Vela emperrada

agm2112:

Ontem fui tirar a vela da minha XLX .... coloquei a chave de vela (que vem com o jogo de ferramentas) ... fiz força, nada. Fiz mais força ainda .. nada. Fiz MUITA força, e a vela mexeu um pouco, mas entortei a chave toda ... desisti.

Na minha pouca experiência com motos ... o que aconteceu ? As velas do meu carro saem com um leve toque. Quando troquei a vela da moto a uns 6 meses, ela foi ruim pra sair, ruim pra apertar, e agora parece que foi colada com araldite. Será carbonização ?

Alguém sabe como posso tirar esta vela sem arriscar a integridade do meu cabeçote (se é que a rosca já não está ruim) ?

x
furia SM:

Qnd vc foi tirar a vela o motor estava quente :?: :?: :?: :?: Se estiver pode ser que tenha dilatado um pouco a vela. Qnd vc ve que a vela ou qual quer parafuso que nao saia, existe um sprey anti-gripante que vc joga no local desejado e espera um minuto mais ou menos depois qnd vc tentar o parafuso sai facinho hehehhe

abduzido:

Nas XLX costuma "fundir" a rosca do cabeçote na vela. Às vezes tem que tirar o cabeçote e refazer a rosca em um torneiro.
Leva em um bom mecânico antes de qualquer coisa

Se precisar tenho um cabeçote de XLX 350 88 em ótimo estado pra vender

agm2112:

Tentei tirar com o motor frio ... vou tentar fazer o contrário... esquentar o motor antes da próxima tentativa. Joguei WD-40 nele, mas não surtiu efeito !



A minha é 250 ...

NESTOR/RS:

Putz :shock: ....mecânico de confiança nela.... :wink:

TopsMan:

sei lá... o soda é que os mecanicos usam uma chave grande em L pra colocar a vela no cabeóte e apertam pra cacete, uma vez qdo eu andava de DT precisava trocar na trilha... vixe... foi um sofrimento.

mas os caras não fazem por mal, com a chave grande deles eles nem colocam tanta força, a chave é q "da torque" d+ na coisa... hehehehehe

furia SM:

TopsMan escreveu:sei lá... o soda é que os mecanicos usam uma chave grande em L pra colocar a vela no cabeóte e apertam pra cacete, uma vez qdo eu andava de DT precisava trocar na trilha... vixe... foi um sofrimento.

mas os caras não fazem por mal, com a chave grande deles eles nem colocam tanta força, a chave é q "da torque" d+ na coisa... hehehehehe

Isso é verdade tops, chave de torque é fod@, ja que com o WD e o motor frio nao deu, leva em um mecanico msm :wink: :wink: :wink: :wink: Mas cudiado pra vc nao estragar a rosca se nao vai ser fod@ ate pro mecanico tirar :wink: :wink:

agm2112:

O problema é que já foi um parto pra colocar a vela (eu que troquei ...) parecia que já tinha chegado ao final da rosca, mas quando tentava ligar ficava vazando compressão. Na época perguntei pro mecânico que mexia nesta moto antes de mim (com o antigo dono), e ele disse que provavelmente a rosca no cabeçote está carbonizada. Como nunca vi isto acontecer, não sei o que fazer. Vou tentar remover e recolocar a vela várias vezes com wd-40, grafite e sei lá o que pra ver se melhora. (Isto depois que eu conseguir tirar a vela ! :x )

NESTOR/RS:

O problema é que já foi um parto pra colocar a vela (eu que troquei ...) parecia que já tinha chegado ao final da rosca, mas quando tentava ligar ficava vazando compressão
agm2112....cara....se isto ocorreu, a rosca no cabeçote já era... :shock:

agm2112:

NESTOR/RS escreveu: agm2112....cara....se isto ocorreu, a rosca no cabeçote já era... :shock:
:cry:

Sábado terei um veredicto ...

agm2112:

.. E o veredicto não foi dos melhores ... levei num mecânico, o cara ficou um tempão abrindo e fechando a vela e jogando desengripante... mas tinha q fazer muita força... quando tava quase na metade, escutei um TEC e o cara falou baixinho... "fudeu !"...

Metade da vela saiu, a outra metade ficou no cabeçote... resultado: a moto já ficou na oficina pra tirar o cabeçote e refazer a rosca da vela. Algum mecânico safado tinha colocado a vela "torta" na rosca. Na última vez q troquei a vela ela ainda saiu, mas com muita dificuldade. Aproveitei pra trocar os retentores das válvulas, pois ela dava uma leve fumada de manhã cedo. Ainda não sei o valor desta brincadeira.... e tudo por causa de uma vela.

Fernando PF:

agm2112, pensei em falar sobre a vela quebrar, mas não achei que aconteceria na moto, em carro vejo muito isso.

Para dar uma ajeitada no cabeçote, pelo menos por aqui não é caro, isso aí deve ser serviço para uns R$40,00 por aqui. Vai gastar mais na mão de obra. :wink:

agm2112:

Meu cabeçote já está desmontado ... aproveitei pra trocar os retentores de válvula, esmerilhar, etc. O total foi 200 reais, incluindo a nova rosca no cabeçote, feita em torneiro :cry: :cry:

Essa vela custou caro !

Gargamel:

O total foi 200 reais,

Kct, puxado o serviço hein ???? Isso ai é preço de preparação !!! :?

agm2112:

Gargamel escreveu:
O total foi 200 reais,

Kct, puxado o serviço hein ???? Isso ai é preço de preparação !!! :?
Também achei ... valor pra desmontar cabeçote de carro ... mas lá em Angra, onde a moto está, não tenho muito pra onde correr. Até arriscaria desmontar eu mesmo, mas não ia saber lidar com aquela maldita vela grudada no cabeçote ! Pensando melhor agora, bastaria dar o cabeçote inteiro na mão de um torneiro pra ele arrancar a vela da maneira que fôr, e refazer a rosca. Eu ainda não teria ferramentas pra remover as válvulas sem muita gambi ...

Felipe 2Stroke:

agm2112 escreveu:.. E o veredicto não foi dos melhores ... levei num mecânico, o cara ficou um tempão abrindo e fechando a vela e jogando desengripante... mas tinha q fazer muita força... quando tava quase na metade, escutei um TEC e o cara falou baixinho... "fudeu !"...

Metade da vela saiu, a outra metade ficou no cabeçote... resultado: a moto já ficou na oficina pra tirar o cabeçote e refazer a rosca da vela. Algum mecânico safado tinha colocado a vela "torta" na rosca. Na última vez q troquei a vela ela ainda saiu, mas com muita dificuldade. Aproveitei pra trocar os retentores das válvulas, pois ela dava uma leve fumada de manhã cedo. Ainda não sei o valor desta brincadeira.... e tudo por causa de uma vela.
tem uns mecanico que só assim :minigun: :-# resolve..

abduzido:

Me desculpem, sei que tem muito mecânico bom aqui no fórum.
Mas infelizmente a maioria dos mecânicos são assim, até atrapalhando e tirando o espaço de quem é sério.
Comigo aconteceu a mesma coisa, arregacei com a chave de vela, sorte que eu censegui recolocar outra vela mas tenho medo de precisar tira-la, vou ter que refazer a rosca da vela, sem contar os retentores de válvula e alguns vazamentos.
O pior é que veio toda desregulada, gastando, esquentando e manca, depois que eu mesmo afinei tá um canhão! E se eu não entendesse, como ficaria?
Quando vier a São Pedro, não leve nem carro nem moto ao mecânico.
[-(

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