Vela emperrada
Vela emperrada
Ontem fui tirar a vela da minha XLX .... coloquei a chave de vela (que vem com o jogo de ferramentas) ... fiz força, nada. Fiz mais força ainda .. nada. Fiz MUITA força, e a vela mexeu um pouco, mas entortei a chave toda ... desisti.
Na minha pouca experiência com motos ... o que aconteceu ? As velas do meu carro saem com um leve toque. Quando troquei a vela da moto a uns 6 meses, ela foi ruim pra sair, ruim pra apertar, e agora parece que foi colada com araldite. Será carbonização ?
Alguém sabe como posso tirar esta vela sem arriscar a integridade do meu cabeçote (se é que a rosca já não está ruim) ?
Na minha pouca experiência com motos ... o que aconteceu ? As velas do meu carro saem com um leve toque. Quando troquei a vela da moto a uns 6 meses, ela foi ruim pra sair, ruim pra apertar, e agora parece que foi colada com araldite. Será carbonização ?
Alguém sabe como posso tirar esta vela sem arriscar a integridade do meu cabeçote (se é que a rosca já não está ruim) ?
Qnd vc foi tirar a vela o motor estava quente :?: :?: :?: :?: Se estiver pode ser que tenha dilatado um pouco a vela. Qnd vc ve que a vela ou qual quer parafuso que nao saia, existe um sprey anti-gripante que vc joga no local desejado e espera um minuto mais ou menos depois qnd vc tentar o parafuso sai facinho hehehhe
Fundiu
Nas XLX costuma "fundir" a rosca do cabeçote na vela. Às vezes tem que tirar o cabeçote e refazer a rosca em um torneiro.
Leva em um bom mecânico antes de qualquer coisa
Se precisar tenho um cabeçote de XLX 350 88 em ótimo estado pra vender
Leva em um bom mecânico antes de qualquer coisa
Se precisar tenho um cabeçote de XLX 350 88 em ótimo estado pra vender
sei lá... o soda é que os mecanicos usam uma chave grande em L pra colocar a vela no cabeóte e apertam pra cacete, uma vez qdo eu andava de DT precisava trocar na trilha... vixe... foi um sofrimento.
mas os caras não fazem por mal, com a chave grande deles eles nem colocam tanta força, a chave é q "da torque" d+ na coisa... hehehehehe
mas os caras não fazem por mal, com a chave grande deles eles nem colocam tanta força, a chave é q "da torque" d+ na coisa... hehehehehe
TopsMan escreveu:sei lá... o soda é que os mecanicos usam uma chave grande em L pra colocar a vela no cabeóte e apertam pra cacete, uma vez qdo eu andava de DT precisava trocar na trilha... vixe... foi um sofrimento.
mas os caras não fazem por mal, com a chave grande deles eles nem colocam tanta força, a chave é q "da torque" d+ na coisa... hehehehehe
Isso é verdade tops, chave de torque é fod@, ja que com o WD e o motor frio nao deu, leva em um mecanico msm Mas cudiado pra vc nao estragar a rosca se nao vai ser fod@ ate pro mecanico tirar
O problema é que já foi um parto pra colocar a vela (eu que troquei ...) parecia que já tinha chegado ao final da rosca, mas quando tentava ligar ficava vazando compressão. Na época perguntei pro mecânico que mexia nesta moto antes de mim (com o antigo dono), e ele disse que provavelmente a rosca no cabeçote está carbonizada. Como nunca vi isto acontecer, não sei o que fazer. Vou tentar remover e recolocar a vela várias vezes com wd-40, grafite e sei lá o que pra ver se melhora. (Isto depois que eu conseguir tirar a vela ! :x )
.. E o veredicto não foi dos melhores ... levei num mecânico, o cara ficou um tempão abrindo e fechando a vela e jogando desengripante... mas tinha q fazer muita força... quando tava quase na metade, escutei um TEC e o cara falou baixinho... "fudeu !"...
Metade da vela saiu, a outra metade ficou no cabeçote... resultado: a moto já ficou na oficina pra tirar o cabeçote e refazer a rosca da vela. Algum mecânico safado tinha colocado a vela "torta" na rosca. Na última vez q troquei a vela ela ainda saiu, mas com muita dificuldade. Aproveitei pra trocar os retentores das válvulas, pois ela dava uma leve fumada de manhã cedo. Ainda não sei o valor desta brincadeira.... e tudo por causa de uma vela.
Metade da vela saiu, a outra metade ficou no cabeçote... resultado: a moto já ficou na oficina pra tirar o cabeçote e refazer a rosca da vela. Algum mecânico safado tinha colocado a vela "torta" na rosca. Na última vez q troquei a vela ela ainda saiu, mas com muita dificuldade. Aproveitei pra trocar os retentores das válvulas, pois ela dava uma leve fumada de manhã cedo. Ainda não sei o valor desta brincadeira.... e tudo por causa de uma vela.
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- Ultra Membro
- Mensagens: 2750
- Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40
Também achei ... valor pra desmontar cabeçote de carro ... mas lá em Angra, onde a moto está, não tenho muito pra onde correr. Até arriscaria desmontar eu mesmo, mas não ia saber lidar com aquela maldita vela grudada no cabeçote ! Pensando melhor agora, bastaria dar o cabeçote inteiro na mão de um torneiro pra ele arrancar a vela da maneira que fôr, e refazer a rosca. Eu ainda não teria ferramentas pra remover as válvulas sem muita gambi ...Gargamel escreveu:O total foi 200 reais,
Kct, puxado o serviço hein ???? Isso ai é preço de preparação !!! :?
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- Membro
- Mensagens: 286
- Registrado em: 07 Fevereiro 2006 à16 23:40
tem uns mecanico que só assim :minigun: :-# resolve..agm2112 escreveu:.. E o veredicto não foi dos melhores ... levei num mecânico, o cara ficou um tempão abrindo e fechando a vela e jogando desengripante... mas tinha q fazer muita força... quando tava quase na metade, escutei um TEC e o cara falou baixinho... "fudeu !"...
Metade da vela saiu, a outra metade ficou no cabeçote... resultado: a moto já ficou na oficina pra tirar o cabeçote e refazer a rosca da vela. Algum mecânico safado tinha colocado a vela "torta" na rosca. Na última vez q troquei a vela ela ainda saiu, mas com muita dificuldade. Aproveitei pra trocar os retentores das válvulas, pois ela dava uma leve fumada de manhã cedo. Ainda não sei o valor desta brincadeira.... e tudo por causa de uma vela.
me desculpem
Me desculpem, sei que tem muito mecânico bom aqui no fórum.
Mas infelizmente a maioria dos mecânicos são assim, até atrapalhando e tirando o espaço de quem é sério.
Comigo aconteceu a mesma coisa, arregacei com a chave de vela, sorte que eu censegui recolocar outra vela mas tenho medo de precisar tira-la, vou ter que refazer a rosca da vela, sem contar os retentores de válvula e alguns vazamentos.
O pior é que veio toda desregulada, gastando, esquentando e manca, depois que eu mesmo afinei tá um canhão! E se eu não entendesse, como ficaria?
Quando vier a São Pedro, não leve nem carro nem moto ao mecânico.
[-(
Mas infelizmente a maioria dos mecânicos são assim, até atrapalhando e tirando o espaço de quem é sério.
Comigo aconteceu a mesma coisa, arregacei com a chave de vela, sorte que eu censegui recolocar outra vela mas tenho medo de precisar tira-la, vou ter que refazer a rosca da vela, sem contar os retentores de válvula e alguns vazamentos.
O pior é que veio toda desregulada, gastando, esquentando e manca, depois que eu mesmo afinei tá um canhão! E se eu não entendesse, como ficaria?
Quando vier a São Pedro, não leve nem carro nem moto ao mecânico.
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