Nove dicas sobre a calibragem dos pneus.

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
jjacob
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Mensagem por jjacob »

Pois ai nasce outra questão. Não tenho trava no pneu trasero da minha agrale, então ate quantas libras posso colocar sem correr o risco do pneus girar e arrancar fora o ventil da camara??
DMSB
Membro
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Registrado em: 02 Julho 2007 à04 17:39

Mensagem por DMSB »

Pneu de cross não precisa mais do que 15 libras em nenhuma situação.

Pra piso intermediario a macio, no máximo 12 libras. Podendo baixar de 10 libras.

Agora, lembre-se que tem que ter a trava do pneu, tanto pro dianteiro quanto pro traseiro, senão o pneu gira no aro e estoura a camara.

Eu ja fui pro chão por estar com pneu muito cheio em terreno duro. heheheheh

Agora aprendi.

Quem me deu esta dica foi o Ze Luiz da www.zracing.com.br durante os treinos da copa lander aqui em Floripa.
Ivan
Membro
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Registrado em: 08 Março 2006 à06 19:09

Mensagem por Ivan »

eu uso 14 nadianteira e 12 na traseira e vai bem galera mesmo eu que nem tirlha faço somente estradão com a motinha vai bem !
jjacob
Ultra Membro
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Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Mensagem por jjacob »

Quantas libras vai na trava do pneu??
GELOUS
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Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

jjacob_xt225 escreveu:Quantas libras vai na trava do pneu??
Nenhuma! :wink: A trava de pneu é um acessório (normalmente de plástico ou de alumínio) que segura o pneu contra as paredes do aro, para que o pneu não "gire" livre e não estrague o bico da câmara de ar.

Eu não uso trava na frente. Precisa? Porque se não tem tração ali? Em que situações o pneu pode rodar na roda da frente? Alguém já viu isso acontecer?
jjacob
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Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Mensagem por jjacob »

Pois sé esses tempos eu peguei uma trava de pneu que um amigo comprou e ela era uma pequena camara de ar, pois tinha ventil, essa eu não sabia que tinha.
gugafsa
Membro
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Registrado em: 18 Abril 2006 à38 11:01

Mensagem por gugafsa »

e pra motocross sao quantos
DMSB
Membro
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Registrado em: 02 Julho 2007 à04 17:39

Mensagem por DMSB »

GELOUS escreveu: Eu não uso trava na frente. Precisa? Porque se não tem tração ali? Em que situações o pneu pode rodar na roda da frente? Alguém já viu isso acontecer?
É bem mais difícil de aocntecer, mas acontece. Eu já vi isso em trilha. Qdo vc usa o pneu dianteiro mais vazio pra fazer uma trilha muito molhada e pega um terreno mais duro. Se der uma freada mais forte pode acontecer.

Comigo só aocnteceu uma vez no pneu traseiro. A trava afroxou e eu nao percebi. Na verdade eu nunca tinha conferido o aperto dela. hehehe
Will xtz
Membro
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Registrado em: 21 Julho 2011 à48 12:45

Re: Nove dicas sobre a calibragem dos pneus.

Mensagem por Will xtz »

acho que trava são desnecessarias para motos até 250cc 4 tempos nacionais, agora motos 2t ou importadas é bom usar pois tem motor mais explosivo.


sempre uso 16 libras frente/tras e pego as piores lamas possiveis (banana lama) e nunca furei pneu.
Gargamel
Hyper Membro
Mensagens: 7372
Registrado em: 22 Janeiro 2005 à27 22:00

Re: Nove dicas sobre a calibragem dos pneus.

Mensagem por Gargamel »

Will xtz escreveu:acho que trava são desnecessarias para motos até 250cc 4 tempos nacionais, agora motos 2t ou importadas é bom usar pois tem motor mais explosivo.

sempre uso 16 libras frente/tras e pego as piores lamas possiveis (banana lama) e nunca furei pneu.
Caraio véio, ta concorrendo pro Coveiro Awards 2012 ??!!!
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Nove dicas sobre a calibragem dos pneus.

Mensagem por apalareti »

Calibragem abaixo de 10 ou acima de 14 não é questão de gosto, é extrema necessidade ou ignorância, e que certamente te expõe ao risco de furar, ou pouquíssima tração. (já usei menos que 10 libras para conseguir passar por algum obstáculo, depois disso andei com o máximo de cuidado para não furar)

Uso 12/12, 12/13, 13/12, ou 13/13 dependendo do piso. E as vezes dou um chorinho a mais ou a menos, tipo 12 e uns quebrados.

Se essa calibragem não estiver sendo suficiente, talvez haja problemas com o tipo de pneu escolhido, ou com o acerto de suspensão, ou ambos.

Uso sempre câmara grossa.
PauloJ
Membro
Mensagens: 713
Registrado em: 15 Setembro 2010 à04 18:42

Re: Nove dicas sobre a calibragem dos pneus.

Mensagem por PauloJ »

apalareti escreveu: Uso 12/12, 12/13, 13/12, ou 13/13 dependendo do piso. E as vezes dou um chorinho a mais ou a menos, tipo 12 e uns quebrados.
Caraca, o calibrador tem casa depois da vírgula e é aferido na NASA doutor:: ? Porque se for só uma canetinha, sei não... rindo2::

E o olhômetro ninguém usa? Tipo, o mais barrigudo que der pra o pneu ficar sem dobrar acima do aro com o peso do piloto parado? Mais ou menos uma lasquinha, em função do seco/molhado? seila::
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Nove dicas sobre a calibragem dos pneus.

Mensagem por apalareti »

Andre Melo, movi o tópico para o Questões técnicas.
Apesar do título estar como "dica", trata-se de uma questão técnica importantíssima e poderá ser mais apreciada por aqui.

Ótimo tópico.
synval
Super Membro
Mensagens: 1344
Registrado em: 15 Novembro 2004 à39 21:47

Re: Nove dicas sobre a calibragem dos pneus.

Mensagem por synval »

Apesar de antigo, este tópico é mto bom !!
Rafael Corretor
Ultra Membro
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Registrado em: 07 Junho 2011 à41 11:53

Re:

Mensagem por Rafael Corretor »

GELOUS escreveu:
jjacob_xt225 escreveu:Quantas libras vai na trava do pneu??
Nenhuma! :wink: A trava de pneu é um acessório (normalmente de plástico ou de alumínio) que segura o pneu contra as paredes do aro, para que o pneu não "gire" livre e não estrague o bico da câmara de ar.

Eu não uso trava na frente. Precisa? Porque se não tem tração ali? Em que situações o pneu pode rodar na roda da frente? Alguém já viu isso acontecer?

Numa situação de freiar forte pode deslocar e atorar a valvula.
bieel120
Super Membro
Mensagens: 1111
Registrado em: 08 Março 2011 à08 18:44

Re: Nove dicas sobre a calibragem dos pneus.

Mensagem por bieel120 »

Sábado antes de ir dar uma treinadinha, calibrei 14 parelho... cheguei na pista dei algumas voltas e vi que tava saindo bastante de traseira, baixei a calibragem querendo deixar perto das 12lb, dei mais duas voltas e furei o traseiro. Segunda vez que acontece isso, é muita zica.
fernandok
Membro
Mensagens: 454
Registrado em: 03 Novembro 2010 à44 10:37

Re: Nove dicas sobre a calibragem dos pneus.

Mensagem por fernandok »

to colocando ultimamente 11 em ambas, pra trilhas principalmente com pedras.
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Nove dicas sobre a calibragem dos pneus.

Mensagem por Matsui »

tem trava de pneu biel?
Will xtz
Membro
Mensagens: 315
Registrado em: 21 Julho 2011 à48 12:45

Re: Nove dicas sobre a calibragem dos pneus.

Mensagem por Will xtz »

é sempre bom reviver um topico com informaçoes importantes em geral!
henriquejensen
Ultra Membro
Mensagens: 3818
Registrado em: 29 Dezembro 2004 à29 16:44

Re: Nove dicas sobre a calibragem dos pneus.

Mensagem por henriquejensen »

muito bom hein, tem bastante informação aí que eu não sabia. Tô até pensando em comprar um calibrador e levar meu super-ultra-mega-mini compressor pra pista pra ir testando as melhores libragens pra dia seco e dia de chuva.
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