecanico, pegamos uma pampa e uma rampa e fomos pra facul, chegando la, dei na chave e pommmm...pommm.pom.... pois é.. pegou de bouas... dai fui rodando na moto e ele me escoltando... a unica explicação pro fato, e que a moto afogou ontem anoite...
Por via das duvidas, troquei o filtro de gas e as mangueiras...
No final da historia, 10,00 do reboque + 6,00 do filtro e mangueira + a raiva de ir pra casa de bau + a vergonha.
hahahahahah
Ontem, dia 11 de setembro estou saindo da facul( UPIS 910 sul ) e como de costume dei uma puxada no acelerador e dei na partida... nada...nada...nada...nada... muito tempo depois e nada.. tranco e nada.... ai ja eram 23:20, deixei entao a moto dentro da facul, falei com os seguranças.... e vim pra casa de bau... P da vida...
Hj bem cedo, vi na minha agenda de tel que tem uma oficina perto da facul (Moto Sul), fui pra la, conversei com o mecanico, pegamos uma pampa e uma rampa e fomos pra facul, chegando la, dei na chave e pommmm...pommm.pom.... pois é.. pegou de bouas... dai fui rodando na moto e ele me escoltando... a unica explicação pro fato, e que a moto afogou ontem anoite...
Por via das duvidas, troquei o filtro de gas e as mangueiras...
No final da historia, 10,00 do reboque + 6,00 do filtro e mangueira + a raiva de ir pra casa de bau + a vergonha.
hahahahahah
Falta
A minha tá com falta. Grila um pouco nas retomadas e claramete trabalha com a temperatura alta. Prova da pré ignição é que corto a corrente andando e ela estoura um pouco mesmo sem eu religar. Se puxo um pouco o afogador funciona legal, mas não dá pra andar com afogador puxado, né!
Tô com vontade de erguer um pouco a agulha, mas desmontei a parte de cima do bura de XLX 350 no motor Sahara e, vixe, é ruim de tirar o pistonete pra erguer a agulha. E aí como é que faz?
Tô com vontade de erguer um pouco a agulha, mas desmontei a parte de cima do bura de XLX 350 no motor Sahara e, vixe, é ruim de tirar o pistonete pra erguer a agulha. E aí como é que faz?
Bem nessa.
Melhor prevenir do q remediar. hehehe
A DR tb tá no mecanico revisando, comprei um par de pedaleiras da OXXY p/ ela, o cara da loja falou q era UNIVERSAL, dae achei meio diferente, olhei no site da OXXY e as pedaleiras são p/ motos trail nacional, Yamahas ou Honda...
Suzuki não dá.. aheuahae
Mas meu mecanico vai dar um jeitinho (cortar e soldar um suporte) e vai ficar 10 !
Abraços
Melhor prevenir do q remediar. hehehe
A DR tb tá no mecanico revisando, comprei um par de pedaleiras da OXXY p/ ela, o cara da loja falou q era UNIVERSAL, dae achei meio diferente, olhei no site da OXXY e as pedaleiras são p/ motos trail nacional, Yamahas ou Honda...
Suzuki não dá.. aheuahae
Mas meu mecanico vai dar um jeitinho (cortar e soldar um suporte) e vai ficar 10 !
Abraços
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- Ultra Membro
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- Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40
Economia de combustível eu até nem ligo muito, pois diferença de 14 pra 15 km/l é nada! Mas, realmente, andar numa motoca, sem engasgos e falhas e poder acelerar quando bem entender é muuuuiiiiittttooo melhor, do que ter que ficar "pegando o jeito" do acelerador!Fernando PF escreveu:até nem pelo fato de arriscar, mas é sempre bom andar com a moto acertadinha e econômica, e vai ficar melhor do que já tava, vai ver só.
Nao tem por que andar na moto desregulada sendo que facinho pode-se arrumar :mrgreen:GELOUS escreveu:Economia de combustível eu até nem ligo muito, pois diferença de 14 pra 15 km/l é nada! Mas, realmente, andar numa motoca, sem engasgos e falhas e poder acelerar quando bem entender é muuuuiiiiittttooo melhor, do que ter que ficar "pegando o jeito" do acelerador!Fernando PF escreveu:até nem pelo fato de arriscar, mas é sempre bom andar com a moto acertadinha e econômica, e vai ficar melhor do que já tava, vai ver só.
Re: Falta
Não é só soltar os 2 parafusos philips em cima do pistonete ?abduzido escreveu: Tô com vontade de erguer um pouco a agulha, mas desmontei a parte de cima do bura de XLX 350 no motor Sahara e, vixe, é ruim de tirar o pistonete pra erguer a agulha. E aí como é que faz?
Minha XLX tava com a agulha um grau abaixo do original ... a única diferença q notei voltando ela pra posição de fábrica foi uma sensível redução no consumo, e ao contrário da lógica (pois empobreci a mistura), o motor e todo o conjunto do escapamento passou a esquentar menos.
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