Nove dicas sobre a calibragem dos pneus.

apalareti:

Calibragem abaixo de 10 ou acima de 14 não é questão de gosto, é extrema necessidade ou ignorância, e que certamente te expõe ao risco de furar, ou pouquíssima tração. (já usei menos que 10 libras para conseguir passar por algum obstáculo, depois disso andei com o máximo de cuidado para não furar)

Uso 12/12, 12/13, 13/12, ou 13/13 dependendo do piso. E as vezes dou um chorinho a mais ou a menos, tipo 12 e uns quebrados.

Se essa calibragem não estiver sendo suficiente, talvez haja problemas com o tipo de pneu escolhido, ou com o acerto de suspensão, ou ambos.

Uso sempre câmara grossa.

PauloJ:

apalareti escreveu: Uso 12/12, 12/13, 13/12, ou 13/13 dependendo do piso. E as vezes dou um chorinho a mais ou a menos, tipo 12 e uns quebrados.
Caraca, o calibrador tem casa depois da vírgula e é aferido na NASA doutor:: ? Porque se for só uma canetinha, sei não... rindo2::

E o olhômetro ninguém usa? Tipo, o mais barrigudo que der pra o pneu ficar sem dobrar acima do aro com o peso do piloto parado? Mais ou menos uma lasquinha, em função do seco/molhado? seila::

apalareti:

Andre Melo, movi o tópico para o Questões técnicas.
Apesar do título estar como "dica", trata-se de uma questão técnica importantíssima e poderá ser mais apreciada por aqui.

Ótimo tópico.

synval:

Apesar de antigo, este tópico é mto bom !!

Rafael Corretor:

GELOUS escreveu:
jjacob_xt225 escreveu:Quantas libras vai na trava do pneu??
Nenhuma! :wink: A trava de pneu é um acessório (normalmente de plástico ou de alumínio) que segura o pneu contra as paredes do aro, para que o pneu não "gire" livre e não estrague o bico da câmara de ar.

Eu não uso trava na frente. Precisa? Porque se não tem tração ali? Em que situações o pneu pode rodar na roda da frente? Alguém já viu isso acontecer?

Numa situação de freiar forte pode deslocar e atorar a valvula.

bieel120:

Sábado antes de ir dar uma treinadinha, calibrei 14 parelho... cheguei na pista dei algumas voltas e vi que tava saindo bastante de traseira, baixei a calibragem querendo deixar perto das 12lb, dei mais duas voltas e furei o traseiro. Segunda vez que acontece isso, é muita zica.

fernandok:

to colocando ultimamente 11 em ambas, pra trilhas principalmente com pedras.

Matsui:

tem trava de pneu biel?

Will xtz:

é sempre bom reviver um topico com informaçoes importantes em geral!

henriquejensen:

muito bom hein, tem bastante informação aí que eu não sabia. Tô até pensando em comprar um calibrador e levar meu super-ultra-mega-mini compressor pra pista pra ir testando as melhores libragens pra dia seco e dia de chuva.

Tópicos Semelhantes
Respostas