Biela XLX350r

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
eriston
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 06 Setembro 2006 à28 14:01

Biela XLX350r

Mensagem por eriston »

Salve rapaziada,

Tenho uma XLX350r que uso no dia a dia e considero uma excelente moto, não faço trilhas, apenas algumas estradas de terra no fim de semana, mantenho sempre muito bem regulada, carburador, óleo, filtro, válvulas, enfim tudo que é necessário para que uma moto com 19 anos funcione perfeitamente.
Porém esta semana um barulhinho me incomodava no motor, levei ao meu mecânico, extramente confiável, e ele me disse que poderia ser biela ou rolamento da biela (só abrindo pra saber) :cry: , que eu ainda poderia andar normalmente mas o barulho iria aumentar, e eu fatalmente teria que parar a moto para conserto, então já ficou por lá mesmo, antes que algo maior aconteça.
Solicito a ajuda dos amigos para saber qual modelo de biela (paralelo ou original), devo usar se realmente eu precisar trocar, e o que será que pode ter causado a "quebra", já que faço a manutenção da moto periódicamente.

Abraços.

Eriston.
henriquejensen
Ultra Membro
Mensagens: 3818
Registrado em: 29 Dezembro 2004 à29 16:44

Mensagem por henriquejensen »

hum, o nestor sabe direitinha a marca de biela genérica que vc pode botar q é tranquilo, ou é a original ou é esta que o nestor indicou.

Dá uma procurada nos tópicos sobre xlx que vc acha.
Daqui a pouco o nestor passa por aki pra dar uma força.
eriston
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 06 Setembro 2006 à28 14:01

Mensagem por eriston »

Valeu Henrique, e aproveito para te pedir um favor, se vc sabe qual é o tópico, que eu acho que foi vc que criou, onde mostra fotos da reforma de uma XLX, lembro que vi uma vez, mas não encontrei, e peço ainda se no futuro vc pode me dar algumas dicas da reforma, pois quando eu tiver coragem($$$$$), vou desmontar a minha inteira.

Abraço.

Eriston.
AuaTT
Super Membro
Mensagens: 2248
Registrado em: 18 Novembro 2005 à24 17:54

Mensagem por AuaTT »

C n me engano a marca da biela genrica q eh a melhor eh TOKO
axo q eh isso...deixa o DR. Nestor passar por aki pq o cara manja mt de XL
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

eriston....Blz??? como o henrique e o Auta já falaram, biela para XLX 350 só podem ser duas: ou a original ($$$$) ou a TOKO de preferência com esta marca estampada na embalagem (ainda made in japan), já que a marca foi absorvida pela TXK e atualmente chama-se assim....a vantagem da TOKO é que custa em torno de 70 dinheiros....
Porque o desgaste??? veja bem...mesmo que tudo tenha corrido sempre certo na manutenção da moto, ela certamente já tem seus Km rodados.... :wink:
Ela foi sempre sua??? se, não...quem garante que o primeiro proprietário era tão cuidadose como vc??? :wink:
Mas antes de tudo....aguarde o diagnóstico de seu mecânico de confiança...pois barulhos com o motor fechado, podem ser tudo...e quando abrimos temos surpresas ......agradáveis ou desagradáveis.... :wink:
botija350
Membro
Mensagens: 171
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à03 16:24

Mensagem por botija350 »

Ahi voçe pode ver fotos do emabalagem da Toko e a biela velha.

Imagem
Imagem
Imagem

Eu pagei RS 40
eriston
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 06 Setembro 2006 à28 14:01

Mensagem por eriston »

É conforme eu falei na minha apresentação, estou no lugar certo, rapaziada de respeito e com respostas na hora, estou muito satisfeito com as explicações.

Nestor, valeu pelas dicas, muito boas, e ressaltando, não sou o primeiro dono do "trator" não, tenho ela a 1 1/2 ano, a pessoa de quem eu comprei me disse que tinha acabado reformar toda a moto inclusive o motor, mas sabe-se lá com que qualidade e peças.

Botija350, muito obrigado pelas imagens, tbém ajudaram muito, e pelo detalhe na foto do seu monitor, vc estava no tópico e tirando as fotos para esclarecer minha dúvida, isto é que é ser prestativo....

Abraços.

Eriston
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

a pessoa de quem eu comprei me disse que tinha acabado reformar toda a moto inclusive o motor
De nada amigão...aproveitando....já que vc vai abrir o motor, peça para conferir se o pistão que foi colocado NÃO é inago (eles vem com as letras IN em alto relevo na parte superior ou por dentro....pois se for, aproveite e troque por um melhor (se não for original, sugiro KMP e anéis COFAP), pois os Inago ou outros "made in china" costumam derreter bem no pino que trava os anéis...daí já viu né.....isto costuma acontecer quando a moto roda de 7.000rpm's para cima.... :wink:
eriston
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 06 Setembro 2006 à28 14:01

Mensagem por eriston »

Salve Dr. Nestor,

Mais uma vez esclarecendo dúvidas sobre minha moto.

Aproveitando seu conhecimento sobre estes modelos de motos, que são infinitamente superiores aos meus, digo-lhe que acho que nunca cheguei a 7000 rpm com ela, pois fico receoso, ela "berra" demais, apesar do conta giros chegar no vermelho a 9000rpm, é confiável manter 7000 ou mais giros por um tempo constante, como uma viagem por exemplo???? Já andei com ela numa constancia de 90KM/h a +/- 6.500 rpm, está com pinhão de 15 dentes, mas fiquei meio "com medo" de forçar demais, sei lá....

A impressão que se tem é que o motorzão vai explodir, tamanha a rotação que ele tem, porém acredito que seja normal, falta é costume mesmo.

Vou verificar com certeza a marca do pistão, melhor trocar agora com o motor aberto, do que esperar ele abrir o bico.

Abraços.

Eriston.
henriquejensen
Ultra Membro
Mensagens: 3818
Registrado em: 29 Dezembro 2004 à29 16:44

Mensagem por henriquejensen »

eriston, çulerar a moto desde que esteja tudo em ordem num tem problema naum.
Na minha XLX350, quando era de cidade eu ia pra facu e botava 140 km/h nela tranquilo, mas o motor ficava com o giro no talo, mas dentro do limite. E olha que uma XLX 350 dar 140 é um caso raro, apesar que o velocímetro tem uma grande margem de erro, mas mesmo assim, a mairia das xlx's dos conhecidos meus era um pau brabo pra dar 130, isso sem muito vento e abaixado no asfalto.
(obs: minha xlx tá com bura de Falcon, por uns dias botei o bura original e a moto voltou a dar somente 130 km/h)
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

eriston, çulerar a moto desde que esteja tudo em ordem num tem problema naum.
=D> :wink: :wink:
eriston
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 06 Setembro 2006 à28 14:01

Mensagem por eriston »

Henrique / Nestor,

Valeu mais uma vez pela dica, fico mais tranquilo, apesar de ter quase certeza de que nunca vou andar a 130 ou 140 Km/h, pelo menos com a minha moto, nem de carro eu ando assim, sou da filosofia devagar e sempre, ou "bunda mole" se vcs preferirem :lol: ....acho que uma velociade de cruzeiro de 100 Km/h, numa viagem é mais do que suficicente....

Mais uma vez obrigado pelas dicas.

P.S: Quando eu tiver notícias do meu motor aviso vcs pra "explorar" mais seus conhecimentos...

Abraços.

Eriston.
eriston
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 06 Setembro 2006 à28 14:01

Mensagem por eriston »

Salve Rapaziada,

Saiu o diagnóstico da XLona, o negócio foi feio..... por causa de um simples barulhinho que eu encuquei, veio a pior notícia, ou seja, troca de biela (vou por TXK), e de quebra ainda foi pistão (vou por KMP), e anéis (vou por original, a COFAP não fabrica para a 350), e estes anéis paralelos que tem por aí não dá...
pra finalizar ainda vou dar uma geral no cabeçote, descarbonização e estas coisa, aproveitar que tá aberto, tem mais vou encamisar pois já está com 0,75, daí vai pra 1mm, e não tem anéis.... Vai ficar nova de nova a XLona.... Segundo o meu mecânico vai durar uns 60 mil Km com esta configuração, vou ter uns 80 anos quando rodar esta quilometragem com ela....

Agradeço mais uma vez a todos pela ajuda que me deram.

Abraços.

Eriston
abduzido
Membro
Mensagens: 187
Registrado em: 05 Agosto 2006 à26 01:21

Giro alto

Mensagem por abduzido »

Nada, XLão guenta!
A minha eu ando de 100 a 130 80% do tempo, às vezes 140, normal 110 Km/H uns 200 Kms de asfalto todo dia.
Amaciou assim, tá redonda e não dá nada. Além disso ando com 50% de álcool porque anda mais.
eriston
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 06 Setembro 2006 à28 14:01

Mensagem por eriston »

Salve Rapaziada, estou por aqui de novo pra dar notícias do motor da XLona.

Ficou o bicho, parece que tá rendendo muito melhor, ainda não fiz a média, estou no 1º tanque, mas deu uma melhorada no rendimento com certeza.

Ainda vou amaciar, o mecânico pediu pra não forçar muito até a 1º troca de óleo, vou respeitar, porque a "facada" foi forte, R$900,00, e não estou a fim de encarar outra dessas tão cedo, portanto andar só na "maciota".

Agradeço aqui a todos que me deram as dicas, com certeza me ajudaram muito.

Abraços a todos.

Eriston
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem