Biela XLX350r
Biela XLX350r
Salve rapaziada,
Tenho uma XLX350r que uso no dia a dia e considero uma excelente moto, não faço trilhas, apenas algumas estradas de terra no fim de semana, mantenho sempre muito bem regulada, carburador, óleo, filtro, válvulas, enfim tudo que é necessário para que uma moto com 19 anos funcione perfeitamente.
Porém esta semana um barulhinho me incomodava no motor, levei ao meu mecânico, extramente confiável, e ele me disse que poderia ser biela ou rolamento da biela (só abrindo pra saber) , que eu ainda poderia andar normalmente mas o barulho iria aumentar, e eu fatalmente teria que parar a moto para conserto, então já ficou por lá mesmo, antes que algo maior aconteça.
Solicito a ajuda dos amigos para saber qual modelo de biela (paralelo ou original), devo usar se realmente eu precisar trocar, e o que será que pode ter causado a "quebra", já que faço a manutenção da moto periódicamente.
Abraços.
Eriston.
Tenho uma XLX350r que uso no dia a dia e considero uma excelente moto, não faço trilhas, apenas algumas estradas de terra no fim de semana, mantenho sempre muito bem regulada, carburador, óleo, filtro, válvulas, enfim tudo que é necessário para que uma moto com 19 anos funcione perfeitamente.
Porém esta semana um barulhinho me incomodava no motor, levei ao meu mecânico, extramente confiável, e ele me disse que poderia ser biela ou rolamento da biela (só abrindo pra saber) , que eu ainda poderia andar normalmente mas o barulho iria aumentar, e eu fatalmente teria que parar a moto para conserto, então já ficou por lá mesmo, antes que algo maior aconteça.
Solicito a ajuda dos amigos para saber qual modelo de biela (paralelo ou original), devo usar se realmente eu precisar trocar, e o que será que pode ter causado a "quebra", já que faço a manutenção da moto periódicamente.
Abraços.
Eriston.
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Valeu Henrique, e aproveito para te pedir um favor, se vc sabe qual é o tópico, que eu acho que foi vc que criou, onde mostra fotos da reforma de uma XLX, lembro que vi uma vez, mas não encontrei, e peço ainda se no futuro vc pode me dar algumas dicas da reforma, pois quando eu tiver coragem($$$$$), vou desmontar a minha inteira.
Abraço.
Eriston.
Abraço.
Eriston.
eriston....Blz??? como o henrique e o Auta já falaram, biela para XLX 350 só podem ser duas: ou a original ($$$$) ou a TOKO de preferência com esta marca estampada na embalagem (ainda made in japan), já que a marca foi absorvida pela TXK e atualmente chama-se assim....a vantagem da TOKO é que custa em torno de 70 dinheiros....
Porque o desgaste??? veja bem...mesmo que tudo tenha corrido sempre certo na manutenção da moto, ela certamente já tem seus Km rodados....
Ela foi sempre sua??? se, não...quem garante que o primeiro proprietário era tão cuidadose como vc???
Mas antes de tudo....aguarde o diagnóstico de seu mecânico de confiança...pois barulhos com o motor fechado, podem ser tudo...e quando abrimos temos surpresas ......agradáveis ou desagradáveis....
Porque o desgaste??? veja bem...mesmo que tudo tenha corrido sempre certo na manutenção da moto, ela certamente já tem seus Km rodados....
Ela foi sempre sua??? se, não...quem garante que o primeiro proprietário era tão cuidadose como vc???
Mas antes de tudo....aguarde o diagnóstico de seu mecânico de confiança...pois barulhos com o motor fechado, podem ser tudo...e quando abrimos temos surpresas ......agradáveis ou desagradáveis....
É conforme eu falei na minha apresentação, estou no lugar certo, rapaziada de respeito e com respostas na hora, estou muito satisfeito com as explicações.
Nestor, valeu pelas dicas, muito boas, e ressaltando, não sou o primeiro dono do "trator" não, tenho ela a 1 1/2 ano, a pessoa de quem eu comprei me disse que tinha acabado reformar toda a moto inclusive o motor, mas sabe-se lá com que qualidade e peças.
Botija350, muito obrigado pelas imagens, tbém ajudaram muito, e pelo detalhe na foto do seu monitor, vc estava no tópico e tirando as fotos para esclarecer minha dúvida, isto é que é ser prestativo....
Abraços.
Eriston
Nestor, valeu pelas dicas, muito boas, e ressaltando, não sou o primeiro dono do "trator" não, tenho ela a 1 1/2 ano, a pessoa de quem eu comprei me disse que tinha acabado reformar toda a moto inclusive o motor, mas sabe-se lá com que qualidade e peças.
Botija350, muito obrigado pelas imagens, tbém ajudaram muito, e pelo detalhe na foto do seu monitor, vc estava no tópico e tirando as fotos para esclarecer minha dúvida, isto é que é ser prestativo....
Abraços.
Eriston
De nada amigão...aproveitando....já que vc vai abrir o motor, peça para conferir se o pistão que foi colocado NÃO é inago (eles vem com as letras IN em alto relevo na parte superior ou por dentro....pois se for, aproveite e troque por um melhor (se não for original, sugiro KMP e anéis COFAP), pois os Inago ou outros "made in china" costumam derreter bem no pino que trava os anéis...daí já viu né.....isto costuma acontecer quando a moto roda de 7.000rpm's para cima....a pessoa de quem eu comprei me disse que tinha acabado reformar toda a moto inclusive o motor
Salve Dr. Nestor,
Mais uma vez esclarecendo dúvidas sobre minha moto.
Aproveitando seu conhecimento sobre estes modelos de motos, que são infinitamente superiores aos meus, digo-lhe que acho que nunca cheguei a 7000 rpm com ela, pois fico receoso, ela "berra" demais, apesar do conta giros chegar no vermelho a 9000rpm, é confiável manter 7000 ou mais giros por um tempo constante, como uma viagem por exemplo???? Já andei com ela numa constancia de 90KM/h a +/- 6.500 rpm, está com pinhão de 15 dentes, mas fiquei meio "com medo" de forçar demais, sei lá....
A impressão que se tem é que o motorzão vai explodir, tamanha a rotação que ele tem, porém acredito que seja normal, falta é costume mesmo.
Vou verificar com certeza a marca do pistão, melhor trocar agora com o motor aberto, do que esperar ele abrir o bico.
Abraços.
Eriston.
Mais uma vez esclarecendo dúvidas sobre minha moto.
Aproveitando seu conhecimento sobre estes modelos de motos, que são infinitamente superiores aos meus, digo-lhe que acho que nunca cheguei a 7000 rpm com ela, pois fico receoso, ela "berra" demais, apesar do conta giros chegar no vermelho a 9000rpm, é confiável manter 7000 ou mais giros por um tempo constante, como uma viagem por exemplo???? Já andei com ela numa constancia de 90KM/h a +/- 6.500 rpm, está com pinhão de 15 dentes, mas fiquei meio "com medo" de forçar demais, sei lá....
A impressão que se tem é que o motorzão vai explodir, tamanha a rotação que ele tem, porém acredito que seja normal, falta é costume mesmo.
Vou verificar com certeza a marca do pistão, melhor trocar agora com o motor aberto, do que esperar ele abrir o bico.
Abraços.
Eriston.
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eriston, çulerar a moto desde que esteja tudo em ordem num tem problema naum.
Na minha XLX350, quando era de cidade eu ia pra facu e botava 140 km/h nela tranquilo, mas o motor ficava com o giro no talo, mas dentro do limite. E olha que uma XLX 350 dar 140 é um caso raro, apesar que o velocímetro tem uma grande margem de erro, mas mesmo assim, a mairia das xlx's dos conhecidos meus era um pau brabo pra dar 130, isso sem muito vento e abaixado no asfalto.
(obs: minha xlx tá com bura de Falcon, por uns dias botei o bura original e a moto voltou a dar somente 130 km/h)
Na minha XLX350, quando era de cidade eu ia pra facu e botava 140 km/h nela tranquilo, mas o motor ficava com o giro no talo, mas dentro do limite. E olha que uma XLX 350 dar 140 é um caso raro, apesar que o velocímetro tem uma grande margem de erro, mas mesmo assim, a mairia das xlx's dos conhecidos meus era um pau brabo pra dar 130, isso sem muito vento e abaixado no asfalto.
(obs: minha xlx tá com bura de Falcon, por uns dias botei o bura original e a moto voltou a dar somente 130 km/h)
Henrique / Nestor,
Valeu mais uma vez pela dica, fico mais tranquilo, apesar de ter quase certeza de que nunca vou andar a 130 ou 140 Km/h, pelo menos com a minha moto, nem de carro eu ando assim, sou da filosofia devagar e sempre, ou "bunda mole" se vcs preferirem :lol: ....acho que uma velociade de cruzeiro de 100 Km/h, numa viagem é mais do que suficicente....
Mais uma vez obrigado pelas dicas.
P.S: Quando eu tiver notícias do meu motor aviso vcs pra "explorar" mais seus conhecimentos...
Abraços.
Eriston.
Valeu mais uma vez pela dica, fico mais tranquilo, apesar de ter quase certeza de que nunca vou andar a 130 ou 140 Km/h, pelo menos com a minha moto, nem de carro eu ando assim, sou da filosofia devagar e sempre, ou "bunda mole" se vcs preferirem :lol: ....acho que uma velociade de cruzeiro de 100 Km/h, numa viagem é mais do que suficicente....
Mais uma vez obrigado pelas dicas.
P.S: Quando eu tiver notícias do meu motor aviso vcs pra "explorar" mais seus conhecimentos...
Abraços.
Eriston.
Salve Rapaziada,
Saiu o diagnóstico da XLona, o negócio foi feio..... por causa de um simples barulhinho que eu encuquei, veio a pior notícia, ou seja, troca de biela (vou por TXK), e de quebra ainda foi pistão (vou por KMP), e anéis (vou por original, a COFAP não fabrica para a 350), e estes anéis paralelos que tem por aí não dá...
pra finalizar ainda vou dar uma geral no cabeçote, descarbonização e estas coisa, aproveitar que tá aberto, tem mais vou encamisar pois já está com 0,75, daí vai pra 1mm, e não tem anéis.... Vai ficar nova de nova a XLona.... Segundo o meu mecânico vai durar uns 60 mil Km com esta configuração, vou ter uns 80 anos quando rodar esta quilometragem com ela....
Agradeço mais uma vez a todos pela ajuda que me deram.
Abraços.
Eriston
Saiu o diagnóstico da XLona, o negócio foi feio..... por causa de um simples barulhinho que eu encuquei, veio a pior notícia, ou seja, troca de biela (vou por TXK), e de quebra ainda foi pistão (vou por KMP), e anéis (vou por original, a COFAP não fabrica para a 350), e estes anéis paralelos que tem por aí não dá...
pra finalizar ainda vou dar uma geral no cabeçote, descarbonização e estas coisa, aproveitar que tá aberto, tem mais vou encamisar pois já está com 0,75, daí vai pra 1mm, e não tem anéis.... Vai ficar nova de nova a XLona.... Segundo o meu mecânico vai durar uns 60 mil Km com esta configuração, vou ter uns 80 anos quando rodar esta quilometragem com ela....
Agradeço mais uma vez a todos pela ajuda que me deram.
Abraços.
Eriston
Giro alto
Nada, XLão guenta!
A minha eu ando de 100 a 130 80% do tempo, às vezes 140, normal 110 Km/H uns 200 Kms de asfalto todo dia.
Amaciou assim, tá redonda e não dá nada. Além disso ando com 50% de álcool porque anda mais.
A minha eu ando de 100 a 130 80% do tempo, às vezes 140, normal 110 Km/H uns 200 Kms de asfalto todo dia.
Amaciou assim, tá redonda e não dá nada. Além disso ando com 50% de álcool porque anda mais.
Salve Rapaziada, estou por aqui de novo pra dar notícias do motor da XLona.
Ficou o bicho, parece que tá rendendo muito melhor, ainda não fiz a média, estou no 1º tanque, mas deu uma melhorada no rendimento com certeza.
Ainda vou amaciar, o mecânico pediu pra não forçar muito até a 1º troca de óleo, vou respeitar, porque a "facada" foi forte, R$900,00, e não estou a fim de encarar outra dessas tão cedo, portanto andar só na "maciota".
Agradeço aqui a todos que me deram as dicas, com certeza me ajudaram muito.
Abraços a todos.
Eriston
Ficou o bicho, parece que tá rendendo muito melhor, ainda não fiz a média, estou no 1º tanque, mas deu uma melhorada no rendimento com certeza.
Ainda vou amaciar, o mecânico pediu pra não forçar muito até a 1º troca de óleo, vou respeitar, porque a "facada" foi forte, R$900,00, e não estou a fim de encarar outra dessas tão cedo, portanto andar só na "maciota".
Agradeço aqui a todos que me deram as dicas, com certeza me ajudaram muito.
Abraços a todos.
Eriston
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