Nove dicas sobre a calibragem dos pneus.

Andre Mello
Pesquei lá no Motoraid. ta ai a dica... :lol:

Nove dicas sobre a calibragem dos pneus. E qual a pressão ideal?

Por Izaias Branco / Zaca

1º - Com que pressão devo começar?
Geralmente 12 psi na frente e 12 psi no pneu traseiro, excepto em condições extremas. Duas (2) libras acima ou abaixo (10 a 14 psi), será o ideal.

2º - Pode uma libra fazer diferença?
A mudança de uma libra de pressão num pneu corresponde a 10% de ajuste.
A mudança na rigidez, aderência e efeitos gerais na tracção são, porém, exponenciais. A pressão dos pneus é tão sensível que grandes equipas a ajustam em quartos-de-libra.
Quando for fazer o primeiro ajuste de pressão use um aumento ou decréscimo da pressão em 1 psi. Se necessário, faça uma sintonia fina de 1/2 ou até 1/4 de libra.

3ª - Andar com a moto aquece o pneu?
Sempre que o pneu estiver a rodar a borracha aquecerá por causa da fricção. Mas essa não é a única causa do aquecimento do pneu. O flexionamento e deformação da carcaça também aumentam a sua temperatura.
A pressão do pneu traseiro aumenta mais que a do dianteiro. Mais num dia quente que num frio, e mais em chão duro do que macio.
Após três voltas à pista a pressão do pneu traseiro elevar-se-á cerca de 4 libras e o dianteiro 3.
A solução mais simples para esse problema é ir para a partida com uma pressão abaixo da ideal, que seria 10 psi no traseiro, que depois das três voltas, atingirá aproximadamente 14 psi.

4º - Os pneus dianteiros são mais susceptíveis a furos?
Sim. O dianteiro tem uma cavidade menor e também menor volume de ar. Com a mesma pressão, tanto no dianteiro quanto no traseiro, o dianteiro sofrerá mais impactos no aro.

5ª - Como saberei se os pneus estão cheios demais?
Falta de aderência ou "patinação" em excesso são as indicações mais óbvias de que os pneus estão com muita pressão.

6º - Como saber se a pressão está baixa demais?
Parecido quando está com muita pressão, um pneu muito ‘murcho’ também não terá aderência nas curvas. Mas ao invés de derrapar, a frente sairá porque as laterais do pneu estão baixas demais e o pneu está "assente" na extremidade do aro.

7º - Qual a melhor calibragem para a lama?
Se as condições da lama reduzem a velocidade na pista, você precisará baixar a pressão para 10 psi ou menos no pneu traseiro. Se a lama não for tão profunda e a velocidade ainda continua alta, continue com a calibragem padrão. Se o barro for muito pesado e você tenha que lutar para manter a trajectória da dianteira, então aumente a calibragem.

8º - O que devo fazer em terreno com pedras?
Aumente a pressão.

9º - E nas motos 4 tempos?
As 4T transferem o peso diferentemente das motos a 2 tempos. Concentra mais na dianteira, por isso o ideal é colocar 14 libras na frente e manter as 12 na traseira.
GuiBH
Eu semprei usei 15/15

🤯 Ofertas e Promoções do Dia!

Novas ofertas, todos os dias. Agora você poderá encontrar milhares de produtos vendidos e entregues pela Amazon.com.br, além de ofertas oferecidas por vendedores parceiros.

Pressa! Você vai perder essas ofertas.

Termina em
0 h
0 m
0 s
Confira as Ofertas Exclusivas Já!
Andre Mello
Eu não sei o que é mais dificil acertar as suspa ou a calibragem dos pneus... eu sempre vou pelo achometro..... :dentim: Mas geralmente eu também uso 15/15 (em pista seca)
TopsMan
uso 15/15 no seco e 13/13 qdo tá muito liso (epoca de chuva)

obs: vou dar um tempo pro pessoal comentar e/ou acrescentar algo e depois movo pro Dicas, ok ??? Valeu André !
GELOUS
Eu uso 13, normalmente! Em alguns casos, a depender do tipo de pista/trilha, já cheguei a usar 8 libras! :mrgreen:

🥳 Ofertas e Promoções do Dia!

Novas ofertas, todos os dias. Agora você poderá encontrar milhares de produtos vendidos e entregues pela Amazon.com.br, além de ofertas oferecidas por vendedores parceiros.

Termina em
0 h
0 m
0 s
GuiBH
GELOUS escreveu:já cheguei a usar 8 libras! :mrgreen:
Vc foi fazer trial com sua moto???
o pessoal de trial usa tipo 6libras!
PERUCH
se eu usar 15 aki nas minhas trilhas eu nao paro em cima da moto.
Terreno aki é bem liso, a grande maioria, em contrapartida grande parto do terreno tem pedras... ai vc tem q andar com pressao baixa devido ao terreno liso e com barro mas ai se rala nas pedras.
aehauehae

Uso 13 tr/15 diant em tempo beeem seco
Mas geralmente é 12/13.
Nunca furei um pneu na trilha, e raramente a moto desgarra pela pressão do pneu.

Abraços
Gargamel
GELOUS escreveu:
já cheguei a usar 8 libras!

Vc foi fazer trial com sua moto???
o pessoal de trial usa tipo 6libras!
Eu gosto de 12 libras, nessa ultima corrida usamos 13.

🤩 Ofertas e Promoções do Dia!

Termina em
0 h
0 m
0 s
Ricardo
normalmente 15/15
PEBINHA
Tbm uso 15/15 e acho que é uma medida boa tanto no seco como no terreno molhado.

Abraços !